O artigo supostamente seria de 6 paginas mas no final foi encurtado para 4 e muita materia ficou de fora. Destes 25 discos que escrevi, apenas publicaram 12. Aqui vai a lista completa. Enjoy!

BEATNIKS "Christine goes to Town" 7"EP (Tecla, 1971)
O primeiro grito de rebelião pós-Hippie em Portugal. Influenciados pela parte mais bluesy dos Black Sabbath e Cream, os Beatniks davam o pontapé de saída para um dos primeiros discos de Hard Rock da história neste país, hoje em dia considerado uma mega raridade.
XARHANGA "Acid Nightmare" 7" (Zip Zip, 1973)
Julio Pereira, um dos pioneiros do Rock psicadelico em Portugal, após terminar os Playboys, forma os Xarhanga e ajuda a marcar o primeiro capitulo do Hard Rock no país, de uma forma mais violenta que os Beatniks, atraves de dois temas altamente influenciados por Deep Purple e Uriah Heep.
PSICO "Al's" 7" (Radio Triunfo, 1978)
Formados em 1970 e atravessando varias formações, este grupo também pioneiro de Hard/Progressivo liderado por Toni Moura apenas grava no final de carreira um single instrumental de "Hard" Jazz Rock na linha do material mais pesado duns Mahavishnu Orchestra.
BEATNICKS "Somos o Mar" 7" (Radio Triunfo, 1978)
Terceira encarnação dos Beatniks, agora com o "C" adicionado e um som mais progressivo. Embora a formação seja quase toda diferente, a banda apresentava-se como uma das mais inovadoras ao vivo e algo "metalica" por vezes, como este "Somos o Mar" exemplifica.
ARTE & OFICIO "Come hear the Band" 12"Single (Orfeu, 1978)
Sergio Castro e Antonio Garcez lideravam deste 1976 os Arte e Oficio. Um grupo que fundia o Rock Hard de tendencias bluesy e Funky com influencias Progressivas. Este é o seu terceiro single e um dos seus melhores momentos.
STOP 70 "O Acidente" 7" (Percartex, 197?)
Nada se sabe deste grupo Nortenho, nem mesmo o ano de edição deste single. Presume-se que foi editado no final de 70's e pelo que se ouve, esta mega raridade soa de uma lado a Atomic Rooster e no outro a Vanilla Fudge. Cantado em Português.
AQUI D'EL ROCK "Há que violentar o sistema" 7" (Metro Som, 1978)
Já o Punk tinha explodido em Inglaterra há dois anos quando sai o primeiro testemunho em vinil no país no final de 1978, considerado até hoje um dos melhores discos Punk em Portugal e uma verdadeira raridade.
UHF "Jorge Morreu" 7"EP (Metro Som, 1979)
Chegaram a abrir para os Aqui Del Rock, na sua fase inicial eram uma banda de Punk-pop bastante competente, mais tarde tornaram-se estrelas do Pop-Rock Nacional com uma extensa carreira até aos dias de hoje. Um dos poucos discos de Rock Português com direito a uma segunda edição de capa diferente.
SPEEDS "She's gonna Leave me" 7" (Gira, 1980)
Os Speeds eram das poucas bandas Punk Rock da primeira fase em Portugal. Neste primeiro single a musica era similar aos Aqui del Rock mas em Ingles. No segundo disco, tentaram o power-pop.
TILT "Só quero o Rock" 7" (Roda, 1981)
Primeiro single desta banda Punk Rock do Porto. Quase impossivel de encontrar hoje em dia, o som vagueia entre o Rock&Roll classico e o Punk. Mais tarde, envergaram pela mesma rota que os Taxi.
TNT "Gatinha de Luxo" 7" (Vadeca, 1981)
Francisco Landum foi sem duvida nos anos 80 um nome importante no Hard & Heavy Português. Esta foi a sua primeira banda e este segundo single, o mais recomendado dos três.
FERRO & FOGO "Super Homem" 7" (Metro Som, 1981)
Estava dado o pontapé de saída para a segunda vaga Hard Rock em Portugal. Os Ferro & Fogo, formados no final dos anos 70 já tinham na sua maioria trilhado caminho noutras formações durante os anos 60 e 70. Estrearam-se da melhor forma com este frenético "Super Homem".
ROXIGÉNIO "Song at middle Voice" 7" (Orfeu, 1981)
Com Garcêz dos Arte e Oficio e Filipe Mendes (Mendrix) de bandas como Heavy Band e Psico, nascem os Roxigénio. Mas é apenas neste single e no terceiro álbum que assumem um Hard Rock puro e duro muito ao género da época.
XEQUE MATE "Vampiro da Uva" 7" (Metro Som, 1982)
Originários do Porto, vão gravar o primeiro single a Lisboa no final do ano de 1981 a convite da editora Metro Som. É a loucura do "boom" do Rock Português e vale tudo menos arrancar olhos!
GRUPO PARLAMENTAR "Na minha Terra" 7" (Radio Triunfo, 1982)
Em 1982 ainda há tempo para arriscar em mais um dos poucos singles Punk saídos na altura do "boom" e um dos melhores, seguramente. Mais uma raridade cobiçada!
XUTOS E PONTAPÉS "1978-82" LP (Vidio Fono, 1982)
Uma verdadeira obra-prima, junto a "Musica Moderna" dos Corpo Diplomático. Um disco que dispensa apresentações. Não fosse a barreira linguistica e situação geografica, poderia competir com discos da altura dos Ruts, ou mesmo dos Clash.
NZZN "Forte e Feio" LP (Vadeca, 1982)
Depois do sucesso dos dois primeiros singles, a Vadeca arrisca um album para mais uns pioneiros da segunda vaga do Hard & Heavy Português. O álbum não atinge as vendas necessárias e morre mais uma grande banda por falta de apoios.
GO GRAAL BLUES BAND "Blackmail" 12"EP (Vadeca, 1983)
Depois de passarem uma primeira fase não muito interessante seguindo o trilho de bandas como Dr. Feelgood, eis que os Go Graal entram no caminho certo. Este é o seu melhor e mais pesado momento. Um segredo ainda bem guardado de Hard Blues só para nós.
VASCO DA GAMA "s/t" LP (Discossete, 1983)
Também a discossete quer entrar no carrocel do Rock pesado e a primeira banda a sair são os Vasco da Gama, verdadeiros pioneiros do Heavy Metal junto aos Tarantula e um dos discos mais raros de Metal em Portugal.
PESTE & SIDA "Veneno" LP (Schiu!, 1987)
Numa altura em que as bandas Punk brotavam por salas como o Rock Rendez Vous, os Peste e Sida eram das poucas que mereceriam o "tal" contrato. "Veneno" marcou uma época; uma segunda vaga Punk que terminou com os saudosos Crise Total e o nascimento de uma nova geração Punk Hardcore liderada pelos Censurados.
IBERIA "s/t" LP (Discossete, 1988)
Landum (ex-Tnt, ex-Samurai) volta á carga com o seu mais ambicioso projecto. Os Ibéria tinham tudo para vencer: look, atitude e musica. Pouco depois algo falhou: o segundo álbum em 1990 já não teve o mesmo impacto. Chegava a era das sonoridades apocalipticas: Death Metal e Black Metal.
TARANTULA "Kingdom of Lusitania" LP (Polydor, 1990)
Das bandas veteranas do Heavy 80's foi a unica que deu "o salto". Os irmãos Barros ja tocavam Hard Rock em 1981 quando formaram os Mac Zac mas é em 1987 que os Tarantula se estabelecem como pioneiros no Power Metal épico registado em vinil. Este segundo disco é uma peça altamente procurada hoje em dia.
CASABLANCA "Tanto" LP (Ed. Autor, 1990)
Nascidos das cinzas dos Vallium (que datavam de 1982) os Casablanca arriscam num album de Heavy Metal melódico numa epoca que as exigencias pendiam para o mais rapido e mais pesado. Apesar da sua qualidade, falhou na altura, hoje em dia sendo reconhecido como disco de culto do Heavy Português.
V12 "s/t" LP (Polydor, 1990)
Formados em 1986 e infelizmente sem nenhum registo discográfico na sua primeira fase, é quando mudam de vocalista que arriscam uma sonoridade moderna, deixando para trás o Power epico ala Manowar, dando lugar a um Speed Metal progressivo muito em voga na época. Mais uma vez, uma grande editora não soube lidar com este tipo de bandas e cada musico foi á sua vida.
MATA RATOS "Rock Radioactivo" LP (EMI, 1990)
Datando de 1982 desde a primeira vez que fizeram barulho, os Mata Ratos são uma das mais carismáticas bandas Punk Rock de sempre em Portugal tocando até hoje. Este foi o bem sucedido primeiro álbum numa grande editora, mostrando que o Punk ainda podia incomodar passados 12 anos desde "Há que violentar o sistema".
------------------------------------------------------------------------------------