Qual o melhor guitarrista solo?
- SamuraiRui
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: segunda dez 14, 2009 10:43 am
- Contacto:
Re: Qual o melhor guitarrista solo?
Entre Loomis, Malmsteen e Satriani... facilmente conclui: Malmsteen
One must transcend the techniques of a song to really hear it as it is
http://www.myspace.com/driftingbalance
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
otnemeM Escreveu:Last but certainly not least, o melhor guitarrista brasileiro, um dos melhores do mundo e no meu top 3 ever:
Eduardo Ardanuy
http://www.youtube.com/watch?v=w4yVCI8I9Oc
Ora foda-se.
Yngwie Malmsteen 

- CarlosC
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
- Contacto:
otnemeM
muito refrescante e de bom gosto, o que já começa a ser raro neste tópico.
quanto ao malmsteen dentro do estilo é dos shreders mais 'cliché' que existe, quase tanto como satrianni, com a diferença que agora anda de novo armado em poser e a viver das glórias do passado, lastimável. na altura que saiu o rising force fez algo que se destacava mas agora vêm-se putos de 16 anos no youtube a tocar melhor que ele. além desses putos há os wannabes inspirados na vertente poser do malmsteen com ego maior que eles próprios.
quanto ao malmsteen dentro do estilo é dos shreders mais 'cliché' que existe, quase tanto como satrianni, com a diferença que agora anda de novo armado em poser e a viver das glórias do passado, lastimável. na altura que saiu o rising force fez algo que se destacava mas agora vêm-se putos de 16 anos no youtube a tocar melhor que ele. além desses putos há os wannabes inspirados na vertente poser do malmsteen com ego maior que eles próprios.
- SamuraiRui
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
CarlosC Escreveu:otnemeM
Enfim...
Discordo totalmente Carlos. Se n fosse o Malmsteen, a faceta mais melódica do metal hoje em dia poderia ser muito diferente. Tens grandes guitarristas como Luca Turilli que transbordam a Malmsteen nas suas influências. O gajo já está velho e como tal, é normal que os seus tempos áureos já tenham passado, mas é inegável que ele é um dos melhores shreders que aí andam, seja cliché ou não. É daqueles guitarristas que ao ouvires solar sabes imediatamente quem é, e nem precisas de ser muito entendido em guitarristas para perceber isso. O estilo dele destaca-se e isso é, no mínimo, algo a respeitar
Quanto ao ego... tou-me completamente marimbando pra isso. Não conheço o gajo pessoalmente e isso nem me interessa. O gajo até pdoe ser um arrogante de 1ª mas desde que isso não o impeça de fazer boa música, pode ser a besta quadrada que quiser... eu aprecio a música do artista, e não o artista (A não ser que "o" artista seja a Maria Brink...). Essa mania de usar o "ego" para mandar abaixo um artista de quem não se gosta é um argumento no qual nunca vi nexo nenhum..
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Até num tópico de guitarra-solo a Maria aparece 
O Malmsteen é tipo o Mourinho das guitarras, ninguém gosta muito dele, mas toca pa carai.

O Malmsteen é tipo o Mourinho das guitarras, ninguém gosta muito dele, mas toca pa carai.
- SamuraiRui
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Converge Escreveu:Até num tópico de guitarra-solo a Maria aparece
LOL Tu sabes cenas

Converge Escreveu:O Malmsteen é tipo o Mourinho das guitarras, ninguém gosta muito dele, mas toca pa carai.
Sem tirar nem por!
- CarlosC
- Contacto:
Malmsteen é um hype.
Quem não pesca nada de guitarra acha que ele toca muito porque faz umas escalas e sweeps um pouco mais rápido do que o que está habituado a ouvir. Quem sabe o que é tocar guitarra, e conhece vários guitarristas, conheçe N guitarristas que tocam coisas mais rápidas mais bonitas, com mais groove, harmonia, mais criatividade etc.
o tal argumento há e tal o malmsteen influenciou muita gente é tão valido quanto o da arrogância, por esse prisma das influências o hendrix era 1000x melhor que o malmsteen. E por essa ordem está na lista, alguém muito mais influente para o metal que o malmsteen, sim, o Steve Vai.
Foi fundamental no hard-rock, teve o album de shred mais premiado de sempre, popularizou as guitarras de 7 cordas, há musicas dele mais pesadas que as de malmsteen, ele desenvolveu o floyd tanto como o hendrix desenvolveu o tremolo. etc etc etc... De qualquer forma, a geração de sherders anterior é que me parece ser a grande influencia da maioria dos shreders actuais.
Há muita gente que consegue soar igual ao malmsteen no youtube. há guitarristas sobre os quais eu não conheço ninguém soe igual a eles seja onde for... se conhecessem esses guitarristas, talvez não valorizassem excessivamente o malmsteen, mas é típico os metaleiros 'cegarem' com ele, o tal 'hype'.
o estilo dele não se destaca, ele fez apenas um álbum influente na carreira toda. copiou de Vinnie Moore e Bach. Chegou a soar novo mas não por muito tempo, apareceu muita gente a tocar melhor que ele no estilo dele. Desde Jason Becker ao próprio Luca Turrilli que desenvolveu mais o estilo, ao Timo Tolkki, entre muitos outros.
Para mim aquela conversa G3 melhores guitarristas, Satriani, Vai e Malmsteen = Pop solo guitar players.
Se supostamente a malta aqui é toda "underground", então não sei porque os shreders underground são aqui ignorados e a malta agui só gosta é de shreders pop.
Sem querer soar arrogante com o post, algo que costuma acontecer de forma não intencional, o que quero dizer resumidamente é, quem não está habituado a ouvir muito, impressiona-se com pouco. O malmsteen é o exemplo prático desse caso.
Não digo que ninguém goste dele, nada disso, apreciem a música à vontade mas sempre com a noção, ele está muito longe de qualquer top 100 dos melhores guitarristas do mundo... e o que ele faz na guitarra é algo muito limitado, qualquer um de vocês pode fazer melhor.
Tenho um amigo meu que toca guitarra essencialmente baseado em malmsteen e ele vive frustrado a achar que ninguém o compreende porque toca (supostamente) tanto mas quase ninguém quer tocar com ele(porque será?)... e os poucos que querem são aqueles que não tocam nada e com os quais ele não gosta de tocar, lolol.
A questão do ego, também é um problema, como descrito acima, uma pessoa cheia de si própria não pode aprender nada vindo do exterior.
Quem não pesca nada de guitarra acha que ele toca muito porque faz umas escalas e sweeps um pouco mais rápido do que o que está habituado a ouvir. Quem sabe o que é tocar guitarra, e conhece vários guitarristas, conheçe N guitarristas que tocam coisas mais rápidas mais bonitas, com mais groove, harmonia, mais criatividade etc.
o tal argumento há e tal o malmsteen influenciou muita gente é tão valido quanto o da arrogância, por esse prisma das influências o hendrix era 1000x melhor que o malmsteen. E por essa ordem está na lista, alguém muito mais influente para o metal que o malmsteen, sim, o Steve Vai.
Foi fundamental no hard-rock, teve o album de shred mais premiado de sempre, popularizou as guitarras de 7 cordas, há musicas dele mais pesadas que as de malmsteen, ele desenvolveu o floyd tanto como o hendrix desenvolveu o tremolo. etc etc etc... De qualquer forma, a geração de sherders anterior é que me parece ser a grande influencia da maioria dos shreders actuais.
Há muita gente que consegue soar igual ao malmsteen no youtube. há guitarristas sobre os quais eu não conheço ninguém soe igual a eles seja onde for... se conhecessem esses guitarristas, talvez não valorizassem excessivamente o malmsteen, mas é típico os metaleiros 'cegarem' com ele, o tal 'hype'.
o estilo dele não se destaca, ele fez apenas um álbum influente na carreira toda. copiou de Vinnie Moore e Bach. Chegou a soar novo mas não por muito tempo, apareceu muita gente a tocar melhor que ele no estilo dele. Desde Jason Becker ao próprio Luca Turrilli que desenvolveu mais o estilo, ao Timo Tolkki, entre muitos outros.
Para mim aquela conversa G3 melhores guitarristas, Satriani, Vai e Malmsteen = Pop solo guitar players.
Se supostamente a malta aqui é toda "underground", então não sei porque os shreders underground são aqui ignorados e a malta agui só gosta é de shreders pop.
Sem querer soar arrogante com o post, algo que costuma acontecer de forma não intencional, o que quero dizer resumidamente é, quem não está habituado a ouvir muito, impressiona-se com pouco. O malmsteen é o exemplo prático desse caso.
Não digo que ninguém goste dele, nada disso, apreciem a música à vontade mas sempre com a noção, ele está muito longe de qualquer top 100 dos melhores guitarristas do mundo... e o que ele faz na guitarra é algo muito limitado, qualquer um de vocês pode fazer melhor.
Tenho um amigo meu que toca guitarra essencialmente baseado em malmsteen e ele vive frustrado a achar que ninguém o compreende porque toca (supostamente) tanto mas quase ninguém quer tocar com ele(porque será?)... e os poucos que querem são aqueles que não tocam nada e com os quais ele não gosta de tocar, lolol.
A questão do ego, também é um problema, como descrito acima, uma pessoa cheia de si própria não pode aprender nada vindo do exterior.
Última edição por CarlosC em segunda out 25, 2010 1:45 am, editado 1 vez no total.
Indeciso entre o Loomis e o Murphy. Voto provavelmente no Murphy...Yap, Murphy it is!
- SamuraiRui
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Carlos, penso que o teu gosto pessoal está a fazer-te criar generalizações e exagerar na tua argumentação
Claro que é... por isso é que ele está activo com material gravado desde 1982 e ainda se continua a falar mais nele do que no Becker, no Vai ou no Turilli (aqui em particular não estou a dizer que ninguem é melhor que ninguem, apenas estou a constatar um facto)
Has de me dizer um guitarrista que faça isso tudo melhor que o Malmsteen...
Tens toda a razao, e como é obvio só o factor influencial é que está a ser levado em conta aqui... -_-
Muito bom guitarrista, gosto imenso dele. Mas está num género totalmente diferente
Como é que é? Steve Vai com um album se shred? LOL podes-me dizer qual é, só por curiosidade
é que depois de ver uma entrevista com o Steve Vai em que ele próprio afirma que não é um shreder... fiquei curioso 
Ya, nomeadamente putos de 16 anos...
Bem, está claro que esse teu anti-Malmsteenismo não vai desaparecer com este meu post... tens a tua opiniao, que sinceramente acho no mínimo extremista e com muito pouca fundamentação.
Malmsteen é um hype.
Claro que é... por isso é que ele está activo com material gravado desde 1982 e ainda se continua a falar mais nele do que no Becker, no Vai ou no Turilli (aqui em particular não estou a dizer que ninguem é melhor que ninguem, apenas estou a constatar um facto)
N guitarristas que tocam coisas mais rápidas mais bonitas, com mais groove, harmonia, mais criatividade etc
por esse prisma das influências o hendrix era 1000x melhor que o malmsteen
Tens toda a razao, e como é obvio só o factor influencial é que está a ser levado em conta aqui... -_-
alguém muito mais influente para o metal que o malmsteen, sim, o Steve Vai
Muito bom guitarrista, gosto imenso dele. Mas está num género totalmente diferente
Steve Vai teve o album de shred mais premiado de sempre
Como é que é? Steve Vai com um album se shred? LOL podes-me dizer qual é, só por curiosidade

Há muita gente que consegue soar igual ao malmsteen no youtube
Bem, está claro que esse teu anti-Malmsteenismo não vai desaparecer com este meu post... tens a tua opiniao, que sinceramente acho no mínimo extremista e com muito pouca fundamentação.
O "Perpetual Flame" do Malmsteen é talvez o meu disco preferido do estilo.
Estou-me borrifando para o cromo que ele é, se aquilo é mais rápido que fulano ou se é melhor executado do que sicrano.
O disco para mim como ouvinte enche-me as medidas, e para mim isso basta.
Em técnica e dos que estão na lista talvez o Loomis actualmente seja dos melhores!
Estou-me borrifando para o cromo que ele é, se aquilo é mais rápido que fulano ou se é melhor executado do que sicrano.
O disco para mim como ouvinte enche-me as medidas, e para mim isso basta.
Em técnica e dos que estão na lista talvez o Loomis actualmente seja dos melhores!
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
CarlosC, 'sem querer soar arrogante', acho que isso é mais um caso de ódio de estimação que outra coisa. De tal forma que tens de justificar algo irracional com erros factuais (Malmsteen ter copiado do Vinnie Moore por exemplo, quando ainda o Mike Varney não tinha tinha descoberto o Vinnie e já o Malmsteen era world class pela mão do mesmo MV).
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
Vooder: o Loomis e o Tórdendale 

Tb me lembrei dele, impossível não me lembrar... e até o próprio Trey, que ao seu modo muito peculiar de melodia ou anti-melodia é também o melhor 

- CarlosC
- Contacto:
ui queres entrar nesse tipo de discussão de medir paus a guitarristas então esquece...
epa logo no inicio deste tópico meti vários guitarristas melhores que os que estão na lista, cada um com expressividades muito distintas.
Para mim o sweep picking do malmsteen é uma vergonha comparado com o do Frank Gambale. mas ele ganhou fama a vender a historia do sweep a gente burra, o que é que se há de fazer.
também há malta que acha que sabe fazer legatos mas deixam surgir pequenas pausas entre as notas... não mantêm a dinâmica... nunca ouviram legatos de holdsworth se calhar... e então chamam legato a hammer ons e pull-offs. mundo cor de rosa, legatos assim é fácil.
por falares no Jason Becker, ele teve o tal problema de saúde que o imobilizou. Se ele antes dos 20 anos fazia já albuns melhores que os de malmsteen, quando ele amadurecesse sairia música ainda melhor. O malmsteen é mais falado porque ficou com o spotlight. Tal como Madona será sempre uma referência no Pop. 50cent no hiphop, etc...
Steve Vai teve o album de shred mais premiado de sempre
ok, não seja propriamente "shred" seja album de guitarrista a solo etc...
não sou bom na super hiper mega catalogação ri-fixe de pseudo-estilos de musica.
nem gosto de todo o pseudo-intelectualismo alienado a tais catalogações.
se consegues aceder ao fórum pela net, também consegues aceder ao youtube. eu não vou dar-me ao trabalho de procurar por ti isso é certo lol.
Eu não sou anti-malmsteen. Acontece que quando perguntas a um puto qualquer que está a começar na guitarra e a ouvir rock pelas primeiras vezes, o guitarrista preferido é o Slash 90% das vezes.
Quando perguntas a um pseudo-guitarrista que acha que descobriu a polvora o seu guitarrista preferido, é Malmsteen ou algo do género (aka outro caga notas qualquer) outras 90% das vezes.
Se em vez do Malmsteen, só vissem o Loomis à frente, eu também cascava nesse. Acho é que não custa nada ser ecléctico e saber ver qualidades e defeitos em todos os guitarristas em vez de pegar num pseudo-shreder e colocá-lo num pedestal e defende-lo como se fosse o paizinho.
Se for em groove e harmonia, tanto o Howe como o Govan arrumam o malmsteen com o mindinho e ainda sobram dedos para a velocidade...
Se for mesmo apenas em velocidade, há 2 robots = Rusty Cooley e Michael Angelo... e um supersonic-shreder muito "emo" (lol) o Shawn Lane. Nunca existiu ninguém mais rápido que ele. O malmsteen ao lado dele soa a caracol. Sendo o malmsteen tão lento actualmente, não sei como é que o idolatram tanto pela velocidade. =\\\
Soa limpo? soa sujissimo para quem tenha ouvido Holdsworth...
Sonoridade classica? desde o Vinnie Moore, ao Becker, Ron Thall, Gilbert, Howe, entre muitos outros.
Gosto do neo-classico de Jason Becker por exemplo, soa criativo, interessante e moderno. Malmsteen soa-me sempre muito antiquado e repetitivo (secante basicamente). Para ouvir o que ele toca mais vale ir ouvir de onde ele copia, paganini, bach, etc... ao menos no instrumento certo fica melhor tocado e com melhores timbres.
Acho estranho falarem muito de Malmsteen e não de Van Halen por exemplo, que foi um guitarrista muito mais importante na minha opinião.
Até já posso ter gostado de malmsteen, mas virei-me mais para a musicalidade, fartei-me de wankers.
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes