Combustíveis - Soluções e alternativas?

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Combustíveis - Soluções e alternativas?

Mensagempor Intifada » quinta mai 15, 2008 1:39 pm

Após o aumento de ontem (mais um) penso que estamos a chegar a um ponto de ruptura, não só para os nossos bolsos, mas para a economia em geral.
Seguíram-se várias reacções, umas mais racionais que outras, mas sem dúvida que há varias questões a levantar:

- Como se determina e como se regulam os preços em Portugal?

- Esta aumento imparável é fruto de diversos problemas (políticos, sociais, económicos,etc..) que atravessam os países da OPEP ou é fruto de simples especulação financeira?

- Como justificar que a petrolíferas a operar em Portugal tenham aumento brutais dos lucros, se apenas aumentam os preços porque o barril aumenta de preço?

- Será que sempre que estamos a atestar o depósito estamos indirectamente a pagar um "défice"?

- Qual será o valor de imposto sobre combustíveis que o estado arrecada cada ano?

- Será que o baixar do IVA em 1% teve como reflexo o aumento dos combustíveis 15 (ou 17) vezes, numa acção concertada entre Estado e a Galp (Empresa com capitais públicos através de uma golden share e que detêm o monopólio através da refinaria)??

- Porque é que os aumentos em Portugal não são semelhantes aos restantes países europeus?

- Se temos vários fornecedores (Médio oriente, África e América do Sul) não há alternativas mais baratas?

- Será que a investigação da Autoridade da Concorrência sobre uma possível cartelização no sector dos combustíveis em Portugal irá apresentar resultados? Ou é mero fogo de vista para distrair os consumidores?

Depois de mais um aumento mal explicado, o Presidente do ACP sugeriu um boicote como forma de protesto:

Carlos Barbosa, presidente do ACP, defendeu ontem em entrevista num canal de televisão, o boicote à Galp como forma de pressionar a uma descida dos preços. Como a Galp é dominante e todas as outras gasolineiras abastecem lá, se esta baixar o preço, todas terão de baixar. O contrário é o que tem acontecido, a Galp sobe e todas têm de subir.
Mas, como nisto de gasolineiras há fortes suspeitas de estarem todas feitas, o melhor é boicotar, para além da GALP, também a BP e a REPSOL. São os 3 grandes e que maiores lucros e benefícios apresentam com estes sucessivos aumentos de combustíveis.

Relembro que cada vez que há um aumento de combustíveis, toda a economia em Portugal é afectada, todos os preços têm de subir e quem acaba por pagar a factura somos todos nós. Quem ganha são apenas os accionistas destas empresas e o Estado português pela cobrança do imposto sobre combustíveis.

- Será que um boicote destes é exequível? Ou o português comum não se dá ao trabalho de procurar pequenos revendedores?
Eu cada vez uso menos o carro, mas o sistema de transportes públicos em Portugal é péssimo, será que até neste sector há um interesse que o português use o automóvel?
RIP

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: Combustíveis - Soluções e alternativas?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta mai 15, 2008 1:56 pm

Eu começava por boicotar a BP, porque a Galp por vezes é a única que existe num raio demasiado grande de kilómetros. Mas Boicotar a Gapl tb não me oponho, aliás da minha parte há muito tempo que as principais gasolineiras não vêem um tostão meu.
Inter Marché fan

A única "solução" era Lisboa ficar junto à fronteira espanhola, assim muitas das políticas que os nossos porcos fazem não as fariam. Ah peço desculpa, vou deixar de dizer porcos :evil:

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta mai 15, 2008 2:03 pm

Acho que isto só lá vai com uma mega boicote a essas gasolineiras. Porque a verdade é que os preços aumentam mas nós consumidores continuamos a abastecer o carro. E o peso dessas subidas na nossa carteira é cada vez maior. O governo acho que tinha uma palavra a dizer.

bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am

Mensagempor bella-morte » quinta mai 15, 2008 2:05 pm

E mesmo para abastecer em gasolineiras alternativas como no Inter ou Feira Nova tem de se ter um pouco cuidado porque já houve problemas com a qualidade da gasolina. Parece que havia mistura de água e deu problemas. Mas mesmo assim 2 em 3 vezes atesto sempre no Feira Nova e uma na Repsol pois tenho desconto de 3 cent.
O Grande Bode procura uma Grande Cabra :awesome:

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta mai 15, 2008 2:25 pm

O Governo não vai fazer nada. O que eles já fizeram foi liberalizar os preços há uns anos... agora na melhor das hipóteses baixam os impostos - porque a iniciativa de baixar por parte das gasolineiras, é grupo! - e perdem importantes lucros, ainda por cima numa altura em que a recuperação está seriamente comprometida e revista em baixa.

Três letrinhas amiguinhos: GPL. Acham que os dísticos ainda são obrigatórios porquê? Porque não interessa a ninguém a não ser ao consumidor que se use GPL ;)

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » quinta mai 15, 2008 2:57 pm

Brujo Escreveu:Acho que isto só lá vai com uma mega boicote a essas gasolineiras. Porque a verdade é que os preços aumentam mas nós consumidores continuamos a abastecer o carro. E o peso dessas subidas na nossa carteira é cada vez maior. O governo acho que tinha uma palavra a dizer.

Concordo completamente, é uma tristeza um pais com ordenados tao baixos e a gasolina a este preço :roll: isto existe aqui mas é uma grande mafia instalada, tanto por parte das gasolineiras, sendo os Grandes responsáveis os gajos da Galp e lógicamente o governo que continua a ir buscar mais de 60% do valor da gasolina, como isto está qualquer dia anda tudo a pé :?

razmataz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta fev 24, 2005 2:00 pm
Contacto:

Mensagempor razmataz » quinta mai 15, 2008 3:26 pm

Brujo Escreveu:Acho que isto só lá vai com uma mega boicote a essas gasolineiras. Porque a verdade é que os preços aumentam mas nós consumidores continuamos a abastecer o carro. E o peso dessas subidas na nossa carteira é cada vez maior. O governo acho que tinha uma palavra a dizer.

entao nao tem....cerca de 2/3 do preço são impostos....ainda keres k eles digam mais alguma coisa......????

gasolina upa upa( so este nao 14 ou 15 x)....tabaco upa upa(so fuma kem ker tb) portagens upa upa ,portagens nas scuts, agora mais 6% nos transportes publicos,eu continiuo a dizer....vota ps!!!!!

por este andar daki a uns tempos o meu salario so da pa pagar a gasolina k gasto pa ir trabalhar.....

qt a alternativa mesmo...so gpl.....
your freedom ends where mine begins!!!

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quinta mai 15, 2008 3:31 pm

hoje passou por aqui uma locomotiva a vapor com as suas carruagens de madeira... foi um momento giro

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » quinta mai 15, 2008 3:43 pm

Isto é um resultado do capitalismo selvagem em que está inserida a nossa sociedade!

Não se compreende como é que o preço dos combustiveis está irreversivelmente a subir...
É como diz o Raz, um gajo qualquer dia está sujeito a ganhar pró gasóleo que fode na ida pró emprego...
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

X-FrEaK
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 23, 2007 7:02 pm
Contacto:

Mensagempor X-FrEaK » quinta mai 15, 2008 4:55 pm

Realmente o GPL é uma boa solução, mas eu por GPL no meu carro é fodido, nao trabalho, so se os meus pais la fossem com muito jeitinho =|

Seja como for esta merda é um roubo absoluto e o prob das bombas do E.Leclerc, Feira Nova, Jumbo etc. é que sempre ouvi dizer que misturam la muita merda :|

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » quinta mai 15, 2008 5:11 pm

X-FrEaK Escreveu:Realmente o GPL é uma boa solução, mas eu por GPL no meu carro é fodido, nao trabalho, so se os meus pais la fossem com muito jeitinho =|

Seja como for esta merda é um roubo absoluto e o prob das bombas do E.Leclerc, Feira Nova, Jumbo etc. é que sempre ouvi dizer que misturam la muita merda :|

O GPL tb provem do petróleo não pode ser considerado alternativa aos combustiveis fosseis pois ele também o é.
Façam o que eu faço, deixem o carro estacionado e usem os transportes públicos, sempre dá para ler mais e para ouvir musica com phones [o que é fixe para descobrir promenores interessantes nas musicas]
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » quinta mai 15, 2008 5:30 pm

Pena os transportes públicos neste país não funcionarem da melhor forma.
Não tenho carro e quando não quero/não posso deslocar-me a pé lá tenho que me sujeitar a viagens longuíssimas ou em áreas urbanas, horários muito deficientes. (Ter autocarros apenas a partir das 8 e só até às 20.00 limita um bocado as coisas).

De qualquer forma, penso muito mais gente iria aderir aos transportes públicos se realmente houvesse uma grande revisão acerca do modo de "funcionamento" dos mesmos.
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » quinta mai 15, 2008 5:37 pm

Nhec Escreveu:Pena os transportes públicos neste país não funcionarem da melhor forma.
Não tenho carro e quando não quero/não posso deslocar-me a pé lá tenho que me sujeitar a viagens longuíssimas ou em áreas urbanas, horários muito deficientes. (Ter autocarros apenas a partir das 8 e só até às 20.00 limita um bocado as coisas).

De qualquer forma, penso muito mais gente iria aderir aos transportes públicos se realmente houvesse uma grande revisão acerca do modo de "funcionamento" dos mesmos.

sim, mas se houver cada vez mais pessoas a utilizar os transportes haverá uma maior pressão por parte dos utilizadores, o que pode levar a uma revisão séria nos horários. Nice era haver autocarros como em Londres, praticamente 24 h/dia.

No meu caso uso o comboio e o metro e ainda Carpool, outra coisa que as pessoas deveriam pensar.
Deixo aqui um site sobre o carpool nas zonas de Loures/odivelas/lisboa/barreiro

http://www.carpool.com.pt/

Inscrevam-se pois podem poupar o ambiente, dinheiro e ainda pode conhecer parceiros interessantes :naughty:
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

pluribus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta dez 07, 2007 4:19 pm
Localização: From the Land of the living to the Land of the dead

Mensagempor pluribus » quinta mai 15, 2008 6:03 pm

Ontem de manha meti gasóleo a um 1.36Euros o litro :shock:
I KNEEL TO NO ONE, EXCEPT THE LORD AND MY LORD IS STEEL

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta mai 15, 2008 6:23 pm

emperium Escreveu:
X-FrEaK Escreveu:Realmente o GPL é uma boa solução, mas eu por GPL no meu carro é fodido, nao trabalho, so se os meus pais la fossem com muito jeitinho =|

O GPL tb provem do petróleo não pode ser considerado alternativa aos combustiveis fosseis pois ele também o é.

Compara então a subida do GPL com a dos restantes combustíveis e tira as tuas conclusões.
Aqui a questão não é alternativas aos combustíveis fósseis mas sim alternativas à subida estúpida e criminosa da gasolina e gasóleo.

Btw, horas antes deste último aumento, disse um tipo qualquer da Associação das Gasolineiras Chupistas Portuguesas: "a subida do preço é só de uma gasolineira mas as outras devem seguir o exemplo."
Textualmente. De viva voz. Para a comunicação social!!
E esta cambada de gente que gosta de se fazer de burra ainda "pede" inspecções e inquéritos para se descobrir que "haverá cartelização". Isto não é gozar com a cara dos contribuintes... é pegar numa pá de estrume e mandar-nos à cara.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes