Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo abr 20, 2008 8:05 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor tomas_almeida93 » terça set 16, 2008 5:16 pm

Slovak Escreveu:Fender Rumble 100 + Yamaha rbx374 ou Squier Jazz Bass Vm (tudo usado é claro)

Exacto.
Bass for life (and death).

Carpe Diem
Participante Inspirado(a)
Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm

Mensagempor Carpe Diem » quinta set 18, 2008 4:27 pm

Boa Tarde,

Andei em tempos em dúvida entre que instrumento escolher - formação em guitarra eléctrica (uma vez que já possuo uma electro-acústica) ou iniciação em baixo - e eis que pareço estar cada vez mais decidido a optar pelo baixo.

No entanto, gostaria de pedir a vossa opinião (vantagens e desvantagens) sobre um (qualquer) baixo electro-acústico. Ou porque razão deveria optar por um baixo eléctrico.

Não sei se fui esclarecedor, mas assim o espero.

Obrigado.
Metal Underground MSN Group Escreveu:(0:46) Venøm: pa, as vezes quando ta mesmo duro
(0:46) Venøm: parece que o ânus se vai virar do avesso

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » quinta set 18, 2008 8:16 pm

Com um electro-acustico não te aguentas em banda. Simples.
Electro acusticos têm uma camara de som demasiado pequena, na minha opiniao, para transmitir as frequências graves do baixo.
Investe num eléctrico se queres um baixo.

Carpe Diem
Registado: terça dez 19, 2006 2:07 pm

Mensagempor Carpe Diem » quinta set 18, 2008 9:23 pm

tomas_almeida93 Escreveu:Com um electro-acustico não te aguentas em banda. Simples.
Electro acusticos têm uma camara de som demasiado pequena, na minha opiniao, para transmitir as frequências graves do baixo.
Investe num eléctrico se queres um baixo.

Visto ser para iniciação - por enquanto - será utilizado apenas em ambientes mais caseiros. Um dia, então, se se justificar a comprar de um eléctrico talvez opte por tal.

Com isto não estou a defender a compra do baixo electro-acústico, apenas estou a informar em que circunstâncias será utilizado e de que forma.

Obrigado.
Metal Underground MSN Group Escreveu:(0:46) Venøm: pa, as vezes quando ta mesmo duro
(0:46) Venøm: parece que o ânus se vai virar do avesso

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sexta set 19, 2008 8:47 am

Carpe Diem Escreveu:No entanto, gostaria de pedir a vossa opinião (vantagens e desvantagens) sobre um (qualquer) baixo electro-acústico. Ou porque razão deveria optar por um baixo eléctrico.
Obrigado.

SE é para iniciação o electro acústico não é uma boa solução se quiseres ser realmente baixista. É como quele pessoal que acha que para começar a tocar guitarra eléctrica primeiro começa numa acústica. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Um electro acústico é utilizado em músicas ... acústicas. Tem uma resposta de frequências muito mais limitada como o Tomás disse. Tem uma sonoridade específica para um tipo de música específica.

Vais descobrir que se te iniciares num electro-acústico, ao pegares num bacalhau maciço eléctrico vais perceber que te estarás a iniciar de novo... Até porque um electro-acústico vai-te sair mais caro que uma gama iniciante de baixo eléctrico.

A não ser que te queiras ficar por sonoridades mais limitadas a compra de um electro acustico não é uma boa ideia para te iniciares nas artes do baixo.

Eis a minha opinião. ;)
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » sexta set 19, 2008 1:52 pm

spiegelman Escreveu:
Carpe Diem Escreveu:No entanto, gostaria de pedir a vossa opinião (vantagens e desvantagens) sobre um (qualquer) baixo electro-acústico. Ou porque razão deveria optar por um baixo eléctrico.
Obrigado.

SE é para iniciação o electro acústico não é uma boa solução se quiseres ser realmente baixista. É como quele pessoal que acha que para começar a tocar guitarra eléctrica primeiro começa numa acústica. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.

Um electro acústico é utilizado em músicas ... acústicas. Tem uma resposta de frequências muito mais limitada como o Tomás disse. Tem uma sonoridade específica para um tipo de música específica.

Vais descobrir que se te iniciares num electro-acústico, ao pegares num bacalhau maciço eléctrico vais perceber que te estarás a iniciar de novo... Até porque um electro-acústico vai-te sair mais caro que uma gama iniciante de baixo eléctrico.

A não ser que te queiras ficar por sonoridades mais limitadas a compra de um electro acustico não é uma boa ideia para te iniciares nas artes do baixo.

Eis a minha opinião. ;)

Acho que isto serve como explicação.

Slovak
Registado: domingo abr 13, 2008 7:05 pm
Contacto:

Mensagempor Slovak » sexta set 19, 2008 6:06 pm

Nice.

So por causa disto já estou com ideias de arranjar um baixo acústico para umas metaladas :evillol:

Se queres aprender compra um eléctrico, e não me venham com historias que é preciso amplificador para tocar em casa.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » terça set 23, 2008 10:15 am

sou baixista :D e gosto mto do meu baixo ;) tem 5 cordas :) e um ltd esp
bem bom :D ja toco a alguns anos,mas a band ainda n ta definida :? ah tenhu uma guitarra tb uma ltd esp tb ex series :D

Kinginler
Turista
Registado: quarta fev 27, 2008 11:19 pm

Mensagempor Kinginler » segunda out 06, 2008 8:50 pm

tomas_almeida93 Escreveu:Se a espessura do buraco do pente for muito menor que a da corda que passa isso pode-te dar algum, buzz. Podes experimentar 130 ou 135. O número refere-se à espessura da corda. Aconselho também a fazeres um setup ao baixo, as cordas podem estar muito baixos ou o braço pode estar com alguma curvatura.

Pessoal, desculpem lá a demora mas não tenho tido net e também não venho aqui regularmente. Agradeço a ajuda para a minha dúvida, entretanto já arranjei cordas novas e porreiras que assentam bem.Já continuei as minhas malhas;) obrigado.

tomas_almeida93
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor tomas_almeida93 » terça out 07, 2008 8:01 pm

De nada, mas aproveito aqui também para corrigir que o que queria dizer é quando a corda tem menor espessura que o buraco do pente, e não vice-versa como tinha dito.

NunoPlague
Participante
Registado: quarta out 08, 2008 2:46 am

Mensagempor NunoPlague » quarta out 08, 2008 2:53 am

Boas malta!

estou a pensar adquirir uma BC Rich Virgo (Vintage, a que tem os padrões célticos) mas estou com algumas dúvidas.
eu toco guitarra alectrica há 3 anos, e de baixos percebo pouco.

se me puderem dar umas dicas agradecia :wink:
(toco industrial rock/metal)
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta out 08, 2008 8:05 pm

NunoPlague Escreveu:Boas malta!

estou a pensar adquirir uma BC Rich Virgo (Vintage, a que tem os padrões célticos) mas estou com algumas dúvidas.

A estética é assim tão importante? É que BC Rich... meeeh...

Qual é o orçamento?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quarta out 08, 2008 9:17 pm

comprei um baixo altamente(o mesmo da foto do avaltar;) ) ltd esp ;)

NunoPlague
Participante
Registado: quarta out 08, 2008 2:46 am

Mensagempor NunoPlague » quinta out 09, 2008 2:49 am

spiegelman Escreveu:
NunoPlague Escreveu:Boas malta!

A estética é assim tão importante? É que BC Rich... meeeh...

Qual é o orçamento?

está por volta dos 360.
falaram-me muito bem dos pormenores do animal, os pick-ups é que pelos vistos não são dos melhores.
Imagem

Miguel191
Participante
Registado: segunda out 13, 2008 8:11 pm

Mensagempor Miguel191 » quinta out 16, 2008 7:46 pm

Boas

Bem eu toco baixo à uns meses... começei por tocar num baixo da fender (nas aulas de musica) e mais tarde comprei um Yamaha RBX 374 e sinceramente tou fascinado cm o baixo é sem duvida um instrumento que estimo mt e pelo que me dizem e' bonzinho, a unica coisa de que me queixo e' que o meu amplificador que já é grandinho não acompanha o baixo.

Abraço :metal:
Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes