Os novos surdos [artigo de opinião]

Dico
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda fev 02, 2004 1:41 pm

Re: Os novos surdos [artigo de opinião]

Mensagempor Dico » quarta ago 27, 2008 3:26 pm

Vooder Escreveu: Só uma pergunta?
«1 -Nunca se posicione nas primeiras filas de um espectáculo ao vivo ou perto do sistema de som de um espaço lúdico»
Se toda a gente seguir esta regra, o que acontece? As primeiras filas deixam de existir? As segundas filas transformam-se em primeiras e por isso também não ponde estar ninguém nas segundas ? :? :o

São apenas conselhos práticos q desde sempre, instintivamente, segui. Limito-me a fazer aquilo de que gosto, que é escrever sobre aquilo que gosto: música. Se as pessoas se revierem naquilo q escrevo tubo bem, caso contrário tudo bem também. Gosto de lançar o debate sobre coisas que considero importantes, acho importante falar sobre as coisas, principalmente se são coisas de quase ninguém fala. A partir daí cada um faz o q quer e, como deves imaginar, marimbo-me para o caso.

Dico

Mensagempor Dico » quarta ago 27, 2008 3:27 pm

UnderØath Escreveu:oh dico, sinceramente e com todo o respeito pela tua prosa, quero e que isso tudo se lixe!

Essa é a tua opinião e como qualqeur outra é válida. cada um faz o q quer.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quarta ago 27, 2008 3:29 pm

Dico Escreveu:
UnderØath Escreveu:oh dico, sinceramente e com todo o respeito pela tua prosa, quero e que isso tudo se lixe!

Essa é a tua opinião e como qualqeur outra é válida. cada um faz o q quer.

calma boss, nao descontextualizes a minha afirmacao... expliquei as minhas razoes depois. pq tenho um gosto especial pelo zumbido que ganho nos concertos.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta ago 27, 2008 3:32 pm

xiii, caramba que hoje o ppl está mal humorado.

Li com muita atenção o teu post, como sempre aliás.

Zelo
Registado: quarta abr 30, 2008 12:26 am

Mensagempor Zelo » quarta ago 27, 2008 3:37 pm

Já tive de ir umas quantas vezes ao otorrino por esses "zumbidos" constantes e perdas de audição (os chamados acufenos). Tive que fazer uma TAC para ver se tinha problemas internos e ainda fiz exames a nivel externos, os resultados não mostraram nada. O que é que a medica diz? "Ah, isso deve ser apenas as células do caracol que estão desgastadas". Nada de comprimidos, nada de nada, apenas um "evite sítios com ruído"

Aconselho vivamente os tampões nos ouvidos, já ando com esta merda nos ouvidos há mais de um ano e não passa por nada.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quarta ago 27, 2008 3:38 pm

UnderØath Escreveu:
Venøm Escreveu:

ir a um gig e nao chegar a casa com o zumbido nos ouvidos só significa 1 coisa, que o gig foi 1 merda e nem me deu pica para ir la para a frente curtir!

Quando fores velho e já não puderes ir a concertos porque o reumático não aguenta ou porque o coração não aguenta, aposto que vais adorar que as pessoas falem para ti em FULL CAPS LOCK! ESTÁ A OUVIR?! e tu *peeeeeeeee* HÃem!?"

nessa altura, vou pensar assim "ksafoda" , pelo menos nao fiquei em casa com decibelofobia aguda.
Isso dava outra discussão , ali mais no topico do arriscar. Não sou um "ganda maluco" e até me considero bastante moderado, mas dai a sucumbir a todas estas novas "preocupações" que vão surgindo vai uma grande distancia. Talvez seja a minha veia oldschool ou a minha veia de parvo, nao sei...o que sei é que enquanto sou novo vou continuar a fazer tudo o que me dá prazer, depois qdo for velho logo me preocupo...

oh Ordos, se tiveres encostado as colunas, mesmo que o som nao esteja alto, duvido que saias de la sem o zumbido nos ouvidos.

até percebo que quem trabalhe no meio, se deva precaver, mas para um simples fã que vai a um concerto por semana ( exemplo) será mesmo necessario tanto cuidado?

hehehe :cheers:

Por acaso também nunca me ocorreu usar tampões nem nada, já fui a bastantes concertos e nunca saí de lá com o piiiiiii, evito sempre estar de ouvidos virados para as colunas quanto ao estar lá à frente não há crise se se estiver no meio das 2 colunas, o que me incomoda mais do que os ouvidos lixados são aqueles flashzinhos brancos intermitentes, isso era dispensável, é mesmo "Epilepticos! Eu sei que estão aí!, manifestem-se!", não sofro disso, mas dasse, incomoda, podia ser uma luzinha mais soft parece que querem torrar vampiros com aquilo...

Dico

Mensagempor Dico » quarta ago 27, 2008 3:41 pm

UnderØath Escreveu: nessa altura, vou pensar assim "ksafoda" , pelo menos nao fiquei em casa com decibelofobia aguda. Isso dava outra discussão , ali mais no topico do arriscar. Não sou um "ganda maluco" e até me considero bastante moderado, mas dai a sucumbir a todas estas novas "preocupações" que vão surgindo vai uma grande distancia. Talvez seja a minha veia oldschool ou a minha veia de parvo, nao sei...o que sei é que enquanto sou novo vou continuar a fazer tudo o que me dá prazer, depois qdo for velho logo me preocupo...

oh Ordos, se tiveres encostado as colunas, mesmo que o som nao esteja alto, duvido que saias de la sem o zumbido nos ouvidos.

até percebo que quem trabalhe no meio, se deva precaver, mas para um simples fã que vai a um concerto por semana ( exemplo) será mesmo necessario tanto cuidado?

A minha opinião já está expressa no artigo. A partir daí, cada um faz o que quer.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » quarta ago 27, 2008 3:55 pm

Por acaso...
os dispensadores de tampões re-utilizáveis não são obscenamente caros. Deviam de vender ou mesmo dar nos concertos.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » quarta ago 27, 2008 4:28 pm

Comparar 120 decibeis numa dicoteca para ai com 100 ou 150 metros quadrados e totalmente fechada,e 120 decibeis num concerto ao ar livre... :roll:
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta ago 27, 2008 4:29 pm

Evil Zelo Escreveu:Já tive de ir umas quantas vezes ao otorrino por esses "zumbidos" constantes e perdas de audição (os chamados acufenos). Tive que fazer uma TAC para ver se tinha problemas internos e ainda fiz exames a nivel externos, os resultados não mostraram nada. O que é que a medica diz? "Ah, isso deve ser apenas as células do caracol que estão desgastadas". Nada de comprimidos, nada de nada, apenas um "evite sítios com ruído"

Aconselho vivamente os tampões nos ouvidos, já ando com esta merda nos ouvidos há mais de um ano e não passa por nada.

A verdade é que a medicina convencional não pode mesmo fazer nada em relação a isso se não houver evidência de problemas estruturais. O mais normal é prescreverem vasodilatadores que, também normalmente, têm pouco sucesso.

Eu comecei a sofrer desse mal quando comecei a afinar o baixo com a orelha encostada ao corpo do mesmo. Vi o Kristoffer Gildenlöw a fazer isso ao vivo, experimentei e pensei "epá, isto é mesmo bom", mas pronto era novo e sabia ainda menos do que sei hoje e por isso nunca previ que passado pouco tempo começasse a ouvir um "niiiiiiiiiiiiiii" contínuo.
Acabei por diminuir bastante o problema quando tratei com Medicina Chinesa um outro problema que, para a dita Medicina, pode ter como origem o mesmo que causa os acufenos. Como foi pouco específico para o caso, só reduzi (diria assim por alto) uns 70% o zumbido, mas um dia em que em casa de ferreiro o espeto não seja de pau, trato o problema como deve ser :)

Melo VLG
Participante
Registado: domingo ago 24, 2008 2:44 pm

Mensagempor Melo VLG » quarta ago 27, 2008 4:45 pm

Eddie The Head Escreveu:Comparar 120 decibeis numa dicoteca para ai com 100 ou 150 metros quadrados e totalmente fechada,e 120 decibeis num concerto ao ar livre... :roll:

Mas se tu tiveres mais à frente, perto das colunas, o espaço amplo não interessa! Isso é se gostas d ver os concertos de longe (o que.... não é... :? )

Dico

Mensagempor Dico » quarta ago 27, 2008 4:56 pm

Melo VLG Escreveu: Mas se tu tiveres mais à frente, perto das colunas, o espaço amplo não interessa! Isso é se gostas d ver os concertos de longe (o que.... não é... :? )

Ora bem!

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » quarta ago 27, 2008 6:36 pm

Eu já saí de concertos com um zumbido nos ouvidos. No entanto isso acaba por passar pouco tempo depois.
O meu problema era ouvir música nos headphones com o volume muito alto. Resultado: algumas dores de cabeça. Isso alertou-me para não continuar a fazer a mesma asneira e deixei simplesmente de utilizar os headphones.
No entanto, não resisto a ouvir música alta quando estou descontraída em casa.
This is a local shop for local people.

FUZZ
Registado: quinta out 11, 2007 6:46 pm

Mensagempor FUZZ » quarta ago 27, 2008 7:22 pm

Bom artigo, parabéns.

Isso das 18 horas de repouso sonoro é bem verdade, até porque muitas vezes em recintos fechados, nas raras vezes que saio com zumbidos sao essas mesmas 18 horas que tenho dores..

rmmlourenco
Participante
Registado: domingo nov 05, 2006 9:57 pm

Mensagempor rmmlourenco » quinta ago 28, 2008 10:34 am

Ppl, do que li nalguns posts de pessoal menos sensibilizado para este assunto, até me arrepiei!!!

Acerca do que por aqui se escreveu acerca de curtir a barulheira nos concertos e do zumbido passar no dia seguinte, só tenho uma coisa para vos dizer:

Vai haver um dia em que esse zumbido não vai passar! É I-N-E-V-I-T-Á-V-E-L para todos aqueles que não tomarem precauções, no sentido de protegerem a audição!!!

Eu próprio sofro do problema aqui debatido, e NUNCA fui do tipo de pessoa que andasse com os Headphones em níveis sonoros "para o vizinho ouvir". Tenho quase a certeza que este problema foi potenciado por um concerto de D.R.I. no antigo GARAGE, em que o som estava ANORMALMENTE alto, de tal forma que a dor era intensa...

Não venham com as tretas de que qdo forem velhinhos vão ouvir zumbidos e que vão lembrar-se do qto curtiram os concertos aos berros. Vão sim lembrar-se destas minhas palavras, qdo A CURTO PRAZO quiserem adormecer e se tornar difícil por estarem a ouvir um zumbido extremamente incómodo. AH! E esse não vai passar no dia seguinte, nem na próxima semana, mês, ano... Get the picture?! É irreversível.

Para terem um pequena ideia do que vos poderá vir a acontecer, num programa de edição de wav's criem um sample de 4.000Hz, oiçam-nos a título de curiosidade, por exemplo durante um minuto. Imaginem-se para o resto da vossa vida a ouvir esse som e depois relatem aqui se gostaram ou não. (Isto é mera retórica, pq eu já sei bem qual vai ser a resposta!)

Li há uns tempos atrás um relato do Kalú, baterista dos Xutos, acerca da problemática de estar exposto a elevadíssima pressão sonora POR OPÇÃO PRÓPRIA, até ao dia em que durante um concerto começou a sangrar do ouvido esquerdo. Ainda tentou altos tratamentos, tais como recurso a câmara hiperbárica e etc, mas já não houve recuperação possível para os danos verificados.

Um dos últimos concertos a que fui (Joe Satriani), o som estava tão anormalmente alto, que até com tampões me sentia incomodado!...

Vá lá! Os tampões são baratuxos, não incomodam nada qdo colocados. Vão concerteza evitar-vos muitos dissabores e gastos em otorrinos.

Considerem-se avisados!!!

\m/ (Oo) \m/

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante