Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Shore » terça nov 30, 2010 12:37 pm

Sem Dúvida nenhuma:

LAG T66D - 150€

Imagem

http://usa.lagguitars.com/?page=fp&np=1&sg=1
Imagem

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » quarta dez 01, 2010 1:55 pm

Afinei a minha guitarra em Eb, mas o floyd ficou meio "descaído" ou "para trás" se é que me entendem, como o volto a nivelar para Eb?
cheers
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Contacto:

Mensagempor afonsoveiga » quarta dez 01, 2010 3:46 pm

JoaoMendes Escreveu:Afinei a minha guitarra em Eb, mas o floyd ficou meio "descaído" ou "para trás" se é que me entendem, como o volto a nivelar para Eb?
cheers

eu não sei muito sobre pontes Floyd, mas pelo que sei vais ter que apertar/desapertar qualquer coisa para nivelar, e depois afinar novamente.
mas procura no google "setup floyd rose", deve ajudar. ;)

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » quarta dez 01, 2010 4:18 pm

JoaoMendes Escreveu:Afinei a minha guitarra em Eb, mas o floyd ficou meio "descaído" ou "para trás" se é que me entendem, como o volto a nivelar para Eb?
cheers

Tinhas em E? Trocaste as cordas? Não é muito aconselhável afinar para um tom mais grave com floyd porque as cordas ficam "trilhadas" a agora o sitio onde estavam trilhadas vai ficar exposto. Mas pronto se partirem substituis.
De qualquer forma para voltares a por o floyd na posição inicial tens de abrir a guitarra atrás e apertar as molas até nivelares o floyd. Não é um procedimento muito fácil para quem nunca fez. Aconselho-te a pedires a alguém que já o tenha feito, ou então vê uns bons tutorias para veres como se faz.

JoaoMendes
Metálico(a)
Registado: sábado mai 23, 2009 1:48 pm
Contacto:

Mensagempor JoaoMendes » quarta dez 01, 2010 5:20 pm

Sim, tava em E, não mudei as cordas :?
Mas obrigado, vou fazer isso :beer:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quinta dez 02, 2010 6:30 pm

JoaoMendes Escreveu:Sim, tava em E, não mudei as cordas :?
Mas obrigado, vou fazer isso :beer:

Tens de aliviar as molas e ir afinando até ficar no sitio. Convinha de facto teres trocado as cordas para umas um pouco mais grossas.
Imagem

apscsantos
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 4:43 pm
Contacto:

Mensagempor apscsantos » domingo dez 12, 2010 8:11 pm

Boas Shore. Precisava de uma ajudinha... :)
Que me tens a dizer acerca desta guitarra?
Ibanez JTK40
Imagem

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » terça dez 14, 2010 12:40 pm

Não tenho ideia, não é tipo de guitarra que costume vender ou experimentar.
Imagem

apscsantos
Metálico(a) Inspirado(a)
Contacto:

Mensagempor apscsantos » terça dez 14, 2010 2:38 pm

Shore Escreveu:Não tenho ideia, não é tipo de guitarra que costume vender ou experimentar.

ok.

DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Mensagempor DevilPig » terça dez 14, 2010 4:34 pm

afonsoveiga Escreveu:
DevilPig Escreveu:pessoalmente aconselho, comprei uma semelhante e não me desiludiu em nada!

não teve problemas?
o floyd é bom? não desafina?
o que gostaste mais e não gostaste?
é que já é um investimentozito, e não me quero arrepender.

a minha é um modelo antigo mas é equivalente.
quanto ao floyd não posso dizer nada, o meu está optimo, mas acho que é relativo.
o que gostei mais foi do braço, está direitissimo, então trasteja muito pouco e pode ter a acção bastante baixa. os pickups de origem é que foram pra esquecer (no meu caso), troquei-os por 1 EMG 81 e 1 85 e está perfeita.
ah, não sei se os carrilhões são como os que vinham na minha, mas se forem são muito maus, acabaram por se partir todos.
sinceramente no meio das guitarras de gama média hoje em dia, e por esse preço, escolhia em primeiro jackson e depois ibanez.

espero ter ajudado
Imagem

afonsoveiga
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 14, 2009 9:14 pm
Contacto:

Mensagempor afonsoveiga » terça dez 14, 2010 5:03 pm

DevilPig Escreveu:
afonsoveiga Escreveu:
DevilPig Escreveu:pessoalmente aconselho, comprei uma semelhante e não me desiludiu em nada!

não teve problemas?
o floyd é bom? não desafina?
o que gostaste mais e não gostaste?
é que já é um investimentozito, e não me quero arrepender.

a minha é um modelo antigo mas é equivalente.
quanto ao floyd não posso dizer nada, o meu está optimo, mas acho que é relativo.
o que gostei mais foi do braço, está direitissimo, então trasteja muito pouco e pode ter a acção bastante baixa. os pickups de origem é que foram pra esquecer (no meu caso), troquei-os por 1 EMG 81 e 1 85 e está perfeita.
ah, não sei se os carrilhões são como os que vinham na minha, mas se forem são muito maus, acabaram por se partir todos.
sinceramente no meio das guitarras de gama média hoje em dia, e por esse preço, escolhia em primeiro jackson e depois ibanez.

espero ter ajudado

thanks, sobre os pickups, eu sou grande fã daqueles Seymour Duncans, por isso não vou ter problema. mesmo que me venha a "fartar" deles, é só mudar para outros.
e honestly, não sei que carrilhões vêm com as novas RR3, mas conheço pessoal com guitarras iguais que não tiverem problemas, so...

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » quarta dez 15, 2010 2:43 am

Waltheer Escreveu:Já vi que o pessoal por vezes não entende um tom irónico... Passo então a explicar:

Como qualquer outra coisa, o investimento (em termos monetários e de tempo) deve ser bem ponderado.
Aprender a tocar guitarra é possível em qualquer "calhau" com seis cordas, embora mais cedo ou mais tarde o "calhau" revele as suas limitações.

Podemos voltar ao velho tópico (e que não leva a lado nenhum) se o que faz um bom músico é o bom material ou a boa técnica... Uma Mayones não toca sozinha e uma Squire com um Cube 15 nem nas mãos do Trevor Peres tem "bom som" (isto é um bocado relativo, especialmente a segunda parte...).

Como em tudo o resto, o bom senso deve imperar. Pessoalmente afastar-me ia da maior parte das Squire's, as Epiphone têm ofertas bem mais interessantes dentro das mesmas gamas de preço e em 2ª mão não desvalorizam tanto. Jackson e B.C. Rich nas gamas mais baixas é tb de evitar. Ibanez é sempre uma boa aposta (mesmo que as gamas mais baixas sejam uma bela m#rda). Volto a insistir no mercado em 2ª mão, por vezes encontram-se guitarras/ amps de gama média a preços de novas de gama baixa.

Depois há ainda uma outra questão: uma guitarra permite (dentro de algumas limitações) ser melhorada. Ponte, pickups, pots, afinadores, um bom set-up podem fazer milagres. Um amp não (na prática até pode ser modificado, mas isso é outra estória). Já se falou aqui muito dos peavey's e dos line-6 e embora não goste de amps "emuladores", são uma boa aposta para quem ainda anda à procura do seu som.

Quanto à Jackson e a estória do Floyd: só lhe tens que mexer quando mudas do tipo de cordas e da afinação (se usares cordas com o mesmo gauge, da mesma marca, não lhe tens que mexer). Se mudares constantemente de afinação, pode tornar-me mais complicado, mas o mesmo acontece com uma guitarra de ponte fixa: sempre que o gauge das cordas for mudado e/ ou afinação, a guitarra deve levar um set-up. (embora seja bem mais fácil afinar a intonação numa ponte fixa que num floyd...)

Finalmente, o off-topic:

O problema das "bandas de 3 meses a tocarem de borla" não se prende apenas com o facto de as ter que ver/ ouvir. A questão aqui é mais profunda do que a banda ser boa ou má, tem a ver com a forma como o "mercado" actualmente funciona... bandas a tocarem de borla é sempre um problema (como o é em qualquer outra área profissional, em que existir alguém a fazer o trabalho de borla vai invariávelmente tirar valor a quem o faz profissionalmente (isto é, como forma de ganhar dinheiro). Actualmente quase todas as bandas "amadoras" tocam de borla ou por cachês ridículos. Infelizmente a maior parte dos promotores quer é encher o cartaz e gastar pouco dinheiro (compreensível pois na maior parte dos casos o retorno financeiro mal dá para cobrir as despesas). A existência de bandas que querem tocar independentemente das condições (porque a banda é nova e quer é mostrar trabalho) baixa invariávelmente o número de oportunidades às bandas que estipulam determinadas condições "à priori" para mostrarem o seu trabalho. O panorama nacional está cheio de exemplos de bandas com álbuns e décadas de carreira que dão meia dúzia de concertos por ano, simplesmente porque acham que a sua "arte" deve ser paga.

Todas as bandas começaram como o v-shadow apontou, por algum lado e trilham caminhos similares. Mas basta dar uma vista de olhos à secção de classificados para ver que assim a "realidade" as atinge os problemas de formação começam, a desmotivação instala-se e na maior parte dos casos a banda acaba.

este post está interessante (como muitos dos que fazes, sempre assertivos) e acho que vou deixar mais umas brasas na fogueira em relação aos assuntos que expões...
eu já tive uma squier affinity strat que fazia dive-bombs no tremolo vintage e não desafinava... a tal história "o setup faz milagres"...

lá está mercado em 2a mão é a razão de eu ter quase todo o gear que tenho... a nível das Ibanez... fiz recentemente uma demo da GRG Gio 270B..
é a 'pior' Ibanez de floyd rose que a marca vende. Esta tem tudo original excepto pups, são dimarzio air norton neck e tonezone bridge. floyd edgeIII (versão baixa gama do edge) setup by me lubrificado by 'bala'...

a pior RG com floyd da marca Ibanez, a tal GRG 270B com dimarzios que tenho, neste momento, 'arruma' a maioria das guitarras abaixo dos 500€ (novas) que foram faladas neste tópico até hoje. acção rasteirinha, conforto total... intonação estabilidade tonalidade... não posso pedir muito mais. Made in Korea.
Entre ela e as Japonesas, noto diferença no 'feel' das guitarras... não é 'tão boa' quanto uma RG made in Japan... mas não lhes fica muito atrás. Poderá com o passar dos anos não se aguentar tão bem como uma RG vintage MiJ mas afinal de contas as RGs dos 80s são 'míticas'...

As Jacksons é verdade... são das tais guitarras a 'preço acessível' que acho que se conseguem equiparar à 'minha pior' Ibanez RG de floyd que por ser a mais fraca da marca até é das melhores do mercado... afinal custa pouco. As Jacksons com SDs vêm na 'mesma onda'... afinal com pups potentes mas versáteis, um braço porreiro... etc.

só vi uma vez uma Jackson barata devia ser Mik, com o rosewood da escala do braço descolado do maple do próprio braço, em alguns milimetros no inicio da escala.

Quanto ao offtopic...
a história de que a música não dá dinheiro comigo não pega, nunca pegou, nem nunca vai pegar... quando num bar pequeno cobrarem 3€ ou 5€ de entrada e enchem a casa até já não haver jeito de ver a banda em condições só meio de esgelha mas depois cachet para a banda nada... é uns copos e talz.

uma banda de covers (que seja mesmo uma banda não uma cambada de atrofiados a fazer barulho) e que não tenha cachet é um crime! porque este é o formato mais rentável possível para qualquer bar... quando são originais já é preciso pensar no local e data/hora em função da audiência pretendida... mas para se ter 'regularidade' é preciso conhecer alguém do meio... ver quanto enche a casa (basta alguem da banda ir sair) ou um amigo etc... e depois comparar com quanto encheu no dia do show.

é preciso perceber que são as 'audiencias' que 'pagam as bandas'... quando se tem muita audiência e o bolso vasio é porque alguém se está a aproveitar à grande.

os iniciantes que ainda não sabem tocar ao irem tocar a borla só pela oportunidade tiram a oportunidade aos que sabem tocar porque esses realmente têm que 'cobrar' pois o investimento já foi grande (tempo de ensaio, material, deslocações, estudos, etc...) desse ponto de vista ser músico parece pouco rentável... mas cabe-nos a nós mudar isso.

apscsantos Escreveu:Boas Shore. Precisava de uma ajudinha... :)
Que me tens a dizer acerca desta guitarra?
Ibanez JTK40
Imagem

sobre bigsby, sei que esse tipo de tremolo não é tão estável quanto os outros mecanismos se abusares dele mas com encordamentos grossos atenuas um pouco isso. serve para uns pequenos vibratos.

PS - essa dos carrilhões partirem parece má manutenção... porque desde jack & dannys a ceborreias até as epis ou squiers... nunca vi um carrilhão partir na vida.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta dez 15, 2010 12:12 pm

CarlosC Escreveu: nunca vi um carrilhão partir na vida.

Eu já! centenas. Mas acho que é sempre culpa do guitarrista e não da guitarra.
Imagem

apscsantos
Metálico(a) Inspirado(a)
Contacto:

Mensagempor apscsantos » quarta dez 15, 2010 2:37 pm

Obrigado pela resposta CarlosC. :wink:

DevilPig
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta ago 06, 2009 1:43 am

Mensagempor DevilPig » quarta dez 15, 2010 4:04 pm

afinal só partiram 5!

Imagem

não fui eu que os parti, comprei-a usada então quando fui a afina-la 2 dos carrilhões não rodavam...
também estranhei, mas enfim
Imagem

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes