Metal Português vs Metal estrangeiro...

Odium_
Turista
Registado: quinta ago 18, 2005 11:39 am
Contacto:

Metal Português vs Metal estrangeiro...

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 1:59 pm

Hoje em dia podemos constatar a existência de inúmeras bandas de metal nacional de grande qualidade, muitas vezes acima daquilo que ouvimos de outros países que são considerados a "vanguarda" ou a "elite" de um determinado gênero. Temos o caso do black metal, vemos rótulos como "Trve Norwegian Black Metal", compreende se a utilização desta designação para "dar a entender" o estilo particular dos noruegueses a tocar black metal, afinal 98% das bandas que ouvimos/vemos hoje em dia de black metal seguem o "padrão" norueguês, as poses, as vestes, os temas líricos e claro, a musica. Porem uma coisa e ridícula (na minha opinião), quando temos mímicos autênticos na sua existência como banda, dou vos o exemplo de uma banda de black metal japonesa com o nome "Gorugoth"... não vos faz lembrar nada? Querem só mais uma para se rirem? Existe ainda outra banda,também japonesa, com o nome "Belphegoth", absurdo não é? Não e uma coisa apenas existente no black metal, temos o exemplo das bandas de death metal, que face ao estrondoso sucesso dos Cannibal Corpse começaram todas a utilizar a mesma abordagem temática "VOU TE ESTRIPAR PARA ME ALIMENTAR E DEPOIS VOU TE VIOLAR", e claro, grande parte das bandas grind tambem adoptaram esta postura... agora pergunto me, se ca em portugal temos musica de grande qualidade, e originalidade (penso que não e necessario estar a "disparar" nomes, basta um pouco de atenção ao que se passa dentro da nossa fronteira e um bom ouvido e sabe se), então porque raio e que vejo estas grandes bandas com dificuldades para avançar? o mercado nacional e pequeno? sim, e verdade... mas apesar de ser pequeno, o nosso público, e geralmente o preferido das bandas estrangeiras que vêm cá tocar, e habitualmente quando vêm têm a sua casa cheia... porque existe esta preferência? e porque e que temos bandas nacionais a quererem ser o que não são e a retratar temas que não estão adequados ao seu meio?

sentinel
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 5:37 pm

Mensagempor sentinel » domingo jul 01, 2007 2:10 pm

acho que posso te dar uma opinião: os portugueses são como as formigas se uma avança vão todos atrás, é como os cafés se abrires um num bairro onde não existe abrirão outros ao lado, creio que a nivél musical muitas bandas procuram obter sucesso sem trazerem algo de novo e limitando-se a copiar para tentarem um reconhecimento mais rápido, mas existem muitas que ainda valem pela originalidade.

Ripping Corpse
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta abr 11, 2007 5:37 pm
Contacto:

Mensagempor Ripping Corpse » domingo jul 01, 2007 2:14 pm

sentinel Escreveu: os portugueses são como as formigas se uma avança vão todos atrás, é como os cafés se abrires um num bairro onde não existe abrirão outros ao lado,.

.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: essa e boa.... :metal:
..."HEAVY METAL"...

Imagem

Odium_
Turista
Contacto:

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 2:16 pm

compreendo e concordo... mas a meu ate e correto uma banda no seu primeiro ou segundo trabalho estar mais ligada a algum tipo de rotulo, porque sempre ajuda a "vender o seu peixe"... trata se e das bandas a nível nacional agarrarem se demais a tal coisa... eu também tenho um projeto, por agora tocamos black metal, mas pretendemos evoluir, tanto em termos técnicos como temáticos, mas ao inicio e necessário ter a vantagem da propaganda "pré-existente", algo novo não nasce subitamente, e necessário haver uma base que o sustente... dou te o exemplo dos grandes Firstborn :twisted:

sentinel
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 5:37 pm

Mensagempor sentinel » domingo jul 01, 2007 2:21 pm

Odium_ Escreveu:compreendo e concordo... mas a meu ate e correto uma banda no seu primeiro ou segundo trabalho estar mais ligada a algum tipo de rotulo, porque sempre ajuda a "vender o seu peixe"... trata se e das bandas a nível nacional agarrarem se demais a tal coisa... eu também tenho um projeto, por agora tocamos black metal, mas pretendemos evoluir, tanto em termos técnicos como temáticos, mas ao inicio e necessário ter a vantagem da propaganda "pré-existente", algo novo não nasce subitamente, e necessário haver uma base que o sustente... dou te o exemplo dos grandes Firstborn :twisted:

em parte concordo contigo, de facto o público para aderir necessita um isco e a colagem a derminado estilo poderá ajudar a vender o peixe como dizes!!!

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » domingo jul 01, 2007 2:24 pm

Odium_ Escreveu: a meu ver e a unica banda criativa de metal la para aqueles lados
Tenta ouvir Magane.

Grimord [RIP]

Mensagempor Grimord [RIP] » domingo jul 01, 2007 2:26 pm

Sem editoras que suportem as bandas, sem organizações que promovam eventos e sem bandas dispostas a lutar contra esta hipócrisia industrial, não se vai pá frente... Maioria das bandas limita-se à resignação. Se uma banda num determinado evento se manifesta contra as más condições é logo apelidada de arrogante, e provávelmente ficará marcada entre o círculo de influências do organizador "lesado". (Por algum motivo os Moonspell levam o selo da arrogância de muita gente)

E sim, este tipo de "flaming" às bandas é visto em muitos sítios, até já foi visto neste mesmo fórum.

Outro podre da sociedade metálica são as "pessoas fixes"... Aqueles grandes metaleiros e roqueiros que todos conhecem e que são vistos como autoridade em toda a matéria... E se um destes senhores diz "banda X é uma merda", o seu grupo de seguidores vai passar a ter uma visão negativa da banda porque a "pessoa fixe" disse que não presta.

Queres mais e melhores bandas na nossa grande Lusitânia? Espera que eles tenham cabeça e sorte pa se meterem em editoras estrangeiras e consigam sucesso.. Ou que a nossa sociedade mude drásticamente para suportar a mal-fadada "música extrema".

Odium_
Turista
Contacto:

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 2:28 pm

hm... não conheço, mas eu vou procurar :) Sigh é uma banda atualmente de Avant-Garde, mas eles começaram como black metal na Deathlike Silence Productions do Euronymous... Qual e a onda dessa banda? ^^

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » domingo jul 01, 2007 2:35 pm

Tocam também BM mas têm um estilo muito deles.

Odium_
Turista
Contacto:

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 2:36 pm

Grimord Escreveu:"Queres mais e melhores bandas na nossa grande Lusitânia? Espera que eles tenham cabeça e sorte pa se meterem em editoras estrangeiras e consigam sucesso..".

Não são precisas mais bandas, já temos muitas boas por cá ;D o problema e mesmo a atitude do público face aos concertos "pequenos"... muitas vezes existe uma atitude cega praticamente... tens a banda de um amigo, que pode até ser uma merda e tu odiares, mas no entanto são amigos, então não existe crítica e continua se a alimentar outra banda com pouca perspectiva de futuro... enquanto que depois és capaz de cagar completamente numa banda que ate tens uns riffs interessantes e umas líricas com uma abordagem original, e com uma boa atitude... esta e a realidade do publico "metalico" nacional, existe a necessidade de filtrar o bom do mau... claro que isto e um conceito um pouco vago, mas penso que todos perceberam a ideia :P

Grimord [RIP]

Mensagempor Grimord [RIP] » domingo jul 01, 2007 2:44 pm

Odium_ Escreveu:
Grimord Escreveu:"Queres mais e melhores bandas na nossa grande Lusitânia? Espera que eles tenham cabeça e sorte pa se meterem em editoras estrangeiras e consigam sucesso..".

Não são precisas mais bandas, já temos muitas boas por cá ;D o problema e mesmo a atitude do público face aos concertos "pequenos"... muitas vezes existe uma atitude cega praticamente... tens a banda de um amigo, que pode até ser uma merda e tu odiares, mas no entanto são amigos, então não existe crítica e continua se a alimentar outra banda com pouca perspectiva de futuro... enquanto que depois és capaz de cagar completamente numa banda que ate tens uns riffs interessantes e umas líricas com uma abordagem original, e com uma boa atitude... esta e a realidade do publico "metalico" nacional, existe a necessidade de filtrar o bom do mau... claro que isto e um conceito um pouco vago, mas penso que todos perceberam a ideia :P

Porque não mais? Mais diversidade, não sabes o que vai aparecer ;)! E com a presença de mais bandas talvez as editoras comecem a ver que somos um estilo tão digno como os outros e que merecemos o mesmo destaque (até mais ;D)!

Mas continuo a acreditar que o que falta às bandas nacionais é apoio... Temos boas bandas, com óptimas ideias, que por este andar nunca vão passar dum bando de gajos que toca em bares... Quando são bem melhores que muitas bandas reconhecidas internacionalmente.

Odium_
Turista
Contacto:

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 2:57 pm

Grimord Escreveu:Mas continuo a acreditar que o que falta às bandas nacionais é apoio... Temos boas bandas, com óptimas ideias, que por este andar nunca vão passar dum bando de gajos que toca em bares... Quando são bem melhores que muitas bandas reconhecidas internacionalmente.

claro, mas o problema e consciencializar o publico primeiro... que só porque uma banda vem de fora já e a melhor do mundo :? so porque uma banda e escandinava, e das melhores de black do mundo, so porque uma banda e americana ou e nu metal ou e death metal and so on...

Agent Orange
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo mar 04, 2007 3:45 am

Re: Metal Portugues vs metal estrangeiro

Mensagempor Agent Orange » domingo jul 01, 2007 3:06 pm

Odium_ Escreveu:... 98% das bandas que ouvimos/vemos hoje em dia de black metal seguem o "padrão" norueguês, as poses, as vestes, os temas líricos e claro, a musica...

O teu avatar rula! :wink:

Em relação ao tópico, há tempos atrás, postei algo sobre esse assunto.

http://www.metalunderground.org/viewtop ... ht=#384010

Odium_
Turista
Contacto:

Mensagempor Odium_ » domingo jul 01, 2007 3:10 pm

I know xD lolol ate estou espantado como só comentaram agora o meu avatar ahha... mas como eu disse anteriormente, e necessário ao inicio uma banda ligar se mais a um genero, aproveitar o publico que ira ver a priori uma banda com determinadas caracteristicas... mas fazer da carreira uma copia e que se torna absurdo =/

sludge [RIP]

Mensagempor sludge [RIP] » domingo jul 01, 2007 3:21 pm

Acho que cada vez tem surgido mais bandas boas em portugal, mas de facto penso que o grande problema é que as bandas portuguesas costumam estar atrasadas 5 anos em media relativamente ao que se passa internacionalmente.

Mas espero que esta situaçao se altere e penso que estamos a ir pelo bom caminho, bandas como os men eater, the firstborn e process of guilty na minha opiniao estao ao nivel de muitas das boas bandas internacionais 8)

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes