Selecção Nacional - Paixão ou Fanatismo?

Selecção Nacional - Paixão ou Fanatismo?

Paixão
11
20%
Fanatismo
31
56%
Sem opinião
13
24%

Total de votos: 55

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Re: Selecção Nacional - Paixão ou Fanatismo?

Mensagempor Inmist » domingo jun 01, 2008 9:34 pm

Por acaso já tinha pensado nisso. Até enjoa...
"Hate the ones who bring you down"

ScDaymon [RIP]

Mensagempor ScDaymon [RIP] » domingo jun 01, 2008 9:59 pm

Eusmilus Escreveu:De a meia duzia de anos para ca que de 2 em 2 anos se observa este estranho fenómeno.
Estou obviamente a falar da crescente loucura pela selecção nacional de futebol.
O que me leva a abrir este tópico é tentar perceber se toda esta movimentação em torno da selecção é de facto necessária. Os jornais abrem as notícias com a partida da selecção de X, e a chegada a Y, as pessoas parecem totalmente possuidas por alguma entidade que as fazem berrar e delirar com indivíduos que ganham mais num mês que elas na vida inteira enquanto o país e o mundo caminham a passos de gigante para a ruína. Existem cada vez mais pessoas a passar fome no nosso país e temos de saber sempre qual foi a refeição dos jogadores paga com os nossos descontos etc,etc.
Porque é que não se dá este mesmo relevo ás outras modalidades desportivas ( nas quais temos melhores resultados até )?
Eu gosto de ver a selecção a jogar, costumo ver os jogos, mas acho toda esta loucura das bandeiras e das caras pintadas um pouco exagerado, será que nos outros países se vê também toda esta agitação com as respectivas selecções?

A questão principal é, será a selecção um objecto politíco para esconder dos cidadãos os verdadeiros problemas do país, ou por outro lado, será que a selecção é durante estas semanas uma forma dos portugueses fugirem aos problemas crescentes que o país enfrenta?

PS: Faz falta a secção dos Pensamentos e Reflexões. :D

Os meus parabéns Eusmilus... aqui está um post que é definitivamente uma mais valia.
Optei por fazer um "quote" de todo o teu discurso, porque foste cirurgicamente de encontro ás minhas perspectivas de tudo isto.
Pois é... á mais de dois mil anos, os Romanos tinham uma máxima que acho que se adequa a este assunto "Panis et circense".
Isto era relativo aos combates de gladiadores no coliseu de Roma, e significa "Pão e circo", de modo a orientar a politica do império, ás escuras e ignorância do povo... desde que o povo estivesse "entretido"!
Muitas vezes deparo comigo a pensar que é exactamente isso que se passa hoje em dia, especialmente com a selecção, e como futebol.

Por outro lado, sou um seguidor apaixonado da selecção, e durante esta época, tenho uma distracção bem "catita" para as minhas horas diárias de trabalho... um escape para as minhas preocupações... um desanovio dos meus problemas.

Mas uma coisa é certo... é absolutamente ridiculo, que (e partilho aqui a minha vida pessoal) eu ganhe 427 Euros por mês num estágio, quando um jogador de futebol, ganha uma resma de dinheiro tal... que nem me é concebível imaginar.

E sim... mesmo tendo em conta que é porreiro ter o nosso país na fase final de um Europeu de Futebol, é completamente ridicula, a atenção desmesurada que os media dão a isto.
Francamente... parece que são Deuses ou sabe-se lá bem o quê?!?!

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » domingo jun 01, 2008 10:05 pm

Obrigado ScDaYmon, ainda bem que partilhas da minha opinião. :wink:

Eddie The Head Escreveu:Damn!

A Inglaterra é um pais do 3º mundo!

Acho que a inglaterra è mais um caso como o do Brasil, como descreveu o Victor Lima, mas não disponho de dados para o confirmar.

Victor Lima Escreveu:Também estou de acordo. Eu torço pela selecção brasileira (sou brasileiro logo...) e acho que lá apesar de haver fanatismo, as pessoas apoiam todo o tipo de desporto. Provas disso são o voleibol, basquetebol, futsal e, mais recentemente, ténis. Acho exagerado o fanatismo mas bem, isto só muda se toda a gente mudar porque acho incrível como é que um jogador pode ganhar mais em 1 ano do que alguém que dá no duro 10h por dia, 6 vezes por semana. E sim, podem entreter com as suas fintas uma população inteira e, em certas alturas, dar alegrias a muita gente...mas mesmo assim é injusto.

Eddie The Head
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » domingo jun 01, 2008 10:07 pm

Brasil<<<---->>>Inglaterra

:roll:

Acho que ainda há bastantes diferenças,quer a nivel económico quer a forma como se vive futebol!
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » domingo jun 01, 2008 11:45 pm

Soul_of_Darkness Escreveu:Eu acho que a paixão e o fanatismo em relação a algo nem sempre é negativo, desde que uma pessoa seja moderada.

Como é que alguém é fanático e moderado ao mesmo tempo?

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » domingo jun 01, 2008 11:50 pm

Vooder Escreveu:Ainda em relação a esta parolice pegada (diferente de fanatismo) com alto patrocínio das nossas tv's...bem, deve ser a única selecção que festeja antes dos torneios começarem, porque no fim...Itália.

Como sabes se "nós" somos os únicos que festejamos? Eu como não vejo tv estrangeira não sei se se passa o mesmo nos outros países.

Eusmilus
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » domingo jun 01, 2008 11:55 pm

Já agora, e apesar de não ter nada a ver com a selecção, está também relacionado com o futebol, recordo o famoso caso da entrevista ao Santana Lopes que foi interrompida por uma reportagem sobre o Mourinho que também reflecte o que temos vindo a discutir até aqui.
Podem ver o sucedido aqui http://www.youtube.com/watch?v=9UEDXcyOMHE

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » segunda jun 02, 2008 12:38 am

subathory Escreveu:
Soul_of_Darkness Escreveu:Eu acho que a paixão e o fanatismo em relação a algo nem sempre é negativo, desde que uma pessoa seja moderada.

Como é que alguém é fanático e moderado ao mesmo tempo?

Tendo controle sobre si mesmo e não se deixando levar por euforias.

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » segunda jun 02, 2008 12:42 am

...Será que o Sub não queria antes dizer que o que tinhas dito era uma antítese? :roll:
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » segunda jun 02, 2008 1:25 am

No meu ponto de vista as pessoas ficaram fanáticas deste modo porque, como se passa igualmente noutros quadros da sociedade, os media criaram um verdadeiro circo mediático em redor da Selecção. E entrando numa área mais abrangente, não podemos apenas referir a Selecção: veja-se o RIR. Toda a gente anda aí em pulgas pelo festival, vejo pessoas que dizem andar sem dinheiro a irem aqui do norte a dois e três dias do evento pagando 50 euros por bilhete mais transportes, comida, etc... Infelizmente, e não só em Portugal, os media e a pressão da publicidade fazem com que as pessoas fiquem de tal maneira hipnotizadas e galvanizadas que se fosse preciso mudaria-se o mundo!
Este fenómeno também poderá ser explicado pela auto estima baixa do povo português. O país esta na cauda da Europa, vive uma má situação política, económica e social e poderá ver na Selecção uma forma de enaltecimento nacional, como último reduto para o orgulho lusitano.
Se existem interesses políticos por de trás desta cobertura cansativa e idiota dos media em relação à SNF, já não digo nada. Não era um fenómeno novo em terras lusas, veja-se o exemplo do regime de Salazar: "Fátima, Futebol e Fado"... É bem melhor para o poder instalado que a comunidade pense mais no Cristiano Ronaldo do que no desgoverno que a economia portuguesa anda a levar já à uns valentes anos!
Resta-nos a nós ter a moderação necessária para ir ver um bom jogo de futebol e torcer pelo país que amamos e que gostaríamos de ver elevado e ao mesmo tempo ter a noção de que futebol não é tudo, bem pelo contrário.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » segunda jun 02, 2008 2:03 am

Intifada Escreveu:
A questão principal é, será a selecção um objecto politíco para esconder dos cidadãos os verdadeiros problemas do país, ou por outro lado, será que a selecção é durante estas semanas uma forma dos portugueses fugirem aos problemas crescentes que o país enfrenta?

Ignorância, pobreza e analfabetismo = fanatismo desportivo.

O fanatismo desportivo esta directamente relacionado com o nível de desenvolvimento de um país. E em tempos de crise esse fenómeno acentua-se.

Acho triste e degradante o espectáculo que as TV´s públicas nos transmitem todos dias até à exaustão.

Cada vez mais o succeso desportivo e a grandeza de um pais.

O unico mal e so sermos assim em relaçao ao futebol.

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » segunda jun 02, 2008 2:09 am

Eddie The Head Escreveu:
Intifada Escreveu:
Ignorância, pobreza e analfabetismo = fanatismo desportivo.

O fanatismo desportivo esta directamente relacionado com o nível de desenvolvimento de um país. E em tempos de crise esse fenómeno acentua-se.

Acho triste e degradante o espectáculo que as TV´s públicas nos transmitem todos dias até à exaustão.

Damn!

A Inglaterra é um pais do 3º mundo!

Nao tinha visto este post,case close. 8)

Ja agora o pessoal devia ir ver os festejos dos gregos em 2004 ou italia 2006.

Nao tem nada a ver se o pais e desenvolvido ou nao...existe fanatismo em paises pobres e ricos.

Se pessoal soubessa a festa que os dinamarqueses fizeram quando ganharam o europeu de andebol. :jam: :jam:

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » segunda jun 02, 2008 7:19 am

temos bons jogadores mas podiam ser melhores :roll:

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda jun 02, 2008 7:46 am

subathory Escreveu:
Vooder Escreveu:Ainda em relação a esta parolice pegada (diferente de fanatismo) com alto patrocínio das nossas tv's...bem, deve ser a única selecção que festeja antes dos torneios começarem, porque no fim...Itália.

Como sabes se "nós" somos os únicos que festejamos? Eu como não vejo tv estrangeira não sei se se passa o mesmo nos outros países.

Não há mal em festejar vitórias, é normal em países ricos e pobres, agora desta maneira em festejar antes... bem não aposto mas atemo :? Somos um país de 2º mundo, tb nisto mui peculiar.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda jun 02, 2008 8:16 am

Apostas aceitam-se para o número de páginas que este tópico aguente até descambar e ser bloqueado:

Minha aposta: 3 páginas e meia

P.S.Oh pá, vejam mas é a bola, ou não vejam :roll: (A minha primeira contribuição para o post descambar)
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes