Bom português precisa-se
Re: Bom português precisa-se
Pois, basta ver as postas do svraddict, acho que dizem muito sobre ele.
Esse personagem é-me completamente indiferente, mas vamo-nos deixar de 'off-topic', pelo menos aqui.
Aliás, será que ele merece que o seu 'nick' seja sequer referenciado por qualquer um de nós?
Aliás, será que ele merece que o seu 'nick' seja sequer referenciado por qualquer um de nós?
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Surtr Escreveu:Eu acho que não há problema nenhum em escrever assim num canal de IRC, q's em vês de que's e v's em vês de u's, não é nada de muito ofensivo, já aquele exército de adolescentes que idolatra os y's, x's, w's 0's em vês de o´s, etc... Isso sim, é uma ofensa à língua... Sinceramente, eu não imagino que alguém aqui do fórum dê erros desses, é propositado e serve para simplificar, ou embelezar a comunicação... Quanto à cultura dos x's e y's, há gajas da minha turma que chegam ao ponto de escrever coisas dessas nos testes... Esses preocupam-me realmente...
"vez"

...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Necrophilvs
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
- Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...
max eu s0 tenhu a 4 claxe...
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
- Contacto:
Se por um lado o "pitês" me faz uma certa confusão, confesso que pelo outro, os "puristas" me fazem mais confusão. Infelizmente até sei que muito do pitês tem a ver com estupidez pura e dura (conheço demasiadas pessoas com a escolaridade obrigatória, e mais, que nem ler sabem, tem que ser a soletrar), mas tambem sei que muitas das vezes as abreviaturas e afins têm duas razões primordiais: simplificação e preguiça. Pessoalmente raramente uso acentos no teclado, sou demasiado preguiçoso para isso, por outro lado uso muitas abreviaturas tambem para ser mais rápido, e a juntar a isso tenho outro problema, demasiado grave talvez, não me consegui ainda habituar a escrever no teclado na velocidade a que penso. A mim faz-me muita confusão escrever no teclado, não me soa natural... E depois há as teclas erradas que nem reparo, ou as teclas mal premidas...Tudo junto, faz com que cometa muitos e muitos erros a escrever com o teclado, pode parecer estranho, mas muitas vezes cometo erros graves mas apenas os cometo no teclado, escrevendo á mão nunca cometo erros.
Mas no geral, e foi por ai que comecei, não tenho nada contra erros de gramatica. Se toda a gente escrevesse e falasse correctamente, haveria apenas e só uma única lingua no mundo inteiro, são os erros que fazem com que as linguas evoluam, gostesse ou não isso é saudável para uma lingua, é sinal de que está viva e é falada e escrita. Não conheço todas as outras linguas, mas no caso do Português (que é uma lingua riquissima), a evolução é quase vertiginosa, quer escrita quer falada, no espaço de algumas dezenas de anos tudo muda rapidamente. Para nós, que vivemos e lemos, e até temos alguma cultura, se lessemos textos do Eça, ou até do pessoa, escritos como eles os escreveram, não entenderiamos nada. E nem falo dos escritores mais antigos... É incrivel que os textos escritos por alguem que morreu há 70 anos tenham que ser traduzidos tão pouco tempo depois... Isso deve-se aos erros, mas não é negativo, é algo positivo... Chama-se evolução, e a evolução vem dos erros, em quase tudo na vida... Se pára morre... como em tudo na vida... Puristas... deixem os erros em paz, os erros são nossos amigos
Mas no geral, e foi por ai que comecei, não tenho nada contra erros de gramatica. Se toda a gente escrevesse e falasse correctamente, haveria apenas e só uma única lingua no mundo inteiro, são os erros que fazem com que as linguas evoluam, gostesse ou não isso é saudável para uma lingua, é sinal de que está viva e é falada e escrita. Não conheço todas as outras linguas, mas no caso do Português (que é uma lingua riquissima), a evolução é quase vertiginosa, quer escrita quer falada, no espaço de algumas dezenas de anos tudo muda rapidamente. Para nós, que vivemos e lemos, e até temos alguma cultura, se lessemos textos do Eça, ou até do pessoa, escritos como eles os escreveram, não entenderiamos nada. E nem falo dos escritores mais antigos... É incrivel que os textos escritos por alguem que morreu há 70 anos tenham que ser traduzidos tão pouco tempo depois... Isso deve-se aos erros, mas não é negativo, é algo positivo... Chama-se evolução, e a evolução vem dos erros, em quase tudo na vida... Se pára morre... como em tudo na vida... Puristas... deixem os erros em paz, os erros são nossos amigos

- spiegelman
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
- Contacto:
Skorzen Escreveu:Hoje em dia, com correctores ortográficos, T9's e afins em tudo o que é sítio, só escreve mal quem é estúpido.
Partilho convosco este meu blogue:
Um país de estúpidos ou conspiradores?
Provavelmente vou chover no molhado, mas... Porra, está bem que toda a gente já esteja viciada num modo de escrita, que escrever depressa também dá azo a efectuar um ou outro erro ortográfico, mas, que mais não seja, que tenham o mínimo de esforço para melhorar.
Há erros básicos de português que são quase patologicamente repetidos e que amiudamente aparecem grafados aqui pelos blogues, foruns e perfis de sites de social networking, para já não falar em sessões de chat.
Das duas uma: ou a capacidade para perceber que muitas vezes basta mudar uma letrinha para que se escreva BOM português, e o habituar-se a mudar essa letrinha, está atrofiada por uma preguicite aguda ou simplesmente por uma estupidez galopante, ou então há uma espécie de conspiração gigantesca, para que se assassine em massa a única réstia de identidade portuguesa que ainda subsiste: a língua portuguesa. Isto porque em termos de genética, e com a taxa de natalidade mais baixa dos últimos 30 anos, estamos condenados ao ocaso lento e agonizante.
Para os filhos a solução é simples: fodam mais... abortem menos, não usem gabardine.
Para o português, mesmo que não andem a tirar cursos de línguas e literaturas modernas, pelo menos para os internautas, que se queiram dar ao trabalho, há no entanto um vislumbre de esperança. O Mozilla Firefox,http://www.mozilla.com/en-US/ versão portuguesa PT-PT (europa) tem incorporado um corrector ortográfico que corrige a maioria dos erros que aqui se cometem.
É tão simples, deixam de usar o Internet Explorer, instalam o Firefox e de cada vez que escreverem num fórum, num blog ou num qualquer outro site, se por exemplo escreverem "aki" o Firefox sublinha a palavra a vermelho e no menu de contexto (botão direito do rato) aparecem as várias sugestões de correcção. Plim, bom português!!!
É assim tãããão difíiiicil????
É claro que podem simplesmente ignorar as correcções (preguiça, estupidez) ou então desligar a opção do corrector automático (conspiração assassina).
E vocês, são estúpidos ou conspiradores?
in http://terrorontologico.blogspot.com/20 ... dores.html
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)
- Lapeno Enriquez
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
- Contacto:
Almah Perditae Escreveu:Se por um lado o "pitês" me faz uma certa confusão, confesso que pelo outro, os "puristas" me fazem mais confusão. Infelizmente até sei que muito do pitês tem a ver com estupidez pura e dura (conheço demasiadas pessoas com a escolaridade obrigatória, e mais, que nem ler sabem, tem que ser a soletrar), mas tambem sei que muitas das vezes as abreviaturas e afins têm duas razões primordiais: simplificação e preguiça. Pessoalmente raramente uso acentos no teclado, sou demasiado preguiçoso para isso, por outro lado uso muitas abreviaturas tambem para ser mais rápido, e a juntar a isso tenho outro problema, demasiado grave talvez, não me consegui ainda habituar a escrever no teclado na velocidade a que penso. A mim faz-me muita confusão escrever no teclado, não me soa natural... E depois há as teclas erradas que nem reparo, ou as teclas mal premidas...Tudo junto, faz com que cometa muitos e muitos erros a escrever com o teclado, pode parecer estranho, mas muitas vezes cometo erros graves mas apenas os cometo no teclado, escrevendo á mão nunca cometo erros.
Não li.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL
MORTE AO FALSO METAL

- Cyberquake
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
- Contacto:
Segundo um prof meu na faculdade (engenheiros a dar lições de português = x/0)
Regras para bem escrever Português
1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, tá fixe?
9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a virgula especialmente será que já ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a lingúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre — causando ambiguidade — e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
29. Outra barbaridade que deves evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde moras, carago!
Fonte..?
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a virgula especialmente será que já ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre — causando ambiguidade — e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
29. Outra barbaridade que deves evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde moras, carago!
Fonte..?
- Sir Sardine
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm
-
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am
Frases incompletas podem causar

- Count Raven
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
- Contacto:

assinado:Homem Invisível
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.
- Necrophilvs
- Metálico(a) Supremo(a)
- Necrophilvs
- Metálico(a) Supremo(a)
sabes o jogo do chupa-mos? 

Cyberquake Escreveu:Segundo um prof meu na faculdade (engenheiros a dar lições de português = x/0)
Fonte..?
Muito bom isto!
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes