Política - Discute/Opina

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Re: Política - Discute/Opina

Mensagempor aetheria » sexta fev 13, 2026 3:16 pm

Blackadder Escreveu:
Por amor do Grande Bode, aquilo não é um partido: é uma associação de atrasados mentais liderados por um gajo que de burro não tem nada, mas não vale a ponta dum piço murcho.

Bem sumariado.

Se não-ficção for pedir muito e vos puder causar um aneurisma, este é levezinho. Se ler for mesmo um conceito estranho, experimentem ver vídeos de Londres, de Paris, ou de outra cidade qualquer de um país desenvolvido dos anos 60, 70, e até 80. Depois comparem com os de Portugal.

Já me fizeste gastar dinheiro (estou sempre a cair em tentação). Já me cruzei várias vezes com a recomendação desse livro, foi desta.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Miguel Kreator
Participante Compulsivo(a)
Registado: sexta set 18, 2020 10:39 pm

Mensagempor Miguel Kreator » sexta fev 13, 2026 3:28 pm

Se a ideologia do chega fosse outra vocês não falariam assim do partido.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta fev 13, 2026 4:10 pm

Miguel Kreator Escreveu:Se a ideologia do chega fosse outra vocês não falariam assim do partido.

PRECISAMENTE! E não faz sentido que assim seja? A ideologia que está na base do Chega é precisamente o que mais nos choca. Porque, quanto a corrupção, estamos falados: não há virgens inocentes em nenhum deles. E o Chega não pode, bem pelo contrário, dar lições a nenhum dos outros.
Mas, sim, a IDEOLOGIA do Chega é perversa, desprezível, por isso cria (felizmente, ainda em muita gente, como se viu nestas eleições) tantos anticorpos.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta fev 13, 2026 4:38 pm

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta fev 13, 2026 4:51 pm

...e ele é capaz de alterar o PM sem alterar o governo que é o que o Marcelo deveria ter feito por 2x. Ainda agora o chega teria meia dúzia de deputados.... esta cavalgada do chega deve-se muito ao Marcelo que foi não teve visão política.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » sexta fev 13, 2026 5:09 pm

Brunhu Escreveu:MP abre novo inquérito sobre casa de Luís Montenegro em Espinho por suspeitas de fraude fiscal

Agora que o PR é da oposição, bora lá voltar à carga!!

O PR não tem que ser da oposição ou pelo governo, tem que ser supostamente imparcial.
E se o André Ventura tivesse ganho então ele é que não seria imparcial certamente.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sexta fev 13, 2026 5:12 pm

Imparcialidade e política é mesmo uma merda que não é compatível por cá!

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta fev 13, 2026 5:24 pm

Miguel Kreator Escreveu:
Brunhu Escreveu:MP abre novo inquérito sobre casa de Luís Montenegro em Espinho por suspeitas de fraude fiscal

Agora que o PR é da oposição, bora lá voltar à carga!!

O PR não tem que ser da oposição ou pelo governo, tem que ser supostamente imparcial.
E se o André Ventura tivesse ganho então ele é que não seria imparcial certamente.

Para quem diz não ser do chega, estás sempre a passar a mão pelo pêlo.
ImagemImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Miguel Kreator

Mensagempor Miguel Kreator » sexta fev 13, 2026 5:39 pm

Vooder Escreveu:Para quem diz não ser do chega, estás sempre a passar a mão pelo pêlo.

? Disse que se o André Ventura tivesse ganho as presidenciais não seria certamente imparcial e tu ainda dizes isso, lol.
Btw, nas últimas legislativas votei IL. Nas presidenciais votei Cotrim e na segunda volta votei nulo.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » sexta fev 13, 2026 6:02 pm

Vooder Escreveu:...esta cavalgada do chega deve-se muito ao Marcelo que foi não teve visão política.

É preciso ter em conta o passado muito longínquo, mas que existe, dos Marcelos e dos Cavacos Silvas desta vida.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » sexta fev 13, 2026 9:02 pm

Vooder Escreveu:...e ele é capaz de alterar o PM sem alterar o governo que é o que o Marcelo deveria ter feito por 2x. Ainda agora o chega teria meia dúzia de deputados.... esta cavalgada do chega deve-se muito ao Marcelo que foi não teve visão política.

Totalmente de acordo.
"..too old for this shit.."

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » sábado fev 14, 2026 12:26 am

Miguel Kreator Escreveu:Se a ideologia do chega fosse outra vocês não falariam assim do partido.

Quiçá. Mas para isso era preciso que tivesse uma.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » sábado fev 14, 2026 12:44 am

aetheria Escreveu:Já me fizeste gastar dinheiro (estou sempre a cair em tentação). Já me cruzei várias vezes com a recomendação desse livro, foi desta.

Não reinventa a roda, mas para primeiro livro do autor não está nada mau. Quando muito, é demasiado colado no registo do Saramago.
Apesar de misturar realidade com ficção, creio que ajuda, sobretudo pessoas como eu que nasceram muitos anos depois do 25 de Abril, a ter uma ideia de como era realmente o quotidiano neste país naquela altura. Quando é fala da viagem de Lisboa para uma aldeia em Sintra onde os pais do personagem principal vivem, parece que está a falar de dois países diferentes, por exemplo.

Ao início, irritou-me a opção por uma pontuação também ela a la Saramago, e precisei de umas trinta ou quarenta páginas para entrar no ritmo. Não que eu seja contra, mas acho que se esta não servir a escrita (ou, neste caso, a leitura), e não lhe acrescentar nada, então é de evitar fazer-se estes malabarismos só porque sim. Tem umas coisas que achei engraçadas, como repetir muitas vezes as características de cada personagem, isto é, por exemplo, sempre que se refere a uma diz: "o Quim, que dizia sempre as coisas duas vezes", "a Júlia, que era surda", etc… No meio da tragédia, dá uma dimensão muito cómica à história — é, muitas vezes, um livro engraçado —, o que acaba por dar algum calor e humanidade a uma paisagem tão cinzenta. Faz lembrar os filmes do Vasco Santana —até porque grande parte da acção passa-se numa praceta de um bairro operário e tem essa dinâmica da Revista e desses filmes.

Outra coisa importante é que não é um livro que tu lês e pensas, "claro que foi um gajo de esquerda que escreveu isto". Isto é, claro que crítica o Estado Novo, e até goza (e muito) e insulta, muitas vezes sem poupar no vernáculo, mas quase sempre da óptica de um democrata e um humanista que perante aquelas atrocidades deixa escapar umas farpas. Mas não é panfletário, nem está a tentar montar ali um comício.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado fev 14, 2026 10:17 am

A tua "review" acentuou o interesse. Até pelo estilo. Lido bem com o estilo "a la Saramago", mas verei como reajo ao deste, até porque (como bem disseste) o copycat é dispensa-se, porque não traz a novidade e surpresa que o original trouxe. Não ser panfletário, também ajuda. Nestes tempo em que o discurso anda sobrecarregado de cegueira ideológica, também quero algo que ponha o humanismo acima de filiações.
Já vem a caminho, mas primeiro tenho de concluir um que, por acaso, também fala de uma realidade história brutal. Quando há mais de 20 anos li o "Cisnes Selvagens", de Jung Chang (tinha acabado de ser mãe e não havia redes sociais para me distrair) causou-me uma forte impressão. Atravessa a história da China através de três gerações: a da sua avó, que nasce ainda havia um imperador e que vive a invasão japonesa (que foi brutal), depois dos pais, com o início da república na China, liderada pelo Chiang Kai-shek (e os pais eram acérrimos defensores do comunismo), seguida da revolução cultural do Mao, que foi algo absolutamente arrasador e que vitimou os seus pais. O livro é proibido lá, a autora (penso) também não pode ir à China, e depois ter ter editado outros livro (que não li), lançou recentemente o "Voai, Cisnes Selvagens", que dá uma continuidade ao anterior, dando seguimento não só à história da sua família como à história da China. O tom do livro é tão honesto, factual, relatando episódios reais e documentados da sua família, que também não me parece ter nada de panfletário.
Quero muito despachar o trabalho escolar que tenho em mãos para conseguir adiantar a leitura :mrgreen:

Blackadder
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Blackadder » sábado fev 14, 2026 4:32 pm

Eu "audio-li" :mrgreen: o livro autobiográfico do Ai Weiwei, um artística plástico e activista Chinês, actualmente a viver no Alentejo, em que ele se foca essencialmente na história de vida do pai dele — um poeta chinês dissidente. Dá uma perspectiva muito pessoal da Revolução Cultural Chinesa e daquele regime. Infelizmente a escrita está meio chata e repetitiva — mas tenho ideia que traduzir do chinês (epá não sei se é mandarim se é o c-----o) para português (e provavelmente pelo caminho ainda passou por outra língua) é particularmente complicado e tem muitas perdas.

Spoiler: Mostrar
Gosto dele. Nem sempre tenho muita paciência para arte conceptual — sobretudo quando parece que na verdade não há conceito nenhum e é só banha da cobra — mas ele tem peças fortíssimas e muito tocantes, quando se sabe a história por trás delas, outras são só bonitas, tocantes e altamente simbólicas. Gosto da https://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/unilever-series/unilever-series-ai-weiwei-sunflower-seeds, por exemplo. E diz que — ao contrário da saloia da Joana Vasconcelos, trata bem as pessoas que trabalham com ele.

Uma das obras mais fortes dele é a Straight, em que ele recolheu toneladas de barras de aço de edifícios destruídos num terramoto grande vitimou 70 mil pessoas na China — sobretudo crianças, porque se veio a perceber que houve aldrabice na qualidade de construção das escolas — que estavam todas tortas e emaranhadas, e mandou-as endireitar manualmente. Agora são dispostas num monte de modo a simular o gráfico do terramoto na escala de richter, em homenagem às vítimas, e para denunciar o governo (que tentou encobrir tudo), simbolizando o peso da coisa mas também a forma como, com esforço colectivo, se conseguiu não só endireitar os ferros mas montar uma operação gigante com voluntários para se descobrir o nome de todas as vítimas. O governo prendeu-os. Então passado um ano voltaram a montar a operação, mas para ir porta a porta perguntar às pessoas se tinham perdido alguém, e coligiram a lista dos mortos. Os nomes das vítimas estão também na exposição (bem como as idades, pois a maior parte eram crianças pequenas) em dezenas de folhas excel espalhadas pelas paredes.

Cada vez tenho menos paciência para artistas-activistas. Mas curto deste gajo.

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes