"Agora que vos mostrei, com todas as consequencias que assumo pessoalmente, sejam elas quais forem, a parte feia de minha vida, aceito que é hora de mudar a minha atitude relativamente ao hate que é demonstrado por mim, e, por consequência aos Moonspell.
Estou, neste momento, a desenvolver um projecto na àrea da Psicologia, com profissionais de Saúde, um gabinete dinâmico que atenda pessoas com ocupação cultural/artística e exposição pública, nomeadamente músicos. Os temas que fundarão esta associação serão o desgaste rápido da profissão, o bullying através das redes sociais e a gestão das expectativas em relação às carreiras. Segundo um estudo da Record Union (Suécia), que entrevistou, 1500 músicos independentes, 73% deles apresentaram sintomas que apontam para problemas de saúde mental. Pela minha experiência, as origens desses distúrbios prendem-se exactamente com as causas que pretendemos debater e, porventura, ajudar a curar com terapia profissional.
Infelizmente, vejo-me obrigado a proteger este post, regulando os comentários na caixa, porque mais que tornar isto noutro post polémico, quero muito que o leiam e se sentirem na necessidade de me contactar acerca disto, que o façam por PM, prometo ler todas e responder ao que achar mais construtivo para esta nova ideia.
Pessoalmente, devido a esta situação que decidi expor (apenas como exemplo de tantas outras, algumas que duram há anos), quero apenas concluir que existe uma necessidade óbvia de se investir na educação de modo a que consigamos ler e interpretar textos de opinião de uma maneira justa para quem escreve e para quem lê. Por outro lado, temos todos de afinar os nossos conceitos de dignidade e respeito para com os outros. Foi chocante compreender que havia um desequilíbrio favorável a quem achou mais problemático eu “descer do pedestal” e tudo quanto se seguiu, do que propriamente as ofensas directas e evidentes que me fizeram, a mim e aos Moonspell. Concluo por afirmar, a quem se interessar e especialmente a todos os amigos que se preocuparam, que me sinto muito bem, que este tipo de coisas não me afecta demasiado porque as aceito como parte de um jogo, como a vocalização de um mundo que não está bem. Continuei o meu trabalho, a minha reflexão, os meus serviços à cozinha lá de casa, os meus projectos sendo até este projecto que vos irei apresentar mais em detalhe brevemente um resultado do que se passou.
As minhas desculpas aos fãs que sempre sofrem por tabela com estas coisas. Penso que me conhecem o suficiente para saberem que penso que se se tivesse “deixado passar e andar” tudo, muitas das revoluções e conquistas dos nossos tempos não tinham sido realizadas. Mas o que nos une está longe de ser a opinião que tenho sobre isto ou aquilo, mas o trabalho artistico desenvolvido com os Moonspell. Eu sei perfeitamente disso. E por isso, só tenho a vos agradecer todo o sacrifício que também é seguir os Moonspell num país como Portugal."
In https://www.facebook.com/FernandoMoon/photos/a.380349735446619/1355170737964509/?type=1&theater