2010.08.06/07 - Vagos Open Air 2010

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
aftermath
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta out 24, 2008 12:56 pm

Re: 2010.08.06/07 - Vagos Open Air 2010

Mensagempor aftermath » quinta ago 12, 2010 11:19 am

Perverter Escreveu:

Já agora pessoal, como anteriormente tinha dito, comuniquei com a organização para saber a opinião deles sobre o crowd surfing e correspondentes expulsões. Recebi esta resposta, que tiveram a delicadeza de me enviar e que, penso eu, não se vão importar que divulgue pois sempre ajudará a esclarecer a malta!

Boa tarde Filipe,

Desde já, gostaria de agradecer o seu mail.

Recebemos bastantes emails acerca da questão da segurança. Vou fazer copy/paste de outro email acerca do mesmo assunto. Espero que não se importe.

Embora a equipa de segurança tenha sido a mesma do ano passado, concordo que falhou; ou pelo menos não compreendeu na totalidade as instruções que lhes foram dadas. Contudo, "ensinar" uma equipa de segurança não é tarefa fácil.

Sabemos que o crowd surfing é pratica corrente em concertos de metal, no entanto, há quem não saiba estar e acabe por colocar em risco a integridade física dos outros espectadores. Ao longo dos anos, já vimos muita gente com cabeças partidas e pernas partidas devido ao crowd surfing. O nosso objectivo é apenas penalizar aqueles que não respeitem o próximo ao ponto de poder aleijar seriamente alguém. Julgo que estamos de acordo neste ponto: seria terrível o festival acabar por alguém ficar seriamente aleijado devido ao pouco civismo de alguns. Em ultima instancia, cabe a nós o ónus de salvaguardar a segurança de todos no interior do recinto.

Não obstante, por cada um que considera que um concerto só se "curte" no mosh e crowd surfing, existem 30 ou 40 que apenas querem "curtir" o concerto. Aqui aplica-se o sistema democrático. Para vocês - pelo menos para os que o praticam - pode ser chato, para nós é uma garantia para que todos saiam ilesos do festival.

Obviamente ainda há muito a fazer para que o Vagos seja um festival de excelência, mas esperamos melhorar as condições a cada ano.

Cumprimentos,

Carlos

A resposta da organização enviada ao Perverter fica bem pela simpatia e proximidade que demostra pelos pagantes e "clientes" do serviço prestado, mas também levanta alguma dúvidas.
1º e mais importante, reconhecem que a segurança falhou, não tendo respeitado totalmente as indicações dadas pela organização, mesmo que não saibamos exactamente quais foram. O mail refere que "ensinar" empresas de segurança não é fácil. Nisto acho que concordamos todos pois a esmagadora maioria destas empresas não estão vocacionadas para concertos e muito menos concertos de metal, que, como sabemos, têm várias particularidades e rituais que são estranhos e mal interpretados pela maioria das pessoas.

2º a organização, apesar da boa vontade demostrada e de reconhecer que neste aspecto ainda tem que evoluir, dá "uma no cravo e outra na ferradura". Concordo e compreendo que estejam preocupados com a possibilidade de serem responsabilizados por algum dano fisico grave que possa acontecer durante o decorrer do evento. Por outro lado quando referem em "penalizar aqueles que nâo respeitem o próximo" entramos num território muito sensivel. Quem é que está habilitado a reconhecer de entre milhares de pessoas aquele que "não respeita o próximo"? Há muitas maneiras de avaliar, ou não, essas practicas. Se uma pessoa cai 5 vezes no fosso dos fotografos está a por em risco outros? Apenas ele mesmo? Ou não fez mal a ninguem, simplesmente apareceu lá tantas vezes que os seguranças já lhe conhecem a cara e tão fartos dele????????

Sei que não é facil responder, apenas me estou a colocar em ambas as posições, na de frequentador de concertos metal, com todos os rituais, practicas e atitudes inerentes a estes espectáculos (senão ia para outro tipo de eventos) e do lado da organização que pretende, legitimamente, ter algum controlo da situação. As minhas duvidas são apenas no ponto em que avisar, por de castigo e ameaçar (ou mesmo expulsar) alguém, servem efectivamente para controlar, ou haverá outra maneira.
hasta
"Now before my demons roll the night across my eyes
I tremble as I wait perhaps to sin
Yield unto temptation and be ruler of the world
And all I do is let the beast come in"
RONNIE JAMES DIO

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » quinta ago 12, 2010 11:21 am

Depois dum casório (MUITO) bem regado... só deu mesmo para ver Carcass e a loucura do after party.

...Ainda assim I REGRET NOTHING!!! :metal: :cheers:

aftermath
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor aftermath » quinta ago 12, 2010 11:35 am

Old_Skull Escreveu:Depois dum casório (MUITO) bem regado... só deu mesmo para ver Carcass e a loucura do after party.

Já cá faltava :metal:
Chegaste mesmo a horas, depois perdi-te, e perdi-me no meio do caos. Carcass foi do cacete, curti que nem um perdido, só iso valeu os 800 kms (ida e volta) e os 50 mel réis!!!
"A canvas to paint, to degenerate
Dark reflections - degeneration
A canvas to paint, to denigrate
Dark reflections, of dark foul..."
RONNIE JAMES DIO

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » quinta ago 12, 2010 11:38 am

Old_Skull Escreveu:Depois dum casório (MUITO) bem regado... só deu mesmo para ver Carcass e a loucura do after party.

Não te vi por lá! Ou pelo menos não me lembro de te ver... :mrgreen:
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

hell_above
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça fev 27, 2007 4:12 pm
Contacto:

Mensagempor hell_above » quinta ago 12, 2010 11:53 am

aftermath Escreveu:Se uma pessoa cai 5 vezes no fosso dos fotografos está a por em risco outros? Apenas ele mesmo? Ou não fez mal a ninguem, simplesmente apareceu lá tantas vezes que os seguranças já lhe conhecem a cara e tão fartos dele????????

Eu não sou organizador de concertos, mas parece-me que o fosso serve como medida de segurança. Não é o "fosso dos fotógrafos", é um espaço que separa palco do público e serve de canal de passagem para seguranças e equipas médicas (se necessárias).
Saltar 5 vezes para o fosso é grave? Depende do que tu esperas que seja o trabalho de um segurança. Se achas que eles estão lá para segurar o ppl em vôo, se calhar estás mais a pensar num guarda-redes...

aftermath
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor aftermath » quinta ago 12, 2010 11:59 am

hell_above Escreveu:
aftermath Escreveu:Se uma pessoa cai 5 vezes no fosso dos fotografos está a por em risco outros? Apenas ele mesmo? Ou não fez mal a ninguem, simplesmente apareceu lá tantas vezes que os seguranças já lhe conhecem a cara e tão fartos dele????????

Eu não sou organizador de concertos, mas parece-me que o fosso serve como medida de segurança. Não é o "fosso dos fotógrafos", é um espaço que separa palco do público e serve de canal de passagem para seguranças e equipas médicas (se necessárias).
Saltar 5 vezes para o fosso é grave? Depende do que tu esperas que seja o trabalho de um segurança. Se achas que eles estão lá para segurar o ppl em vôo, se calhar estás mais a pensar num guarda-redes...

"Fosso dos fotografos" é a designação habitual! Se estar lá 5 vezes é grave, chato ou apenas se estão a divertir, é isso mesmo que estou a questionar!!! Porque depende da pachorra de quem lá está a trabalhar!!!
RONNIE JAMES DIO

hell_above
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça fev 27, 2007 4:12 pm
Contacto:

Mensagempor hell_above » quinta ago 12, 2010 12:05 pm

aftermath Escreveu:Porque depende da pachorra de quem lá está a trabalhar!!!

É aí que eu quero chegar. Como o trabalho deles não é esse, estás dependente do humor de quem está lá.

AH.photo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 20, 2005 10:50 pm
Contacto:

Mensagempor AH.photo » quinta ago 12, 2010 12:25 pm

Tentem também pensar em quem está encostado às grades, que não tem retrovisor e por vezes leva com algum salto mal calculado.
Houve casos de gente maltratada que teve de ser assistida na ambulância por causa disso.
Não concordo com a expulsão e sistema de marcas nas pulseiras, mas estou a tentar ver também ambos os lados.
andré henriques
http://www.ahphoto.pt | Facebook
«mais mon nom si tu le connais reste imprononçable, il est prononcé - Malédiction»

aftermath
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor aftermath » quinta ago 12, 2010 12:57 pm

AH.photo Escreveu:Tentem também pensar em quem está encostado às grades, que não tem retrovisor e por vezes leva com algum salto mal calculado.
Houve casos de gente maltratada que teve de ser assistida na ambulância por causa disso.
Não concordo com a expulsão e sistema de marcas nas pulseiras, mas estou a tentar ver também ambos os lados.

Eu já parti um braço num concerto!!! Auch!!! Muito bebido e muito fumado ...Only my fault!!!
Já vi que ninguém concorda com os avisos e expulsão, a menos, obviamente, que estejas a ser um idiota chapado e a arranjar porrada e meter-se com toda a gente á tua volta!!! Curiosamente, estes são os que nunca são postos na rua!
Só meti estes posts porque ouvi muitas queixas no Vagos, comigo teve-se bem! Uma amiga passou meia-hora lá fora em Ensiferum e durante Carcass fui eu que atirei um amigo para o "fosso", só depois me lembrei que ele podia perder o resto do concerto sem ter culpa nenhuma (sorry mate!!!). Mas ele apareceu ao meu lado logo a seguir, ou seja, ou teve sorte com o segurança ou durante Carcass, devido ao elevado número de voadores, desistiram eheheh!
De resto, epá, é Heavy Metal, quer-se caos mas que cada um seja consciente!!!
RONNIE JAMES DIO

AH.photo
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor AH.photo » quinta ago 12, 2010 1:02 pm

andré henriques
«mais mon nom si tu le connais reste imprononçable, il est prononcé - Malédiction»

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta ago 12, 2010 1:12 pm

Se o Sócrates vê este tópico decreta a proibição de crowd surfing, mosh e essas maluquices... e já vamos com sorte se ficar só por aqui tal o número de mortos, paraplégicos e pessoal com membros decepados ao longo dos anos.
É o que diz o INE :evil:

Ok, estou a exagerar, mas a brincar a brincar...

Concordo com a expulsão de um concerto quando é visivel que alguem está lá não para se divertir, mas para aleijar os outros... e aí o púbblico pode dar uma ajuda e denunciar uma situação e só "nos protegeremos de nós próprios". Agora... acabar com o crowd surfing :shock: W. T. F.

CrazyfoX
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta jan 10, 2008 10:31 pm

Mensagempor CrazyfoX » quinta ago 12, 2010 1:27 pm

Ao menos que elevem o limite de Surfs por surfista. Um não dá para nada! :mrgreen:

AH.photo
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor AH.photo » quinta ago 12, 2010 1:34 pm

andré henriques

PoisonGodMachine
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta jul 27, 2005 1:29 pm
Contacto:

Mensagempor PoisonGodMachine » quinta ago 12, 2010 2:39 pm

Grind-zé Escreveu:Gostei dos chuveiros ao ar livre...

De facto! Uma das melhores ideias (senão a melhor!) da edição deste ano.

Grind-zé Escreveu:... sempre a correr àgua.

Já isto é triste!... "Lavo-me, refresco-me, divirto-me e vou-me embora sem fechar o chuveiro. Estou-me a cagar, não sou eu que pago, a água não é minha e eu nem sequer sou daqui!" :roll:
Se calhar, muita gente até deve ter pensado que aquilo era mesmo assim, porque não o botão/torneira era lá muito óbvio (eu ainda andei às voltas até que alguém me explicou como era), de qualquer das formas...

Enfim, português e civismo raramente casam bem...

MESHUGGENER
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 08, 2004 7:26 pm
Contacto:

Mensagempor MESHUGGENER » quinta ago 12, 2010 2:40 pm

Vooder Escreveu:
MESHUGGENER Escreveu:Não sei se foi só da minha bebedeira, mas Meshuggah foi um concerto do caralho. Entombed perdeu o 1.º lugar para gig do ano.

hummm, tu és suspeito :)
Mas só o facto de ser comparavel já diz muito do concertão que terá sido...

Yah. Realmente, vindo deste fanboy, é um bocado suspeito :lol: Mas que foi um concertão, foi.

Fungus Escreveu:
MESHUGGENER Escreveu:Não sei se foi só da minha bebedeira, mas Meshuggah foi um concerto do caralho. Entombed perdeu o 1.º lugar para gig do ano.

Por isso te chamas MESHUGGENER e não ENTOMBEDDER! :twisted:

:lol:

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes