Bom português precisa-se

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Bom português precisa-se

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta set 24, 2008 10:47 pm

Pois, basta ver as postas do svraddict, acho que dizem muito sobre ele.

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » quarta set 24, 2008 10:48 pm

Esse personagem é-me completamente indiferente, mas vamo-nos deixar de 'off-topic', pelo menos aqui.
Aliás, será que ele merece que o seu 'nick' seja sequer referenciado por qualquer um de nós?

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » quarta set 24, 2008 11:11 pm

Surtr Escreveu:Eu acho que não há problema nenhum em escrever assim num canal de IRC, q's em vês de que's e v's em vês de u's, não é nada de muito ofensivo, já aquele exército de adolescentes que idolatra os y's, x's, w's 0's em vês de o´s, etc... Isso sim, é uma ofensa à língua... Sinceramente, eu não imagino que alguém aqui do fórum dê erros desses, é propositado e serve para simplificar, ou embelezar a comunicação... Quanto à cultura dos x's e y's, há gajas da minha turma que chegam ao ponto de escrever coisas dessas nos testes... Esses preocupam-me realmente...

"vez" 8)
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » sexta set 26, 2008 1:26 am

max eu s0 tenhu a 4 claxe...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta set 26, 2008 9:30 am

Se por um lado o "pitês" me faz uma certa confusão, confesso que pelo outro, os "puristas" me fazem mais confusão. Infelizmente até sei que muito do pitês tem a ver com estupidez pura e dura (conheço demasiadas pessoas com a escolaridade obrigatória, e mais, que nem ler sabem, tem que ser a soletrar), mas tambem sei que muitas das vezes as abreviaturas e afins têm duas razões primordiais: simplificação e preguiça. Pessoalmente raramente uso acentos no teclado, sou demasiado preguiçoso para isso, por outro lado uso muitas abreviaturas tambem para ser mais rápido, e a juntar a isso tenho outro problema, demasiado grave talvez, não me consegui ainda habituar a escrever no teclado na velocidade a que penso. A mim faz-me muita confusão escrever no teclado, não me soa natural... E depois há as teclas erradas que nem reparo, ou as teclas mal premidas...Tudo junto, faz com que cometa muitos e muitos erros a escrever com o teclado, pode parecer estranho, mas muitas vezes cometo erros graves mas apenas os cometo no teclado, escrevendo á mão nunca cometo erros.

Mas no geral, e foi por ai que comecei, não tenho nada contra erros de gramatica. Se toda a gente escrevesse e falasse correctamente, haveria apenas e só uma única lingua no mundo inteiro, são os erros que fazem com que as linguas evoluam, gostesse ou não isso é saudável para uma lingua, é sinal de que está viva e é falada e escrita. Não conheço todas as outras linguas, mas no caso do Português (que é uma lingua riquissima), a evolução é quase vertiginosa, quer escrita quer falada, no espaço de algumas dezenas de anos tudo muda rapidamente. Para nós, que vivemos e lemos, e até temos alguma cultura, se lessemos textos do Eça, ou até do pessoa, escritos como eles os escreveram, não entenderiamos nada. E nem falo dos escritores mais antigos... É incrivel que os textos escritos por alguem que morreu há 70 anos tenham que ser traduzidos tão pouco tempo depois... Isso deve-se aos erros, mas não é negativo, é algo positivo... Chama-se evolução, e a evolução vem dos erros, em quase tudo na vida... Se pára morre... como em tudo na vida... Puristas... deixem os erros em paz, os erros são nossos amigos :)
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta set 26, 2008 9:51 am

Skorzen Escreveu:Hoje em dia, com correctores ortográficos, T9's e afins em tudo o que é sítio, só escreve mal quem é estúpido.

Partilho convosco este meu blogue:
Um país de estúpidos ou conspiradores?

Provavelmente vou chover no molhado, mas... Porra, está bem que toda a gente já esteja viciada num modo de escrita, que escrever depressa também dá azo a efectuar um ou outro erro ortográfico, mas, que mais não seja, que tenham o mínimo de esforço para melhorar.

Há erros básicos de português que são quase patologicamente repetidos e que amiudamente aparecem grafados aqui pelos blogues, foruns e perfis de sites de social networking, para já não falar em sessões de chat.

Das duas uma: ou a capacidade para perceber que muitas vezes basta mudar uma letrinha para que se escreva BOM português, e o habituar-se a mudar essa letrinha, está atrofiada por uma preguicite aguda ou simplesmente por uma estupidez galopante, ou então há uma espécie de conspiração gigantesca, para que se assassine em massa a única réstia de identidade portuguesa que ainda subsiste: a língua portuguesa. Isto porque em termos de genética, e com a taxa de natalidade mais baixa dos últimos 30 anos, estamos condenados ao ocaso lento e agonizante.

Para os filhos a solução é simples: fodam mais... abortem menos, não usem gabardine.

Para o português, mesmo que não andem a tirar cursos de línguas e literaturas modernas, pelo menos para os internautas, que se queiram dar ao trabalho, há no entanto um vislumbre de esperança. O Mozilla Firefox,http://www.mozilla.com/en-US/ versão portuguesa PT-PT (europa) tem incorporado um corrector ortográfico que corrige a maioria dos erros que aqui se cometem.

É tão simples, deixam de usar o Internet Explorer, instalam o Firefox e de cada vez que escreverem num fórum, num blog ou num qualquer outro site, se por exemplo escreverem "aki" o Firefox sublinha a palavra a vermelho e no menu de contexto (botão direito do rato) aparecem as várias sugestões de correcção. Plim, bom português!!!

É assim tãããão difíiiicil????

É claro que podem simplesmente ignorar as correcções (preguiça, estupidez) ou então desligar a opção do corrector automático (conspiração assassina).

E vocês, são estúpidos ou conspiradores?

in http://terrorontologico.blogspot.com/20 ... dores.html
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sexta set 26, 2008 8:25 pm

Almah Perditae Escreveu:Se por um lado o "pitês" me faz uma certa confusão, confesso que pelo outro, os "puristas" me fazem mais confusão. Infelizmente até sei que muito do pitês tem a ver com estupidez pura e dura (conheço demasiadas pessoas com a escolaridade obrigatória, e mais, que nem ler sabem, tem que ser a soletrar), mas tambem sei que muitas das vezes as abreviaturas e afins têm duas razões primordiais: simplificação e preguiça. Pessoalmente raramente uso acentos no teclado, sou demasiado preguiçoso para isso, por outro lado uso muitas abreviaturas tambem para ser mais rápido, e a juntar a isso tenho outro problema, demasiado grave talvez, não me consegui ainda habituar a escrever no teclado na velocidade a que penso. A mim faz-me muita confusão escrever no teclado, não me soa natural... E depois há as teclas erradas que nem reparo, ou as teclas mal premidas...Tudo junto, faz com que cometa muitos e muitos erros a escrever com o teclado, pode parecer estranho, mas muitas vezes cometo erros graves mas apenas os cometo no teclado, escrevendo á mão nunca cometo erros.

Mas no geral, e foi por ai que comecei, não tenho nada contra erros de gramatica. Se toda a gente escrevesse e falasse correctamente, haveria apenas e só uma única lingua no mundo inteiro, são os erros que fazem com que as linguas evoluam, gostesse ou não isso é saudável para uma lingua, é sinal de que está viva e é falada e escrita. Não conheço todas as outras linguas, mas no caso do Português (que é uma lingua riquissima), a evolução é quase vertiginosa, quer escrita quer falada, no espaço de algumas dezenas de anos tudo muda rapidamente. Para nós, que vivemos e lemos, e até temos alguma cultura, se lessemos textos do Eça, ou até do pessoa, escritos como eles os escreveram, não entenderiamos nada. E nem falo dos escritores mais antigos... É incrivel que os textos escritos por alguem que morreu há 70 anos tenham que ser traduzidos tão pouco tempo depois... Isso deve-se aos erros, mas não é negativo, é algo positivo... Chama-se evolução, e a evolução vem dos erros, em quase tudo na vida... Se pára morre... como em tudo na vida... Puristas... deixem os erros em paz, os erros são nossos amigos :)

Não li.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Cyberquake
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 01, 2006 1:13 am
Contacto:

Mensagempor Cyberquake » sexta set 26, 2008 9:19 pm

Segundo um prof meu na faculdade (engenheiros a dar lições de português = x/0)

Regras para bem escrever Português

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, tá fixe?
9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a virgula especialmente será que já ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a lingúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre — causando ambiguidade — e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
29. Outra barbaridade que deves evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde moras, carago!

Fonte..?

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sábado set 27, 2008 9:41 am

Jamais! :lol:

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » sábado set 27, 2008 9:43 am

Frases incompletas podem causar

:lol:

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado set 27, 2008 10:05 am

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

assinado:Homem Invisível
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Necrophilvs » sábado set 27, 2008 11:12 pm

:roll:

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sábado set 27, 2008 11:29 pm

Hã?!

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Necrophilvs » domingo set 28, 2008 12:11 am

sabes o jogo do chupa-mos? :lol:

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo set 28, 2008 12:30 am

Cyberquake Escreveu:Segundo um prof meu na faculdade (engenheiros a dar lições de português = x/0)

Regras para bem escrever Português

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, tá fixe?
9. Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar, é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma ideia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação correctamente o ponto e a virgula especialmente será que já ninguém sabe utilizar o ponto de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca! O seu texto fica horrível!
25. Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida, e, por conterem mais que uma ideia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a lingúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo no gerúndio. Você vai deixando seu texto pobre — causando ambiguidade — e esquisito, ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.
29. Outra barbaridade que deves evitar é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde moras, carago!

Fonte..?

Muito bom isto!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes