Venøm Escreveu:Acho absurdo sermos, no nosso próprio país, forçados a retirar os crucifixos e os presépios só porque agora somos uma sociedade metropolitana que acolhe mil e uma pessoas de mil e uma religiões que supostamente se sentem "ofendidas" pela supremacia da Igreja Católica num país maioritariamente Católico. Ora isto é que eu acho o cúmulo da hipocrisia. Quer dizer, eu quando vou ao Médio Oriente, (por exemplo) ai de mim mostrar-me ofendido com qualquer manifestação religiosa porque estou no país deles estou sujeito às religiões deles, e como tal respeito.
É um símbolo que lá está, não é propriamente a foto do Salazar que estão a querer impingir nas escolas. E se um director de uma escola quiser ter os crucifixos? Proíbe-se porquê? Onde é que está o respeito pela liberdade de expressão nessa proibição? Será que as pessoas agora não podem manifestar as suas convicções? Porque é que uma escola que tenha princípios católicos não há de ter um crucifixo? Porque é que uma escola que queira ter a estátua do Buda não a há de ter? Faz assim tanto mal às criancinhas ouvirem falar disso?
Estás a confundir coisas.
Primeiro as escolas (públicas e dos estado) foram forçadas a tirar os crucifixos, não porque ofendiam pessoas doutras religiões mas sim porque representam o Estado laico que é o nosso país.
Não compete ao director da escola querer ou não querer, são escolas publicas pelo que têm de representar o estado laico em que se inserem.
Nas escolas privadas é evidente que cada escola tem os símbolos que quiser, aliás como de facto acontece em várias escolas de freiras e por aí fora.