Jazz/blues

Secção para discussão sobre bandas que não se enquadrem no género Metal e associados.

Moderador: GoncaloBCunha

Regras do Fórum
Indiquem o género músical no título do tópico.
Não se envolvam em discussões sobre o género musical das bandas.
OFFTHAHOOK
Turista
Registado: terça jul 24, 2012 12:18 pm

Jazz/blues

Mensagempor OFFTHAHOOK » quarta jul 25, 2012 1:47 am

Na vossa opiniao, quais as melhores "bandas" e os melhores albuns deste tipo de música?

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Re: Jazz/blues

Mensagempor otnemeM » quarta jul 25, 2012 9:05 am

Se já o Jazz e o Blues são tão abrangentes, os dois juntos podem dar uma lista de 50 nomes de bandas com estilos diferentes entre si. Estás à procura de bandas com alguma sonoridade específica?

OFFTHAHOOK
Turista

Mensagempor OFFTHAHOOK » quarta jul 25, 2012 9:05 pm

eu estava a pedir os vossos albuns e artistas preferidos e nao uma lista de artistas. O meu objectivo é filtrar e fazer uma playlist com os albuns mais porreiros do género uma vez que há tantos...

sonoridade tipo jazz a roçar o rock, que não exagerem muito no saxofone e com predominancia de teclado e contrabaixo... Pah gosto muito disto por exemplo

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quarta jul 25, 2012 10:24 pm

Se for nessa onda vais querer Jazz puro. Há vários standards que são muito nessa onda, logo a começar por um dos mais conhecidos -So What do Miles Davis e ocorre-me como sugestão máxima Duke Ellington. Mais moderno houve o pequeno grande Michel Petrucciani, um dos meus favoritos (aqui com outros dois nomes obrigatórios do Jazz contemporâneo, Anthony Jackson e Steve Gadd).
Depois, coisas do Charles Mingus, Charlie Parker (se bem que a predominância aqui será sempre o sax), John Coltrane, Thelonious Monk.
Ouve também a sonoridade das Big Bands do auge do Swing. Na minha opinião há coisas absolutamente deliciosas dessa época, como isto por exemplo: dois nomes essenciais juntos - Gene Krupa e Benny Goodman, sendo que para mim o Gene Krupa é só dos melhores bateristas DE SEMPRE.

Basicamente para o teu objectivo ocorre-me que será boa solução veres o índice de um ou dois Real Book of Jazz e podes seguir de uma ponta à outra :)

Se quiseres ouvir a 'evolução' do Jazz é só divergir na fusão. Mahavishnu Orchestra, Elektric Band, Weather Report, Return To Forever, John Scofield, ...

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » quinta jul 26, 2012 7:39 pm

O mementoaocontrário já te deu ai TPC que nunca mais acaba por isso vou só sublinhar o Charles Mingus (discos como: Nostalgia in Times Square, neste caso em formato Big Band) e sugerir o Kind of Blue do Miles Davis, o Ken Burns Jazz Series do Thelonious Monk, Point of Departure do Andrew Hill, Chet Baker In New York do Chet Baker, El Chico e The Master do Chico Hamilton, do Coltrane, tens o Soultrane, Giant Steps, My Favorite Things, por aí fora, Larry Young, Unity,

jazz [pós]contemporaneo (seja lá isso o que for), com um toque de rock: Mouse on the Keys, An Anxious Object.

A nível de cenas avantgarde/experimentais amo O self titled dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Bohren & der Club of Gore, Dolores e Black Earth.

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » quinta jul 26, 2012 7:40 pm

otnemeM Escreveu:Basicamente para o teu objectivo ocorre-me que será boa solução veres o índice de um ou dois Real Book of Jazz e podes seguir de uma ponta à outra

Tens disso em PDF?

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta jul 26, 2012 7:51 pm

Tinha alguns, mas já não sei onde isso porque já lá vão uns anos... procura por "real book" na baía dos piratas que há lá de certeza :)

OFFTHAHOOK
Turista

Mensagempor OFFTHAHOOK » quinta jul 26, 2012 9:56 pm

Obrigado pelas boas respostas, boas cenas que foram sugeridas. Estou completamente colado no Gene Krupa e nos seus drum solos :)
Também gostei bastante do Benny Goodman e dos The Kilimanjaro Darkjazz Ensemble, Miles Davis, Mingus e Coltrane ja conhecia e ainda estou a explorar outros nomes que foram sugeridos :eek:

Já saquei uns pdf's dos Real Book of Jazz mas aquilo tem pano pa mangas!

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » sexta jul 27, 2012 5:44 pm

by the way_

http://www.jazzradio.com

Ps. No outro dia sonhei que tinha ido à Trem Azul e não conseguia encontrar a secção de Jazz...
http://www.tremazul.com

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » segunda jul 30, 2012 4:06 pm

Bem vou dar o meu contributo para o blues. Vou deixar uns nomes que são incontornáveis e fazem parte da dieta de qualquer fã do género.

Son House
Muddy Waters
John Lee Hooker
Skip James
B.B. King
Willie Dixon
Charley Patton
John Lee Hooker
T-Bone Walker
Johnny Winter
Robert Johnson
The London Howlin' Wolf Sessions