As Crianças e a Música….

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

As Crianças e a Música….

Mensagempor Brunhu » sexta mai 06, 2011 10:56 pm

Como pai que sou, tenho a obrigação e o prazer de dar educação à minha filha. Como tal, essa educação engloba tudo o que se possa imaginar já que estamos a formar um ser praticamente do zero. Sendo esse ensinamento global, é lógico que a música também lá esteja integrada.

Como há por aqui alguns pais e, certamente, alguns virão a ser, resolvi abordar este assunto para que todos (pais, não pais e mauzões que futuramente se tornarão uns panereirotes moles quando tiverem o vosso descendente) possam dar uma opinião quanto à abordagem que se deve dar aos filhos relativamente à música.

Esta ideia surgiu-me porque desde que a minha filha estava na barriga, já fazia testes quando às suas reacções relativamente aos diversos estilos de música e, por incrível que possa parecer, nota-se bastante diferença quanto a reacções.

Com o passar do tempo, a criança começa a ter muito mais noção da música e começa a entender e a demonstrar se gosta ou não da mesma. É aqui que surge a grande curiosidade que tenho.

Como toda a gente já deve ter reparado, sempre que se fala em música de criança, associa-se à partida as músicas lamechas ao início da vida e depois aquelas músicas de letras parvas que têm algum objectivo de ensinar algo….pois é, essas que ensinavam já lá vão, e agora, grande partes das que se criam por aí mais parecem músicas de carrinhos de choque tendo algumas delas letras que pouca coisa ensinam.

Estando eu já escaldado com as coisas que davam a ouvir aos meus sobrinhos e sempre achei que era uma estupidez, resolvi ter uma abordagem bem diferente com a minha filha. Está claro que tenho aqui as músicas dela, mas tento sempre mostrar-lhe que há mais para além disso pondo, muitas das vezes que ela me pede música, coisas mais alternativas. Curiosidade: tem dois anitos e há largos meses que me pede música apontando para a aparelhagem a fazer headbang!!

Como aqui por casa o que mais se houve é: música alternativa, rock e metal; são esses os estilos que ela mais ouve para além da sua música, sempre tentando balançar tudo para que não sejamos também nós a incutir-lhe um determinado gosto mas, está claro que “puxamos sempre a brasa à nossa sardinha” e, no meu caso, sempre que posso lá vai uma metalada.
Muitas das pessoas a quem digo isto, geralmente pessoal que vê o metal como barulho e “santânico”, dizem logo que eu sou maluco e que não devia fazê-lo…mas uma coisa é engraçada…é que um cagalhoto com dois anitos adora ouvir metal e, quanto mais pesado e extremo for, mais ela se passa da cabeça fazendo belas birras quando eu desligo a música.
É claro que ela não tem noção do que é aquilo, mas acho que isto só prova que todo o tipo de experiência ajuda a criança a evoluir e, neste caso, tem mais a ver com a sensação que lhe é transmitida, já que é diferente e mais “agressiva” que tudo o que geralmente lhe é dado a conhecer.

Bem, após esta bela seca que lhes dei, o que proponho é que opinem quanto à música que acham que pode ou não ser “educativa” e qual a forma de abordar uma criança relativamente aos diversos estilos e se acham que a mesma pode moldar a maneira de ser da criança.
Sei que a maioria do pessoal vai defender o metal com unhas e dentes, mas acredito que este tópico venha a ser engraçado e que possa servir para as futuras figuras paternais que por aqui habitam!!!

Força…..

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Re: As Crianças e a Música….

Mensagempor Pedro Lopes » sexta mai 06, 2011 11:26 pm

Brunhu Escreveu:Muitas das pessoas a quem digo isto, geralmente pessoal que vê o metal como barulho e “santânico”, dizem logo que eu sou maluco e que não devia fazê-lo…

Adoro discutir com esse pessoal!

Normalmente as conversas evoluem para o seguinte:

Eu: Então achas que o metal é só sangue, morte e caveiras?

Ele: Claro! Só as capas metem medo!

Eu: Então o que posso mostrar? Musica clássica e ópera, parece-te bem?

Ele: Isso sim é musica de qualidade!

Eu: Mas sabes que num total de 307 óperas do seculo XIX encontras 77 suicidios e 12 tentativas de suicidio. E em óperas tão famosas como Madame Butterfly; Otelo; Papageno ou Romeu e Julieta! Neste caso a mensagem já é adequada aos meus filhos?

E pronto, normalmente a conversa fica por aqui!

Aliás, já nem têm coragem para me impedir de ir mostrando aos seus filhos a minha colecção de musica.

Em relação à tua questão propriamente dita, eu tenho dois filhos e, naturalmente, eu exerço sempre a minha influência ao colocar a musica que gosto mas que sei ser fácil para todos gostarem.

Aposto muito na musica portuguesa e na musica do mundo aproveitando para explicar quem são os nossos autores ou quais as caracteristicas dos países ou dos instrumentos que estou a mostrar.

Em relação ao metal ou à musica mais pesada, o mais velho já aprecia perfeitamente e já vai percebendo e reconhecendo nomes e estilos.

De qualquer forma, tens de os deixar evoluir naturalmente pois as influencias são imensas, nomeadamente na escola. Acima de tudo a musica, enquanto forma de arte, permite que eles desenvolvam o seu conhecimento e as suas capacidades cognitivas. Agora, não te assustes quando o teu filho chegar a casa a dizer que está a ter aulas de dança hip hop na escola.

Eu para poder criticar a musica que não aprecio, também tenho de a conhecer.

Deixa-a ser ela a escolher (mas não perdes nada em tentar influenciar :lol: )
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » sexta mai 06, 2011 11:51 pm

Não tenho filhos, mas já foram inúmeras as vezes que pensei neste assunto.

Espero um dia ter filhos e espero que consiga cultivar algumas "sementes" a nível musical. Eu sempre pensei em não mostrar nada acima do heavy metal até a criança atingir uma certa idade: começar com classic rock, reggae, heavy, rock alternativo, punk, clássica, etc.

Enfim imagino-me sempre a mostrar cenas tipo: Doors, Sabbath, Queen, Nick Cave, Robert Johnson, Son House, Zappa, Beatles, Bob Marley, Alice in Chains, The Who, Ornatos Violeta, Velvet Underground, Iron Maiden, Judas Priest, Beethoven, Mozart, Cure, Clash, Ramones, etc.

A cena de mostrar a colecção de discos que estou, aos poucos, a construir e fazer o que nunca ninguém fez, na minha família: ouvir música comigo, falar sobre música e incentivar a participar nela.

Em relação a não apresentar à criança cenas mais pesadas (sludge, death, black, hardcore, etc.) se calhar é algo a repensar já que a filha do Bruhu com dois anos até reage bem a isso... quer dizer: tu deixas ela ouvir estas cenas certo?

Enfim, acho que uma das maiores alegrias que eu poderia vir a ter, é ter um filho a curtir música comigo.

Já agora: imaginam-se a perguntar aos vossos filhos o que anda no underground musical no momento? Sim porque esta cena de andarmos a pesquisar milhentas bandas de milhentos sítios pode muito bem não durar para sempre.

EDIT: Queria acrescentar aqui uma experiência que deriva do preconceito que algumas pessoas têm em relação a mostrar rock'n'roll aos seus filhos. Há coisa de um ano estava eu em casa de uns tios meus e decidi mostrar a música dos Doors a uma prima minha que tinha na altura 5 anos... conclusão, quando eles viram que eu estava a mostrar música dos Doors pediram que não fizesse mais isso porque aquilo é música muito pesada para a miúda: estou a falar de um pai que ouviu muita música rock e de uma mãe que é licenciada e trabalha como educadora de infância.

Gabrielle-Yeats
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça set 15, 2009 11:03 pm

Mensagempor Gabrielle-Yeats » sábado mai 07, 2011 1:41 am

Tópico super interessante este!
Eu não sou mãe (e nem sei se o serei) contudo posso partilhar convosco a experiência com o meu primo de 8 anos. A minha mãe foi ama dele praticamente desde que nasceu até ir para o infantário lá para os 3 anos e durante esse tempo habituou-se a ouvir o que tanto eu como o meu irmão ouvimos: rock alternativo e metal maioritariamente. Nunca o ouvimos chorar ou fazer caras assustadas quando ponhamos um cd a tocar e ele estava junto a nós, aliás, lembro-me de ele dizer algumas vezes "ohhhhhh" quando o cd acabava.
Quando ele tinha cerca de 3 anos eu às vezes perguntava-lhe "como é que a prima faz quando está a ouvir música?" e ele punha-se à minha frente a abanar a cabeça (e eu enchia-me de orgulho :D ). Acredito que se em vez de meu primo fosse meu irmão de certeza que hoje, quase a fazer 9 anos, já teria ouvido mt banda boa e certamente iria gostar até pq ultimamente sempre que vem cá a casa quer ouvir música no meu mp3 e pede-me smp a mesma banda: Therion.
Felizmente os meus tios não se opõem a ele ouvir a música que nós ouvimos e até sou eu que não gosto mt que ele oiça pelo mp3, acho-o novo demais para andar com phones nos ouvidos.
Pessoalmente, creio que as crianças só beneficiam se lhes mostrarmos boa música, depois quando crescem escolhem o seu caminho.
Vou só acabar o meu testamento relatando o meu caso: desde criança que me lembro de ouvir com o meu pai os seus vinis de música de intervenção e hoje, quase com 30 anos e tendo escolhido o heavy metal como música de eleição, o gosto que foi lentamente cultivado por Sérgio Godinho mantém-se e há-de sempre manter-se. Não acredito que o meu pai me quisesse influenciar à força, mas acabou por fazê-lo naturalmente :)
Provavelmente isso tbm acontecerá com a tua menina Brunhu!
"Can't rain all the time"

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado mai 07, 2011 3:39 pm

Falando por mim, tento sempre não falar de música com crianças, nem dar opiniões, nem "orientação" de que isto é melhor que aquilo e não sei quê, elas que decidam, que vão atrás das modas, que isso só lhes vai fazer bem. Eu encaro a música como uma droga cerebral, logo não incentivo ao seu consumo. Dar a conhecer o que se gosta é diferente... mas pode acabar por influenciar. :|

Não sei como lidaria com a situação num dia que tivesse filhos... gosto de música bem alta, quase como se se tratasse de um ritual. Não sei mesmo... talvez deixasse de ouvir muita coisa que oiço actualmente. Iria depender de muita coisa... acima de tudo não o quereria influenciar e ele que ouvisse as músicas da moda.
"Hate the ones who bring you down"

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sábado mai 07, 2011 4:55 pm

Inmist, qual é então a tua opinião, meter a música longe dos miúdos???

Eu não quero obrigar a minha filha a ouvir determinado estilo. Tal como dizes, ela que escolha. O problema é como fugires a isso, já que não te vais privar de ouvir aquilo que queres só porque a criança está perto de ti.
Aqui a questão é o papel que os pais possam ter…não te esqueças que para além dos pais existem os infantário que, para quem não é rico, por vezes são um problema, já que, nem sempre as que pessoas que cuidam e “educam” os nossos filhos por lá têm aquele nível mínimo que exigimos. Não devia ser assim, mas é, e como exemplo dou a sala das crianças um ano acima da minha filha, em que a banda sonora diária é o “Pai da Criança” e coisas do género. Sinceramente, faz-me muita confusão….

Passar a ideia que isto é melhor ou pior também considero que seja errado, mas para as crianças é difícil distinguir o que é bom e o que é mau quando são muito pequenas, e é aí que entram os nossos gostos ao barulho e a nossas influências mesmo que sejam inconscientes.
Qualquer criança olha para os pais como o exemplo a seguir, pelo menos até determinada idade e, é claro, que a sua preferência musical pode vir a ser distorcida pelo que “vê” geralmente os pais gostarem. No meu caso, levei com belas doses de Zeca Afonso, Bob Dylan, Simon & Garfunkel, Dire Straits e agradeço bastante por isso, já que, sinto que isso fez com que o meu interesse pela música tivesse ficado um bocado mais apurado e não é qualquer coisa que me entra no ouvido.

Blunder Escreveu:Queria acrescentar aqui uma experiência que deriva do preconceito que algumas pessoas têm em relação a mostrar rock'n'roll aos seus filhos. Há coisa de um ano estava eu em casa de uns tios meus e decidi mostrar a música dos Doors a uma prima minha que tinha na altura 5 anos... conclusão, quando eles viram que eu estava a mostrar música dos Doors pediram que não fizesse mais isso porque aquilo é música muito pesada para a miúda: estou a falar de um pai que ouviu muita música rock e de uma mãe que é licenciada e trabalha como educadora de infância.

Ora cá está….era aqui que eu queria chegar mas o não o quis fazer descaradamente.

Será que isso tem mesmo grande influência??? A música é muito pesada…mas eles entendem? Vão-se tornar pessoas más por isso? É aqui que eu acho que entra a ignorância das pessoas.
O metal faz mal porque é pesado, então e as músicas com melodias tristes não podem causar um efeito negativo também? No entanto, grande parte das músicas que damos aos nossos filhos para ouvirem logo após a nascença têm melodias que são capazes de levar as pessoas mais sensível a largar umas lágrimas.

Mas pronto é a tal coisa… o metal é sempre visto como algo mau, mas influenciar os filhos desde que nascem a ser de determinada religião, clube ou partido já é visto como se fosse algo de normal…é o metal, é o metal, forma assassinos! :D

Acho que a postura do Pedro Lopes é mesmo a mais correcta..dar a conhecer o que se conhece sem nunca privá-los de gostarem daquilo que vem de fora… Gostei bastabte o teu post!!

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » sábado mai 07, 2011 7:50 pm

Mas também esse preconceito em relação aos nossos filhos é cagativo. A nossa função é mostrar um pouco de tudo (rock, metal, punk, clássica, pop, country, etc) e ensinar a criança que aquilo é só música e não deve ser discriminada.

Aliás estas coisas de proteger as crianças às vezes pode resultar numa educação não muito saudável que vai cair no campo do preconceito... é muito fácil por uma criança a ter preconceitos de determinada coisas, só porque nós achamos que essa coisa pode n ser a mais recomendada para a criança em questão.

Só é pena que muitos desses pais que são contra o metal e o rock não ocupem o seu tempo a ensinar às suas crianças o quão mão é praticar bullying com outras crianças, o quão mão é julgar uma pessoas por uma raça, etc. Enfim mas isto são conversas para outro tópico.

Já agora lanço um desafio. Se só pudessem mostrar 10 álbuns aos vossos filhos quais seriam?

HelS
Metálico(a)
Registado: quarta abr 19, 2006 10:53 am
Contacto:

Mensagempor HelS » sábado mai 07, 2011 8:22 pm

Neste momento não tenho o tempo necessário para me alongar muito neste tópico, bastante interessante por sinal.

Quero no entanto deixar aqui a minha visão de que: não se trata de influenciar, guiar ou mostrar aos "nossos" filhos a musica mais pesada a que podem ter acesso. Numa primeira fase das suas vidas ate pode fazer sentido, mas a partir de determinada idade e tendo em conta o interesse que possa ser mostrado em relação ao que oiço, o que me imagino a fazer quando for pai é ENSINAR o meu filho a ouvir o que ouço, explicar-lhe o porquê de gostar de Metal mais que qualquer outro género na musica. Não quero ter um filho que pense como a generalidade das pessoas, para quem o Metal é barulho para tolos vestidos de preto aos berros que gostam de arranjar problemas. O Metal tem pormenores que não são para cais queres ouvidos, mas sim ouvidos ensinados. Tem toda uma historia e uma influencia no rumo da própria História e esse legado é interessante de ser ensinado. O que ele(a) fará com isso é uma decisão que não serei eu a tomar, mas ao menos sentirei o dever de pai cumprido.

Concluindo, não se trata de impingir mas sim ensinar.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado mai 07, 2011 8:30 pm

Brunhu Escreveu:Inmist, qual é então a tua opinião, meter a música longe dos miúdos???

Hmmm... não no sentido que estás a referir. Apenas não incutir opiniões e gostos, eles existem porque temos uma história de vida, pessoas novas terão outra história, e certamente os seus gostos vão estar relacionados com as suas vivências. Eles que decidam e optem por aquilo que mais os complementa, se for o caso da música uma coisa que os complemente, porque nem sempre isso ocorre. O mais importante é crescerem felizes, e se a música ajudar melhor, se não, melhor ainda. A ideia de que isto é bom e aquilo é mau é descabida porque a música como forma de arte é subjectiva a quem a ouve... é uma pessoa menos que outras só porque não tem os ouvidos treinados e gosta de coisas simples?

Mas pronto é a tal coisa… o metal é sempre visto como algo mau, mas influenciar os filhos desde que nascem a ser de determinada religião, clube ou partido já é visto como se fosse algo de normal…é o metal, é o metal, forma assassinos! :D

Isso já é outra coisa que lhes deverá ser explicada caso as dúvidas apareçam. A aceitação do diferente não implica gostar ou estar inserido nisso. (como o caso do metal)
"Hate the ones who bring you down"

Haxan
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça mar 01, 2011 1:00 am
Contacto:

Mensagempor Haxan » sábado mai 07, 2011 9:02 pm

Bom tópico.

Como pai (babdo) de um pequeno "pirata" de 21 meses, já pensei sobre este assunto diversas vezes. Como "musicoholic" que sou, acho que no dever como pai, compete-me a mim induzir aos poucos, ao meu filho, o gosto pela música como parte intregal do seu crescimento. De forma a desenvolver as suas estimulações sensoriais (audição) e corporais (através do toque de instrumentos), inicialmente há uns meses atrás inscrevemo-nos no Gymboree para actividades que tivessem a haver com a sua idade para o estimular, uma dessas actividades era a música. Como ele ainda era muito pequeno desistimos para já, pois achámos que ele ainda não estava a usufruir/interagir 100% com essas actividades.. mais tarde logo se verá.
Quando vou com ele no carro, oiço as minhas músicas na mesma, ou até rádio e canto e faço as batidas com a mão para ele ver e sentir que a música é algo que pode ser divertido. Não o quero influenciar em nada, ele à medida que for crescendo começará a despertar o gosto pela música e a apurar os seus próprios gostos, agora com base no que ouviu em casa (ao seu redor) enquanto criança, o futuro dirá...
forevercursed.blogspot.com

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » sábado mai 07, 2011 9:43 pm

Excelente kick-off...

Gabo-te a coragem de abrir um tópico como este num fórum repleto de pseudo-gajos maus! Fuck Them...

No entanto, encontro algumas ortodoxias de raciocínio no teu 1º post. Acho que o metal já não é o bicho papão do passado, muito longe disso.

Aqui no Porto, por exemplo, mesmo nos colégios de elite e nas escolas de música que conheço só vejo os putos de 12/13 anos a querer tocar cenas de Metallica para cima e outras coisas mais alternativas e rockalhadas. Sinceramente, o estigma do metal "só barulho e coisa do satanás abichanado" já morreu no século XX.

Claro que não espero ver putos de 10 anos a querer tocar Magrudergrind ou Jesus Crost! Alias nem sequer aconselho miúdos com uma quantidade enorme de orgãos em formação ouvir música nas alturas e demasiado agressiva...

Em suma, os filhos devem ouvir o que gostam... "nós" como pais que somos, podemos sempre mostrar umas coisas melhores.
Por vezes surpreendo-me com a capacidade de análise de putos de 12/13 anos... e até já comprei CDs induzido por eles! :B

PS - levar miúdos pequenos e bebés a gigs de metal, como já vi, roça a irresponsabilidade...

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » sábado mai 07, 2011 9:57 pm

[BR11] Escreveu:Gabo-te a coragem de abrir um tópico como este num fórum repleto de pseudo-gajos maus! Fuck Them...

Por enquanto está a correr bem, mas quando "descambar" acho que ainda vai correr melhor!! :D

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » sábado mai 07, 2011 9:59 pm

[BR11] Escreveu:PS - levar miúdos pequenos e bebés a gigs de metal, como já vi, roça a irresponsabilidade...

E a bares também, até às 2h da manhã, num ambiente cheio de barulho e fumo do tabaco.

Quanto ao tópico:

Haxan Escreveu:Não o quero influenciar em nada, ele à medida que for crescendo começará a despertar o gosto pela música e a apurar os seus próprios gostos, agora com base no que ouviu em casa (ao seu redor) enquanto criança, o futuro dirá...

x2
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » sábado mai 07, 2011 10:10 pm

A propósito, ia por aqui a passar ao lado um miúdo de 13 anos e perguntei-lhe qual eram as suas bandas preferidas. Sem pensar muito saiu Metallica, D_A_D, Winger, Guns N' Roses, Poisonblack e também Heavenwood. O futuro, creio, está assegurado... 8)

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » sábado mai 07, 2011 10:51 pm

O meu puto (quase 4 anos) posso dizer com toda a segurança que está viciado no último de Arcade Fire :lol:
Por influência da mãe aquilo caiu-lhe no goto e de cada vez que se monta no carro, somo obrigados a pôr o raio do disco.

Relativamente à música pesada, tenho-lhe dado a ouvir algumas coisas e vou-lhe perguntando se gosta e pouco mais que isso...
Também relativamente à minha colecção só lhe vou dizendo para não lhe mexer (até para não a estragar como faz com os cd´s e dvd's dele), o que lhe só lhe vai aguçando a curiosidade.

Pelo que me é dado a parecer, quer seja por influências de amigos, dos pais, e da própria personalidade, o gosto musical começa-se a formar mais a sério a partir dos 12/13 anos (e isto para quem gosta a sério de música), o que não quer dizer que antes não se goste e se não tenha estímulos com vários tipos de músicas, desde logo na barriga da mãe.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes