BRANN Escreveu:Eu mais nada digo!
ainda bem! espero que te mantenhas fiel ao que escreveste!
BRANN Escreveu:Eu mais nada digo!
meninobesta Escreveu:Contorno Escreveu:Eu abstenho-me de votar, porque não vou votar num mal menor. Aliás, a ideia de votar num mal menor é, em parte, um dos cancros que minam as democracias, isso juntamente com a ditadura bipartidária em que se tendem a tornar.
mas se isso é assim tão mau o que fazes para mudar a situação? ou o que é que a tua abstenção vai fazer para melhorar isso?
Contorno Escreveu:a abstenção transmite uma mensagem que,para mim, é mais relevante, que é a do desinteresse. E o desinteresse, seja porque está um excelente dia de sol ou porque não se concorda com o sistema, será sempre provocado pela falta de capacidade dos políticos em cativarem o seu povo e isso, mais uma vez a meu ver, pode até potenciar movimentos interessantes para a democracia, como o já referido caso do Manuel Alegre.
meninobesta Escreveu:Eu vou votar...
e acho que toda a gente o devia fazer, nem que fosse em branco!
meninobesta Escreveu:BRANN Escreveu:Eu mais nada digo!
ainda bem! espero que te mantenhas fiel ao que escreveste!
[BR11] Escreveu:Assim sendo o meu voto vai para o Vital Moreira, parece ser o único candidato que gosta verdadeiramente de gajas....
Contorno Escreveu:Para mim o acto de abster-me é a minha forma de contribuir, e neste ponto pouco me interessa o que vêm dizer os políticos para a televisão, ou o que diz o povo quando dita que por cidadão X não votar, não tem direito à opinião. Enquanto eu não for multado (e só se for uma multa alta), ou preso, ou até privado de algum direito, por não votar, reservo-me a esse direito.
Para mim, faz tanto sentido condenarem-me por me abster, como eu condenar alguém por votar num qualquer partido. E o mais caricato disto, e o que de certa forma, paradoxalmente, retrata a natureza medíocre das pessoas e a importância da democracia, é realmente a cassete repetida até à exaustão de que quem não vota não devia poder opinar (e outros absurdos que se vão ouvindo). Ou seja, eu, que não ponho em risco o Estado Democrático, porque não ponho em causa o direito dos outros votarem, e que tenho direito à minha "liberdade de consciência", tal como vem previsto na constituição, vejo-me tratado como um cidadão menor, que devia ter menos direitos aos seus olhos, por não votar. Não sei se sou só eu que vejo a idiotice .
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante