Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Anne [RIP 2011/12/24]

Re: Literatura

Mensagempor Anne [RIP 2011/12/24] » domingo nov 13, 2011 9:35 pm

pantufa Escreveu:anne?

Acabei à/há (é há, não é?) pouco de reler o SunsetPark.

Agora acho que vai ou O Quase Fim do Mundo do Pepetela, ou o Disgrace (em inglês) do Coetzee.

O The Catcher In The Rye e o Great Gatsby são dos meus livros favoritos. :)
Tenho de reler o Sunset Park, acho que é daqueles livros que merecia um 2º volume.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » domingo nov 13, 2011 9:44 pm

Pois, são títulos que já me apareceram N vezes quando lia outros livros.
Ainda não se sabe nada a respeito do novo do Auster, por esta altura já podia/devia ter mandado o nome cá para fora.

Anne [RIP 2011/12/24]

Mensagempor Anne [RIP 2011/12/24] » domingo nov 13, 2011 9:48 pm

pantufa Escreveu:Pois, são títulos que já me apareceram N vezes quando lia outros livros.
Ainda não se sabe nada a respeito do novo do Auster, por esta altura já podia/devia ter mandado o nome cá para fora.

São clássicos. Tudo o que o Auster lança tem sido excepcional.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » domingo nov 13, 2011 10:39 pm

http://www.goodreads.com

isto é uma cena fixe, não sei é se funciona fora do facebook. (para quem nao tem).

lovecraft
Participante
Registado: terça ago 23, 2011 6:15 pm
Contacto:

Mensagempor lovecraft » domingo nov 13, 2011 10:41 pm

Infelizmente existem más edições na SE. O Intruso, de Lovecraft, é uma edição pouco cuidada. Desculpa-se pelo facto de ter sido dos primeiros títulos da editora - nessa altura ainda era Fio da Navalha. Mas mesmo nos dois primeiros volumes dos contos de Lovecraft há gralhas inaceitáveis. E as introduções poéticas do sr. Ribeiro são patéticas (mas isso é outra conversa). Agora, é um facto que a SE é a melhor editora nacional no campo do fantástico. Mas não é a melhor editora nacional de ficção. A Assírio e Alvim, a Relógio d'Água e a Cavalo de Ferro ocupam o pódio. Com a agravante das duas primeiras fazerem igualmente um trabalho notável na poesia. Quanto à Cavalo de Ferro só o facto de ter introduzido em Portugal edições decentes de Bioy Casares, Dino Buzatti, Selma Lagerlof, Knut Hamsun, Flannery O'Connor já lhe garantia lugar de honra. Sobretudo por essa maravilha chamada Flannery O'Connor que é a melhor escritora do século XX.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » domingo nov 13, 2011 11:20 pm

Anne Escreveu:
pantufa Escreveu:Pois, são títulos que já me apareceram N vezes quando lia outros livros.

São clássicos. Tudo o que o Auster lança tem sido excepcional.

Word!

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda nov 14, 2011 12:09 am

lovecraft Escreveu:Infelizmente existem más edições na SE. O Intruso, de Lovecraft, é uma edição pouco cuidada. Desculpa-se pelo facto de ter sido dos primeiros títulos da editora - nessa altura ainda era Fio da Navalha. Mas mesmo nos dois primeiros volumes dos contos de Lovecraft há gralhas inaceitáveis. E as introduções poéticas do sr. Ribeiro são patéticas (mas isso é outra conversa). Agora, é um facto que a SE é a melhor editora nacional no campo do fantástico. Mas não é a melhor editora nacional de ficção. A Assírio e Alvim, a Relógio d'Água e a Cavalo de Ferro ocupam o pódio. Com a agravante das duas primeiras fazerem igualmente um trabalho notável na poesia. Quanto à Cavalo de Ferro só o facto de ter introduzido em Portugal edições decentes de Bioy Casares, Dino Buzatti, Selma Lagerlof, Knut Hamsun, Flannery O'Connor já lhe garantia lugar de honra. Sobretudo por essa maravilha chamada Flannery O'Connor que é a melhor escritora do século XX.

Ofereceram-me o Deserto dos Tártaros aqui há tempos e é realmente um livro excepcional...

grishnackh
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 10, 2010 6:15 pm

Mensagempor grishnackh » terça nov 15, 2011 3:18 pm

Alguém me pode aconselhar uma boa edição dos livros de Irvine Welsh em português?
Já há algum tempo que ando para ler algo dele, e vou aproveitar agora que fiz uma pausa nas Crónicas de Gelo e Fogo, e tenho que fazer o "Contrato de Leitura". Tem que ser mesmo em português pois é para mais tarde apresentar à stora :mrgreen:

Anne [RIP 2011/12/24]

Mensagempor Anne [RIP 2011/12/24] » terça nov 15, 2011 3:21 pm

grishnackh Escreveu:Alguém me pode aconselhar uma boa edição dos livros de Irvine Welsh em português?

Colecção Serpente Emplumada da Editora Livros Quetzal. :)

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » terça nov 15, 2011 3:22 pm

grishnackh Escreveu:Alguém me pode aconselhar uma boa edição dos livros de Irvine Welsh em português?
Já há algum tempo que ando para ler algo dele, e vou aproveitar agora que fiz uma pausa nas Crónicas de Gelo e Fogo, e tenho que fazer o "Contrato de Leitura". Tem que ser mesmo em português pois é para mais tarde apresentar à stora :mrgreen:

Desculpa a minha ignorância, mas o que é um "contrato de leitura"...?

grishnackh

Mensagempor grishnackh » terça nov 15, 2011 4:01 pm

Obrigado :wink:

O Contrato de Leitura é um projecto do Plano Nacional de Leitura (penso eu que seja isto). Basicamente no secundário ( 10º, 11º e 12º ) cada aluno tem que escolher (e ler) um livro e apresentá-lo / dar a conhecer à turma na disciplina de Português.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça nov 15, 2011 4:05 pm

grishnackh Escreveu:Obrigado :wink:

O Contrato de Leitura é um projecto do Plano Nacional de Leitura (penso eu que seja isto). Basicamente no secundário ( 10º, 11º e 12º ) cada aluno tem que escolher (e ler) um livro e apresentá-lo / dar a conhecer à turma na disciplina de Português.

Muito fixe... a disciplina lá começa a evoluir e a deixar de ensinar português arcaico a partir do 10º.

Aqui há uns anos também fiquei a saber que no 5/6º o livro de leitura obrigatória era de fantasia e metia dragões ao barulho… é uma boa forma de cativar.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » terça nov 15, 2011 4:15 pm

Brunhu Escreveu:... o livro de leitura obrigatória era de fantasia e metia dragões ao barulho…

ah! a biografia da Carolina Salgado! :mrgreen:
god's business, witchfinding!

grishnackh

Mensagempor grishnackh » terça nov 15, 2011 4:17 pm

Agora no 12º ano alguns profs queixam-se que isto não faz muita falta, é mais importante preparar para o exame...
Ainda assim acho uma boa iniciativa, visto que a maioria da malta da minha idade lê um livro por ano (e muitos nem isso).

Já agora é o primeiro livro que vou ler deste autor, algum mais aconselhável?

grishnackh

Mensagempor grishnackh » terça nov 15, 2011 4:17 pm

meninobesta Escreveu:
Brunhu Escreveu:... o livro de leitura obrigatória era de fantasia e metia dragões ao barulho…

ah! a biografia da Carolina Salgado! :mrgreen:

:lol: :lol: :lol:

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes