Depressão - O que é realmente e como se combate?
- Maldesoada
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quinta out 18, 2007 11:37 am
- Contacto:
Re: Depressão - O que é realmente e como se combate?
A minha irmã teve uma depressão lixada durante anos... e foi mesmo horrível. Já se passaram 10 anos e ela ainda anda deprimida. Mas o que eu acho, dependendo dos casos, a depressão pode ser superada se tivermos apoio e compreensão de familiares e amigos, observação de um psicólogo/psiquiatra, mas sobretudo a força de vontade de combater essa depressão. É sempre algo complicado de se falar pois quem passa é quem sabe o que custa. Eu nunca tive, mas tive e ainda tenho uma coisa parecida à do Venom (desde os meus 13 até agora 18) e realmente é muito importante a compreensão das pessoas que nos são mais próximas. Mas como não tive lá grande apoio aprendi por mim mesma a superar as paranóias, aprendi a lidar com a falta de auto-estima, etc. Também não quero falar muito pois nunca passei por depressão e não quero estar aqui a dizer disparates.
- c[fal]
- Metálico(a) Inspirado(a)
- Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm
Maldesoada Escreveu:É sempre algo complicado de se falar pois quem passa é quem sabe o que custa. Eu nunca tive, mas tive e ainda tenho uma coisa parecida à do Venom (desde os meus 13 até agora 18) e realmente é muito importante a compreensão das pessoas que nos são mais próximas. Mas como não tive lá grande apoio aprendi por mim mesma a superar as paranóias, aprendi a lidar com a falta de auto-estima, etc.
Podes crer que é complicado... como ja disse, nunca passei por nenhuma, mas a mae da minha namorada ja passou por uma bastante má e ja rejeitou propostas de trabalho por ter necessidade de almoçar com os filhos, e por ter que ter tempo com eles, no entanto é uma mulher muito alegre e "toda maluca", mas uma cena destas deixa sempre marcas... eu também sempre tive problemas de auto-estima, ha dois anos e no ano passado foi o pior... tipo nao gosto de falar nisto, mas como aqui, em princípio, ninguem me conhece, não ha crise, mas digamos que o meu braço esquerdo ainda possui algumas marcas de guerra da minha falta de auto-estima, nao gostava de mim nem de ninguem, culpava-me por tudo... também aprendi a lidar com isso sozinho, e com a ajuda de dois amigos meus, a quem devo muito...
e quanto a dizer disparates, acho que se tivessemos para aqui a dizer as tipicas frases do género, "precisais é de trabalhar" " "isso é da boa vida", isso é que era dizer disparates... eu ando para aqui a escrever sobre isto, porque me custa e a cada post, é um peso que tiro de cima e é da maneira que posso ajudar alguem que esteja a passar pelo que eu passei a compreender a situação... todos deviam fazer o mesmo, acho eu...
cumps...
- Maldesoada
- Contacto:
c[fal] Escreveu:Podes crer que é complicado... como ja disse, nunca passei por nenhuma, mas a mae da minha namorada ja passou por uma bastante má e ja rejeitou propostas de trabalho por ter necessidade de almoçar com os filhos, e por ter que ter tempo com eles, no entanto é uma mulher muito alegre e "toda maluca", mas uma cena destas deixa sempre marcas... eu também sempre tive problemas de auto-estima, ha dois anos e no ano passado foi o pior... tipo nao gosto de falar nisto, mas como aqui, em princípio, ninguem me conhece, não ha crise, mas digamos que o meu braço esquerdo ainda possui algumas marcas de guerra da minha falta de auto-estima, nao gostava de mim nem de ninguem, culpava-me por tudo... também aprendi a lidar com isso sozinho, e com a ajuda de dois amigos meus, a quem devo muito...
e quanto a dizer disparates, acho que se tivessemos para aqui a dizer as tipicas frases do género, "precisais é de trabalhar" " "isso é da boa vida", isso é que era dizer disparates... eu ando para aqui a escrever sobre isto, porque me custa e a cada post, é um peso que tiro de cima e é da maneira que posso ajudar alguem que esteja a passar pelo que eu passei a compreender a situação... todos deviam fazer o mesmo, acho eu...
cumps...
Outra coisa, é que nas alturas mais 'ruins' o que nos ocorre para aliviar a dor psicológica é recorrer à auto-mutilação, o que é estúpido mas só quem passa por isso é que sabe (e realmente "alivia"). Vou ter para sempre essas marcas. Também nunca gostei de mim mas já aprendi a lidar mais ou menos com isso... criei uma espécie de "defesa", quando existe algo que me faz sentir muito mal, eu tento esquecer-me disso ou desse acontecimento, torno-me bastante fria, e na realidade ajuda. Pode parecer coisa de gente anormal mas ignoro simplesmente é como se não conseguisse sentir nada, nem alegria, nem dor...é estranho, mas é bom, da maneira que não faço asneiras lol...
Sorry o desabafo, mas é bom ver alguém que nos compreenda

- c[fal]
Maldesoada Escreveu:Outra coisa, é que nas alturas mais 'ruins' o que nos ocorre para aliviar a dor psicológica é recorrer à auto-mutilação, o que é estúpido mas só quem passa por isso é que sabe (e realmente "alivia"). Vou ter para sempre essas marcas. Também nunca gostei de mim mas já aprendi a lidar mais ou menos com isso... criei uma espécie de "defesa", quando existe algo que me faz sentir muito mal, eu tento esquecer-me disso ou desse acontecimento, torno-me bastante fria, e na realidade ajuda. Pode parecer coisa de gente anormal mas ignoro simplesmente é como se não conseguisse sentir nada, nem alegria, nem dor...é estranho, mas é bom, da maneira que não faço asneiras lol...
Sorry o desabafo, mas é bom ver alguém que nos compreenda
Sinceramente, acho que o que fazes, é o mais inteligente, gostava de conseguir fazer o mesmo... como consegues nao pensar no problema? pensas noutras coisas? tentas distrair-te a fazer outras coisas? ou simplesmente sentas-te a um canto sem pensar em nada? eu pergunto porque descarregar em jogos de pc com eu costumo fazer, nao deve ser o mais correcto...lol gostava de perceber como consegues atingir esse teu estado de defesa... o mais importante é nao fazer aquelas parvoices que fazia de cujas marcas tenho bastante vergonha... o que vale é que devido a eu ter um tom de pele bastante moreno e apanhar bastante sol, as mais superficiais desapareceram e as mais profundas não se notam muito...lol
obrigado
ps: estou contente por encontrar quem compreenda a minha posição em vez de dizer "tas é maluco, fazias o quê?!"
- Maldesoada
- Contacto:
Nem sei bem como faço isto mas é mesmo muito estranho porque não consigo sentir qualquer emoção
. Acho que foi com o passar dos anos, sempre tive pessoas a me jogarem abaixo, a dizer que era uma merda, e que não merecia nada, etc. E como me sentia tão mal, (ainda por cima na adolescência), comecei a pensar que aquilo não era a realidade, e para não me sentir mal não pensava nisso, tentava esquecer e passei a desprezar o que as pessoas diziam de mal sobre mim, mas isto com o passar do tempo... Os jogos na altura aliviavam um pouco, também jogava jogos com extrema violência lol, mas era só naqueles momentos que aliviava.. depois voltava tudo outra vez. O mais importante de tudo é sabermos de forma inteligente, criarmos uma espécie de refúgio, no qual nos podemos sentir melhor. Por exemplo eu sentia-me melhor a ouvir música (o Bob Marley ajudou-me bastante
, passear pelo campo sozinha a apreciar a natureza). O pior que se pode fazer é refugiar-se nas drogas ou no álcool, ou mesmo na auto-mutilação constante...(não o faças, pois só piora a situação). E com o passar dos anos, é do tipo, sei o que sou mas já nem me interessa para nada, já estou saturada, tudo é me indiferente e depois acabo por "esqueçer". Ainda por cima que este ano, tenho estado muito tempo sozinha, muito tempo sem ver a familia, lido com pessoas egoistas, estupidas e frias diariamente, aprendi também a desprezar isto tudo porque sei que a vida não é só isto. Nem sei explicar... mas a verdade é que consegui e já estou muito melhor agora, apesar de ainda nem ter auto-estima, de vez em quando tenho uma crisezinha mas passa.
Não sei, nestas alturas é muito importante ter amigos de verdade por perto, sai mais de casa, o tempo que tenhas livre ocupa fazendo o que mais gostas, distrai-te, tenta não pensar muito nisso, pensa que tudo vai melhorar, só se vive uma vez, por isso é aproveitá-la ao máximo.

Não sei, nestas alturas é muito importante ter amigos de verdade por perto, sai mais de casa, o tempo que tenhas livre ocupa fazendo o que mais gostas, distrai-te, tenta não pensar muito nisso, pensa que tudo vai melhorar, só se vive uma vez, por isso é aproveitá-la ao máximo.

- c[fal]
Maldesoada Escreveu:só se vive uma vez, por isso é aproveitá-la ao máximo.
I know that... diga-se de passagem que o meu lema desde o inicio deste ano de 2008 tem sido "Be happy or Die Trying"

off topic: vi o teu avatar num grupo de melodic death metal na last.fm, foste tu que criaste o grupo?
- Maldesoada
- Contacto:
c[fal] Escreveu:Maldesoada Escreveu:só se vive uma vez, por isso é aproveitá-la ao máximo.
I know that... diga-se de passagem que o meu lema desde o inicio deste ano de 2008 tem sido "Be happy or Die Trying"... e digamos que tem resultado, tenho, no geral, sido mais feliz, tirando uma crise que tive mas que ja passou... se todos pensarem assim, tudo acaba bem
![]()
off topic: vi o teu avatar num grupo de melodic death metal na last.fm, foste tu que criaste o grupo?
Ora aí está, força nisso

Não fui eu que criei o grupo, mas gostei tanto da imagem decidi usá-la como avatar

- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Bem, na vida temos que encontrar equilibrio e um porto de abrigo, quando digo isto refiro-me a um grupo sólido de amigos com os quais façamos as mais diversas actividades para solidificar a amizade e a felicidade pessoal e do grupo, por isso digo que o facto de nos isolarmos e de sermos "nómadas" (não tendo um grupo fixo, e andar de um lado para o outro) não ajuda. Isto é pelo menos o que tem acontecido comigo e é uma das razões pela qual me sinto em baixo muitas vezes.
Por isso faz bem encontrarmo-nos com as pessoas, mesmo que não sejam as que com quem mais nos identificamos.
Por isso faz bem encontrarmo-nos com as pessoas, mesmo que não sejam as que com quem mais nos identificamos.
Acho que isso da auto-mutilação é altamente exagerado. Já tive uma depressão bastante grave. Sei bem o que é ir lá em baixo e voltar. Mas nunca, durante esse tempo, me passou pela cabeça desatar a cortar-me ou o que quer que seja. Aliás, passam pela cabeça coisas como matar alguém (acessos de fúria descontrolados podem acabar, de facto, em tragédia) ou cometer suicídio. Isso sem dúvida. Mas algo que ponha um fim total na questão. Pois assim a dor acaba (e não é só dor psicológica pois a depressão tem sintomas físicos em nada agradáveis), segundo o raciocíno (i)lógico de um depressivo. Vão-me desculpar, mas eu encaro a auto-mutilação como uma forma de chamar a atenção. Somente.
- Maldesoada
- Contacto:
Venøm Escreveu:Bem, na vida temos que encontrar equilibrio e um porto de abrigo, quando digo isto refiro-me a um grupo sólido de amigos com os quais façamos as mais diversas actividades para solidificar a amizade e a felicidade pessoal e do grupo, por isso digo que o facto de nos isolarmos e de sermos "nómadas" (não tendo um grupo fixo, e andar de um lado para o outro) não ajuda. Isto é pelo menos o que tem acontecido comigo e é uma das razões pela qual me sinto em baixo muitas vezes.
Mas eu acho que ter um grupo de amigos não é o mais importante, o mais importante é teres amigos a sério de verdade (que hj em dia contam-se pelos dedos...) quer dizer, eu falo por mim, nunca tive grupo de amigos porque é normal as pessoas conhecerem gente nova, mudarem de gostos ou whatever, e acabam sempre por se afastar de nós. Mas eu percebo porque já tive essa necessidade de querer estar com um grupo de amigos e fazer n coisas, mas a mim não interessa quantidade, mas sim qualidade...
- Maldesoada
- Contacto:
IgnotoDeo Escreveu:Acho que isso da auto-mutilação é altamente exagerado. Já tive uma depressão bastante grave. Sei bem o que é ir lá em baixo e voltar. Mas nunca, durante esse tempo, me passou pela cabeça desatar a cortar-me ou o que quer que seja. Aliás, passam pela cabeça coisas como matar alguém (acessos de fúria descontrolados podem acabar, de facto, em tragédia) ou cometer suicídio. Isso sem dúvida. Mas algo que ponha um fim total na questão. Pois assim a dor acaba (e não é só dor psicológica pois a depressão tem sintomas físicos em nada agradáveis), segundo o raciocíno (i)lógico de um depressivo. Vão-me desculpar, mas eu encaro a auto-mutilação como uma forma de chamar a atenção. Somente.
Mas também depende dos casos, conheço pessoas que fizeram isso e foi mesmo para chamar a atenção, ou dizem que se vão matar etc. Mas nunca me ocorreu na cabeça ter feito isso com esse objectivo, até porque andava sempre com os braços e pernas tapadas e deixei de fazer isso no verão só para as pessoas não verem! Acho que é a saturação de se sentir mal psicologicamente, porque é uma dor nova e acabamos por estar concentrados nessa dor física, e na altura alivia. As pessoas que têm esta tendência normalmente são as que não têm auto-estima. Isto é o que eu penso.
Maldesoada Escreveu:Mas também depende dos casos, conheço pessoas que fizeram isso e foi mesmo para chamar a atenção, ou dizem que se vão matar etc. Mas nunca me ocorreu na cabeça ter feito isso com esse objectivo, até porque andava sempre com os braços e pernas tapadas e deixei de fazer isso no verão só para as pessoas não verem! Acho que é a saturação de se sentir mal psicologicamente, porque é uma dor nova e acabamos por estar concentrados nessa dor física, e na altura alivia. As pessoas que têm esta tendência normalmente são as que não têm auto-estima. Isto é o que eu penso.
Não, a meu ver. São as masoquistas. porque inflingir dor para sentir mais dor do que a que se sente...Se à priori tu queres deixar de sentir dor, não é nada lógico inflingires mais dor para o efeito.
- Maldesoada
- Contacto:
São opiniões diferentes, mas o que não parece ser lógico para ti, é lógico para muitas pessoas (na altura).
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
IgnotoDeo Escreveu:Acho que isso da auto-mutilação é altamente exagerado. Já tive uma depressão bastante grave. Sei bem o que é ir lá em baixo e voltar. Mas nunca, durante esse tempo, me passou pela cabeça desatar a cortar-me ou o que quer que seja. Aliás, passam pela cabeça coisas como matar alguém (acessos de fúria descontrolados podem acabar, de facto, em tragédia) ou cometer suicídio. Isso sem dúvida. Mas algo que ponha um fim total na questão. Pois assim a dor acaba (e não é só dor psicológica pois a depressão tem sintomas físicos em nada agradáveis), segundo o raciocíno (i)lógico de um depressivo. Vão-me desculpar, mas eu encaro a auto-mutilação como uma forma de chamar a atenção. Somente.
A auto mutilação alivia a dor psicológica e fisica porque são libertadas endorfinas quando cortas os pulsos, e sentes-te melhor durante algum tempo. Mas sim, quando é feito por pessoas que não sabem disso, é somente para chamar a atenção.
E um bocadinho de sol e ar livre fazem sempre bem!
- The Brigth
- Participante
- Registado: sexta mai 30, 2008 8:08 pm
- Contacto:
É realmente a doença do século, sem sombra de dúvidas...
Mas, depressão se combate ouvindo muito, mas muito METAL mesmo!!!
Abração
Mas, depressão se combate ouvindo muito, mas muito METAL mesmo!!!
Abração
"Deus Salva o Rock Alivia"
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante