Para começar, não posso deixar de fazer criticas à organização do festival que, na minha opinião, falharam enormemente:
1º - Cheguei lá 5ª feira, para minha surpresa os gajos não trocavam logo os bilhetes por pulseiras nem os vendiam no dia, mas depois andavam a controlar os bilhetes sempre que alguém queria entrar na zona de acampamento. Uma das pessoas que vejo comigo ainda não tinha comprado bilhete, foi chato para ele entrar, alem de que não pode sair mais. E com o facto de não trocarem os bilhetes por pulseiras, sempre que um gajo ia ao carro buscar as malas para levar e ia todo carregado, obrigavam sempre um gajo a ir buscar a porcaria do bilhete à carteira.
2º - O recinto ficava a coisa de 1 km da zona de acampamento.
3º - Na 6ª feira, horas antes do recinto abrir as portas, os gajos já andavam a implicar com quem não tinha pulseira para a ir buscar. As pulseiras não se iam buscar à barraca que vendia bilhetes à entrada da zona de acampamento, não, era à entrada no recinto (já disse a distancia a que ficava?)
4º - Só haviam 6 cubiculos (cada um com 5 chuveiros) para se tomar banho, o festival teve completamente a abarrotar, portanto um gajo para tomar banho, ou tomava à noite uma ducha de água fria, ou ficava de dia um porradão de tempo à espera em filas.
5º - O recinto na 6ª feira abria as portas às 18h, cheguei lá a essa hora. Levei 50 minutos para conseguir entrar na enorme fila que estava para se poder entrar devido a paneleirices na segurança. Bullet começou a tocar às 18h15m.
6º - O preço abismal pelo que quer que fosse. Acho simplesmente ridiculo cobrarem 3€ por uma imperial e 8€ por uma caneca de cerveja. Acabava uma banda, um gajo completamente desidratado, ou se continuava a morrer à sede, ou se dava esta quantidade ridicula de dinheiro por uma jola, ou se ia à tenda buscar qualquer coisa, e com a distancia a que o acampamento ficava, ir-se à tenda significava perder-se uma banda.
Para não ser só criticar, eles tinham um sistema para refrescar o pessoal que achei espectacular, mas sábado voltei a ser desiludido.
Quando cheguei ao recinto na 6ª feira, eles tinham lá um "bombeiro" no meio do público a mandar água ao pessoal, o que com o calor, no meio de uma data de gente e com mosh até soube bastante bem, e tinham mais uma zona que deitava água miudinha para um gajo se refrescar, espectáculo! Pena que no sábado as portas abriram 3 horas mais cedo e já não havia nada disto, só um cubículo com ventoinhas que mandavam água miudinha também, mas que teve mais tempo sem água do que com ela.
Depois desta minha critica, que me deixou muito, mas muito a desejar em relação ao festival, a minha opinião sobre as bandas:
6ª feira
BULLET - Só vi uns 10 minutos à pala daquela brincadeira da fila, mas fiquei com a impressão que não perdi muito. Gosto imenso do som destes gajos em álbuns, ao vivo não me pareceu estar a altura.
ANGELUS APATRIDA - Desconhecia completamente a banda, e só tenho uma coisa a dizer... MAS CA FILHA DA PUTA DE SOM! Que brutalidade! Fiquei parvo com o poder destes espanhois! Grande thrashalhada e grande adesão do público!
VALIENT THORR - Achei imensa piada a este concerto! O som deles nem é bem a minha cena, mas não consegui deixar de ver o concerto todo bem lá à frente. O vocalista é complemente chanfrado da corneta! Rebolava-se no chão, dava uns saltos muita malucos alem de que a despedir-se do pessoal, ainda deu ao publico o direito de conhecer os seus glúteos! Foi um concerto um tanto humorístico e devido a isto, até gostei bastante
GOJIRA - Não é nada a minha cena e não consegui gostar, de todo. Mas houve uma enorme adesão do público, acredito que quem gosta da banda que tenha curtido à grande.
SÔBER - Fui jantar.
ARCH ENEMY - Ca puta de caos! Uma devastação de todo o tamanho! Na minha opinião, superaram bem o concerto no Alliance, mas infelizmente, soube-me a pouco. Só achei que o micro devia estar mais alto, às vezes tinha dificuldade em perceber a voz da Angela.
SLASH - Tava todo rebentado do concerto de Arch Enemy, fui ver mais para trás. Fiquei completamente boquiaberto! O homem é um rei da guitarra, faz dela o que quer e bem lhe apetece! Foi tocada a Sweet Child O Mine, impecável! Foi espectacular!
THE DARKNESS - Não sou costumo gostar muito de os ouvir no pc, mas ao vivo é uma coisa de outro mundo! Que presença! Que atitude! Que bigode à lá pirata das caraíbas! Adorei o momento que o vocalista por pouco não violou o microfone e sai-se com um "Ok... that was just wrong!", hilariante! Grande espectáculo!
Sábado
HAMMERFALL - Começou muito cedo, não consegui chegar a horas.
MASTODON - Não é bem a minha onda também, não gostei e o som estava altíssimo. Graças a eles, ainda hoje estou com um ouvido todo fodido.
APOCALYPTICA - Já os vi no Rock in Rio e não me puxou, fui jantar.
DREAM THEATER - A hesitação por ver Maiden fez com que não conseguisse apreciar bem o concerto. Mesmo assim achei-os bastante competentes e o público entregou-se imenso
IRON MAIDEN - Apesar de ter sido um grande concerto, arruinou um bocado a imagem que eu tinha do concerto deles no SBSR. O micro do Bruce estava demasiado baixo, e o homem tem uma voz que merece ser bem ouvida. Pondo isto de parte, uns autênticos reis do palco! Uma energia tal que fez o cansaço e enorme sede que tinha, desaparecessem! No entanto dispensava algumas musicas novas, para por clássicos como a Run to the Hills, Children of the Damned e a Acess High.
Um ponto negativo em relação a este concerto, que achei mesmo muito mau e que me deixou desiludido com a banda. Não sei se terá havido algum stress com a banda na concentração motard, se o que terá sido. Mas a certa altura o Bruce começou dizer todas as nacionalidades que via nas bandeiras, até chamou por outros países que não tinham lá bandeiras à vista, mas no entanto, mesmo depois de ele ter visto a nossa bandeira, não gritou por Portugal.
TWISTED SISTER - Que reis! Que energia! Que presença! Enorme interacção da banda com o público, actuaram à grande, tocaram mais que bem, e ainda fizeram a malta rir! Um enorme privilégio ver estes gajos à minha frente!
URIAH HEEP - Gosto imenso do som deles, e acho-os uns músicos bastante competentes... mas cansou-me demasiado depressa. Vi o concerto sentado, até me soube bem, mas nada de mais. Deu para lamentar a ausência de Alice Cooper.
LACUNA COIL - Até esta altura eu estava a pensar que Gojira tinha sido a banda que menos tinha gostado no festival todo, foi preciso entrarem estes gajos para mudar logo de ideias. Que mau gosto porem-nos a fechar o festival. De todas as bandas que vi, foi a única que achei má... mas mesmo má! A gaja tem a voz mais irritante que a minha tia Engrácia, e o gajo parecia que tinha comido laminas ao pequeno almoço. Vi duas musicas (com muito esforço), e fui-me embora.
Depois de um cartaz deste, e das enormes bandas que vi à minha frente e de prestações espetaculares, os pontos negativos em relação à organização do festival passaram a não chatear tanto, e possivelmente ponderarei ir outro ano.
Aproveito para mandar um grande abraço ao NoisiVision e ao Brutal Thrasher pela grande companhia que foram!

E já agora, deixo aqui uma foto do grande bombeiro!