O que fazem na vida?

SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: O que fazem na vida?

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo set 28, 2008 11:52 am

Actualmente no 2º ano de Audiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo set 28, 2008 11:58 am

Tenho lá pessoal conhecido nos mestrados.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

bliz
Registado: terça ago 26, 2008 3:54 am

Mensagempor bliz » domingo set 28, 2008 12:00 pm

Escola profissional, 3º Ano Informática de Gestão.
----

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo set 28, 2008 12:13 pm

Count Raven Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Alguem me explica algumas coisas coisas se faz favor?

1º Porque é que ter uma boa média faz um bom profissional? Qual a ligação directa?

2º Como é que isso explica o nosso atraso economico, sendo nós o país da Europa com maior percentagem de "doutores e engenheiros"? Somos o único país da Europa em que por ex, temos 100% de licenciados na área politica, nos paises nórdicos a percentagem pouco passa dos 30%.

3º Como é que um estudante médio pode saber algo sobre aquilo que supostamente estuda, quando aquilo que se vê de um modo geral na comunidade universitária é miudos em constante party mode, que descansam 1 mes de seis em seis meses duma vida boémia para se agarrarem aos livros para despejarem o que memorizam num exame?

Um dia gostava de entender estas coisas... Se calhar vou ter que tirar um curso de Ciencias da Educação numa privada...

Pensemos assim: a universidade não ensina ou ajuda a pensar, apenas a saber o que já está pré-estabelecido. Logo, querem que um licenciado seja o quê exactamente? Depois, e tendo em conta que há apenas 25 anos atrás ser licenciado era sinal de prestígio, não se pode mudar as coisas neste espaço de tempo. Assim, qualquer medíocre acaba uma licenciatura porque os paizinhos a pagam. Metessem esse pesoal do party mode a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo, sem a mamada que os pais proporcionam na forma de propinas, e veriam quantos licenciados é que o país teria. Antes de culpar os alunos, devemos culpar os pais destes, porque facilitam demasiado. E depois, culpar o método de ensino e o facilitismo épico que nele se vive neste país. Digo com clareza que qualquer aluno com média abaixo de 14 inclusive não deveria obter licenciatura fosse em que área fosse.

Ai não?? Explica-me lá isso melhor sff!

Para mim essa tua ultima frase é um absurdo completo, eu tenho vários colegas de faculdade que não sabem patavina das matérias dadas nas aulas, mas com cabulas la se vão safando com boas notas, ou lá conseguem arranjar as respostas por colegas no meio dos testes, claro que não são todos, mas já são uns quantos. Desde quando é que as médias revelam excelentes profissionais?? E desde quando é que as faculdades facilitam?? Só se for a tua!! Quantos alunos acabam os cursos e estão preparados para exercer uma profissão numa área relacionada com o respectivo curso??

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo set 28, 2008 12:31 pm

Kustu Escreveu:

Ai não?? Explica-me lá isso melhor sff!

Explico pois: o que aprendes na faculdade é o que é dado como CONCRETO. Não te ensinam a pensar, mas sim a aceitar factos que já estão estabelecidos desde há milhares de anos (filosofia, por exemplo). Se surges com uma teoria mais radical em relação seja ao que for, és posto de lado, não te levam a sério e ainda és alvo de chacota. Se andas numa faculdade, deverias saber isto.

Kustu Escreveu: Para mim essa tua ultima frase é um absurdo completo, eu tenho vários colegas de faculdade que não sabem patavina das matérias dadas nas aulas, mas com cabulas la se vão safando com boas notas, ou lá conseguem arranjar as respostas por colegas no meio dos testes, claro que não são todos, mas já são uns quantos.

Vide medíocre, mediocridade e facilitismo. Além disso, um aluno que seja mau e que tenha como nota final de curso 14 ou mais é, no mínimo, estranho. As cábulas não resolvem tudo, a não ser que não haja projectos, trabalhos de grupo, etc... e mesmo assim os professores ainda teriam de ser lenientes ou tapados ou facilitadores para que um desses alunos tivesse o referido 14.

Kustu Escreveu: Desde quando é que as médias revelam excelentes profissionais??

Vais-me dizer que um aluno de 10 e um de 19 são equivalentes em termos profissionais? Que inocência! :roll:

kustu Escreveu:E desde quando é que as faculdades facilitam??

Andas mesmo na faculdade? É que se andas e nunca ouviste falar de alunas que pinam com profs para ter média, ou de alunos que têm uma boa média final por afiliação política, ou de alunos que passam a associados no fim do curso por cunhas, ou de alunos que têm 18 matrículas, então, a tua faculdade é num planeta que não o meu.

kustu Escreveu: Quantos alunos acabam os cursos e estão preparados para exercer uma profissão numa área relacionada com o respectivo curso??

Esta sim, é a pergunta certa. A resposta é NENHUM! Nenhum aluno sai da faculdade preparado para exercer seja o que for, porque ainda tem de se integrar em termos práticos. A teórica que lá aprendes dentro são as bases, que são importantes, claro, mas que na vida real são deixadas um pouco para segundo plano em detrimento da prática.
Última edição por Count Raven em domingo set 28, 2008 12:33 pm, editado 1 vez no total.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo set 28, 2008 12:32 pm

Count, estás a afirmar que um aluno que teve média inferior a 14 não consegue, por força do seu próprio mérito e trabalho, triunfar no ensino superior? Acho que é absurdo estares a tomar isso como garantido.

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » domingo set 28, 2008 12:34 pm

Count Raven Escreveu:
Esta sim, é a pergunta certa. A resposta é NENHUM! Nenhum aluno sai da faculdade preparado para exercer seja o que for, porque ainda tem de se integrar em termos práticos. A teórica que lá aprendes dentro são as bases, que são importantes, claro, mas que na vida real são deixadas um pouco para segundo plano em detrimento da prática.

tanta verdade, tanta verdade...
e nao sao criadas bases - aquando da passagem pelo ES - para que possamos, efectivamente, fazer algo de concreto e, mais importante...exacto e correcto
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo set 28, 2008 12:39 pm

SleepingGiAnT Escreveu:Count, estás a afirmar que um aluno que teve média inferior a 14 não consegue, por força do seu próprio mérito e trabalho, triunfar no ensino superior? Acho que é absurdo estares a tomar isso como garantido.

Não me fiz entender: o que eu disse é que um aluno do superior que acabe o curso com uma média inferior a 14 deveria pelo menos fazer provas de aptidão profissionais para verificar a sua eficiência no mundo profissional. Seguir a área que gostam e não a que escolhem apenas por conveniência também seria interessante, visto que nunca serão profissionais a 100%, porque não é nesta área que se destacam. Admito que é radical, mas falaram no facto de o país estar mal, e de sermos coitadinhos, e de montes de merdas mais. Eu não culpo o país por ele estar mal, mas sim certo tipo de pessoas que em nada colaboram para que ele esteja melhor.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » domingo set 28, 2008 12:40 pm

Count Raven Escreveu:
SleepingGiAnT Escreveu:Count, estás a afirmar que um aluno que teve média inferior a 14 não consegue, por força do seu próprio mérito e trabalho, triunfar no ensino superior? Acho que é absurdo estares a tomar isso como garantido.

Não me fiz entender: o que eu disse é que um aluno do superior que acabe o curso com uma média inferior a 14 deveria pelo menos fazer provas de aptidão profissionais para verificar a sua eficiência no mundo profissional. Seguir a área que gostam e não a que escolhem apenas por conveniência também seria interessante, visto que nunca serão profissionais a 100%, porque não é nesta área que se destacam. Admito que é radical, mas falaram no facto de o país estar mal, e de sermos coitadinhos, e de montes de merdas mais. Eu não culpo o país por ele estar mal, mas sim certo tipo de pessoas que em nada colaboram para que ele esteja melhor.

Ah, isso é outra coisa. Foi uma interpretação errada. Sorry.

Kustu [RIP 2010/01/14]

Mensagempor Kustu [RIP 2010/01/14] » domingo set 28, 2008 1:44 pm

Man eu estou em engenharia mecânica, ali não há cá partidos nem afiliação política!

Alunos a pinarem com profs... só se forem gays...

Há disciplinas se resolveres 20 testes ficas a compreender a maneira de resolver os problemas, podes tirar boas notas, mas não percebes o porque dos problemas.

Eu comentei o facto de tu dizeres que os alunos com notas entre 10 e 14 não deveriam ter a licenciatura, mas porque carga de água?... o que eu queria dizer era qual a diferença entre um aluno de 13 e 12 com um de 14? basta teres 3 notas finais em cadeiras que valem bastantes créditos, f*de-te logo a média final.

Muitos desses alunos com médias altas não tem maturidade nenhuma, são pessoas que trabalham bastante, que se dedicam aos estudos, conheço uns quantos assim, são bastante infantis até, conheço malta com média de 10, 11 e 12 que são bons profissionais e que irão de certeza chegar longe.

Isso de cunhas nas faculdades pode haver, mas conheço só 2 ou 3 casos. portanto acho que não se pode generalizar.

Count Raven Escreveu:

Agora já te explicas-te melhor, mas mesmo assim não concordo muito, eu falo pela minha experiência, há disciplinas que gosto mais do que outras, posso considero a matéria mais interessante e relevante com o que eu pretendo do meu futuro profissional, dai ter melhores notas numas do que em outras, isso de provas de aptidão... nunca funciona a 100%, nem a 50%.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » domingo set 28, 2008 2:16 pm

Count Raven Escreveu:Pensemos assim: a universidade não ensina ou ajuda a pensar, apenas a saber o que já está pré-estabelecido.

isso pode ser verdade em muitas licenciaturas, mas penso que não é assim tão geral (de qualquer forma não me alongo pois é coisa que não posso dizer x ou y com certeza)... o que eu consegui tirar do meu curso de engenharia foi a habilidade de raciocínio, aprender certos rudimentos básicos da área técnica em que me especializei e de aprender coisas com facilidade. acredito que sem essa formação não teria a capacidade de me adaptar aos meus problemas de trabalho.

O que se aprende na faculdade é mesmo muito pouco - ganha-se é uma boa capacidade de aprendizagem e raciocínio... e isso é o que é necessário quando se está a trabalhar... pois também ninguém espera que um tipo no primeiro dia resolva ou saiba tudo! e penso que isto é verdade para os vários tipos de licenciatura!

PS: tipicamente os alunos de médias altas ficam nas faculdades a fazer investigação... os alunos de médias baixas vão trabalhar...
god's business, witchfinding!

_elisabeth_
Registado: segunda jan 16, 2006 11:58 pm
Contacto:

Mensagempor _elisabeth_ » domingo set 28, 2008 2:47 pm

Finalista do Curso de Design de Moda, CITEX
não é uma faculdade, nem quando acabar o curso fico com o dito "canudo", como costumo dizer ironicamente "gostei tanto do secundario, que o estou a fazer novamente", ja que é obrigatório ter o 12o ano para lá se entrar.
Ali não contam médias para entrar, mas sim portfolios e uma entrevista. Entre (no meu ano foram cerca de 160 candidaturas se nao me engano) escolhem no maximo 19 pessoas, durante os 3 anos de curso as turmas ficam reduzidas,(normalmente as turmas de 3o ano tem no maximo 8/ 9 alunos), devido ao rigor e a carga de trabalho existentes no curso.

Horario "fixo" das 9h00 as 17h00
Numero de Horas de faltas corresponde a 10% da carga horaria total.(este ano temos qualquer coisa como 80 horas de limite de faltas justificadas mais 80 de injustificadas)
As faltas contam-se aos minutos, por exemplo quem chegar as 9h15 tem falta de 15 minutos, quem chegar as 9H30 tem 30 minutos de falta e por aí fora, quem aponta as horas a que chegas é o Formador.
Quem atingir o limite de faltas perde a cauçao de 300 euros e alem disso é "convidado" a sair, não podendo voltar-se a candidatar ao mesmo curso, no Citex.
Negativas ao fim dos semestres, so é permitida uma a qual tens de fazer exame se voltares a ter negativa, és expulso e nao podes voltar a candidatar ao msmo curso.
Ferias, um mes em Agosto, o ano lectivo dura de Janeiro a Janeiro com intervalo em Agosto.
Prazos de entregas apertadissimos.
70% das disciplinas sao bem mais tecnicas contendo sempre a teoria necessaria.
So existe uma turma por cada ano.

acho que não me esqueci de nada...

Ah.. ali não "dão" notas, se tens é porque trabalhaste para a ter.

O CITEX, é reconhecido a nivel nacional e internacional como a melhor escola da area em Portugal.
The right can never die, if a man still remembers him. Words are not forgotten, if a voice pronounce them clearly, The Code always shines, if a heart preserves it brightly....

The Old Code

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo set 28, 2008 3:07 pm

Count Raven Escreveu:

Em Portugal, terminar o curso no ensino superior é, supostamente, uma linha que implica que o aluno está minimamente habilitado a prosseguir para a fase seguinte: o mercado de trabalho, estágio profissionalizante, etc. Um aluno que não está habilitado não devia de acabar o curso. Se um aluno que termina o curso com média de 10,0 não está habilitado a passar para a fase seguinte, então o currículo do curso está mal formulado e/ou a avaliação é defeituosa.

O facto de teres pessoas que acabam o curso e, contudo, se revelam profissionais incompetentes resulta de a) a avaliação objectiva e quantificável a que são submetidos no ensino superior não conseguir avaliar eficazmente a sua aptidão profissional e b) essa avaliação ser, nalguns casos, defeituosa.
Adicionares mais uma etapa do mesmo tipo de avaliação para aqueles que não atingiram um determinado limiar é redundante, inútil e arbitrário.
A única solução é corrigir os defeitos na avaliação quando existam e de resto, é atirá-los para o mercado de trabalho e ver se se aguentam.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo set 28, 2008 4:28 pm

raxx7 Escreveu:é atirá-los para o mercado de trabalho e ver se se aguentam.

Aqui é que está: claro que aguentam! Mas quanto tempo aguentará Portugal?

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » domingo set 28, 2008 4:46 pm

Count Raven Escreveu:
raxx7 Escreveu:é atirá-los para o mercado de trabalho e ver se se aguentam.

Aqui é que está: claro que aguentam! Mas quanto tempo aguentará Portugal?

Isso já é um problema do mercado de trabalho que tem de ser resolvido alterando as mentalidades de quem gere, as leis laborais, as regras de promoção na administração pública, etc.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante