Cantar em Português ou Inglês ou outra língua qualquer...

Visitante

Cantar em Português ou Inglês ou outra língua qualquer...

Mensagempor Visitante » sexta set 23, 2005 5:24 pm

Saudações

Recebi, recentemente, na caixa de e-mail dos Invoke um conjunto de palavras a debaterem a ideia de cantar em Inglês ou Português. Achei interessante e resolvi transpor para o nosso meio.

Será que cantamos o suficiente (se sequer cantamos) em Português ? Fazemos difundir bem a nossa lingua ?

Fica abaixo, o mail que me foi enviado, sem divulgar quem foi.
Deixem as vossas opiniões

"Quando pego numa guitarra ou num piano e deixo uma canção vir ter comigo, para nascer ou renascer comigo, se ela cantar em inglês ou numa qualquer outra língua que não seja o português, tenho de a mandar à mãe.

Tenho de o fazer porque a língua portuguesa musicada está em perigo, as
novas bandas portuguesas andam quase todas a cantar em "estrangeiro" e soam todas a coisas que já existem.

Tenho de o fazer porque nasci em Portugal, é a minha obrigação enriquecer a cultura da língua materna, a mesma que as pessoas perto de mim falam e sentem, é nela que melhor me saberei expressar.

Tenho de o fazer porque as pessoas do meio já decretaram: o português é obrigatório nesta segunda metade da 1ª década pós fim do mundo.

Tenho de o fazer porque só se canta em inglês para que as palavras soem
melhor, é mais fácil, qualquer lugar comum soa uma maravilha.

Tenho de o fazer porque os artistas portugueses que mais visibilidade
tiveram além fronteiras cantavam e cantam em português.

Tenho de o fazer porque muitos artistas portugueses de cujo trabalho
respeito e admiro já vieram mostrar a sua preocupação pelo perigo de morte que corre o uso da nossa língua na nossa música.

Assim, mesmo que não queira, mesmo que me pareça errado tamanho aborto artístico, quando uma canção nascer eu vou arrancar-lhe a parte da alma que não canta em português e vou deitá-la fora, porque não sabe bem aos meus pares que fazem as coisas de uma forma diferente da minha ouvir tamanha afronta. Vou deixar de ser ... expontâneo.

(H)À liberdade na música.(?)"

reborn [RIP]

Mensagempor reborn [RIP] » sexta set 23, 2005 5:25 pm

Digam o que vos vai na alma! Se têm alma... :wink: :twisted:

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta set 23, 2005 6:09 pm

Eu curtia formar uma banda onde se cantasse em klingon. :beer:
Imagem

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » sexta set 23, 2005 6:15 pm

Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo, em particular certas bandas da Republica Checa, é original e soa sempre bem ouvir alguém cantar na sua língua materna. Quanto ao caso português, há musicos que se queixam de que não conseguem escrever letras interessantes em português, para além da velha questão da métrica.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta set 23, 2005 6:17 pm

Razor Escreveu:Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo.

hehe, eu tambem

Akitsa [RIP]

Mensagempor Akitsa [RIP] » sexta set 23, 2005 6:48 pm

Razor Escreveu:Eu gosto bastante de ouvir bandas que cantam em línguas que eu não entendo, em particular certas bandas da Republica Checa, é original e soa sempre bem ouvir alguém cantar na sua língua materna. Quanto ao caso português, há musicos que se queixam de que não conseguem escrever letras interessantes em português, para além da velha questão da métrica.

Ora faço das tuas palavras as minhas! :)

LunaSpectruM [RIP]

Mensagempor LunaSpectruM [RIP] » sexta set 23, 2005 6:50 pm

Não vejo mal nenhum em bandas portuguesas cantarem em inglês.
Mas é obvio q sabe sempre bem ouvir uma boa música,com a nossa lingua materna :) E sim,deviam apostar mais na nossa lingua. E não consigo concordar,com a opinião de q letras em português soam mal.

Tb gosto de ouvir músicas cantadas numa lingua q não percebo,não sei explicar bem porquê.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sexta set 23, 2005 7:01 pm

Acho que uma das principais razões das bandas portuguesas não cantarem em português é porque não sabem escrever uma letra. Em inglês, qualquer patetice sem sentido soa bem, em português não.

A questão da métrica, embora não seja falsa, é uma desculpa. Havendo um vocabulário rico, ultrapassa-se isso facilmente.

Exemplos?
Mão Morta, Ornatos Violeta, Bizarra Locomotiva...
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

foil [RIP]

Mensagempor foil [RIP] » sexta set 23, 2005 7:05 pm

Dr. Salazar o/

LunaSpectruM [RIP]

Mensagempor LunaSpectruM [RIP] » sexta set 23, 2005 7:11 pm

Aiwass Escreveu:Acho que uma das principais razões das bandas portuguesas não cantarem em português é porque não sabem escrever uma letra. Em inglês, qualquer patetice sem sentido soa bem, em português não.

Subscrevo

DimeSlime
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 05, 2005 12:01 pm
Contacto:

Mensagempor DimeSlime » sexta set 23, 2005 7:14 pm

Que cada um, ou cada banda, faça uso da lingua que quiser mesmo que não seja a sua lingua materna. Pessoalmente tanto me dá se cantam em português ou em japonês desde que saiba que estão a fazê-lo por vontade própria é na boa.
We believe, so we're misled
We assume, so we're played
We confide, so we're deceived
We trust, so we're betrayed.

venahemi
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo fev 20, 2005 8:23 pm

Yess

Mensagempor venahemi » sexta set 23, 2005 7:22 pm

Não que o inglês não seja uma língua sonora, mas morrerás pela minha mão é muito diferente de you'll die by my hand... Eu mudo até o tema p cantar em português
:cheers:

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta set 23, 2005 7:29 pm

DEsde que me soe bem não perco tempo com palavras...

DeadHorizon [RIP 2011/04/17]

Mensagempor DeadHorizon [RIP 2011/04/17] » sexta set 23, 2005 7:34 pm

Acho que cantar em Português é sempre mais limitado para todo os artistas que pretendem lançar algum tipo de mensagem através das letras das musicas já que a lingua dita universal é o inglês e nem ha assim tanta gente por aí fora a perceber português quanto isso.Mas para os outros que realmente não dão tanto valor á dita mensagem escrita na musica, ja pode ser mais irrelevante a lingua em que esta é transmitida.

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » sexta set 23, 2005 8:03 pm

Desde que a musica seja de qualidade, a lingua não importa. Gosto de ouvir cantar em qualquer lingua, desde que haja qualidade.

Em português também se fazem coisas com qualidade. Em Espanha, quase todas as bandas cantam em espanhol, e muitas são muito acima da média. Em Portugal é que há o complexo de cantar em português, e em relação a quem canta em português.

Uma vez mostrei Império dos Sentados a um amigo meu, e na parte instrumetal o gajo dizia que era bom. Quando começou a cantar, mudou logo, disse logo que era uma merda.

Desde que tenha qualidade, que venham eles.

Um caso flagrante é o dos Arya. Acho que as musicas deles têm mais presença em portugugês do que em inglês. Se bem que para uma projecção internacional, o português não é uma aposta muita boa, infelizmente.
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes