A SicRadical NÃO TEM que seguir os moldes tradicionais da cultura pop por isso acho muito critícável passar Korn, Dimmu e Metallica no 1o programa
Exactamente por se tratar do 1º programa é que considero que ele fez bem em passar videos de bandas mais conhecidas e de "estilos diferenciados". As razões que me levam a pensar assim são:
1º O impacto inicial poderá ser mais abragente em termos de público/audiência e garantir continuidade e uma base sustentada em termos de audiência. Sinceramente prefiro ver um programa ao longo do tempo com videos 3 para 1 em termos de bandas conhecidas para menos conhecidas do que meia duzia vezes um programa absolutamente inovador em termos de divulgação mas que sai rapidamente da grelha por falta de audiencia. Sim, porque sem audiencia voltas ao que tinhas antes ou seja praticamente nada na TV. Os programas não vivem sem audiencias que permitam pagar via publicidade os custos e a renumeração do capital investido na actividade de canais de televisão.
2º Para mim esta situação prometeu - e espero que cumpra - diversidade num sentido mais lato não só em estilos como em bandas.
3º Fala-se aqui muito de falta de divulgação do metal de opressao pelas outras modas etc e tal e agora pergunto eu: acham que é com bandas menos conhecidas e por vezes "menos fáceis" de ouvir que se podem atrair mais deptos (novos ou velhos afastados) num primeiro impacto? Eu acho que não. Mais, e como julgo ter sido a ideia que o Bronze transmitiu, os adeptos (já para nao falar na comunidade) de metal em Portugal são poucos, muito poucos. São tão poucos que, e tu sabes melhor que eu, quem se ressente são as bandas com a assitência aos concertos - excluindo-se casos como o de bandas conhecidas como foi o concerto dos Iron Maiden por exemplo ou mesmo os de Dimmu Borgir. Da forma como vejo as coisas os videos dos mais conhecidos (ou mesmo dos mais comerciais) valem nem que seja para ver se conseguem dar mais uma força em termos de número de adeptos de metal. Considero que se se despertar o "bichinho", a procura de coisas menos conhecidas do meio surgira muito naturalmente com o tempo para muitos.
Por tudo isto considero acertada a escolha de conteudo para primeiro programa, e repara eu nem sequer faço ideia se foi deliberado por este intuito ou nao, até porque nao conheço o Freitas pessoalmente nem ninguem ligado quer à sic radical quer ao meio do metal em Portugal, nem faço a minima ideia de quem decidiu o alinhamento do programa.
O intuito principal do meu outro post foi mais no sentido de termos alguma paciencia para ver como se desenrolara o programa no futuro, até porque tb eu espero ver a divulgação de coisas "novas e diferentes".
Eu tenho esta expectativa porque nao são só os videos que me levarão a ver o programa assim como nao ando neste forum apenas para ler opiniões mas também para descobrir coisas novas (para mim!!!) como foram, por exemplo, os Bleeding Display cuja divulgação aqui feita do site deles me permitiu descarregar um mp3 de que gostei bastante.
\00/
"Life is a bitch and then you die" ou como diria um amigo meu "... and then you marry one"