Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

alcore
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
Contacto:

Mensagempor alcore » sexta jan 04, 2008 12:02 pm

Brujo Escreveu:Se estiveres a fumar um cigarro na rua também não és multado.

Não sei... 8)
Pelo que sei ontem foi uma tenda jeitosa à porta do Modelo daqui: tavam 2 a fumar debaixo da cobertura da entrada, não dentro das instalações, e veio o segurança avisar para apagar os cigarros, caso contrário chamava a GNR... :shock:
Don't waste my time...

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:02 pm

Se fores a Mangualde... podes levar que já avisaram que não vai ser permitido fumar no recinto.

welcome Zyk... e é "preocupasse" foda-se :evil:

misanthropy666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 11:08 am

Mensagempor misanthropy666 » sexta jan 04, 2008 12:03 pm

Danibanger Escreveu:
misanthropy666 Escreveu:se ouver testemunhas nao e bem assim, sei porque ja vi um a fumar e quando viu que vinha a policia fugiu e a polica falou com as testemunhas e foi a casa do homem

Isso faz-me lembrar os tempos do Salazar, onde as pessoas eram presas e torturadas quando alguém se ia xibar à PIDE que eles tinham falado contra o Governo (mesmo sem provas concretas disso, só por 31 de boca). Rico exemplo que o nosso Governo está a dar às gerações futuras. Para quem dizia que o Salazarismo estava morto e enterrado... :roll:

Já estou como os Peste e Sida: MORTE AOS XIBOS!

e que se assim nao fosse poderia ser o propiatario do cafe a levar a multa, ou entao como aquele que chamou a policia porque estavam a fumar no cafe dele e quando a policia la chegou quem levou a multa foi ele por nao ter o papel proibido fumar :lol: :lol: :lol:
minha honra e a lealdade

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:03 pm

Se o tabaco fosse um luxo/prazer em vez de um vicio acho que a capacidade de argumentação dos "não" seria muito mais esclarecida.

A mim parece-me que se parte do “sim”, onde me incluo, compreendesse o significado da palavra vicio de cada vez que a usa, a sua capacidade de compreensão para alguns dos problemas do “não” seria maior.

Sou a favor da lei, mas acho-a um tanto deslocada, e até um pouco ridícula, pela falta de medidas complementares por parte do Estado. Como por exemplo, comparticipação nos medicamentos e no apoio psicológico que muitos fumadores de logo prazo necessitam, total se possível. Acho que com os milhões que o estado já ganhou à custa do tabaco, assim como as tabaqueiras, devem dar para cobrir parte dos custos.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta jan 04, 2008 12:04 pm

Bronze Escreveu:o argumento dos fumadores é clarissimo

"gostam de estar num local que consideram agradável, a fazer algo que curtem e, a espaços, acenderem um cigarro sem preocupações e / ou restrições de qq espécie"

quem não percebe isto é pouquissimo inteligente

É para isso que serve esta Lei. Andas distraido BR11. Não deverias usar apenas 1% ou 2% da capacidade cerebral quando vens para o MU :P
Imagem

Danibanger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 05, 2007 10:30 am

Mensagempor Danibanger » sexta jan 04, 2008 12:06 pm

Qualquer dia até multam as testemunhas que viram um fumador e não se xibaram à bófia. :lol:
Última edição por Danibanger em sexta jan 04, 2008 12:07 pm, editado 1 vez no total.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:06 pm

Esta lei serve para colocar os fumadores a fumar à porta da maior parte dos estabelecimentos...

(post escrito com 0.1% das minhas capacidades cerebrais)

lagrimasdedor
Participante Compulsivo(a)
Registado: domingo set 16, 2007 2:43 pm
Contacto:

Mensagempor lagrimasdedor » sexta jan 04, 2008 12:15 pm

plenamente de acordo...ninguem tem de estar a levar com o fumo dos outros.
"Sou alguem que fechou todas as portas para a vida e fiquei de fora"

http://www.pensamentosdebruadossobremim.blogspot.com

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » sexta jan 04, 2008 12:18 pm

lagrimasdedor Escreveu:plenamente de acordo...ninguem tem de estar a levar com o fumo dos outros.

clap clap clap

:D
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Vogon [RIP 2013/06/29]

Mensagempor Vogon [RIP 2013/06/29] » sexta jan 04, 2008 12:20 pm

Sou a favor da lei, mas acho-a um tanto deslocada, e até um pouco ridícula, pela falta de medidas complementares por parte do Estado. Como por exemplo, comparticipação nos medicamentos e no apoio psicológico que muitos fumadores de logo prazo necessitam, total se possível. Acho que com os milhões que o estado já ganhou à custa do tabaco, assim como as tabaqueiras, devem dar para cobrir parte dos custos.

Desculpa, mas já não basta a comparticipação nos tratamentos de doenças causadas pelo consumo do tabaco?

Eu não obriguei ninguém a consumir e, como contribuinte, também pago esses tratamentos.

Era só o que faltava.
Última edição por Vogon [RIP 2013/06/29] em sexta jan 04, 2008 12:24 pm, editado 2 vezes no total.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 12:21 pm

Shore Escreveu:

"gostam de estar num local que consideram agradável, a fazer algo que curtem e, a espaços, acenderem um cigarro sem preocupações e / ou restrições de qq espécie"

É para isso que serve esta Lei. Andas distraido BR11. Não deverias usar apenas 1% ou 2% da capacidade cerebral quando vens para o MU :P

Muahahahahah.

Esse argumento é suficiente?

Como já disse, não chamem para aqui outras medidas do governo. Limitem-se a argumentar com dados sobre o tabaco. Não sobre SAP, impostos, etc. . .

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:41 pm

Desculpa, mas já não basta a comparticipação dos tratamentos de doenças causadas pelo consumo do tabaco?

Eu não obriguei ninguém a consumir e, como contribuinte, também pago esses tratamentos.

Era só o que faltava.

Acho que o sistema nacional de saúde se aplica a todos. Eu também tenho de pagar se tu tiveres a ideia de andar a correr nu pela rua numa noite de Inverno, não tenho culpa nenhuma disso, mas também pago.

Em alguns países sei que uma parte significativa do imposto sobre o tabaco é aplicado apenas a problemas relacionados com o tabaco. Não me parece chocante.

Enquanto não fumador então podes pedir ao Estado para te isentar dos cerca de 1,5 mil milhões de Euros gerados em 2006 por parte de quem fuma. Escreves uma carta a pedir para te aumentarem a carga fiscal pois achas que como não fumas não tens o direito de “gozar” desse dinheiro.

O tabaco é um problema de saúde publica, um problema grave, parece-me. Não vou estar a bater na mesma tecla quanto à lista de responsáveis que não inclui só os fumadores. E é um problema que não se limita à quantidade de fumo nos espaços públicos.

Edit:
Já agora...

126 milhões de euros em internamentos e mais de 308 milhões gastos em medicamentos, consultas e meios complementares de diagnóstico – uma factura paga pelo Estado e totalmente causada pelo tabagismo.

e

Tabaco causou 12% das mortes em Portugal em 2005
Última edição por Phobos [RIP] em sexta jan 04, 2008 12:44 pm, editado 1 vez no total.

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:43 pm

Brujo Escreveu:
Shore Escreveu:

Muahahahahah.

Como já disse, não chamem para aqui outras medidas do governo. Limitem-se a argumentar com dados sobre o tabaco. Não sobre SAP, impostos, etc. . .

Bem, vou meter mais 1% para ver se me percebem...

Primeiro de tudo não fumo há mais de 10 anos pelo que até me devia estar a cagar para os fumadores... no entanto, posso falar com alguma experiência do passado.

O que me dava mais gozo quando fumador era ir a um café ou estar num espaço qualquer e relaxadamente acender o meu cigarro. Então se tivesse numa noite de copos, essa sensação ainda era melhor.

A aplicação desta lei fará... das 2 uma:

- ou estou num espaço em que fumar será completamente ilegal, o que implicará ter de sair do estabelecimento para o fazer;

- ou estou nem espaço grande em que serei obrigado a abandonar a zona onde estou e meter-me dentro de um aquário onde se encontrarão não sei quantas mais pessoas a puxar umas passas;

Em ambas as situação, aquilo que outrora era um prazer, a curto prazo tornar-se-á uma valente merda...

Os bares que conheço são maioritariamente espaços pequenos e como ninguém vais investir balúrdios em sistemas de exaustão, implicará que estes antros passarão a ser locais "smoke free". Muitos desses locais tinham como melhores clientes pessoas que fumam... que agora terão obrigatoriamente de mudar os seus hábitos.

Conclusão: o objectivo desta lei também é mudar hábitos quando deviam ser as próprias pessoas a escolher se querem ou não ser saudáveis.

O argumento dos não fumadores é compreensível e 200% correcto daí eu defender a existência de locais (por mais pequenos que fossem), com licenças e onde seria permitido fumar livremente. Nesses locais, os não fumadores escusavam de aparecer, ou então levariam com o fumo como acontece há mais de 200 ou 300 anos. Eu também não gosto (tb nunca experimentei) de apanhar no rabo... logo, nem sequer me aproximo desses locais.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta jan 04, 2008 1:37 pm

Bronze Escreveu:
Brujo Escreveu:
Shore Escreveu:

Muahahahahah.

Bem, vou meter mais 1% para ver se me percebem...

Primeiro de tudo não fumo há mais de 10 anos pelo que até me devia estar a cagar para os fumadores... no entanto, posso falar com alguma experiência do passado.

O que me dava mais gozo quando fumador era ir a um café ou estar num espaço qualquer e relaxadamente acender o meu cigarro. Então se tivesse numa noite de copos, essa sensação ainda era melhor.

A aplicação desta lei fará... das 2 uma:

- ou estou num espaço em que fumar será completamente ilegal, o que implicará ter de sair do estabelecimento para o fazer;

- ou estou nem espaço grande em que serei obrigado a abandonar a zona onde estou e meter-me dentro de um aquário onde se encontrarão não sei quantas mais pessoas a puxar umas passas;

Em ambas as situação, aquilo que outrora era um prazer, a curto prazo tornar-se-á uma valente merda...

Os bares que conheço são maioritariamente espaços pequenos e como ninguém vais investir balúrdios em sistemas de exaustão, implicará que estes antros passarão a ser locais "smoke free". Muitos desses locais tinham como melhores clientes pessoas que fumam... que agora terão obrigatoriamente de mudar os seus hábitos.

Conclusão: o objectivo desta lei também é mudar hábitos quando deviam ser as próprias pessoas a escolher se querem ou não ser saudáveis.

O argumento dos não fumadores é compreensível e 200% correcto daí eu defender a existência de locais (por mais pequenos que fossem), com licenças e onde seria permitido fumar livremente. Nesses locais, os não fumadores escusavam de aparecer, ou então levariam com o fumo como acontece há mais de 200 ou 300 anos. Eu também não gosto (tb nunca experimentei) de apanhar no rabo... logo, nem sequer me aproximo desses locais.

Se os estabelecimentos pudessem optar por ser para fumadores. Ficava tudo na mesma ou não?

"Não eu não estou a infringir o meu estabelecimento é que é so para fumadores." hmmm

Agora se falas de algo tipo a criação de um "clube de fumo" que precise de uma licença especial. Why not?

Obviamente um não fumador não terá grande interesse em visitar esses locais e se visitar ai já é uma decisão DELE!.

Completamente de acordo.

(espero que isto não signifique que usei mais de 2% da minha capacidade cerebral, é que tenho de trabalhar de tarde ainda)
Imagem

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » sexta jan 04, 2008 1:39 pm

Bronze Escreveu:Conclusão: o objectivo desta lei também é mudar hábitos quando deviam ser as próprias pessoas a escolher se querem ou não ser saudáveis.

As pessoas podem continuar a decidir se querem ou não ser saudáveis. Não foi criada nenhuma proibição total contra o tabaco.
O que há agora é igualdade de escolha sob as mesmas circunstâncias. Dentro de, por exemplo, um bar, agora existe liberdade de escolha. Queres ser "saudável" ficas no interior, se não quiseres vais à rua. Antes, para se ser "saudável" a única solução era a rua.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes