Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Re: Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!

Mensagempor BloodTells » quarta jan 28, 2009 12:41 pm

Vooder Escreveu:
Eddie The Head Escreveu:À 30 anos atras,ter uma licenciatura,era sinonimo de uma vida boa e estavel,e de prestigio.

Agora a diferenciação é o mestrado, ou seja mais 2 anos (pelo menos) e mais 3000 ou 5000 € do bolso para fora. Isto tudo em nome da formação, ah e sem garantias de nada.

Já se fala em Doutoramentos, porque com os Mestrados de Bolonha vai ser como fazer pão. E claro, "sem garantias de nada" ou com o risco de excesso de habilitações.

Eddie The Head
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Re: Estágios Profissionais: rampa de lançamento para o mercado de trabalho ou a maçã envenenada!

Mensagempor Eddie The Head » quarta jan 28, 2009 12:45 pm

BloodTells Escreveu:
Vooder Escreveu:
Eddie The Head Escreveu:À 30 anos atras,ter uma licenciatura,era sinonimo de uma vida boa e estavel,e de prestigio.

Agora a diferenciação é o mestrado, ou seja mais 2 anos (pelo menos) e mais 3000 ou 5000 € do bolso para fora. Isto tudo em nome da formação, ah e sem garantias de nada.

Já se fala em Doutoramentos, porque com os Mestrados de Bolonha vai ser como fazer pão. E claro, "sem garantias de nada" ou com o risco de excesso de habilitações.

xD

"Sr.Barbosa,peço-lhe imensas desculpas,mas vamos ter de o dispensar,porque você estudou e esforçou-se demais!Não sei está a ver,mas precisamos de alguem mais...Incompetente(leia-se barato)!E já agora peço-lhe que quando sair,que entregue aquela canetinha que lhe dei no inicio,porque vai servir para outro estagiário!"

:lol:
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BloodTells » quarta jan 28, 2009 1:09 pm

Poderá ser mais ou menos nesses moldes. :lol:

Vamos ser, daqui a 15/20 anos, os sem-abrigo mais bem formados da Europa. Mais um top na estatística lusa, mas pelos motivos errados... :roll:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta jan 28, 2009 1:48 pm

Esmagadora maioria dos casos resume-se a mão-de-obra barata e a escravidão. O problema é que há muito quem se contente com pouco... estágios desses uns a seguir aos outros e vão-se convencendo que "assim sempre vou ganhando experiência". Jebus, anos assim a dar prejuízo aos pais depois de se ter andado 4 ou 5 anos a tirar um curso? Mais vale andar a procurar emprego quando não chove.

Quanto à formação e educação em Portugal, é cada vez mais um caso de números. O que interessa é os números que depois se apresenta em Bruxelas. Cada vez o nível de formação é maior, mas cada vez o nível de inteligência e capacidade é proporcionalmente menor.

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BloodTells » quarta jan 28, 2009 1:53 pm

E isso está bem reflectido nas médias de entrada para o ensino superior. No caso do meu curso, em 2000 a média era de 15 valores e em 2006 era de 11. Não quer dizer que venham a ser piores profissionais, mas os valores mais baixos são o reflexo de muitas coisas.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quarta jan 28, 2009 1:56 pm

Só uma perguntinha :oops:

Só se pode ter um estágio profissional? Não é permitido à mesma pessoa frequentar mais que um estágio profissional certo?

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta jan 28, 2009 2:23 pm

Kustu Escreveu:Só uma perguntinha :oops:

Só se pode ter um estágio profissional? Não é permitido à mesma pessoa frequentar mais que um estágio profissional certo?

Julgo que não... Até porque é suposto fazer-se um contrato que te vincula à entidade onde estás a fazer o dito estágio.

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BloodTells » quarta jan 28, 2009 2:34 pm

Kustu Escreveu:Só uma perguntinha :oops:

Só é possível ter um estágio profissional.
Existiram uns dentro do quadro dos PEPAL e até tinham o limite para pessoas até aos 30 anos.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » quarta jan 28, 2009 2:37 pm

Ok, era essa a ideia que tinha, mas não tinhas certezas.

Obrigado.

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » quarta jan 28, 2009 2:48 pm

BloodTells Escreveu:
Ataegina Escreveu:No meu curso pediram no 5º ano uma tese e um estágio de 6 meses, estágio esse que foi fantasma :mrgreen:. Arranjei uma pessoa conhecida que me fez um relatório de estágio e me atribuiu uma nota sem eu ter feito nada (tive 18 :mrgreen:). Na altura achei melhor assim para me dedicar a 100% à tese, conclusão agora que vou acabar o curso em vez de procurar trabalho vou procurar estágio porque obviamente não tenho experiência profissional nenhuma :mrgreen: .

Vais-me desculpar, mas escreveu-se direito por linhas tortas... :oops:

Não me arrependi :lol:
Esqueci-me de acrescentar uma coisa, a área em que eu iria fazer esse estágio (área do meu curso) não é propriamente a área em que quero trabalhar daí achar que não havia necessidade de o ter feito.
Última edição por Ataegina em quarta jan 28, 2009 7:44 pm, editado 1 vez no total.
.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quarta jan 28, 2009 3:32 pm

otnemeM Escreveu:Esmagadora maioria dos casos resume-se a mão-de-obra barata e a escravidão. O problema é que há muito quem se contente com pouco... estágios desses uns a seguir aos outros e vão-se convencendo que "assim sempre vou ganhando experiência". Jebus, anos assim a dar prejuízo aos pais depois de se ter andado 4 ou 5 anos a tirar um curso? Mais vale andar a procurar emprego quando não chove.

concordo...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

UnknownOne
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 25, 2004 6:47 pm

Mensagempor UnknownOne » quarta jan 28, 2009 8:01 pm

A questão de ser ou não uma maçã envenenada está directamente ligada ao fenómeno da sobrelotação de diversas áreas no panorama nacional.

E tudo começa na orientação do Ensino Superior público. Alguns dos problemas mais graves:

- Existem demasiadas faculdades e politécnicos;
- A não uniformização dos cursos;
- Classificarem os licenciados como carneiros e não como um bem económico;
- Dimensionamento errado das nossas estruturas de ensino; (consequência directa do ponto anterior)
- etc

Todos estes problemas davam para escrever várias teses de mestrado mas vou apenas tecer algumas considerações sobre o dimensionamento das nossas universidades. Actualmente temos, em Portugal, cerca de 10.000 estudantes de Psicologia e outros tantos de direito, se não mais. Temos aqui, só nestes dois cursos, 20.000 potenciais desempregados pois estamos a falar de duas das áreas mais sobre lotadas e, curiosamente, duas das áreas que apresentam mais vagas ao nível nacional. E, infelizmente e talvez por outras razões, temos os cursos ligados às Humanidades completamente sobre lotados e praticamente sem saída!

Enfim, isto é só a ponta do Icebergue...

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quarta jan 28, 2009 9:04 pm

BloodTells Escreveu:E isso está bem reflectido nas médias de entrada para o ensino superior. No caso do meu curso, em 2000 a média era de 15 valores e em 2006 era de 11. Não quer dizer que venham a ser piores profissionais, mas os valores mais baixos são o reflexo de muitas coisas.

Isso pode querer dizer muita coisa... tanto que há menos interessados no teu curso, como mais vagas.

Actualmente, há uma disciplina em que pouco se faz, mas que serve para subir médias (Área projecto penso eu). É só de 16 para cima a todos. Conheci umas pessoas do 12º que me falaram um pouco sobre isso... elas mesmo me disseram que fazem qualquer coisa, mas comparado com as outras disciplinas, aquilo não é nada. Para não falar das notas muito elevadas que têm. Parece bom para os alunos, subir a média e tal, mas se todos sobem, onde está o lado bom. Parece-me mais uma tática para fazer subir as médias, tal como o foi os exames ultra-fáceis de matemática, assim como outras medidas.

Como referiste, e muito bem, havemos de estar daqui a uns anos com as melhores estatísticas da europa... mas sem se reflectir na prática... e mesmo que se reflicta, os velhos que estão sentados nas suas poltronas só querem os recém-licenciados para usar e deitar fora.

Isto só la vai quando houver mais empresas chefiadas por pessoas com outro tipo de mentalidades...
"Hate the ones who bring you down"

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor BloodTells » quarta jan 28, 2009 9:39 pm

Inmist Escreveu:Isso pode querer dizer muita coisa... tanto que há menos interessados no teu curso, como mais vagas.

O curso que frequentei continua a disponibilizar 40 vagas e são todas preenchidas na primeira fase.

Lembrem-se que o número de vagas també interessa às universidades porque um número mais reduzido de alunos implica menos dinheiro a chegar do Ministério da Ciência e Ensino Superior e professores no desemprego.

The Clansman
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:05 am
Contacto:

Mensagempor The Clansman » domingo fev 01, 2009 9:01 pm

Eu em Março vou estagiar para uma empresa de animação turistica, mas nao ganhar nenhuma coroa.. fds, mas vou estagiar para uma empresa/area que gosto e isso é bom...
..."I´m a Slave to the power of Death"

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes