Como primeira achega:
Pesto, um molho clássico italiano, que tanto dá para massas como para saladas (então numa Caprese cai que nem ginjas). O Pesto é muito rápido e fácil de fazer. Apenas precisam de pinhões, manjericão fresco, azeite (de preferencia de boa qualidade) e quejo parmesão (de verdade, nada daquele suposto queijo em pó), há que use queijo pecorino em vez do parmesão, fica ao vosso critério, sal e pimenta. Atenção: o sal só deve ser adicionado no fim para corrigir, pois o parmesão já vai "salgar" a coisa. Quanto a quantidades isso é que é mais difícil porque aqui em casa faz-se tudo a olho. Continuando, ponham num copo, de varinha mágica, bastante azeite, mais ou menos a quantidade de molho que pretendem fazer (tenham em conta que o molho conserva-se bem no frigorífico), juntem os pinhões (mais ou menos uma altura de dois dedos), o manjericão (lavem-no e cortem-no antes, para o trabalho da varinha ser mais eficiente), ponham bastante manjericão e lembrem-se que este depois de passado na varinha reduz muito, e o finalmente o parmesão (uma quantidade generosa). Passem tudo com a varinha, o molho não deve ficar muito grosso, por isso se necessário juntem mais azeite. No fim provem e corrijam de sal, se quiserem podem adicionar pimenta (preta de preferência). Há quem goste de adicionar alho ao Pesto, eu particularmente não gosto, mas experimentem.
Isto numa salada Caprese ou numa salada de manga com mozzarella fica de maravilha. A salada caprese é apenas e não mais do que tomate e mozzarella cortados às rodelas, por cada rodela de tomate uma rodela de mozzarella, fica melhor com tomate de rama. Depois tempera-se a gosto, sal, pimenta, azeite e manjericão fresco... ou então pesto. A salada de manga é basicamente a mesma coisa.
Achega nº2: A super batida e fácil Pasta Carbonara
Precisam de bacon, com alguma gordura de preferência, natas, Alho, Ovo, Pimenta (tradicionalmente preta, é desta que vem o nome carbonara). Obviamente só vou por aqui a receita do molho, que pasta toda a gente sabe fazer

Aqueçam bem uma frigideira, se o bacon tiver pouca gordura deitem um fiozinho de azeite, e salteiem o bacon. Quando este estiver dourado, ponham o lume no mínimo. Eu como truque pessoal gosto de flambear o bacon com brandy, para isto, depois de reduzirem o lume deitem um fio de brandy e "peguem-lhe fogo" atenção para não queimarem o exaustor


Para variar um bocado as coisas, quando saltearem o bacon podem juntar cogumelos e/ou espinafres (previamente escaldados).
Para a próxima ponho aqui a receita da Pasta à Putanesca.