O que utilizam para amplificar e equalizar a voz?
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.
Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Até ao momento nunca me tinha preocupado com esta questão, pois durante algum tempo usei uma mesa amplificada para a voz que satisfazia bem as necessidades, mas brevemente vou ter que devolver a mesa ao dono e ando indeciso sobre o que hei-de adquirir para a voz.
Assim dirijo-me aos vocalistas presentes aqui no forum para darem a sua opinião segundo a sua experiência.
Como amplificam, equalizam e que efeitos usam nos ensaios, gravações e ao vivo?
Que Pre amplificadores, Processadores de efeitos, Monitores ou mesas usam?
Até ao momento nunca me tinha preocupado com esta questão, pois durante algum tempo usei uma mesa amplificada para a voz que satisfazia bem as necessidades, mas brevemente vou ter que devolver a mesa ao dono e ando indeciso sobre o que hei-de adquirir para a voz.
Assim dirijo-me aos vocalistas presentes aqui no forum para darem a sua opinião segundo a sua experiência.
Como amplificam, equalizam e que efeitos usam nos ensaios, gravações e ao vivo?
Que Pre amplificadores, Processadores de efeitos, Monitores ou mesas usam?
Última edição por Vultguard em quarta mar 05, 2008 3:43 pm, editado 6 vezes no total.
Re: Como amplificam a voz?
Há uma diferença entre o que faço e o que gostaria de fazer, ainda assim e como solução simples.
Para ensaio:
- Um monitor activo com entrada XLR (dispensa mesa, etc)
Ao vivo:
- epá! usa o que lá tiverem!
Para ter um som mais trabalhado, convém comprar um pre-amp fixe e um processador de efeitos... acho que equalização, compressão e delay são demasiado importantes para serem dispensados (pelo menos se um gajo quiser fazer qualquer coisa mais à séria)
Para ensaio:
Ao vivo:

Para ter um som mais trabalhado, convém comprar um pre-amp fixe e um processador de efeitos... acho que equalização, compressão e delay são demasiado importantes para serem dispensados (pelo menos se um gajo quiser fazer qualquer coisa mais à séria)
Reckon the rise of the Fallen
Re: Como amplificam a voz?
Harvester Escreveu:Há uma diferença entre o que faço e o que gostaria de fazer, ainda assim e como solução simples.
Para ensaio:
Ao vivo:
Tambem concordo que a parte de equalização e efeitos: reverb, compressão, delay, freq, bass, treb, mids, etc são demasiado importantes para serem dispensados. Por isso, estou a pedir opinião sobre que material adquirir.
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
- Contacto:
Re: O que utilizam para amplificar e equalizar a voz?
Duas colunas amplificadas e uma mesa com a Equalização ao centro.
É isto que uso.
Não uso nenhum tipo de efeito nem nos ensaios. Nem ao vivo.
Além disso acho que isso torna os vocalistas um bocado "preguiçosos", se é que me faço entender...
É isto que uso.
Além disso acho que isso torna os vocalistas um bocado "preguiçosos", se é que me faço entender...
- DechristianizeR
- Metálico(a) Compulsivo(a)
- Registado: quarta jun 29, 2005 10:40 pm
- Contacto:
P.A. completo nos ensaios. sem efeitos, so equalizacao, o mais relevante é agudos para dar mais definicao aos guturais. ao vivo é o que houver. podes escolher entre as opcoes apresentadas até agora, todas elas servem, tens mateiral melhor outro pior. stay sharp!
Shore Escreveu:Duas colunas amplificadas e uma mesa com a Equalização ao centro.
É isto que uso.
eheh... sim, ainda assim, em estúdio tens a voz bem comprimida :p
Acho o delay importante para algumas cenas... o reverb acho dispensável (para não dizer indesejável... os 80's já lá vão haha)
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Harvester Escreveu:Shore Escreveu:Duas colunas amplificadas e uma mesa com a Equalização ao centro.
É isto que uso.
eheh... sim, ainda assim, em estúdio tens a voz bem comprimida :p
Acho o delay importante para algumas cenas... o reverb acho dispensável (para não dizer indesejável... os 80's já lá vão haha)
Ao vivo também e não uso compressor

Não duvido... só estava a dizer que o Daniel usou na tua voz :p
E acho que um bom compressor melhora significativamente o impacto da voz (mesmo ao vivo).
Mas é obvio que é preciso saber o que se está a fazer... e sim, um bom vocalista safa perfeitamente a cena sem um compressor
Mas por muito rápido que corras... uma bicicleta é sempre melhor
E acho que um bom compressor melhora significativamente o impacto da voz (mesmo ao vivo).
Mas é obvio que é preciso saber o que se está a fazer... e sim, um bom vocalista safa perfeitamente a cena sem um compressor

- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Harvester Escreveu:Não duvido... só estava a dizer que o Daniel usou na tua voz :p
Sim em estúdio usámos sempre compressão. Mas a questão aqui e pegando na tua metáfora. Se correres com pesos, sem pesos corres mais rápido.
Era essa a minha ideia. Daí o eu dizer em no ensaio (que é o sitio para se fazer o erros e aperfeiçoar) considere o processamento díspensavel. Pelo menos dentro do meu género. Depois se ao vivo puderes e quiseres utilizar processamento tanto melhor. Mas primeira tentar ser o melhor possível em termos humanos antes de recorrer às maquinas para ajudar.
Acho que me fiz entender.

- DechristianizeR
- Contacto:
- Wanderer
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: domingo out 01, 2006 11:54 am
- Contacto:
Shore Escreveu:Duas colunas amplificadas e uma mesa com a Equalização ao centro.
É isto que uso.
Certo!

Óptimo que as opiniões em relação ao efeito de voz divirjam, já vi projectos bons e maus que usam e outros que não usam, depende do uso que lhe dão.
Não pretendia que os efeitos de voz fossem a questão principal, porque também não estava muito preocupado com eles, pois nunca usei nem pretendia usar, mas agradeço os conselhos.
Agora, onde gostaria de obter mais respostas era por exemplo se usam algum modulo PA e a marca que usam. Usam o mesmo para ensaios, ao vivo e para gravação? Usam Mesa amplificada e Monitores nos ensaios ou módulo PA e monitores amplificados nos ensaios?
E para ao concertos levam o módulo PA e ligam à mesa, ou usam à mesa directamente?
Gostava de saber a vossa opinião.
Não pretendia que os efeitos de voz fossem a questão principal, porque também não estava muito preocupado com eles, pois nunca usei nem pretendia usar, mas agradeço os conselhos.
Agora, onde gostaria de obter mais respostas era por exemplo se usam algum modulo PA e a marca que usam. Usam o mesmo para ensaios, ao vivo e para gravação? Usam Mesa amplificada e Monitores nos ensaios ou módulo PA e monitores amplificados nos ensaios?
E para ao concertos levam o módulo PA e ligam à mesa, ou usam à mesa directamente?
Gostava de saber a vossa opinião.
Última edição por Vultguard em sexta mar 07, 2008 2:33 pm, editado 1 vez no total.
- Shore
- Ultra-Metálico(a)
- Contacto:
Eu uso sempre uma Mesa simples ligada a duas colunas amplificadas. Tenho dois pares de marcas diferentes.
Também as uso para concertos quando é necessário.
O orçamento condiciona as marcas e respectiva qualidade que consegues obter mas dá para comprar coisas fixes sem teres de gastar muito dinheiro.
Quanto às mesas amplificadas, isso é uma tecnologia obsoleta hoje em dia.
Também as uso para concertos quando é necessário.
O orçamento condiciona as marcas e respectiva qualidade que consegues obter mas dá para comprar coisas fixes sem teres de gastar muito dinheiro.
Quanto às mesas amplificadas, isso é uma tecnologia obsoleta hoje em dia.
- DechristianizeR
- Contacto:
Material Behringer
Mesa Xenyx 1222FX
Amp Europower Ep1500
Colunas B1220 2x400W
Mesa Xenyx 1222FX
Amp Europower Ep1500
Colunas B1220 2x400W
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante