Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

Phobia
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » quinta jan 03, 2008 11:52 pm

Reportando ao que se falou há alguns posts atrás, eu como fumadora, não digo que deixarei de ir jantar fora, ver concertos, "cafézar", etc etc. Mas acreditem que com certeza lá ficarei menos tempo! Enquanto estou a comer, o tabaco não me faz falta nenhuma, até incomoda, mesmo a mim que fumo, mas p. exemplo, quem bebe o seu wisky, moscatel, whatever, a seguir ao jantar, gosta de acompanhar com um cigarro. O que vai acontecer? Muita gente irá fazer pausa e vem cá fora fumar o seu cigarro, outros agarram e nem café bebem. Mas mesmo os que ficam, duvido que acabem por ficar aquela meia-hora ou 1h extra jantar, enquanto bebem digestivos. Logo, quem perde é a casa. Quanto aos cafés, acredito que continue a ir, porque gosto de estar com os meus amigos e adoro a minha bica a seguir ao jantar, mas pelo menos de Inverno, duvido que fique lá na palheta até às 2h da manhã se tivermos de fazer turnos para vir fumar cá fora lolol Isto irá sem duvida reflectir-se nos lucros dos cafés, mas digo isto no sentido de que, assim que estiverem homologados os ventiladores e etc, vai-se poder voltar a fumar na maioria dos cafés pelo menos.

E a mim faz-me uma certa confusão e não sou de todo uma fumadora "compulsiva". Quando não posso fumar, aguento horas seguidas sem problemas. Mas depois de comer e beber o meu coffee... E não bebo bebidas alcoolicas, só qdo o rei faz anos, mas para quem bebe, imaginem estar 3h no café, dentro de um bar, um g'anda concerto e nem cheirar uma bela cervejinha... E não venham todos dizer "ah e tal não me importava" pk não é verdade!! Não digo que não fossem na mesma, mas se calhar sentiam-se como quem fuma e agora não pode. Não digo isto para justificar ou comparar, só para tentarem imaginar como será para quem fuma, apenas neste sentido e esquecendo a lei em si.

O "fun" de ir ao café não está no fumar, para mim, está nos meus amigos e no conviver. Mas e se não pudessem beber...? Eu também não entendo qual é a piada de beber como se fosse o ultimo dia do alcool na Terra e no dia a seguir só se lembram de metade do que passou, fazerem certas figuras e dizerem certas cenas, como não percebo quando estou à entrada de concertos e tá tudo cá fora a mamar litrosas pk lá dentro é caro e assim já vão "aviados", mas isso não me dá o direito de julgar e castrar, cada um cas suas manias :wink: O vosso fun está no beber e pronto? Não, é óbvio!! Mas faz parte e apetece-vos, é um hábito, whatever, como a mim é fumar.

Isto para dizer que acho que muita opinião sobre como os fumadores se sentem ou devem sentir (não só aqui) é muito rígida e demagoga, como se todos nós não tivéssemos vícios/prazeres que nos fazem falta, mas pronto "desde que não me toque a mim...". Ao invés de dizerem coisas como "são doentes se não forem sair por causa disso" imaginem se fosse com uma coisa que para vocês é parte dos rituais do dia-a-dia e do sair à noite, que é algo que gostam e vos sabe bem. Queria ver muita gente ir p'ro Bairro ou p'ra festivais noites inteiras sem beber alcool... essa pagava eu para ver!! :P
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta jan 04, 2008 12:06 am

WrathOcasteR Escreveu:Hoje de manhã fui ao meu estabelecimento de eleição beber uma cafezada e um bagaço.

Antes de entrar apaguei o meu cigarrinho, e com espanto meu, reparo nos autocolantes de proibição na porta. "Hmmm... sim senhora, Não Fumadores, Proibida a Entrada a animais excepto cães guias... etc etc"

Enquanto bebia o meu cafézinho com o "chiripiti" senti vontade de fumar um cigarrinho, e lá fui eu para a rua, regras são regras.

Passado 3 minutos entra uma senhora com um caniche. Ora eu cumpridor da lei fiquei extremamente revoltado. A puta teve lá 1 hora a ler o jornal com o cão a passear pelo café. Não armei estrilho porque sou amigo do dono e quem tinha depois uma dor de cabeça era ele.

O meu problema não é o cão. Muito pelo contrário.
Mas esperem lá... há umas leis que se têm de cumprir e outras não?

P.S.: É de prever que agora digam: "Ah, mas o cão não deita fumo que mata...etc...cancro...blablabla".

eu parei na parte em que bebes bagaço de manhã :shock:

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta jan 04, 2008 12:21 am

Phobia Escreveu:Reportando ao que se falou há alguns posts atrás, eu como fumadora, não digo que deixarei de ir jantar fora, ver concertos, "cafézar", etc etc. Mas acreditem que com certeza lá ficarei menos tempo!

Tem piada que era exactamente o que se passava comigo. Eu também ia ao café e a um restaurante mas como normalmente aparecia sempre alguém a fumar ao pé de mim rapidamente saia dali para fora.

Muitas vezes nem tomava café ou comia sobremesa. Era pagar, sorrir e acenar.

Ontem fui ao Loures Shopping e nem parecia o mesmo centro comercial. Já não tinha nevoeiro!

misanthropy666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 11:08 am

Mensagempor misanthropy666 » sexta jan 04, 2008 12:40 am

MysticCosmoS Escreveu:
misanthropy666 Escreveu:esta a começar a fazer um pouco de confusao tomar o cafe e ter que sair logo para poder fumar o meu cigarro :evil:

Fumas antes de entrar :B

Olha que esta lei até vai ao encontro dos desejos de alguns tasqueiros, já que facilitam a disponibilidade de mesa e livram-se de grande parte dos "saleiros" que pedem um café e passam a tarde toda sem consumir a polir o acento e a enfumaçar o ar :lol:

o cigarro sabe bem e depois assim como o cafe ate sabe melhor
minha honra e a lealdade

Phobia
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Mensagempor Phobia » sexta jan 04, 2008 12:40 am

Pedro Lopes Escreveu:
Phobia Escreveu:Reportando ao que se falou há alguns posts atrás, eu como fumadora, não digo que deixarei de ir jantar fora, ver concertos, "cafézar", etc etc. Mas acreditem que com certeza lá ficarei menos tempo!

Tem piada que era exactamente o que se passava comigo. Eu também ia ao café e a um restaurante mas como normalmente aparecia sempre alguém a fumar ao pé de mim rapidamente saia dali para fora.

Muitas vezes nem tomava café ou comia sobremesa. Era pagar, sorrir e acenar.

Ontem fui ao Loures Shopping e nem parecia o mesmo centro comercial. Já não tinha nevoeiro!

Acredito perfeitamente e percebo, não disse que não se passava o contrário. Mas se vires que em Portugal ainda se fuma muito, o mais provável é que em cada grupo de amigos/família haja sempre quem fume. Se forem já alguns ou mesmo a maioria, faz peso na decisão de ficar ou ir embora, ou mesmo na escolha do sítio para se ir beber um copo para todos irem e estarem o tempo que quiserem. No restaurante acho que nem se põe tanto a questão, come-se lá e pronto, nunca passa muito disso, mas nos bares e sítios da noite/convívio, notar-se-á de certeza. Se calhar vai trazer quem não ia pelo fumo, mas parece-me que será uma minoria, pq discotecas e bares cheios sempre estiveram até hoje, logo não seria assim tão insuportável para quem ia frequentemente e não fumava, se não muitas discos já tinham fechado por falta de clientes.
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

night-witch
Registado: domingo ago 26, 2007 3:27 pm

Mensagempor night-witch » sexta jan 04, 2008 12:41 am

Sempre gostava de saber como é que vão aplicar as multas aos fumadores que não cumpram a lei. O proprietário bem pode chamar a polícia, mas em instantes os bacanos zarpam. Daqui a nada vêem-se fumadores com matriculas escarrapachadas no rabo...
"the dreamer is never alone.. always trying to catch the moon"

misanthropy666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 02, 2007 11:08 am

Mensagempor misanthropy666 » sexta jan 04, 2008 12:43 am

se ouver testemunhas nao e bem assim, sei porque ja vi um a fumar e quando viu que vinha a policia fugiu e a polica falou com as testemunhas e foi a casa do homem
minha honra e a lealdade

MysticCosmoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jun 29, 2006 12:04 pm

Mensagempor MysticCosmoS » sexta jan 04, 2008 10:01 am

WrathOcasteR Escreveu:Hoje de manhã fui ao meu estabelecimento de eleição beber uma cafezada e um bagaço.

Antes de entrar apaguei o meu cigarrinho, e com espanto meu, reparo nos autocolantes de proibição na porta. "Hmmm... sim senhora, Não Fumadores, Proibida a Entrada a animais excepto cães guias... etc etc"

Enquanto bebia o meu cafézinho com o "chiripiti" senti vontade de fumar um cigarrinho, e lá fui eu para a rua, regras são regras.

Passado 3 minutos entra uma senhora com um caniche. Ora eu cumpridor da lei fiquei extremamente revoltado. A puta teve lá 1 hora a ler o jornal com o cão a passear pelo café. Não armei estrilho porque sou amigo do dono e quem tinha depois uma dor de cabeça era ele.

O meu problema não é o cão. Muito pelo contrário.
Mas esperem lá... há umas leis que se têm de cumprir e outras não?

P.S.: É de prever que agora digam: "Ah, mas o cão não deita fumo que mata...etc...cancro...blablabla".

A falha aí é mesmo do dono do café, já que ele é quem está encarregue de fazer cumprir as regras no seu estabelecimento. Se o cão se passeou livremente foi porque o dono do café o permitiu, neste caso se aparecia a autoridade, a multa aplicava-se tal e qual como o tabaco.
Última edição por MysticCosmoS em sexta jan 04, 2008 10:16 am, editado 1 vez no total.

MysticCosmoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor MysticCosmoS » sexta jan 04, 2008 10:12 am

misanthropy666 Escreveu:
MysticCosmoS Escreveu:
misanthropy666 Escreveu:esta a começar a fazer um pouco de confusao tomar o cafe e ter que sair logo para poder fumar o meu cigarro :evil:

Fumas antes de entrar :B

Olha que esta lei até vai ao encontro dos desejos de alguns tasqueiros, já que facilitam a disponibilidade de mesa e livram-se de grande parte dos "saleiros" que pedem um café e passam a tarde toda sem consumir a polir o acento e a enfumaçar o ar :lol:

o cigarro sabe bem e depois assim como o cafe ate sabe melhor

O que interessa ao dono é que pagues, se te sabe bem ou mal já não lhe interessa :P

MysticCosmoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor MysticCosmoS » sexta jan 04, 2008 10:15 am

Eu só sei de uma coisa, a lei está aí. Chorem, lamentem-se, façam o que quiserem porque vocês fumadores inconformados é que vão ter de se adptar, tal e qual como os não fumadores se tiveram de adaptar ao fumo das discotecas todos estes anos ;)

Não se preocupem com os tascos nem com os restaurantes, porque esses tal como nos outros países também vão acabar por se adaptar á ideia.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jan 04, 2008 10:55 am

misanthropy666 Escreveu:se ouver testemunhas nao e bem assim, sei porque ja vi um a fumar e quando viu que vinha a policia fugiu e a polica falou com as testemunhas e foi a casa do homem

ah aha ha, só neste país :lol:
Esperem pelo fds, ontem na faculdade, como estava achover estava a malta toda a fumar dentro do corredor: CHAMEM A POLÍCIA

xiii mãe

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 11:00 am

Fixe, como chove já não podem estar lá fora a fumar. Então vão para dentro e fumam onde não podem só porque lá fora chove e o fumador não pode fumar à chuva sob pena de se molhar e quem sabe se constipar (preocupação com a saúde). . .

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jan 04, 2008 11:25 am

Bingo, já viste se a malta se constipa, depois entopem as urgências, porque os sap entretanto encerraram, este governo gosta mesmo de nós 8) mas se chamerem a polícia/asae sempre podem fazer uma colecta.

maxado
Registado: sábado nov 10, 2007 8:52 pm
Contacto:

Mensagempor maxado » sexta jan 04, 2008 11:28 am

Shore Escreveu:
maxado Escreveu:
Shore Escreveu:
maxado Escreveu:
Shore Escreveu:
maxado Escreveu:
Shore Escreveu:
maxado Escreveu:
Danibanger Escreveu:Qualquer dia viramos todos vegetarianos (isto é, se o nosso mui digníssimo Estado demagógico-moralista permitir a morte de um vegetal). Começaram pelos impostos, passaram pelo preço dos alimentos e já vão no tabaco...não se admirem se um dia tiverem de pedir autorização por escrito ao Sócrates para darem a vossa opinião em público!

Lembrem-se dos isqueiros...*medo*

Bem dito!!! Não duvides que é assim que nasce um regime ditatorial!!! Andam todos a abusar do poder!!! Qual é a diferença que lhes faz permitir a venda de tabaco a maiores de 16 ou de 18 anos??? ACHO QUE O QUE O NOSSO PAIS PRECISA É MESMO DE UM REGIME DE DITADURA!!! Precisamos de um regime que se preocupe em manter as nossas finanças/economias em ordem, como fez Salazar (excepto a guerra colonial), não precisamos de meia duzia de cromos a brincar aos governos!!!

Dito assim até parece que nasceste 20 anos depois do 25 de Abril.

Oops e nasces-te mesmo... :oops:

Parece que alguém anda a desleixar-se um bocado... :lol:

Sim a tua simpática mãe nas aulas de história. Logo que esteja com ela já lhe dou um valente puxão de orelhas.

a minha mãe contou-te que andava a estudar? Fogo... não há ninguém no mundo que não saiba a vida dela... Mas enfim... Tu só falas pq não és tu q a tens que ajudar a fazer os TPCs

Aproveita enquanto tens mãe e agradece essa fortuna.

Da mesma forma agradece teres nascido num país onde fórum como estes são possíveis.

Tu não queres voltar á altura em que um isqueiro precisava de licença, em que a coca cola era proibida e apenas alguns se arriscavam a ir para a cadeia indo buscar umas latinhas a Espanha.

O problema da sociedade não é a democracia nem a liberdade é
o egoísmo pessoal em deterimento do pensamento colectivo.

Trocando por miúdos a estupidez.

Fica aqui só uma reflexão, trabalhei numa discoteca durante um ano e tinha de levar com 8 horas de fumo de tabaco seguidas, sai de lá com os olhos completamente irritados. Não fumo nem nunca fumei, mas em pouco tempo iria ficar pior do que um fumador activo.

Como não fumador tenho direito a não fumar. É preciso ser muito estúpido para não perceber isso.

Poderemos discutir medidas e politicas para que isto muda-se.

Mas no fundo todos sabem que o que levou a uma lei repressiva foi a falta de civismo generalizada que afecta os fumadores na hora da ressaca.

E haverá locais e negócios para os quais não será rentável tornar o espaço para fumadores. Logo essas pessoas não devem ser obrigadas a perder dinheiro para alimentar o vicio de terceiros.

Tal como os fumadores também para os comerciantes o tabaco deve ser opção.

Pasma-me hoje em dia ver a facilidade com que os putos e não só falam de ditaduras e salazares como se estivessem a falar da Madre Teresa.

A vontade de uma ditadura para mim só pode ser vista como uma grande falta de capacidade de argumentação em defender o seu ponto de vista, sentindo necessidade de a impor pela força ou repressão.

Como tu disses-te tu até tens de levar com a tua mãe para cumprires as tuas obrigações de estudante. Talvez devesse existir então uma ditadura e uma policia política que anda-se atrás de ti a bastonada para o fazeres...

Fica a imagem. É que isto de querer transformar as ditaduras na defesa das nossas vontades e ideais além de ser ridículo em dois sentidos não poderia estar mais longe da verdade.

Isso o q disseste é verdade. Tenho q dar graças por ter uma mãe, e a que tenho, até porque se a perco fico entregue à bicharada, porque já perdi o meu pai. Antes estivesse a inventar.
Quanto à ditadura... tens razão em certos aspectos, mas não podemos negar que o Salazar livrou o nosso país de uma crise económica que parecia impossivel de resolver. O que eu queria dizer anteriormente, quando disse "excepto a guerra colonial", estava também a referir-me a certas políticas que ele tomou em relação à liberdade do povo. O regime Salazarista fez com que o nosso país se levantasse de uma crise política, mas ao mesmo tempo fez com que o nosso país ficasse atrasado em relação aos outros. Sabias que a ponte 25 de Abril em Lisboa foi construída no tempo do Salazar? E sabias também que esta acabou de ser construída uns anos antes do prazo previsto? Se fosse hoje construída, acredito que fosse terminada uns anos mais tarde do prazo previsto. O que eu quero com isto dizer é que TODOS os regimes politicos tenhem aspectos positivos e aspectos negativos. Assim concluo que se juntassemos os aspectos positivos do nosso regime democrático (a liberdade do povo) com os aspectos positivos do regime salazarista (a boa gestão do nosso país) poderíamos hoje ser um dos povos mais desenvolvidos da Europa.

Essa da ponte nem vou responder. Aliás quem não souber merece ser repatriado já pra marrocos.

Tu não disses te que era bom ter os aspectos positivos de cada regime.

disses-te "o que nos precisamos é de uma ditadura".

E diz-me lá que ditadura consta dos paises mais desenvolvidos quer da Europa quer do mundo?

Ainda para mais em Portugal, isso so serviria par ao regime politico roubar ainda mais o povo indiscriminadamente e sem qualquer tipo de pudor ou fiscalização.

O Salazar foi talvez o melhor ministro das finanças da história do país.

Daí que fosse sempre convidado para os governos. Caía um governo vinha outro e ele era sempre o ministro. Ele começou a resolver o problema económico muito antes da ditadura.

Claro que a lavagem de dinheiro e ouro para o regime Nazi dos roubos aos judeus ajudou e muito. Tivéssemos aproveitado como a Suiça em vez de irmos matar o pessoal que queria ver-se livre de uma ditadura que ainda por cima não era a deles. E talvez pudesse mos estar bem melhor.

Mas tudo isto para voltar ao tabaco. Um regime ditatorial é repressivo.

E como tal não tem problemas em fazer leis repressivas porque não precisam de politicas populistas a um ano das eleições.

Foi só por isso que tivemos esta conversa. Porque o teu argumento é do mais falacioso e fantasioso que já li/ouvi sobre este tema.

Nos paises europeus nao consta nenhuma ditadura, mas consta a liberdade do povo e a boa gestão da nação, coisa que em portugal nunca houve ao mm tempo durante a republica.
You bastard, I hate you
I kill you, you can lick my butt
So pious and gracious
Intention isn't very clear
You bastard, still hate you
Need money for a fucking beer

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 04, 2008 11:30 am

Eu quero uma urgência à porta de minha casa. :cry:

Claro que a malta não se pode constipar, mas pode estar ali a fumar e a tornar o ar da sala bem melhor para os que não fumam, não é?

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes