Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Avatar do Utilizador
Cathy
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 229
Registado: segunda jan 07, 2008 12:20 am

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Cathy » domingo mar 16, 2008 3:31 pm

Soul_of_Darkness, esse texto foi retirado de algum jornal? Qual?
Não estou muito a par da revolta dos professores. A última coisa que vi sobre isso foi um debate nos "Prós e Contras", onde acabei por desligar a televisão.
Alguém me pode elucidar sobre contra que é que os professores lutam em concreto?

Soul_of_Darkness [RIP]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » domingo mar 16, 2008 3:33 pm

Lutam contra o sistema de avaliação que é uma vergonha.

Cathy retirei da internet do jornal 'O Notícias da Trofa'...

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » domingo mar 16, 2008 5:09 pm

Vejam isto. Nos EUA parece que estão fartos do sistema de ensino público. Mas não é porque tenham dado e repente em humanistas; é porque já não precisam deste tipo de "humano produtivo" e agora querem outro tipode "humano produtivo": que trabalhe em casa, que aprenda sozinho, etc.

http://videos.sapo.pt/S6GNyJZ2q6PU6BaUY0jK

Avatar do Utilizador
Inmist
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5259
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Localização: Silvares

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Inmist » domingo mar 16, 2008 5:28 pm

O sistema de ensino foi criado para formar os trabalhadores para as fábricas, para aprenderem a ler os avisos, para aprenderem a ser pontuais, mecânicos, disciplinados, tudo características boas para se trabalhar numa fábrica. As escolas assemelham-se a fábricas. Os alunos são avaliados com "notas" e não metas (seria o ideal), saem da escola com um valor dependendo do seu grau de utilidade a cada secção, compartimentação de conhecimentos...
O desejável é uma substituição do sistema de ensino e não reformulações atrás de reformulações. O problema é fazer isso. Como remover as escolas, professores, funcionários e trocar tudo isso por algo diferente e moderno sem comprometer as coisas?

O ensino universitário como modelo é porreiro, apenas peca pela falta de qualidade dos professores das áreas científicas e tecnológicas, pois são apenas engenheiros e cientistas... quem já teve aulas sabe que a grande maioria de professores universitários não dá uma para a caixa em termos de saber ensinar. Pode saber muito, mas não sabe explicar.
A parte boa, é que um campo universitário não se assemelha a uma fábrica, não há toques, não há faltas nas teóricas, há trabalhos para entregar no final do semestre, não há o compromisso de estar pontualmente na sala a determinada hora, etc. No secundário (só 11º e 12º) poderia resultar, no básico e 10º não acredito muito.

O vídeo está giro, já o tinha visto há uns tempos, o velhote tem toda a razão
"Hate the ones who bring you down"

Soul_of_Darkness [RIP]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » segunda mar 17, 2008 9:06 am

Não sei se têm conhecimento dos cursos EFA - Novas Oportunidades, que é onde estou inserido... é cómico como querem fazer a avaliação a professores deste curso, que nem sequer dão aulas teoricas... no meu curso avalia-se de uma maneira diferente... nós temos de mostrar conhecimentos, competências, fazer pesquisas e recolha de informação... já la foram inspectores e tal... estou para ver em que é que vai dar...

Avatar do Utilizador
bella-morte
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1128
Registado: domingo set 18, 2005 9:56 am
Localização: Fundão/Santa Maria da Feira

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor bella-morte » segunda mar 17, 2008 9:45 am

Estes cursos EFA são das coisas mais engraçadas que já apareceram. As instruções que são dadas aos professores são: Façam o que quiserem mas é para passar toda a gente, por isso estão a vontade. Geeezzz....e lá estou eu a falar nisto outra vez. :?
O Grande Bode procura uma Grande Cabra :awesome:

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1882
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Intifada » segunda mar 17, 2008 11:58 am

Só um pequeno exemplo:

O meu coordenador de estágio foi um dos professores mais acomodados/deixa andar que encontrei... cheguei a assistir a aulas dele em que uma miuda que tinha uma média boa o deixava completamente à nora sempre que o questionava e questionava uma opinião do professor. Era triste...

A coordenadora do grupo de Filosofia da ultima escola onde dei aulas era uma senhora com problemas mentais, instável, deprimida, com graves falhas na forma como leccionava (as aulas delas eram uma palhaçada), tinha ficado presa no passado, onde só autores mais "old-school" contavam.... filosofia moderna/contemporâneo passava-lhe ao lado.

Essas pessoas vão avaliar professores como eu, professores muito mais novos, com outras áreas de estudo, com ideias/métodos novos, refrescantes, inovadores, com mais percepção das gerações actuais, com mais preparação universitária, mais qualificados em termos de formação.

Eu sou a favor da avaliação mas para melhorar a qualidade do corpo docente e não para melhorar a "taxa de sucesso" escolar de Portugal na UE.


Os professores vão passar maior parte do seu tempo com planificações, formalidades, estudos, grelhas, burocracias... ainda vão ter que preparar as aulas e os testes... basicamente o dar aulas, a aula em si vai ser uma pequena parte (pouco importante) do que ser professor, vai ficar para segundo plano pois o mais importante vai ser cumprir os objectivos, corresponder as estatísticas de sucesso escolar (sim, porque a taxa de sucesso escolar e a opinião dos pais contam, assim como a avaliação do executivo), como temos que ter bom sucesso escolar, o executivo também exige que tenhas para a escola ficar bem no ranking, os pais querem é que os seus filhos passem de ano e ainda somos avaliados por colegas com claras dificuldades... vai ser lindo! Dentro de 10-15 anos vamos ver os resultados. Vão ser gerações seguídas de portugueses que chegaram até ao 12º ano sem saber ler nem escrever.
RIP

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda mar 17, 2008 12:17 pm

Intifada Escreveu:Eu sou a favor da avaliação mas para melhorar a qualidade do corpo docente e não para melhorar a "taxa de sucesso" escolar de Portugal na UE.


O problema todo centra-se nisto!
A ideia de que as avaliações são para melhorar o ensino, não são mais do que tentativas de atingir metas estatísticas, escamoteadas com (a já habitual) arrogância e indecisão.Qual é o nexo de se avaliarem os professores no período escolar mais complicado?Quais vão ser os critérios?E os avaliadores não deveriam ser do mesmo "ramo" de ensino?Porque é que não se começa por avaliar os docentes com mais anos?Afinal, os contratados que são os recém-formados, acabaram de sair de uma universidade, onde lhes foi atestada a competência para leccionar!Será que o Governo também pretende colocar em causa a fiabilidade dessas universidades e/ou cursos/docentes/orientadores?

Avatar do Utilizador
raxx7
Administrador
Mensagens: 3809
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor raxx7 » segunda mar 17, 2008 1:13 pm

Porreiro.
E então, como é que vocês fariam a avaliação dos professores?
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda mar 17, 2008 1:34 pm

Bom, para começar, acho que se querem verificar porque é que o ensino está como está (segundo ditames do Ministério), acho que deviam começar por quem coordena este tipo de coisas e pelos professores mais antigos.Tudo bem que a antiguidade seja um posto, mas acho que actualmente, seguindo os métodos pedagógicos requeridos, está mais bem preparado um professor que saia da faculdade agora (nos últimos 5 anos p.e.) e comece a dar aulas, do que um professor à mais tempo (15/20) que não participe em acções de formação pedagógicas (p.e.).

Outro ponto curioso, é o facto de o avaliador poder ser alguém sem a competência teórica-prática para o fazer.Ou seja, colocar professores de Educação Física a avaliar professores de Matemática (p.e.), parece-me tudo menos boa ideia.Na pior das hipóteses, que sejam destacados como avaliadores os professores dessas áreas correspondentes ou então avaliadores escolhidos em consonância com as escolas, sindicatos e universidades (porque estas também vêm o seu nome em risco, já que ao formar 1 professor, estão a dar-lhe carta de competência para leccionar).

Outra das coisas que acho mal pensada, é o facto de se começar a avaliar um professor no 3º período.Ou seja, na fase mais stressante e complicada do ano escolar, vai-se avaliar um docente seguindo critérios que ainda não foram bem explicados e depois vêm as penalizações (os tais 2 anos sem concorrer, etc) que me parece não serem de todo o mais correcto.Se querem avaliar os professores, façam-no de forma contínua, não se baseando nas notas que o professor dá aos alunos (que é um falso indicador da sua valência e capacidade profissional mas sim em aspectos como assiduidade, organização, inserção no estabelecimento de ensino (até porque existem escolas e escolas, sendo que é mais fácil leccionar numas que noutras) e demais coisas.

Acho que já é qualquer coisa...

Avatar do Utilizador
Ima
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1671
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Ima » segunda mar 17, 2008 1:42 pm

Este governo até tem algumas boas ideias. Eu concordo que os professores sejam avaliados. Aliás, a avaliação é o caminho de qualquer serviço e isso já se começa a notar. Contudo, eles (Governo) não sabem como executar essa avaliação e toca a ir por alguns caminhos que não são de todo os correctos.
Concretamente este modelo só irá levar ao maior sucesso escolar que, pelos motivos que se sabem, não irá ser justo. Acho que vai passar quem merece e quem não merece porque, se este modelo for para a frente, não estou a ver qualquer professor a pôr em causa o seu desempenho por que alguns alunos devem reprovar. Até porque estes moldes não são justos e, a meu ver, é só fachada. E é fachada apenas para depois termos o Primeiro-Ministro na televisão a dizer que a taxa de insucesso escolar desceu "x%". No entanto, depois vai-se comprovar o grau de inteligência dos mesmos alunos e vê-se que muito provavelmente baixou. Já todos nós sabemos (pelo menos aqueles que fizeram o secundário há relativamente pouco tempo) que os graus de dificuldade são baixíssimos. E os alunos que se esforçam são aqueles que querem uma boa média de acesso porque os outros passam com uma perna às costas. Se isto já é assim, nem quero imaginar como irá ser com estes moldes.
Fuck you, you fuckin' fuck!

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » segunda mar 17, 2008 1:49 pm

Ima Escreveu:E é fachada apenas para depois termos o Primeiro-Ministro na televisão a dizer que a taxa de insucesso escolar desceu "x%". No entanto, depois vai-se comprovar o grau de inteligência dos mesmos alunos e vê-se que muito provavelmente baixou.


Ora bem, é só chegar aos exames e vê-se logo se a taxa baixa ou não...De relembrar que os exames contam cerca de 30 a 35% para a nota final.

Avatar do Utilizador
Ima
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1671
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Ima » segunda mar 17, 2008 1:52 pm

Wyrm Escreveu:Se querem avaliar os professores, façam-no de forma contínua, não se baseando nas notas que o professor dá aos alunos (que é um falso indicador da sua valência e capacidade profissional mas sim em aspectos como assiduidade, organização, inserção no estabelecimento de ensino (até porque existem escolas e escolas, sendo que é mais fácil leccionar numas que noutras) e demais coisas.

Acho que já é qualquer coisa...



E não esquecer o desempenho do aluno até ao ano em causa. Ou seja, atentar ao historial do aluno para que a avaliação ao professor seja, minimamente, mais justa. Isto é, se um aluno teve dificuldades ao longo do seu percurso académico é, normal, que as mantenha. Até porque todos sabem que os alunos com mais dificuldades são colocados numa ou mais turmas mas todos juntos. Se a avaliação não for coerente temos duas saídas: ou o professor em causa vai ser gravemente penalizado ou então, grande percentagem da turma passa mesmo sem merecer... Daí que acho que o historial dos alunos devam ser analisado e não só se o aluno melhorou ou não.
Fuck you, you fuckin' fuck!

Avatar do Utilizador
raxx7
Administrador
Mensagens: 3809
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor raxx7 » segunda mar 17, 2008 2:12 pm

Wyrm,
1 o objectivo não é descortinar e resolver todos os problemas de educação, é só resolver um (que é crónico na administração pública): distinguir os professores que ultrapassam os problemas e se erguem acima dos mínimos que lhes exigem ao dar o canudo dos que nem os mínimos cumprem.

2 compreendo o teu ponto mas olhando para os campos das fichas de avaliação, não me parece demasiado grave ter professores de uma área a avaliar os de outra. Já a necessidade de avaliar a capacidade dos avaliadores é importante mas creio que está prevista. A sugestão de ir buscar outros professores é interessante mas lembra-te que este processo de avaliação tem de ser ajustado à realidade de cada escola e parece-m crítico que os professores avaliados e avaliadores sejam da mesma escola.

3. Teoricamente, o processo de avaliação começa no inicio do ano com a definição de objectivos e conlcui-se no fim do ano com a avaliação.

--

Parece-me que o aspecto mais polémico da avaliação dos professores incluir uma componente do sucesso escolar dos alunos e o medo que isso resulte em notas dadas para cumprir metas de sucesso escolar.
Contudo, a mim parece-me que isso é
a) ignorar que isso é apenas uma parte da avaliação (6.5%, incluindo a componente de auto-avaliação)
b) ignorar que ps objectivos não são colocados a um nível nacional uniforme mas sim a um nível individual tendo em conta a realidade de cada escola.
c) passar um atestado de incompetência e quiçá, de corruptibilidade, a todos os professores avaliados e avaliadores.

Nesse caso, talvez devamos despedi-los todos os professores e recomeçar esta treta do zero.

Os engenheiros e os Burnt By The Sun têm uma frase: the perfect is the enemy of the good.
Não basta apontar as falhas e limitações deste processo de avaliação. Ou propõem um melhor ou mostram que este é pior que o status quo actual.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Avatar do Utilizador
Ima
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1671
Registado: domingo jan 07, 2007 8:42 pm

Re: Revolta dos professores - o que fazer para melhorar a situação?

Mensagempor Ima » segunda mar 17, 2008 2:18 pm

Correcto.

Mas não é isso que os professores e os sindicatos têm tentado fazer?
Fuck you, you fuckin' fuck!


Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes