Alliance Fest 2008

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Alliance Fest 2008

Mensagempor Almah Perditae » segunda ago 18, 2008 5:15 pm

Grimner Escreveu:
Aquilo que realmente é triste, é que tantos festivais e iniciativas, por motivos alheios à organização ou não, realmente dêem em novela.

A verdade é que NADA pode desculpar aquele primeiro dia. Louvar uma organização por no 2º dia fazer o mínimo indispensável que se exige de um festival (que se dêem todos os concertos minimamente a tempo e horas), é apenas testemunho das baixas expectativas que temos em relação aos festivais por cá. Se uma coisa decorre sem atrasos, ou cancelamentos, é logo o supra sumo da barbatana. Sinceramente, que o 2ºdia tenha corrido sem contratempos não é algo de louvar, mas sim algo de exigir, da mesma forma que numa loja de roupa o minimo que se deve exigir é que um par de calças não venham já descosidas, ou que a comida esteja no prazo de validade num restaurante. Do 1ºdia também, enquanto pagante, se devia exigir que corresse bem. E não correu.

E a verdade é que cada vez mais se vê exemplos de festivais bem organizados cá. SWR, Caos Emergente, GDL, são os mais gritantes, já não somos assim tão 3º mundistas e provincianos que organizar um festival da magnitude do Alliance seja assim tão fora das nossas possibilidades. Desta feita, nem o cartaz do festival, nem o recinto (que, má acústica ou não, até tinha condições), nem a grande afluência de público mereceram as más condições com que fomos brindados. Que a organização atire as culpas para cima de outros, é tomar-nos por otários. Até podia ser exclusivamente culpa dos Moonspell, e o Nandinho andar lá por trás nos bastidores com a sua capinha, um bigode falso e monóculo à vilão a cortar cabos, são os organizadores que são a cara pública do festival, é a eles que cabe, em público, assumir as responsabilidades daquilo que corre mal. Não quer dizer que nunca mais meta os pés num Alliance, mas exige-se da rganização que assuma as suas responsabilidades. Seja de quem for a culpa do que correu mal, do público que pagou (e assim viabilizou a iniciativa) é que não foi de certeza.

Da mesma forma que, saltando para as questões com os seguranças, cabe ao público assumir as responsabilidades daquilo que fazem. Eu estava, admitidamente com uma bebedeira de proporções épicas na 1ªnoite(razão pela qual não me queixo pessoalmente assim tanto do 1ºdia, tinha aminha propria festa privada na minha mente...:D), e não tive qualquer tipo de problemas nem qualquer desacato om os seguranças, aliás até deu para conversar descontraidamente sobre isso com alguns deles no dia seguinte. Andei lá à frente em Marduk, fui para o fosso em Marduk, e não fui empurrado, agredido, ou tratado mal por nenhum segurança em nenhuma altura. Agora, tambem vi gente a saltar para o Mosh com apenas uma fila entre eles e o fosso, e a fazer autenticos voos de catapulta, sem qualquer cuidado pela segurança de ninguém, muito menos a deles mesmos. São leis elementares da física, se uma pessoa é catapultada à altura de 2 metros pelo ar sem nada que lhe apare a queda, arrisca-se a uma má queda, e não creio que seja da competência dos seguranças passar a noite toda a servir de almofada humana para esses misseis de 70 a 80 kgs (estimativa media, as meninas que me desculpem), não creio que recebam plano médico para os danos à coluna, nem estão lá para que as pessoas se comportem como se os seus actos não tivessem consequências. Magoei-me em Barroselas, por exemplo,exclusivamente por estupidez minha, e de mais ninguém, e não vou atirar culpas por causa de um sobrolho aberto. Quem quiser saltar, que se certifique que haja quem esteja disposto a aparar um pouco a queda no crowd surfing, e tome o cuidado para quando cair no fosso, cair de pé. Entreajuda não falta para que não haja maleitas muito piores que as já esperadas nódoas negras.

Tens toda a razão. O unico aparte que faço, é que penso que ninguem elogiou ou louvou o Alliance. O que me fartei de dizer foi que se devia de dar o desconto pelo primeiro dia, que foi uma excepçao, como o segundo dia provou. E penso que futuras edições se encarregaram de demonstrar mais afincadamente. Toda a gente (em tudo na vida) tem o direito a errar, e o primeiro dia foi um erro tremendo., mas o segundo dia mostrou que essa não é a regra, esperemos que seja uma grande excepção. Ainda há bastante a melhorar, que há, mas esta foi a primeira edição. Futuras edições mostrarão (ou não) que o festival tem todas as condições para vingar. Até lá, guardemos as boas memórias deste, e daremos o desconto às más memórias. Sou o primeiro a criticar a nossa mentalidade de "coitadinhos" que os portugueses tão gostam de apregoar. Podemos, devemos, e fazemos coisas de grande qualidade. Mas lá porque queremos e merecemos o melhor, nada nasce do dia para a noite num nivel de excelencia. O Alliance foi ambicioso, é ambicioso, não foi excelente, mas não custa nada dar o desconto ao primeiro. Penso eu de que... Se queremos o melhor, é preciso tambem ter a paciencia de deixar as coisas crescerem. Isto sem deixar de ser critico. Mas ser critico não é deitar abaixo à primeira ocasião. É a minha opinião.
Imagem

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » segunda ago 18, 2008 7:01 pm

Continuando nas apreciações do festival, torno a repetir o que disse anteriormente: o que me interessam são os concertos, e não quem organiza ou deixa de organizar. É claro que isso influencia sempre a qualidade do concerto e a performance das bandas, mas ainda assim, estive lá, diverti-me, vi as bandas que gosto (ainda que duas delas tenham durado só 20min...), conheci pessoal novo, encontrei velhos amigos... não é isso que interessa num festival, a diversão e a distracção? Se fosse um festival gastronómico até me incomodava mais com a qualidade da comida, e se fosse um festival que durasse meia dúzia de dias incomodava-me com a falta de alojamento, mas de resto...
- O que é que se faz nas piscinas?
- Nada...

WormGirl
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: terça jun 03, 2008 5:02 pm

Mensagempor WormGirl » terça ago 19, 2008 5:14 pm

Não fui ao Alliance Fest e não sei de devo dizer felizmente ou infelizmente.
As bandas que gostava realmente ter assistido seria Finntroll, Exodus, Arch Enemy, Marduk e Anathema.
Moonspell apesar de ser outra banda que admiro bastante e oiço imensas vezes, não seria aquela que iria a correr para ouvir neste momento. Ouvi-os no RiR e era suposto ter ido vê-los em Loures, mas digamos que fiquei algum tempo longe da zona Lisboeta (neste caso digo, infelizmente)...

Mas hão de vir outros concertos e cá estarei eu para curtiiiiiiiir :headbanger:
Oh, bring it on!
They can make worms in your tummy. Worms in your tummy.

Caxias
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo jan 06, 2008 8:32 pm
Contacto:

Mensagempor Caxias » terça ago 19, 2008 9:14 pm

eu tirei fotos do alliance com a maquina x...on topic..tou a falar da maquina com que fiz o meu trabalho :awesome:

mas, agr que parei de jogar fm durante uns minutos tive tempo de tirar o resto dos videos para por no you tube... ca estão eles

3 Inches of Blood

Exodus (12 mins, ve se a wall of death, filmada das bancadas)

Em BREVE (ja adicionei mas ainda n aparece )

Finntroll

Moonspell

BlackSunRise (Wall of death tb se ve)

We Are The Damned

Arch Enemy (Dead Eyes See No Future completa, este ja tinha sido postado..mas já agora...)

De marduk n tenho , pq tive a curtir o concerto..era a banda que mais queria ver.

PS: vejam em high quality é muito mais bonito :)
Última edição por Caxias em quarta ago 20, 2008 12:22 pm, editado 1 vez no total.

Crucifixxx
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta jan 17, 2008 4:44 pm

Mensagempor Crucifixxx » terça ago 19, 2008 10:12 pm

Bons videos,dá para ter uma ideia do ambiente que se viveu a quem não foi.

Pelos poucos comentários quer li(desculpem mas não tive paciência para ler os testamentos),parece que o evento teve alguns percalços,mas no entanto a tentativa de realização de um mini-Metalmania pelos vistos resultou.
Só acho que pelo preço a que os bilhetes foram vendidos,o local do evento deveria ser "um bocadinho melhor"(acusticamente tratado).
Não acredito que a PA e especialmente a Frontline não tenham mais "imaginação" e cache para arranjarem um sitio melhor para realizarem um evento "que pretende vir a ser o melhor festival de metal"(e sitios melhores em Lx e arredores não faltam) do que um pavilhão polidesportivo.

PauloTav
Participante Inspirado(a)
Registado: sábado mar 29, 2008 1:07 am

Mensagempor PauloTav » quarta ago 20, 2008 10:41 am

Bom dia pessoal,

Fotos do dia 2 em:

http://flickr.com/photos/paulotav

;)

Abyssos
Registado: domingo abr 27, 2008 10:57 pm

Mensagempor Abyssos » quarta ago 20, 2008 5:58 pm

FINNTROLL :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(

Reflections
Participante
Registado: domingo mai 27, 2007 12:17 pm

Mensagempor Reflections » quinta ago 21, 2008 12:22 pm

Crucifixxx tás a falar a termos do que quando dizes que se devia procurar um sitio melhor?

skepticwalker
Metálico(a)
Registado: terça mar 27, 2007 7:00 am
Contacto:

Mensagempor skepticwalker » quinta ago 21, 2008 7:02 pm

Aqui foca o comunicado dos Moonspell sobre o Festival:
Última edição por Grimner em sexta ago 22, 2008 11:55 am, editado 1 vez no total.
Razão: Um bom exemplo das vantagens de ler um tópico a fndo antes de postarem. Este comunicado já se encontra aqui publicado e já foi aqui discutido.
Life is improvisation. Improvisation is life....Ces't la vie!

Os cães curtem Sunn O))), não sabias?

Crucifixxx
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta jan 17, 2008 4:44 pm

Mensagempor Crucifixxx » quinta ago 21, 2008 9:48 pm

Reflections Escreveu:Crucifixxx tás a falar a termos do que quando dizes que se devia procurar um sitio melhor?

Como referi no post anterior,estava a falar em termos acusticos.
Uma sala de espectáculos adequada a um evento desta suposta envergadura,como um Coliseu,um pavilhão Atlântico,etc,etc.
Apenas digo isto,porque pelo preço a que os bilhetes foram vendidos(30e/dia,salvo erro),é de se exigir bastante qualidade em todos os aspectos do evento,a começar se a sala tem condições técnicas para acolher um certo tipo de evento.
Como tu de certo sabes,uma coisa é realizar um festival de reggae/campeonatos de kick-boxe,outra coisa é realizar-se um festival de Metal,onde as exigências técnicas são completamente diferentes.obviamente ninguém liga a isso,mas quem produz o evento supostamente tem de pensar em todos os pormenores(a beleza de se organizar um evento não é só ganhar dinheiro).
Se tiveste a oportunidade de assistir ao concerto de NOFX nesse mesmo pavilhão,de certeza viste as dificuldades que os técnicos deles tiveram para conseguirem tirar boa qualidade de som nesse dia.
No entanto é de fácil comprensão o porquê das promotoras terem selecionado o pav. de carcavelos para a realização do evento,fácil acesso e as pousadas e etc...nada a apontar nesse aspecto.
Mas isto é apenas a minha opinião,que dou bastante valor ao factor preço/qualidade dos eventos.Se alguma vez tiveste a oportunidade de assistir ao Inferno Festival ou ao Metalmania,de certo saberás que nesses eventos não há nada a apontar,eles "simplesmente" planeam tudo até ao mais infimo pormenor,inclusivé a quantidade de rolos de papel higiénico que serão necessários durante a realização do evento,resumindo,o dinheiro do bilhete é bem gasto.

:cheers:

skepticwalker
Metálico(a)
Registado: terça mar 27, 2007 7:00 am
Contacto:

Mensagempor skepticwalker » sexta ago 22, 2008 4:34 am

Por acaso comentei isso com um amigo no 2º dia. Acho que a escolha tem o seu sentido. Se fosse numa qualquer sala de medias/grandes dimensões em Lx (coliseu, campo pequeno, pavilhão atlântico) provavelmente o preço do bilhete não seria de certeza os tais 30 euros por dia. Mas acho que era um risco que a organização quis correr, e a meu ver até se deram bem com a opção (refiro-me apenas à opção do local em quanto espaço fechado). Eu desconhecia o lugar mas achei a zona bastante pacata, calma até demais, e sem grandes stress's para movimentar o pessoal. Eu e todo o pessoal que estava comigo teve sempre bastante liberdade até para ir e sair do pavilhão quando bem apetecesse, sem stress algum. Nesse aspecto conseguiriam controlar e bem afluência de público, e isso viu-se especialmente no 2º dia. Falo por mim claro, poderá ter havido pessoal que tenha tido mais stress's mas isso não reparei. Nesse ponto a organização esteve bem, tem que se dizer. :) Os concertos do 2º dia estiveram bastante bons, especialmente Marduk, Anathema (aquela cover de pink floyd foi um bom momento assim como as deambulações do daniel na guitarra ). Arch Enemy são para mim nesse momento candidatos a banda mais poser que já tenha visto ao longo da minha vida. Mas até nisso são bons...E aqueles aos riffs ao vivo ganham uma força que me arrepiava por momentos. Pena alguns momentos mortos, e o facto de não terem tocado nada mais antigo, do tempo do burning bridges. Queria ouvir como as musicas soariam com a Angela em comparação com o antigo vocalista e ainda por cima ao vivo. É o meu álbum favorito deles. O primeiro dia valeu apenas pelo concerto de Exodus. O resto foi paisagem para mim.
Life is improvisation. Improvisation is life....Ces't la vie!

Os cães curtem Sunn O))), não sabias?

JustOneFix
Participante
Registado: terça jun 17, 2008 1:08 pm

Mensagempor JustOneFix » sexta ago 22, 2008 9:23 am

Almah Perditae Escreveu:Ah... e quanto a Moonspell... Eu gosto, mas realmente o pessoal começa a ganhar-lhes um pó inexplicavel... De qualquer dos modos, aquilo que escrevi foi meio a brincar, meio provocação aos que refilam com eles, eu já vi Moon n e n vezes (já perdi a conta, mas é a banda que mais vi ao vivo, embora confesse, a maioria "sem querer" lol) mas gosto sempre de os ver... Digam o que disserem eles são um marco, não só no metal nacional, e são excelentes ao vivo. E só por um pequeno pormenor, aquando daquele mail, quando disseram que em tantos anos de carreira, os Moonspell nunca estragaram nenhum evento por vedetismo, pessoalmente gostaria de relembrar que há uns anos (não sei quando) num Vilar de Mouros, estive eu (e muitos outros)que tempos a apanhar com as miticas melgas de fim de tarde para ver Moonspell quando apareceu nos ecrans um aviso que Moonspell tinha cancelado a sua actuação. Justificação? Não aceitaram tocar de dia. Queriam tocar de noite, e como o braço de ferro não correu bem para o seu lado, cancelaram à ultima da hora a actuação. Sem nenhum desprimor para eles (é perigoso neste forum falar sequer em Moonspell), mas isso passou-se, se foi essa a verdadeira razão não sei, mas foi isso que depois se falou.

Já deu para perceber que está na moda bater em Moonspell... td bem. Se o pessoal conhecesse o vedetismo de outras bandas, talvez ficasse calado, mas ok.
Relativamente à referida cena de Vilar de Mouros, na época eu estava em backstage e o que aconteceu foi muito simples: Os Moonspell estavam escalados para tocar de noite e esta ia ser a segunda oportunidade da banda, em Portugal, para actuar frente a um público diversificado. O management da altura estava a desenvolver um esforço para a promoção, merecida, da banda e quebrar a barreira natural que há/havia entre Metal e outros géneros. Já durante a tarde e com o festival a correr - nessa altura já os músicos tinham ido para o hotel após fazerem som - surge a "imposição" de eles tocarem de dia para que uma banda americana (ou mexicana, já não me lembro) que pertencia a uma multinacional, pudesse tocar de noite e assim fosse filmada pelas TVs e vista por aqueles jornalistas que vão aos festivais e cobrem 2/3 bandas incluindo as sugeridas pelas editoras - Acredita que em Vilar de Mouros e Paredes de Coura vi muito disso - como é natural os Moonspell mantiveram a posição estabelecida por contracto e assim acabaram por não tocar. A dita banda tocou à noite e dela nunca mais ouvi falar. Foi isto que aconteceu. Se fosse músico ou agente de uma banda teria feito o mesmo, quanto a ti não sei...

Reflections
Participante
Registado: domingo mai 27, 2007 12:17 pm

Mensagempor Reflections » sexta ago 22, 2008 10:43 am

sim, existem alguns aspectos em relação a acústica que são um pouco dificeis de contornar, no entanto em anathema e arch enemy teve um bom bastante bom. Como já havia referido, foi o primeiro festival do genero nestas instalações e acho que apesar de tudo, a nível de infraestruturas o saldo foi bastante bom, o que teve de negativo pro ano não se repetirá de certeza

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sexta ago 22, 2008 12:30 pm

Crucifixxx Escreveu:
Reflections Escreveu:Crucifixxx tás a falar a termos do que quando dizes que se devia procurar um sitio melhor?

Como referi no post anterior,estava a falar em termos acusticos.
Uma sala de espectáculos adequada a um evento desta suposta envergadura,como um Coliseu,um pavilhão Atlântico,etc,etc.
Apenas digo isto,porque pelo preço a que os bilhetes foram vendidos(30e/dia,salvo erro),é de se exigir bastante qualidade em todos os aspectos do evento,a começar se a sala tem condições técnicas para acolher um certo tipo de evento.
Como tu de certo sabes,uma coisa é realizar um festival de reggae/campeonatos de kick-boxe,outra coisa é realizar-se um festival de Metal,onde as exigências técnicas são completamente diferentes.obviamente ninguém liga a isso,mas quem produz o evento supostamente tem de pensar em todos os pormenores(a beleza de se organizar um evento não é só ganhar dinheiro).
Se tiveste a oportunidade de assistir ao concerto de NOFX nesse mesmo pavilhão,de certeza viste as dificuldades que os técnicos deles tiveram para conseguirem tirar boa qualidade de som nesse dia.
No entanto é de fácil comprensão o porquê das promotoras terem selecionado o pav. de carcavelos para a realização do evento,fácil acesso e as pousadas e etc...nada a apontar nesse aspecto.
Mas isto é apenas a minha opinião,que dou bastante valor ao factor preço/qualidade dos eventos.Se alguma vez tiveste a oportunidade de assistir ao Inferno Festival ou ao Metalmania,de certo saberás que nesses eventos não há nada a apontar,eles "simplesmente" planeam tudo até ao mais infimo pormenor,inclusivé a quantidade de rolos de papel higiénico que serão necessários durante a realização do evento,resumindo,o dinheiro do bilhete é bem gasto.

:cheers:

Um pavilhão atlântico seria completamente irrealista em termos de tamanho. Uma sala que leva à vontade umas 20.000 pessoas não é para um evento desta envergadura. A afluencia que se verificou, e que foi, para todos os efeitos bastante boa, teria parecido completamente insignificante num pavilhão feito para levar 10 vezes mais publico. É o mesmo "erro" que às vezes se vê na sala de corroios em que eventos que normalmente e pela sua natureza atraem uma afluencia de algumas centenas se desenrolam numa sala com dimensões para muito mais gente.

O coliseu é uma boa sala, talvez a melhor de toda a zona centro, mas de novo, realisticamente, só o preço do aluguer da sala deve estarmuitas vezes acima do orçamento das organizações.

E para nos queixarmos da acústica, dificilmente poderia considerar o Pav. Atlântico como exemplo e uma sala com uma boa sonoridade.

Quanto a bater no ceguinho dos Moonspell, quantomuito, e na pior das hipóteses diria, sem qualquer crítica à banda, que especialmente este ano estamos a ser sujeitos a uma sobreexposição brutal. Não fiz qualquer esforço para os ver especificamente, e no entanto, num espaço de pouco mais de dois meses, vi dois concertos deles, e perdi outros tantos, em Lisboa e arredores nesse meio tempo. Na minha opinião, no que ao Alliance concerne, ou Exodus ou Finntroll deveriam ter sido os cabeças de cartaz do festival na primeira noite, mas essa decisão é da exclusiva responsabilidade dos organizadores, e não dos próprios Moonspell (mesmo que, eventualmente, e hipoteticamente, tivessem sido os Moonspell a exigir o estatuto de cabeças de cartaz -o que duvido-, a organização teria todo o direito de lhes negar essa exigência).
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Mike
Registado: terça ago 07, 2007 2:40 pm

Mensagempor Mike » sexta ago 22, 2008 1:38 pm

Dei uma vista de olhos neste tópico que realmente é muito extenso só para tentar perceber o comunicado da empresa organizadora e dos Moonspell…mas de facto não tive paciência, parece-me que de um modo geral a organização foi má…parece unânime entre os poucos comentários que vi. No entanto o que mais me chamou a atenção foi ler que foram atirados copos de cerveja aos Moonspell durante a sua actuação!
De facto é triste de vêr ao ponto que a nossa “cena” chegou, a única banda que de facto construiu uma carreira fora do nosso pequeno mercado, ser agredida em palco em pleno solo nacional…isto é mau…muito mau…independentemente de se gostar ou não tem que haver respeito pelos músicos e pela parte do publico que pagou para ver aquela banda e neste caso nem está em causa a nacionalidade da banda…mas no caso de Moonspell é triste que alguns energúmenos, muitos deles sem idade para realmente perceber a importância histórica desta banda e muitos deles certamente até à pouco tempo andavam a ouvir os seus Korns, Slipknots e nu-metalices do género e que após 1,2 ou 3 anos e certamente após 1 milhão de gigas descarregados decidem que os “trues” são eles. Para esses eu digo, saltem depressa para a próxima moda que não fazem cá falta nenhuma!! Para o clube da dor de cotovelo só posso dizer que a inveja é muito feia…os conseguem…outros não…aprendam a viver com isso, os Moonspell não são a razão dos vossos insucessos!
Quero só dizer que os Moonspell nem sequer são a minha banda favorita, mas acho que para o pessoal de uma certa idade é impossível não terem sentido um grande orgulho quando saiu o mcd, depois o Wolfheart, mais tarde o Irreligious, pq para alem de serem grandes álbuns foram uma pedrada no charco, depois acho que nunca atingiram o mesmo fulgor mas isso não invalida que tenham construído uma carreira brilhante e que devam ser respeitados, digo mais, muitos frustrados deviam olhar para eles e tentarem seguir o seu exemplo, pq o que eles conseguiram foi certamente à custa de muito esforço e não de passar o tempo a mandar bitaites na internet.
Repito estas bocas são para quem fez aquelas tristes figuras, acredito que grande parte do pessoal ainda tem o mínimo de civismo.

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes