Ireth Escreveu:Ora bem,
Torta de Côco (fácil, maravilhoso, e os amigos e a família agradecem!)
450g de açúcar
125g de côco ralado
125g de manteiga (derretida)
6 ovos
Juntar o açúcar e o côco, de seguida os ovos inteiros e por fim a manteiga derretida.
Pré-aquecer o forno a cerca de 190º. Untar um tabuleiro rectangular (não excessivamente grande) com manteiga SÓ (se para alguns bolos polvilhar com farinha resulta, neste não. Já experimentei e deu asneira!)
Levar ao forno. Está pronto quando estiver coradinho, e não tostado!
Deixar arrefecer e estender um pano e polvilha-lo de açucar e côco. Desenformem em cima disso. Pode demorar um pouco, sejam pacientes, vão dando pancadinhas, sem pressas, ele acaba por sair.
Como este bolo não leva farinha vai ficar sempre muito baixinho. Quando desenformar vão ver que a textura é molhada e com um aspecto meio cru, quase uma espécie de pudim. Dividam o bolo em 3 partes iguais (transversalmente ou longitudinalmente, tanto faz, conforme a travessa que tiverem) e empilhem-nas. Vai ficar sempre com um ar um pouco desmanchado mas não tem problema absolutamente nenhum.
No final passem um pouco de geleia ou compota em cima, não muita, só para o côco que polvilharão mais um pouco por cima agarre.
Et voilá!
(Pode parecer simples, e não ter o aspecto mais suculento do universo, mas o facto de depois ser húmido e doce resolve todos os problemas (espero, com as mentes que andam neste fórum, que não me levem esta frase para outros contextos...)
Parece estar muito boa.... mas permite-me so uma observaçao. Torta que é torta é enrolada.
As melhores tortas para mim sao as de laranja, coco, cenoura e amendoa.
Queres um truque para enrolar tortas sem as partires?
É realmente simples, e vai lá com pratica...
Num pano de cozinha (limpo ofc lol), polvilhas com açucar, coco (do que o quisres a cobertura), e metes a torta morna em cima do pano. E tal como se faz em sushi, começas a enrolar devagar, e a manter sempre o pano esticado. De vez em quando faz uma pequena pressao, para a torta ficar sempre naquela posiçao.