Count Raven Escreveu:Old_Skull Escreveu:meninobesta Escreveu: na minha geração dos 90's não conheci muito dessa realidade dos clubes... o que é que lhes aconteceu para deixarem de ter tanto impacto? ou porque é que desapareceram?
Isso dava um tópico, uma dissertação do Spiegleman... e um ciclo de conferências no CCB
Nem por isso. Aconteceu a net, foi o que foi.
Por acaso esse é exactamente o ponto a que quero chegar. O sentimento de pertença ao "clube secreto" dos metaleiros deixou de necessitar de um "cartão que só eu e mais alguns têm". Porque todos, desde que o oiçam, podem sê-lo. a net uniformizou a comunidade apenas no conceito abstracto da música.
Aconteceu que passou a interessar apenas a música. O mesmo com a estética Glam. O Glam é visualmente esteticamente exclusivo dos anos 80. Vestiam-se assim para chocar. A androgenia sempre foi uma afirmação poderosa relativamente às convenções instituidas. O glam fazia sentido em músicos homens nos anos 80 porque eram assim que as gajas se vestiam. Esse tipo de androgenia não é exclusivo do Hard Rock, basta olhar para este mestre:

A diferença está apenas no cabelo e na laca, (e já agora na genialidade musical) mas o pressuposto estético é igual.
O Glam, visualmente, tem muito, mesmo muito pouco a ver com o metal. É um sub-produto comercial do qual se aproveitam duas ou três bandas. É uma aberração estética dos anos 80 que tanto encontrávamos nos Poison como na Cher e ainda bem que passou.
Quem defende que o visual era tão importante como a sonoridade deve achar então que um cego nunca poderá ser um metaleiro de verdade...
O visual foi importante dentro de um contexto específico de época, por isso é que "quando eles eram putos" parecfiam-se com outra coisa completamente diferente. Assim como soavam completamente diferentes.