joaolx Escreveu:A isto soma a digressão ás lojas de t-shirts, patches, dorsais e pins (sim havia lojas que viviam so disto)
O 67 nos Restauradores, a Ex-Sonhos Pop no Picoas, a Casa Amarela e a Halloween no Porto...

joaolx Escreveu:A isto soma a digressão ás lojas de t-shirts, patches, dorsais e pins (sim havia lojas que viviam so disto)
joaolx Escreveu:Covenant Escreveu:True, em Manowar respirou-se outro tipo de ambiente. Não foi o ambiente de uns Iron Maiden ou até de uns Metallica onde aparecem muitos vindos de pára-quedas e que na verdade só conhecem meia-dúzia de músicas e que se querem armar em rambos. No resto do ano nem ouvem outras bandas do genero...E atenção em estudio até prefiro IM em relação a Manowar.
Que concerto de Manowar em concreto estás a falar e com que concerto de Maiden queres fazer a comparação ?
Vi os Manowar no Dramatico de Cascais na tour do Triumph of Steel (1992) e digo-te: Nada a ver com Maiden, nada de nada...
Palco do mais simplório, som nada a ver, pouco pessoal, até tiveram que montar o palco num dos lados do pavilhão e não no fundo como é normal para não parecer tão vazio...(1ª parte acho que foram os Mata-Ratos)
Vi e gostei e lá está a oferta era tão escassa que até Bon Jovi era coisa a ponderar só para veres...mas "nothing to write home about"
Maiden ao vivo sempre foram um osso muito duro de roer...Se já estás farto isso é uma outra história
Curiosamente, e comparando duas bandas da velha guarda e os dois concertos a que fui deles no último ano, no que concerne ao público, respirei um espírito muito mais homogéneo de um ponto de vista metaleiro em Manowar no campo Pequeno do que Iron maiden no Pavilhão Atlântico. E achei os Manowar em muito melhor forma que Iron Maiden
Pode-se dizer muito de Manowar ( e eu comparativamente até gosto mais de Maiden do que de Manowar) mas em Manowar não assistes a fenómenos Fear of the dark/Enter Sandman onde parece que metade do público só vai ali para ver aquela música.
DREAMASTER Escreveu:Deixo aqui esta review
Muito bom concerto dos Iron Maiden ontem. Apesar da idade estes senhores mostram que não tem rivais em termos de espectaculos ao vivo dentro do Metal e talvez mesmo dos melhores fora dele. O espetaculo da pirotecnia e luzes, dos backdrops, ...dos adereços em palco e o proprio palco foi fantastico. Acho que foi o concerto de Maiden com mais pirotecnia que vi até hoje da banda. DE resto a banda em palco teve muito bem. Fiquei à frente do lado direito e aí o som tava bom, com umas oscilações lá de vez em quando mas no geral dava para perceber bem todos os instrumentos e a voz do Bruce ainda melhor (o Pavilhão Atalntico nunca foi bom pra concertos da pesada e musica alta mas é perfeito pra concertos pop e rock).
Confirmei com este concerto, que a banda nas ultimas duas tournés tem vendo a abrandar o ritmo de algumas musicas, como foi o caso da 'Fear of the Dark' em comparação com a versão original de estudio. De resto continuam em grande forma em palco e o Bruce continua com uma excelente voz (poupando-a aqui e ali como é natural da idade), espantando-me mesmo em ainda conseguir fazer maravilhosos agudo em musicas como a 'Aces High', que eu continuo a achar que ele canta esta musica bem melhor que em 1984-85 e a continuar a correr q nem um desalmado com a idade que já tem e de fazer inveja a muita malta nova (eu incluido). Notou-se que este ainda é o inicio da tour, com a banda a dar um ou outro pregozito aqui e ali. O publico da perpectiva donde eu estava teve muito bem, animado a participar nos apelos do Bruce e a cantar a maioria das musicas e mais uma vez vi muita malta jovem e a vibrar com as musicas da banda (antigas e mais recentes). Conluindo foi um muito bom concerto da banda. Só muito bom? Bem tivessem eles tocado a "Killers" ou a "Infinite Dreams" q tocaram em 1988 e teria sido excelente, e se tivessem tocado as duas o concerto teria sido fabuloso![]()
De resto a banda mais uma vez não desiludiu em termos de prestação vivo e fica a vontade de os ver novamente. UP THE IRONS!
dragffys Escreveu:É, ouvi dizer que esses gajos do metro não curtem nada metalada, e por isso vai de estragar o concerto dos Maiden! ZING!
spiegelman Escreveu:O ar podre e devastado que o chão do dramático tinha no fim dos concertos fazia cair o pelinho dos tomates de muitos do meninos que estiveram na quarta feira no PA. Buscar cerveja ao KFC? nem se atreveriam entrar naquele tasco que ficava lá mesmo ao lado só do aspeto da turba negra que lá se sentava a mamar nmédias sagres, daquelas bojudas e de vidro grosso, não da merda delgada onde hoje servem a cerveja
Sim, só quem não esteve com concertos de metal nos anos 90 (principalmente a devastação que eram os concertos na Incrível Almadense) é que se queixa de uns quantos tipos a fumar ganzas ou aos saltinhos.
Curiosamente, e comparando duas bandas da velha guarda e os dois concertos a que fui deles no último ano, no que concerne ao público, respirei um espírito muito mais homogéneo de um ponto de vista metaleiro em Manowar no campo Pequeno do que Iron maiden no Pavilhão Atlântico. E achei os Manowar em muito melhor forma que Iron Maiden
Pode-se dizer muito de Manowar ( e eu comparativamente até gosto mais de Maiden do que de Manowar) mas em Manowar não assistes a fenómenos Fear of the dark/Enter Sandman onde parece que metade do público só vai ali para ver aquela música.
~joaolx Escreveu:Não dá para comparar o Portugal dos anos 80 do Portugal de agora, a verdade é essa...
Nos anos 80 vinha cá uma banda de jeito de 2 em 2 anos e quem comprava a Metal Hammer e a Kerrang via os anuncios dos tours e parecia que a europa acabava em Espanha então a vinda de Maidão para os headbangers nacionais era um acontecimento análogo ás aparições de Fátima...Meses antes não se falava de outra coisa, pessoal de todo o país, havia pessoal que se despedia dos empregos para poder estar presente, enfim, algo de incompreensivel para a actual geração.
Toda a devastação falada que vinha agregada e estes eventos resultava dos excessos de uma juventude inserida neste contexto acima.
Uma das vezes que os Maidão tocaram no Dramático até os patos do lago do parque se foram...
Old_Skull Escreveu:O que está aqui em causa nada tem a ver com nostalgias ou saudosismos bacocos.
A questão é que passamos duma época onde a absoluta precariedade e falta de oferta nos fazia apreciar tudo o que nos era oferecido, para um contexto em que as pessoas se empenham em identificar falhas absolutamente ridículas como se a sua afirmação como indivíduos disso dependesse.
Parece que de repente a música, a comunhão de interesses, o ambiente fraterno, o caos catártico, a suspensão da normalidade, fossem de todo preteridos por um desejo sobrehumano de perfeição, seja lá isso o que for.
Se assim é, porque raio teimam ouvir Metal?!?!?!?
Covenant Escreveu:True, em Manowar respirou-se outro tipo de ambiente. Não foi o ambiente de uns Iron Maiden ou até de uns Metallica onde aparecem muitos vindos de pára-quedas e que na verdade só conhecem meia-dúzia de músicas e que se querem armar em rambos. No resto do ano nem ouvem outras bandas do genero...
E atenção em estudio até prefiro IM em relação a Manowar.
E quando falava na devastação, não era propriamente andar a bater no pessoal ou partir cenas. Era o ambiente, a aura, a forma como se vivia a música, a loucura que eram os concertos. Pelo menos é assim que ouço falar daqueles tempos pelo pessoal mais velho. Até o meu irmão me conta essas histórias, mas ele é 12 anos mais velho que eu.
Como alguém disse, hoje em dia se não for pelo aspecto, ninguém diferenciava os concertos de bandas de metal mais conhecidas e de Iron Maiden (de alguns, porque uma boa parte conseguia inserir-se bem no concerto da Rihanna).
Não sei se estou certo ou errado, mas gostava que houvesse mais gente a viver as coisas como eu. O facto de muitas vezes me sentir sozinho nessa paixão faz com que me sinta um maluquinho. Quando vejo pessoal a queixar-se de tudo e mais alguma coisa num concerto de metal... Enfim. Mas cá vou tentando viver a música como eu gosto. Com paixão e maluquice. Espero que me perdoem por isso.
PeiXotO Escreveu:22acaciaavenue Escreveu:Sinceramente AINDA BEM que atitudes dessas acabaram e devem ficar esquecidas no passado... e sim eu era do estava presente em Cascais quando havia concertos em 80's e recordo-me bem das Alarvidades cometidas por alguns sobre seres inocentes (pessoas e animais e tudo o que eram bancos de jardim e plantas) em que alguns gostavam de despejar a sua raiva em cima... frustrações da vida aliciadas com muito tintol e cerveja em cima entre outras coisas. Não havia nem há desculpa para o que alguns faziam, digam o que disserem, sim os Maiden vinham de 2 em 2 anos e eram practicamente quando havia concertos de Metal em Portugal, mas dai a estravazar para a destruição só demonstra o quão retrogrados éramos como pessoas nessa altura. Bastava ver como os vidros e assentos dos comboios da CP chegavam ao final desse dia para nem eu conseguir perceber como ainda traziam bandas do género a Portugal, acho que no fim, de tudo ainda tivemos sorte de alguém ter percebido que uns não deveriam estragar a festa de milhares outros. Aliás a cena das destruições iam acabando com concertos de Metal no Rock Rendez Vouz, os WCs nunca ficavam para contar a estória de um concerto para o outro.
![]()
Esta conversa do "antigamente é que era" faz-me lembrar os velhos a falar de bola quando dizem que o Cristiano Ronaldo no tempo do Eusébio nem calçava as botas!
O única coisa que tenho a dizer do concerto é que nunca tinha visto o Dave a tocar sem wristband. E que só para ver e ouvir a Afraid To Shoot Strangers valeu os 40€ do bilhete.
Metessem mais uma data que o pessoal enchia aquilo outra vez!
Maiden, no Rock In Rio cá vos esperamos!
GRIS Escreveu:mas a Afraid foi tocada 2 vezes cá em Portugal, Kadoc e Dramático (voz de Blaze) e anda tudo agora com orgasmos por causa dela? wtf
22acaciaavenue Escreveu:Covenant Escreveu: Mas o que ouço dizer é que antes, era uma loucura para todos. Mas como não vivi essas coisas não posso falar com exactidão.
Eu explico pq era a "loucura":
- Quase não havia concertos, mas o "problema" era de origem maior, porque na realidade quase não havia informação.
- Tirando talvez a Motor nos Restauradores-Lisboa (antes de se chamar Bi-Motor) nem sequer haviam lojas com vasta oferta de discos de Metal, mesmo havendo os preços praticados pela Motor eram bastante acima do que a maioria de nós podia suportar. Quando se conhecia alguém que comprava era massacrado com o Grava aí isso![]()
- Tinhas 1-2 programas de rádio onde ficavas a saber as novidades semanalmente e que eram por vezes religiosamente gravados pois era a única maneira de teres musicas de algumas bandas.
- Havia Fanzines mensais de alguns clubes de Heavy Metal e talvez o mais famoso fosse o Heavy Metal Zombies Paranoid em que sendo sócio podias entregar uma cassete (de boa qualidade) e pedir que te gravassem 2 albuns nela, um de cada lado. Mais tarde esta prática acabou com a desculpa de direitos de autorA verdade é que os donos do clube estavam a rebentar com as cabeças da sua Hi-Fi a fazer dezenas de gravações mensalmente, e às vezes como não havia dinheiro para boas cassetes iam as mais ranhosas mas trocávamos a fita para a embalagem de uma TDK ou BASF Ferro etc etc
![]()
- O Blitz publicava semanalmente 1-2 páginas dedicadas só ao Metal e assinadas pelo Pedro Cardoso
- Não havia forma de ver telediscos ou concertos de bandas pois quase ninguém tinha leitor VHS e os que tinham deparavam-se com o não encontrar nada que se pudesse comprar, só de importação e tinhas de conhecer alguém que andasse cá e lá. Gravar videos implicava também teres 2 aparelhos de VHS, um para ler outro para gravar. Isto só começou a ser mais comum em meios de 90's.
- Das poucas maneiras sequer de saber como eram os Músicos fisicamente era pelas fotos dos Álbuns. Maioria de nós tinha colecções de cassetes escritas à mão e nem sabíamos como os gajos eram. Possivelmente eram até gravações de gravações de gravações, que ao contrário do digital se vão deteriorando de cópia para cópia e de maneira muito perceptível, sem contar com o mau hardware que tínhamos para ouvir essas cassetes, muitas vezes ouvias num daqueles gravadores mono usados nos Spectrum e não tinha sequer um Spectrum.
- Como já disse concertos quase não havia e os poucos que iam havendo iam sendo de bandas portuguesas no Rock Rendez Vous/Voz do Operário ou numa ou outra escola Secundária em que não havia sequer PA, lembro-me de ter visto os Braindead(quando eram Metal) e Mata a Velha na margem sul num destes concertos numa tarde de fim de semana. Volta e meia organizavam-se uns concertos com melhores condições e com bastantes bandas e regra geral sempre na margem Sul, lembro-me de Ramp, NAM, Thormentor num deles ou muito de vez em quando lá vinham uma bandazita estrangeira tipo os Thanatos com Thormentor e Massacre (bandas nacionais).
Eu sei que deve ser difícil imaginar, mas era como era e a malta safava-se como podia. Ia-se a casa de amigos ouvir som para conhecer novas bandas ou mesmo para se puder ouvir Metal, quando os Maiden apareciam claro que era a puta da loucura, era tirar praticamente a barriga da miséria de 2 em 2 anos. Muita sorte tínhamos nós dos Maiden cá virem, e era pq Espanha era aqui ao lado, caso contrario éramos tão insignificantes em termos de público (ou assim se pensava) que ninguém pensava ter lucro em mandar vir bandas cá tocar. Estranhamente a única altura em que os Maiden deram 2 concertos (Porto e Cascais) no nosso País foi na sua primeira digressão por cá, o World Slavery Tour, nunca mais o repetiram. Ainda antes dos 90 ieram cá os Motorhead com Girls School e Destruction, que foi o meu primeiro concerto.
Com o inicio dos anos 90 as coisas começaram a melhorar e muito, de um momento para o outro Portugal passava a fazer parte do mapa das Digressões das bandas. Já não eram só os Maiden mas eram os Judas Priest, os Sepultura, Bon Jovi (não que seja Metal mas é para ilustrar), Metallica que tenho muita pena de nunca terem ido ao Dramático de Cascais em vez de só aparecerem já em Alvalade. Durante essa década começa a ser possível ver em Portugal bandas como Slayer, Megadeth, Pantera, Kreator, Death, Ratos de Porão, Fear Factory, etc etc etc
Paralelamente o acesso a informação torna-se mais simplificado, mesmo ainda sem acesso generalizado à Internet no inicio dos anos 90, já havia quem tinha acesso a TV Satelite, via-se o Headbangers Ball UK na RTP2 senão me engano, começaram a aparecer programas de TV nacionais que passavam telediscos e apareciam lá bandas de Metal nacionais como Ramp, Tarantula, Shrine, Iberia etc.
O que hoje parece ser algo corriqueiro e muitas das vezes previsível na altura não o era, aliás a grande maioria de nós que se lembra e viveram esses tempos nunca imaginariam ver Metallica ao vivo, a não ser que fossem a Espanha ou a França como amigos meus fizeram. Ir ao um festival de Metal tipo Donnington era um sonho inatingível para quase todos nós. Hoje vai-se a festivais com alguma facilidade e inclusive até os há em Portugal. Claro que sai caro, mas comparando com o antigamente são atingíveis para maioria de nós se assim o quisermos e poupar-mos para isso. Podemos não conseguir ir num ano mas de certo que com planeamento vai-se noutro ano seguinte (nunca fui a nenhum pq não me chama para isso). Tal como já li aqui, antes até havia quem se despedisse para puder ir ver um concerto a Cascais![]()
Não se prende com as bandas de hoje serem melhores ou piores, aliás isso nem se julga cada uma tem o seu momento, as dificuldades que nós tínhamos para puder assistir a elas e o condicionamento que existia é que faziam toda a diferença. Só ou ouvir um tamtamtammmmmmmmm de um sound check de uma guitarra com distorção num concerto era por vezes o suficiente para começar tudo a correr lá para a frenteAlguém se lembra dos Paradox na festa do Avante? Um deles de costas para nós a fazer o soundcheck e quando se voltou tava tudo na Moshada com alta nuvem de pó já no ar
![]()
![]()
dragffys Escreveu:Já agora, e como acho que ainda ninguém o fez, um OBRIGADO ao 22acaciaavenue pelos videos!
Obrigado mas não é preciso, o espírito do Metal com que cresci era baseado em partilha![]()
![]()
-
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante