Top 3 da literatura!!!
-
- Participante Compulsivo(a)
- Registado: sexta out 07, 2005 5:31 am
- Contacto:
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
"O silmarillion" J.R.R. Tolkien
"Baudolino", Umberto Eco
"Os Maias", Eça de Queirós
Só porque só podem ser três.
"Baudolino", Umberto Eco
"Os Maias", Eça de Queirós
Só porque só podem ser três.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage
Hordes of Yore webpage
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
- Moon|Tears
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça jul 19, 2005 7:52 pm
- Contacto:
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
meninobesta Escreveu:Os Maias e o 1984 estão no Top!
por acaso nunca li Os Maias ... vocês que o leram foi no âmbito escolar ou por opção?
...e eu só não referi Os Maias porque preferi mencionar o subvalorizado Ferreira de Castro.
Li mais d'Os Maias do Eça por opção do que por obrigação, tal como Almeida Garrett (Frei Luis de Sousa pq o Viagens Na Minha Terra lembro-me de não ter gostado) ou Camilo Castelo Branco. Também digno de menção é o quase-vareiro Julio Dinis

O mundo como vontade e representação - Arthur Schopenhauer
(Sua filosofia é, assim, profundamente pessimista, pois a vontade é concebida em seu sistema como algo sem nenhuma meta ou finalidade, um querer irracional e inconsciente. Sendo um mal inerente à existência do homem, ela gera a dor, necessária e inevitavelmente, aquilo que se conhece como felicidade seria apenas a interrupção temporária de um processo de infelicidade e somente a lembrança de um sofrimento passado criaria a ilusão de um bem presente. Para Schopenhauer, o prazer é momento fugaz de ausência de dor e não existe satisfação durável.)
Segredos, mentiras e Democracia - Noam Chomsky
(Chomsky também tem recebido crédito de grupos culturais. O grupo musical Rage Against the Machine leva cópias de seus livros em suas turnês. A banda de grunge Pearl Jam tocou pedaços de falas de Chomsky mixadas com algumas de suas músicas. O grupo de rock n' roll REM convidou o linguista para palestrar antes de seus shows, o que Chomsky recusou. Discursos de Chomsky têm sido apresentados em lados B dos álbuns da banda Chumbawamba e outros grupos. O cantor e ativista político Bono Vox, do grupo irlandês U2, disse que "Se o trabalho de um rebelde é derrubar o velho e preparar o novo, então este é Noam Chomsky, um rebelde sem pausas, o Elvis da Academia... Como o rock n'roll dos anos 90 continua sendo atado nas mãos, é irônico que um homem de 65 anos de idade tenha o real espírito rebelde".)
O Estrangeiro - Albert Camus
(a base da obra de ficção e ensaística de Camus está a reflexão sobre o absurdo. O homem de Camus, o protagonista de O Estrangeiro, Mersault, procura a justificação da sua existência e não a encontra, convertendo-se assim num estranho, um estrangeiro para si mesmo. Mersault mata inexplicavelmente um homem («porque fazia calor») e, sem procurar justificação, aceita ser condenado à morte. )
Ainda haveriam muitas mais....
(Sua filosofia é, assim, profundamente pessimista, pois a vontade é concebida em seu sistema como algo sem nenhuma meta ou finalidade, um querer irracional e inconsciente. Sendo um mal inerente à existência do homem, ela gera a dor, necessária e inevitavelmente, aquilo que se conhece como felicidade seria apenas a interrupção temporária de um processo de infelicidade e somente a lembrança de um sofrimento passado criaria a ilusão de um bem presente. Para Schopenhauer, o prazer é momento fugaz de ausência de dor e não existe satisfação durável.)
Segredos, mentiras e Democracia - Noam Chomsky
(Chomsky também tem recebido crédito de grupos culturais. O grupo musical Rage Against the Machine leva cópias de seus livros em suas turnês. A banda de grunge Pearl Jam tocou pedaços de falas de Chomsky mixadas com algumas de suas músicas. O grupo de rock n' roll REM convidou o linguista para palestrar antes de seus shows, o que Chomsky recusou. Discursos de Chomsky têm sido apresentados em lados B dos álbuns da banda Chumbawamba e outros grupos. O cantor e ativista político Bono Vox, do grupo irlandês U2, disse que "Se o trabalho de um rebelde é derrubar o velho e preparar o novo, então este é Noam Chomsky, um rebelde sem pausas, o Elvis da Academia... Como o rock n'roll dos anos 90 continua sendo atado nas mãos, é irônico que um homem de 65 anos de idade tenha o real espírito rebelde".)
O Estrangeiro - Albert Camus
(a base da obra de ficção e ensaística de Camus está a reflexão sobre o absurdo. O homem de Camus, o protagonista de O Estrangeiro, Mersault, procura a justificação da sua existência e não a encontra, convertendo-se assim num estranho, um estrangeiro para si mesmo. Mersault mata inexplicavelmente um homem («porque fazia calor») e, sem procurar justificação, aceita ser condenado à morte. )
Ainda haveriam muitas mais....
- nazgul
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm
«Lady Muçulmana» mas que grandes escolhas!
Schpenhauer nunca o lí mas sei que não é um livro fácil, o Estrangeiro é um dos meus livros preferidos e em relação ao outro vou lê-lo com certeza!
O meu top:
- «Viagem ao mundo da droga», Charles Duchusois (devo ter escrito mal com certeza). É um livro já bastante antigo, um pouco desactualizado devido às novas dorgas que apareceram, mais é uma aventura alucinantíssima.
- «Justine e os infortúnios da virtude», Marquês de Sade: bem vindo ao mundo do Marquês! É um livro de fácil e interessante leitura que revela um pouco (mt pouco) da mente libertina de SADE. Coitadinha da Justine... antes puta!!!!
- «A Origem da Tragédia», F. Nietzsche: é um livro um pouco pesado e de difícil leitura, mas que posteriormente compreendido torna-se uma nova realidade que se abre à nossa frente. EXCELENTE.
Acrescento só que qualquer biografia de uma banda me interessa muito!!!! - Pink Floyd, Joy Division, The Doors, Xutos e Pontapés, Lou Reed, e outras que surjam por aí....
Schpenhauer nunca o lí mas sei que não é um livro fácil, o Estrangeiro é um dos meus livros preferidos e em relação ao outro vou lê-lo com certeza!
O meu top:
- «Viagem ao mundo da droga», Charles Duchusois (devo ter escrito mal com certeza). É um livro já bastante antigo, um pouco desactualizado devido às novas dorgas que apareceram, mais é uma aventura alucinantíssima.
- «Justine e os infortúnios da virtude», Marquês de Sade: bem vindo ao mundo do Marquês! É um livro de fácil e interessante leitura que revela um pouco (mt pouco) da mente libertina de SADE. Coitadinha da Justine... antes puta!!!!
- «A Origem da Tragédia», F. Nietzsche: é um livro um pouco pesado e de difícil leitura, mas que posteriormente compreendido torna-se uma nova realidade que se abre à nossa frente. EXCELENTE.
Acrescento só que qualquer biografia de uma banda me interessa muito!!!! - Pink Floyd, Joy Division, The Doors, Xutos e Pontapés, Lou Reed, e outras que surjam por aí....
- Grimner
- Administrador
- Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
- Contacto:
por acaso nunca li Os Maias ... vocês que o leram foi no âmbito escolar ou por opção?
Uma escolar, 2 por opção.
Não só pinta um fulgurante retrato do portugal oitocentista ( e é interessantissimo verificar que muito do que ele diz se aplicaria hoje sem mudanças), como o faz com uma escrita absolutamente magistral. Menção honrosa vai tambem para "A reliquia".
- Sacred-Steel
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
- Contacto:
Quando era suposto tê-lo lido não li, ou fui com a estupidez da ideia: "eish que isto é uma seca...", não passei para aí da página 100 e fiquei-me pelo livro de resumos.
Uns meses mais tarde peguei no livro de novo e li todo, achei brilhante e senti-me bastante idiota

Sacred-Steel Escreveu:Hannibal - Thomas Harris (o filme desiludiu-me)
Li a trilogia e por acaso são muito bons

Apesar de tudo, gostei mais do Dragão Vermelho.
(em filme o melhor é mesmo o Silêncio dos Inocentes).
-
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: domingo jan 02, 2005 1:49 am
Gosto dos livros do Bernard Cornwell, portanto no meu top 3 de literatura ele tem que estar presente. Eça de Queiroz e Marion Zimmer Bradley tb merecem referencia.
Então cá vai:
Bernard Cornwell - Crónicas do Senhor da Guerra (trilogia)
Marion Zimmer Bradley - O Circulo de Blackburn (Tetralogia)
Eça de Queiroz - O Crime do Padre Amaro (recusei-me a ver o filme, mal vi o trailler).
Por acaso já não leio um livro há cerca de um ano...... Mas quando leio, leio em poucos dias, não sou capaz de ter uma leitura saudável, o meu objectivo é chegar ao fim do livro. Enfim....
Então cá vai:
Bernard Cornwell - Crónicas do Senhor da Guerra (trilogia)
Marion Zimmer Bradley - O Circulo de Blackburn (Tetralogia)
Eça de Queiroz - O Crime do Padre Amaro (recusei-me a ver o filme, mal vi o trailler).
Por acaso já não leio um livro há cerca de um ano...... Mas quando leio, leio em poucos dias, não sou capaz de ter uma leitura saudável, o meu objectivo é chegar ao fim do livro. Enfim....
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes