Metal (em Portugal) 2010

Deception Circus
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta dez 12, 2008 10:45 am
Contacto:

Metal (em Portugal) 2010

Mensagempor Deception Circus » quinta abr 01, 2010 8:13 pm

Deception Circus Escreveu:
Frozen Nature Escreveu:Saudações ao novo lançamento de Corpus Christii. E também à sua carreira longa e consistente.

Quanto ao resto que se tem debatido neste tópico: há uma questão importante, que é pouco debatida, talvez por ser menos conhecida, por assim dizer. Há muita gente, como eu, por exemplo, que se afastou progressivamente dos festivais ditos underground, ao longo dos anos. O ambiente social é muito pouco recomendável. Sejamos sinceros: aquela gente estaria ali se não houvesse cerveja? Duvido muito. Quem diz festivais, diz recintos dedicados à subcultura metálica, que desde há vários anos, são de qualidade muito duvidosa. E quem conhece o resto da Europa Civilizada e Ocidental, sabe bem a diferença que eu refiro.

Criou-se, em Portugal (pelo menos no Norte. Já vivi em Lisboa há uns anos, e realmente senti uma certa diferença.), a ideia de que o apreciador de metal é um alcoólico, ou consumidor de estupefacientes, degenerado social, que não se sabe comportar em público. Tem cabelo comprido (ou rapado), anda sempre uniformizado com a sua camisola de banda, e restantes adereços metálicos, (comprar álbuns é que não, mas pavonear-se para o resto da tribo, qual comportamento adolescente, isso é factor indispensável) e tem um conhecimento musical a roçar a nulidade. E uma colecção de álbuns de Metal tão rica como o frigorífico de um Etíope.

Que é que acontece, o Metal do Underground, como se diz, que deveria ser um acontecimento cultural digno desse nome, fica ao mesmo nível de um qualquer festival de hip-hop na Cova da Moura, ou outro sítio engraçado do género. Onde escrevem a giz, por cima da barraca "Discoteca." Em alguns casos só falta isso, infelizmente.

Isto afasta a maioria silenciosa. Tipos que realmente se interessam pela música (a que vale a pena, claro.), que até podem não ter cabelo comprido nem barba à Jesus Cristo (sim, porque quando se trabalha há certo tipo de exigencias), mas que andam nisto há muitos anos, já compraram centenas de álbuns originais, e pronto, não são "da cena", como já foi dito, mas simplesmente gostam de Metal.

Esses promotores sabem isso. Ou seja, uma vez que a maioria dos festivaleiros está "na cena", porque é "fixe", é uma subcultura, é do contra, etc, de facto talvez compense mais contratar uns tipos estrangeiros (se forem do Norte Europeu ou do Leste, melhor ainda. Os gajos até são altos e loiros, e o paganismo nórdico anda na moda outra vez, entre as hostes).

A malta está-se bem a marimbar para a música (bom, em certos casos, chamar-lhe música é figura de estilo.), e interessa-se, isso sim, por toda a cerimónia "social" envolvente. E claro, beber uns canecos com força. Devem contar-se pelos dedos das mãos, a quantidade de indivíduos que assiste aos concertos sóbrio. Portanto, cientificamente, acaba mesmo por ser irrelevante, para o festivaleiro, as bandas que estão a actuar.

Bem, cada um tem o que merece. Este "um", leia-se o povo português.

Não te imaginava tão esclarecido e consciente do estado do panorama metálico nacional. Aplaudo-te pela lúcida descrição desta triste realidade.

E não, desta vez não estou a ser sarcástico.

De resto, no seguimento dos assuntos que têm sido abordados - nomeadamente a questão dos promotores que tentam sempre cravar uma borla às bandas -, a minha opinião é de que este caminhar para a mediocridade se deve exactamente às bandas que aceitam tocar (festivais, abertura de grupos estrangeiros, etc) em condições míseras.

Mas a malta quer é ter muitos concertos agendados no MySpace e poder dizer que já abriu para as bandas X e Y. Os promotores agradecem.

Afinal,

Metal 2010.

CultOfTheDead Escreveu:Concordo totalmente com o que foi dito.
Realmente essa é a triste realidade que o nosso metal vive. É mais que certo que se a cerveja e o bar não existissem em grande parte dos fest/concertos a pouca assistência já habitual reduzia-me a uma assistência que quase se podia contar pelos dedos.

No meu caso não é assim, se quiser ir ao bar vou no intervalo entre as bandas, vejo sempre os concertos de inicio a fim.
Mesmo quando são 2 ou 3 bandas que nem sequer conheço a abrir para um grande nome internacional vou para lá cedo para ver as bandas (normalmente nacionais), posso dizer que já fiquei a conhecer excelentes bandas dessa forma.

Não tenho cabelo comprido nem rapado, não faço questão de dizer que sou TVRE ao usar uma shirt de uma banda Black Metal Norueguês dos anos 80 ou 90, aliás, acho ridiculo que usa só para se mostrar.

O estado do metal em Portugal é estranho, cada vez aparecem mais e melhores bandas.. e em "compensação" têm gente deprimente para os "apoiar".

Sou novo, tenho apenas 19 anos mas não me considero metaleiro por considerar... gosto de metal, acompanha-me em qualquer hora, sinto o metal como parte de mim, gosto de ter os álbuns das bandas que gosto, do Mainstream ao underground, do recente ao mais old-school.

é uma pena esta realidade que vivemos, não só no metal mas também noutros estilos, há pessoal que se veste todo fashion e vai para a discoteca deitar umas vodkas abaixo porque sim, é bom e com sorte ainda engatam uma miuda ou duas.
Espero sinceramente que um dia tenhamo gente que mereça "saborear" o excelente trabalho das bandas que andam por aí, nem precisam ir muito longe, que há vários excelentes exemplos.
Claro que ainda há gente que vive o metal, que acha que o metal é mais que cerveja, ser mauzão, andar de preto e sempre com cara de mau, e ainda bem.

E pronto, é isto.

Vulto Escreveu:Tudo o que foi dito aqui em relação ao nosso metal já é habitual - infelizmente -, no entanto também já cansa estar sempre a ler as mesmas coisas, entendo o vosso descontentamento, mas pouco há a fazer.
Sinceramente, era deixar de existir concertos por um tempo indeterminado para ver se as pessoas abriam finalmente os olhos, e já estivemos mais longe de isto vir a acontecer, acredito que existam bastantes organizadores que já perderam e/ou continuam a perder bastante dinheiro por querer apoiar o "nosso metal".

De resto, este tópico pertence a Corpus Christii e a questões relacionadas com.

Tratando-se de um assunto interessantíssimo, não há necessidade de inundar a thread de Corpus Christii com off-topics. Por isso, sugiro que continuemos aqui.
Última edição por Deception Circus em sexta abr 02, 2010 2:17 pm, editado 1 vez no total.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Estado do Underground Metálico Português

Mensagempor Kustu Rica » quinta abr 01, 2010 8:15 pm

Relativamente ao pequeno offtopic que se está a fazer no tópico de Corpus Christii (Aqui!), podiam expor aqui a vossa opinião e debater civilizadamente.

:arrow: O que acham das bandas tocarem por meia dúzia de tostões, ou por vezes ainda terem que desembolsar do seu próprio bolso para tocarem?

:arrow: A culpa é das promotoras que querem meter dinheiro ao bolso à custa das bandas nacionais do underground? Ou é dos donos das salas e das suas poucas condições que querem lucrar?

:arrow: A culpa será vossa/nossa (dos fãs) que se queixam sistematicamente que os concertos são caros, e que não querem pagar tanto?

:arrow: Será que as bandas ao quererem um caché estão-se a tornar em vedetas e passam a ser uns vendidos?

:arrow: É legitimo dizer que no underground as bandas devem fazer isto pelo amor à camisola, e não terem qualquer tipo de lucro pois só assim se mantêm verdadeiros à causa (uma qualquer causa que só vocês sabem qual)?

Bandas e fãs digam o que acham, não é necessário responder a todas as perguntas que não são mais que indicativos para terem uma ideia do que se está a debater, mas expliquem bem as vossas ideias.

Edit-----------------------------------------------------------------------------------------------

Deixo aqui o post que motivou a criação deste tópico.

N.H. Escreveu:Acho importante referir o seguinte:
Estavamos a tratar das coisas para fazermos parte de um fest em Portugal mas as coisas deram para o torto.
Pediram-nos que fossemos de graça ou practicamente, isto mesmo sendo um concerto exclusivo e primeiro de C.C. em quase um ano em território Luso.
Aliás, isto depois de já se ter falado e quase se ter confirmado as coisas há quase um ano atrás. Eu sou fiel a acordos verbais, aliás, contam bem mais para mim que papel.

"Afinal não queremos bandas B.M. underground este ano etc etc...temos bandas estrangeiras muito caras este ano etc etc".
Não vou referir o nome deste fest, façam as vossas conclusões.
Isto foi sim para se aperceberem que não podemos continuar a ser prostituidos por uns trocos.
Custa caro ter uma banda, fazer ensaios, especialmente no nosso caso tendo membros no estrangeiro.

Acho incrivel haver estas personagens a pagar fortunas ABSURDAS por bandas estrangeiras, bandas essas que se viessem num concerto singular teriam o normal, umas 50 a 150 pessoas como é normal. Mas não, num fest custam caro e mesmo muito caro no entanto as bandas "locais" terão sempre de dar o rabo e cinco tustões para tocar.

*****-**!!!
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

apscsantos
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 4:43 pm
Contacto:

Re: Estado do Underground Metálico Português

Mensagempor apscsantos » quinta abr 01, 2010 8:19 pm

Eu apesar de ser novo aqui, acho que o underground tá porreiro como está! Pelo menos a todos os concertos que fui dentro do meio o pessoal é excelente, não são "apenas bêbados que não percebem nada de música" :shock: . Dá para ver que o pessoal é unido. É esse o espírito. Quanto ao resto não me pronuncio pelo simples facto de não estar "dentro" da cena a 100%. :cheers:

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Kustu Rica » quinta abr 01, 2010 8:22 pm

Não vejo mal nenhum nas bandas terem um caché, sempre serve para pagarem as deslocações, futuros investimentos em instrumentos musicais, manutenção dos instrumentos, investimento em futuros lançamentos, etc...
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm

Mensagempor Pedrof » quinta abr 01, 2010 9:07 pm

Nos em Portugal temos muito talento nas nossas bandas, mas infelizmente o talento nao lhes é reconhecido. Acho que o caché devia ser mais elevado, e o pessoal devia apoiar o mais possivel, porque o primeiro passo para o reconhecimento das bandas começa em nós. Se nao formos nos a apoiar o que é nosso, quem o fará? Va la, os Moonspell por exemplo ja se safaram, porque lhes reconheceram o talento no estrangeiro...

Microgaitas
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo nov 01, 2009 4:54 pm

Mensagempor Microgaitas » quinta abr 01, 2010 9:09 pm

Morke Keiseren Skagh Escreveu:Não vejo mal nenhum nas bandas terem um caché, sempre serve para pagarem as deslocações, futuros investimentos em instrumentos musicais, manutenção dos instrumentos, investimento em futuros lançamentos, etc...

Exacto, ao contrário do que muita gente possa pensar, entrar em estúdio para gravar um novo trabalho não é assim tão barato como isso, já para não falar nas deslocações para concertos visto que existem bastantes bandas com membros espalhados por Portugal ou pelo mundo inteiro.
Última edição por Microgaitas em terça abr 12, 2011 10:02 am, editado 2 vezes no total.
http://atomsforwar.wordpress.com
Besta_Quadrada Escreveu:Tatua antes parolo.

Conde Satan
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 07, 2005 12:38 pm
Contacto:

Mensagempor Conde Satan » quinta abr 01, 2010 9:10 pm

Isto é assim underground metalico tinha que voltar a puxar as massas jovens como acontecia nos anos 80 e inicios de 90 e basta verem videos dessa altura e falarem com pessoal muito velha guarda que viveram essa época.
Naquela época havia poucos concertos,bandas estrangeiras havia entre 1 a 3 concertos no maximo,e nacionais haviam prai 20 no maximo ou seja um concerto era um grande acontecimento logo puxava as massas,nessa altura até as bandas nacionais recebiam bons cachets que dava para cobrir as despesas e ainda sobrava algum.
Hoje em dia o que se passa é que á muitos concertos e pouco publico,secalhar a quantidade até a mesma dos anos 80,mas o que acontece é que a muitos concertos e o pessoal espalha-se,concertos com bandas estrageiras são em media prai 15 a 20 bandas,logo o pessoal tem que escolher.
Depois com isto havendo pouco publico nos concertos as bandas nacionais tem que receber o cachet minimo que dês pra cobrir as despesas principalmente a deslocação.
Ou seja quero com isto dizer que o nosso underground metalico está cada vez mais forte,secalhar até somos mais adeptos deste estilo do que era a 20 anos atras o que acontece é que tá tudo espalhado,para alem de que devo referir que agora tamos muito mais unidos por esta causa comparado a 20 anos atras que tava tudo organizado em grupinhos todos rivais que a minima coisinha dava logo pancadaria,ou seja em jeito de conclusão só posso concluir que o nosso underground está bom.

Pedrof
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedrof » quinta abr 01, 2010 9:17 pm

Conde Satan Escreveu:Hoje em dia o que se passa é que á muitos concertos e pouco publico

Isso é verdade. E assim assistir a concertos torna-se banal e o pessoal tende para desvalorizar as bandas, porque as vêm frequentemente.

É pena que isto assim seja, porque com mais valor dado ás bandas, e lá está, mais caché por concerto, haveria mais capital para as bandas poderam gravar discos mais frequentemente e assim fariam as delicias de nos que as seguimos.

Mas como há aqui pessoal de bandas, toca a manifestarem-se, e dêm a vossa opiniao!

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quinta abr 01, 2010 9:50 pm

As bandas que hoje têm grandes cachets, no início também tinham de desembolsar para entrar em fests...

É legítimo, na minha opinião, que os promotores invistam em bandas estrangeiras de renome (cá infelizemente de renome internacional só os Moonspell) para atraírem pessoal aos concertos. Desta forma, as bandas às quais não são pagos cachets, poderão actuar junto de um público maior e promover a banda. No fundo, o cachet é pago em promoção. Nestes casos julgo que o lucro do merch é inteiramente para a banda, o que hoje em dia representa grande percentagem do income para um conjunto underground. Parece-me no entanto também legítimo que as bandas reivindiquem pelo menos despesas de transporte à organização.

De resto, o underground português está bem saudável e recomenda-se. Faltará pouco até editoras de renome internacional começarem a prestar atenção ao que se faz aqui. A NWOPHM está a caminho.

Pedrof
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedrof » quinta abr 01, 2010 9:58 pm

paulo figueiredo Escreveu:Faltará pouco até editoras de renome internacional começarem a prestar atenção ao que se faz aqui.

Hoje até ja quiseram por os WAKO na Roadrunner :mrgreen:

paulo figueiredo Escreveu:A NWOPHM está a caminho.

Gostei dessa :lol:

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quinta abr 01, 2010 10:11 pm

paulo figueiredo Escreveu:A NWOPHM está a caminho.

Gostei dessa :lol:[/quote]

Se calhar ainda registo a sigla em meu nome! :mrgreen:

Adsartha
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 19, 2004 2:32 pm
Contacto:

Mensagempor Adsartha » quinta abr 01, 2010 11:00 pm

Falando por mim, que não estou muito por dentro do Underground, a maior parte do Metal que se faz por cá não me interessa (não retirando o mérito às bandas), logo os concertos também não! Mas seja como for, concordo com a posição do Paulo

paulo figueiredo Escreveu:
É legítimo, na minha opinião, que os promotores invistam em bandas estrangeiras de renome (cá infelizemente de renome internacional só os Moonspell) para atraírem pessoal aos concertos. Desta forma, as bandas às quais não são pagos cachets, poderão actuar junto de um público maior e promover a banda. No fundo, o cachet é pago em promoção. Nestes casos julgo que o lucro do merch é inteiramente para a banda, o que hoje em dia representa grande percentagem do income para um conjunto underground. Parece-me no entanto também legítimo que as bandas reivindiquem pelo menos despesas de transporte à organização.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Kustu Rica » quinta abr 01, 2010 11:49 pm

paulo figueiredo Escreveu: Desta forma, as bandas às quais não são pagos cachets, poderão actuar junto de um público maior e promover a banda. No fundo, o cachet é pago em promoção.

Não concordo, pois a maior parte do pessoal está-se nas tintas para as bandas de abertura. E não é por terem maior exposição que não lhes deviam pagar qualquer coisa, quando se fala em caché não estamos a falar em exorbitâncias, pode ser um valor simbólico para cobrir as despesas e ainda sobrar algum para juntar.

paulo figueiredo Escreveu: Nestes casos julgo que o lucro do merch é inteiramente para a banda, o que hoje em dia representa grande percentagem do income para um conjunto underground.

Muitas vezes o lucro do merch destina-se a investir em futuros lançamentos, depois não esquecer as cordas das guitarras/baixos, os pratos da bateria, etc...

Pedrocore Escreveu:
Conde Satan Escreveu:Hoje em dia o que se passa é que á muitos concertos e pouco publico

Isso é verdade. E assim assistir a concertos torna-se banal e o pessoal tende para desvalorizar as bandas, porque as vêm frequentemente.

O que eu vejo, é que para muitos, ir a um concerto é igual a ir a um bar/café/disco/wtv. Muitas das vezes nem prestam atenção às bandas, preferem ficar no bar a beber copos. Não que isto seja mau, pois acabam por pagar o bilhete e ajudar as bandas na mesma. Já para não falar naqueles que só entram mesmo na altura das bandas de renome, pois a cerveja no tasco ao lado é mais barata. Ainda não consigo perceber como é que se consegue curtir um concerto todo mamado, mas isto sou eu que gosto de assistir a tudo, gosto de captar todos os pormenores, de curtir a musica que gosto ao vivo tocada no momento pelos artistas, isso é que é especial!

Frozen Nature Escreveu: O ambiente social é muito pouco recomendável. Sejamos sinceros: aquela gente estaria ali se não houvesse cerveja? Duvido muito. Quem diz festivais, diz recintos dedicados à subcultura metálica, que desde há vários anos, são de qualidade muito duvidosa.

:!:

Frozen Nature Escreveu:Que é que acontece, o Metal do Underground, como se diz, que deveria ser um acontecimento cultural digno desse nome, fica ao mesmo nível de um qualquer festival de hip-hop na Cova da Moura, ou outro sítio engraçado do género. Onde escrevem a giz, por cima da barraca "Discoteca." Em alguns casos só falta isso, infelizmente.

Não percebi, que mal é que tem um festival de hip-hop? Estes gajos ao menos mexem-se para fazer qualquer coisa de útil, seja workshops, seja concertos/concursos de graffiti inseridos na semana da juventude de cada câmara municipal. Há bem mais união do que no metal, aqui é só novelas, malta com a mania que o estilo musical que ouvem é melhor, que as bandas "modernas" ou "old school" não valem nada, guerrinhas entre bandas, elementos de bandas que nem ficam a ver as actuações das restantes bandas que tocam no mesmo cartaz, and so on...

E para finalizar este post, os supostos "técnicos de som" que não passam de gajos que sabem carregar em algumas teclas/botões das mesas, claro que há excepções...

jaymz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 27, 2006 12:23 pm
Contacto:

Mensagempor jaymz » sexta abr 02, 2010 12:17 am

Morke Keiseren Skagh Escreveu:
paulo figueiredo Escreveu: Desta forma, as bandas às quais não são pagos cachets, poderão actuar junto de um público maior e promover a banda. No fundo, o cachet é pago em promoção.

Não concordo, pois a maior parte do pessoal está-se nas tintas para as bandas de abertura. E não é por terem maior exposição que não lhes deviam pagar qualquer coisa, quando se fala em caché não estamos a falar em exorbitâncias, pode ser um valor simbólico para cobrir as despesas e ainda sobrar algum para juntar.

paulo figueiredo Escreveu: Nestes casos julgo que o lucro do merch é inteiramente para a banda, o que hoje em dia representa grande percentagem do income para um conjunto underground.

Muitas vezes o lucro do merch destina-se a investir em futuros lançamentos, depois não esquecer as cordas das guitarras/baixos, os pratos da bateria, etc...

Pedrocore Escreveu:

O que eu vejo, é que para muitos, ir a um concerto é igual a ir a um bar/café/disco/wtv. Muitas das vezes nem prestam atenção às bandas, preferem ficar no bar a beber copos. Não que isto seja mau, pois acabam por pagar o bilhete e ajudar as bandas na mesma. Já para não falar naqueles que só entram mesmo na altura das bandas de renome, pois a cerveja no tasco ao lado é mais barata. Ainda não consigo perceber como é que se consegue curtir um concerto todo mamado, mas isto sou eu que gosto de assistir a tudo, gosto de captar todos os pormenores, de curtir a musica que gosto ao vivo tocada no momento pelos artistas, isso é que é especial!

Frozen Nature Escreveu: O ambiente social é muito pouco recomendável. Sejamos sinceros: aquela gente estaria ali se não houvesse cerveja? Duvido muito. Quem diz festivais, diz recintos dedicados à subcultura metálica, que desde há vários anos, são de qualidade muito duvidosa.

:!:

Frozen Nature Escreveu:Que é que acontece, o Metal do Underground, como se diz, que deveria ser um acontecimento cultural digno desse nome, fica ao mesmo nível de um qualquer festival de hip-hop na Cova da Moura, ou outro sítio engraçado do género. Onde escrevem a giz, por cima da barraca "Discoteca." Em alguns casos só falta isso, infelizmente.

Não percebi, que mal é que tem um festival de hip-hop? Estes gajos ao menos mexem-se para fazer qualquer coisa de útil, seja workshops, seja concertos/concursos de graffiti inseridos na semana da juventude de cada câmara municipal. Há bem mais união do que no metal, aqui é só novelas, malta com a mania que o estilo musical que ouvem é melhor, que as bandas "modernas" ou "old school" não valem nada, guerrinhas entre bandas, elementos de bandas que nem ficam a ver as actuações das restantes bandas que tocam no mesmo cartaz, and so on...

E para finalizar este post, os supostos "técnicos de som" que não passam de gajos que sabem carregar em algumas teclas/botões das mesas, claro que há excepções...

Excelente post, subscrevo praticamente tudo o que foi dito :beer:

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Metal (em Portugal) 2010

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sexta abr 02, 2010 12:59 am

Vulto Escreveu:Tudo o que foi dito aqui em relação ao nosso metal já é habitual - infelizmente -, no entanto também já cansa estar sempre a ler as mesmas coisas, entendo o vosso descontentamento, mas pouco há a fazer.

A mim parece-me que esta frase do Vulto é a melhor resposta que se pode dar a este assunto. Embora não negue o potencial interesse que uma discussão a sério sobre o assunto possa provocar, acredito piamente que pouco há a fazer para mudar as situações de que se queixam. As situações são assim mesmo como foram descritas, mas não vislumbro qualquer tipo de solução para isso nos tempos que correm, pelo que o melhor mesmo passa por ignorar essas situações ou utilizar essas situações meramente para um propósito humorístico.

É necessário compreender no entanto que demora tempo a obter o tipo de percepção da realidade que propicia o discernimento necessário para entender o que está certo ou errado neste meio quando as pessoas com quem se convive a nível "metálico" não são os melhores exemplos, mas por exemplo uma temporada no MU permite compreender o funcionamento do underground de um modo bastante pormenorizado e acho que partir daí fica colocada a semente para essa percepção, semente essa que acaba por definhar nalguns casos e por se desenvolver noutros.

Quanto à cena de CC, acho que é triste e altamente reprovável, mas tal como as situações a que me referi no primeiro parágrafo, antevejo uma continuação desse tipo de acontecimentos por muitos e largos anos infelizmente...

Bottomline: Caguem para isso tudo. Se vocês compram os CDs, ou vão a concertos e os assistem sem fazer figuras tristes, participam ou contribuem activamente de alguma maneira para que as bandas honestas, editoras/labels fiáveis e os organizadores não-chulos possam continuar a fazer música e a organizar concertos interessantes, mesmo que vocês não sejam reconhecidos por isso, já é motivo para estarem de consciência tranquila e não perder sono algum. Para mim actualmente, é para o lado em que eu durmo melhor...

Morke Escreveu:Não percebi, que mal é que tem um festival de hip-hop? Estes gajos ao menos mexem-se para fazer qualquer coisa de útil, seja workshops, seja concertos/concursos de graffiti inseridos na semana da juventude de cada câmara municipal. Há bem mais união do que no metal, aqui é só novelas, malta com a mania que o estilo musical que ouvem é melhor, que as bandas "modernas" ou "old school" não valem nada, guerrinhas entre bandas, elementos de bandas que nem ficam a ver as actuações das restantes bandas que tocam no mesmo cartaz, and so on...

Creio que estás certo em tudo o que disseste menos aqui. No hip-hop também há de certeza dessas telenovelas, desuniões, gente com a mania que é superior e guerrinhas entre bandas, tal como há em praticamente em todo lado, digo eu, não confirmo porque não estou dentro do estilo.
Última edição por Karamazov [RIP 2012/07/27] em sexta abr 02, 2010 1:21 am, editado 3 vezes no total.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes