Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Markusmetal
Participante
Registado: segunda abr 07, 2008 10:39 pm

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor Markusmetal » domingo fev 01, 2009 9:46 pm

SYNAPSYS666 Escreveu:Alternas entre quê a afinação.

Quanto às Les Paul, só o modelo é igual. De resto, madeiras, electrónica, carrilhões, acabamentos, tudo é diferente.

Já que colocas esta afirmação... existe uma grande diferença de qualidade de som entre uma guitarra de marca mais cara e uma imitação?

Pergunto isto porque tenho uma Epiphone Korina Explorer com emg's 81/60 e sempre quis ter a Gibson. Só que a diferença de preço e o € disponivel que tinha na altura fez-me optar pela Epiphone.

outred
Turista
Registado: quinta jan 29, 2009 3:04 am

Mensagempor outred » segunda fev 02, 2009 2:59 am

qual é que acham ser a melhor guitarra para começar a aprender a tocar?

onedayless
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 04, 2008 10:21 pm

Mensagempor onedayless » segunda fev 02, 2009 3:28 am

SYNAPSYS666 Escreveu:Set de 0.10, ou umas 0.09 custom. Mas se achares que te safas (pois ao pores cordas mais grossas a tensão é maior, ou seja, dói mais nos dedos ao início... ;P )podes arriscar mesmo umas 0.11.

Não te esqueças que convém fazer um setup à guitarra se alterares a medida das cordas.

v-shadow Escreveu:cordas 0.10 deverao ser as mais indicadas para ti
quanto á marca, pessoalmente iria para elixir ou entao ernie ball, o preço deve rondar os 10/15€ dependendo da loja onde comprares.

Obrigado a ambos, curiosamente eu estava com essas 2 marcas debaixo de olho. Tb é uma questão de experimentar as 2, ver qual curto mais.
E para já acho que me fico pelo 0.10 eheh
Imagem

CarlosC
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta nov 19, 2008 5:56 pm
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda fev 02, 2009 3:30 am

uma copia de strat/tele/SG/LP/PRS/etc bem rasca, com pickups do mais fraco possível, com uma acção elevadíssima e acabamento horrível que para não teres pena se a estragares lololol... só convém é ter uma intonação/afinação razoável para não estragar os ouvidos.

Epiphone VS Gibson... depende de muita coisa, há pouco tempo postei algures um vid com uma Gibson que quando se fazia bends trastejava que as notas morriam e a afinação estava muito frágil... as epis também são um tiro no escuro, algumas não são nada más. Claro que não se comparam a uma Gibson boa. Em termos sónicos a diferença poderá ser algo notória mas varia com coisas como dedos/cordas/palheta/amp/speaker/efeitos/etc...
Na Gibson contas com uma madeira mais densa, supostamente seleccionada, creio que é possível tirar partido positivo da madeira... Acho que a maior diferença para uma guitarra gama alta deverá ser o touch, não necessariamente muito suave nem acção muito baixa, mas sim um equilíbrio na forma como a guitarra reage a ti. São coisas já mais relacionadas com construção, acabamentos, durabilidade, qualidade em si...

Surtr
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 18, 2007 8:30 pm

Mensagempor Surtr » segunda fev 02, 2009 12:28 pm

Basicamente, se estamos a falar de Gibson, hoje em dia, há marcas, que pelo mesmo preço te fazem uma guitarra muito melhor do que a guitarra que eles oferecem. Não estou a falar de cópias rasca obviamente. Mas todos nós já ouvimos falar de cenas manhosas da Gibson, portanto, e como disse o CarlosC, é um tiro no escuro... Eu se fosse a ti, e se estás a pensar gastar tanto dinheiro numa Gibson, ia para uma Ran. Pedes uma Custom, com os teus Specs, e sais muito melhor servido... E se estivermos a falar de uma Gibson de topo, fica-te a metade do preço...

Riuuki
Registado: sábado jun 16, 2007 10:40 pm

Mensagempor Riuuki » segunda fev 02, 2009 1:13 pm

Boas, esta pergunta é so por curiosidade, alguém conhece as marcas XP e HK de guitarras? Vi-as no Cash Converters e nunca ouvi falar de tais marcas.

Waltheer
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » segunda fev 02, 2009 1:19 pm

Alguém me sabe dizer onde encontro (de preferência em Portugal) roller-nut ou grafite? E um óleo para lubrificar o braço?
Nail Your God Down

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » segunda fev 02, 2009 6:46 pm

Imagem
Imagem
a única 'loja' que conheço que vende estas peças é a Axes 'R Us :P
http://www.axesrus.com/axehardware.htm

quanto ao braço costumo apenas dar-lhe uma ténue apliação de óleo de cedro, só abuso em guitarras que tenham os poros do fretboard muito secos.

Markusmetal
Participante
Registado: segunda abr 07, 2008 10:39 pm

Mensagempor Markusmetal » terça fev 03, 2009 12:41 am

Surtr Escreveu:Basicamente, se estamos a falar de Gibson, hoje em dia, há marcas, que pelo mesmo preço te fazem uma guitarra muito melhor do que a guitarra que eles oferecem. Não estou a falar de cópias rasca obviamente. Mas todos nós já ouvimos falar de cenas manhosas da Gibson, portanto, e como disse o CarlosC, é um tiro no escuro... Eu se fosse a ti, e se estás a pensar gastar tanto dinheiro numa Gibson, ia para uma Ran. Pedes uma Custom, com os teus Specs, e sais muito melhor servido... E se estivermos a falar de uma Gibson de topo, fica-te a metade do preço...

A Gibson Explorer custa cerca de 1000€. Não tou a ver eu a pedir á Ran uma custom e ficar apenas por este preço digo eu. E depois demoram cerca de 10 a 12 meses a ter aquilo pronto :shock:

O Scale length é algo de importante na guitarra? O da minha guitarra é 24.75 mas já vi que a maioria dos grandes guitarristas usa 25 ou 25.5. Como não sou gajo de solos, apenas ritmo, será que notava grande diferença?

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça fev 03, 2009 4:14 am

Acho que consegues carvin USA costum por volta de 1000€...

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » terça fev 03, 2009 4:56 pm

Markusmetal Escreveu:O Scale length é algo de importante na guitarra? O da minha guitarra é 24.75 mas já vi que a maioria dos grandes guitarristas usa 25 ou 25.5. Como não sou gajo de solos, apenas ritmo, será que notava grande diferença?

É mais uma questão de gosto. Uma escala mais curta imprime menor tensão nas cordas, facilitando os bends, por exemplo. Já uma escala maior aumenta a tensão, ficando as cordas mais "tesas", o que pode facilitar os tappings.

Mas tudo depende de cada um. Tenho guitarras com ambas as medidas, e gosto igualmente de ambas. E os grandes guitarristas usam tanto uma como outra ;)
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » terça fev 03, 2009 5:01 pm

Markusmetal Escreveu:existe uma grande diferença de qualidade de som entre uma guitarra de marca mais cara e uma imitação?

É quase como comparar um Trabant a um Ferrari. Mas há excepções. A Gibson tem vindo a piorar a sua qualidade de construção, e a Epiphone por vezes tem uma belas jóias. Mas isso é como tudo. A própria Fender tem modelos da série American Standard com pior resultado que alguns modelos da Squier, e muitos apontam as séries standard como o melhor investimento dentro de Fender.

Mais que tudo, é uma questão de sorte com o modelo de guitarra que se quer. Por isso se deve experimentar o que se quer comprar, pois até duas guitarras da mesma marca, mesmo modelo, cor e especificações podem soar diferentes.
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça fev 03, 2009 5:38 pm

O SYNAPSYS666 tem uma opinião com a qual concordo bastante: ainda em consonância mostro isto: USA Squiers
Imagem
é óbvio que estas hão de ser melhor que muitas que por aí andam, e se calhar tão boas quanto Fenders USA.
mas depende de datas E=eighties e origem de fabrico (fábrica mesmo) relacionada com a data.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » terça fev 03, 2009 6:32 pm

CarlosC Escreveu:é óbvio que estas hão de ser melhor que muitas que por aí andam, e se calhar tão boas quanto Fenders USA.
mas depende de datas E=eighties e origem de fabrico (fábrica mesmo) relacionada com a data.

O problema é encontrar alguém que tenha uma e não saiba o que tem, e ma venda como squier velha :lol:

(sim, acredito no pai natal :roll: )

:lol:

CarlosC
Contacto:

Mensagempor CarlosC » terça fev 03, 2009 7:09 pm

é só teres tanta sorte como eu tive com a RG570EGmij91 180€, FenixStratMij83 250€ +case, e estou a pensar adquirir uma Squier SG rara de 02 set neck tudo em mogno com PUs duncan design... por 100 euros :)
a minha técnica é com um investimento +-500 em 2a mão ter um valor em guitarras superior a cerca de 1100 1200... ^^
'edited'

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante