Grimner Escreveu:
Aquilo que realmente é triste, é que tantos festivais e iniciativas, por motivos alheios à organização ou não, realmente dêem em novela.
A verdade é que NADA pode desculpar aquele primeiro dia. Louvar uma organização por no 2º dia fazer o mínimo indispensável que se exige de um festival (que se dêem todos os concertos minimamente a tempo e horas), é apenas testemunho das baixas expectativas que temos em relação aos festivais por cá. Se uma coisa decorre sem atrasos, ou cancelamentos, é logo o supra sumo da barbatana. Sinceramente, que o 2ºdia tenha corrido sem contratempos não é algo de louvar, mas sim algo de exigir, da mesma forma que numa loja de roupa o minimo que se deve exigir é que um par de calças não venham já descosidas, ou que a comida esteja no prazo de validade num restaurante. Do 1ºdia também, enquanto pagante, se devia exigir que corresse bem. E não correu.
E a verdade é que cada vez mais se vê exemplos de festivais bem organizados cá. SWR, Caos Emergente, GDL, são os mais gritantes, já não somos assim tão 3º mundistas e provincianos que organizar um festival da magnitude do Alliance seja assim tão fora das nossas possibilidades. Desta feita, nem o cartaz do festival, nem o recinto (que, má acústica ou não, até tinha condições), nem a grande afluência de público mereceram as más condições com que fomos brindados. Que a organização atire as culpas para cima de outros, é tomar-nos por otários. Até podia ser exclusivamente culpa dos Moonspell, e o Nandinho andar lá por trás nos bastidores com a sua capinha, um bigode falso e monóculo à vilão a cortar cabos, são os organizadores que são a cara pública do festival, é a eles que cabe, em público, assumir as responsabilidades daquilo que corre mal. Não quer dizer que nunca mais meta os pés num Alliance, mas exige-se da rganização que assuma as suas responsabilidades. Seja de quem for a culpa do que correu mal, do público que pagou (e assim viabilizou a iniciativa) é que não foi de certeza.
Da mesma forma que, saltando para as questões com os seguranças, cabe ao público assumir as responsabilidades daquilo que fazem. Eu estava, admitidamente com uma bebedeira de proporções épicas na 1ªnoite(razão pela qual não me queixo pessoalmente assim tanto do 1ºdia, tinha aminha propria festa privada na minha mente...), e não tive qualquer tipo de problemas nem qualquer desacato om os seguranças, aliás até deu para conversar descontraidamente sobre isso com alguns deles no dia seguinte. Andei lá à frente em Marduk, fui para o fosso em Marduk, e não fui empurrado, agredido, ou tratado mal por nenhum segurança em nenhuma altura. Agora, tambem vi gente a saltar para o Mosh com apenas uma fila entre eles e o fosso, e a fazer autenticos voos de catapulta, sem qualquer cuidado pela segurança de ninguém, muito menos a deles mesmos. São leis elementares da física, se uma pessoa é catapultada à altura de 2 metros pelo ar sem nada que lhe apare a queda, arrisca-se a uma má queda, e não creio que seja da competência dos seguranças passar a noite toda a servir de almofada humana para esses misseis de 70 a 80 kgs (estimativa media, as meninas que me desculpem), não creio que recebam plano médico para os danos à coluna, nem estão lá para que as pessoas se comportem como se os seus actos não tivessem consequências. Magoei-me em Barroselas, por exemplo,exclusivamente por estupidez minha, e de mais ninguém, e não vou atirar culpas por causa de um sobrolho aberto. Quem quiser saltar, que se certifique que haja quem esteja disposto a aparar um pouco a queda no crowd surfing, e tome o cuidado para quando cair no fosso, cair de pé. Entreajuda não falta para que não haja maleitas muito piores que as já esperadas nódoas negras.
Tens toda a razão. O unico aparte que faço, é que penso que ninguem elogiou ou louvou o Alliance. O que me fartei de dizer foi que se devia de dar o desconto pelo primeiro dia, que foi uma excepçao, como o segundo dia provou. E penso que futuras edições se encarregaram de demonstrar mais afincadamente. Toda a gente (em tudo na vida) tem o direito a errar, e o primeiro dia foi um erro tremendo., mas o segundo dia mostrou que essa não é a regra, esperemos que seja uma grande excepção. Ainda há bastante a melhorar, que há, mas esta foi a primeira edição. Futuras edições mostrarão (ou não) que o festival tem todas as condições para vingar. Até lá, guardemos as boas memórias deste, e daremos o desconto às más memórias. Sou o primeiro a criticar a nossa mentalidade de "coitadinhos" que os portugueses tão gostam de apregoar. Podemos, devemos, e fazemos coisas de grande qualidade. Mas lá porque queremos e merecemos o melhor, nada nasce do dia para a noite num nivel de excelencia. O Alliance foi ambicioso, é ambicioso, não foi excelente, mas não custa nada dar o desconto ao primeiro. Penso eu de que... Se queremos o melhor, é preciso tambem ter a paciencia de deixar as coisas crescerem. Isto sem deixar de ser critico. Mas ser critico não é deitar abaixo à primeira ocasião. É a minha opinião.