A Educação em Portugal

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Re: A Educação em Portugal

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » quinta mai 13, 2010 1:33 am

OrDoS Escreveu:E para o LeadAether, eu concordo que as crianças deviam ficar na escola toda, já expus a minha opinião no tópico da política pois já se abordou lá este assunto por umas vastas páginas, no entanto, seria preciso mudar bastante o sistema de ensino, repensá-lo, e investir no mesmo. Com pais cada vez mais ocupados, o lugar da criança é na escola e esta devia ser a extensão da educação em casa, não a principal educadora (das boas maneiras, do saber estar, do respeito para com a figura do professor/contínuo/director/etc...), mas sim como a responsável pela integração social e pelos valores de comunidade, cultura e aprendizagem.

A Escola - que ainda é dos poucos sítios onde há alguma liberdade - é que se vai moldar aos ritmos da escravidão moderna? Não devia ser ao contrário? Começar a exigir menos tempo de trabalho para que todos tenham trabalho e melhores condições de vida e possam passar mais tempo com os seus filhos? Tu queres imaginar um filho teu a entrar às 8 da manhã numa escola e sair às 8 da noite? Ajuda-lo a crescer quando? aos fim-de-semana e depois da telenovela? Sabes que muitos problemas de comportamento vêm da conjugação destes factores: aulas de 90 minutos, aulas de substituição e sobrecarga horária? Já nem têm tempo de libertar energias... Se a Escola se submete à lógica da escravidão moderna então é que vamos todos pelo esgoto. É preciso é começar a pôr em causa as ideias feitas, tais como esta história que temos todos de nos matar a trabalhar. Que merda é esta?

diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Mensagempor diabox » quinta mai 13, 2010 1:39 am

LeadAether Escreveu:[Tu queres imaginar um filho teu a entrar às 8 da manhã numa escola e sair às 8 da noite?

eu dou aulas numa escola primaria e isto verifica.se... o que é deveras assutador.

resultado? as crianças tornam.se, se me permitem, 'animais', no sentido que desejam um pouco de ar, um pouco de liberdade da instituiçao escola, quer seja no sentido educacional/formaçao, quer seja no sentido edificio no qual eles sao limitados a actos e espaços...

...ve.las sair da escola, aquando da chegada dos pais, é ver um extravasar de alegria que é por demais... mas somos obrigados, por todas as imposiçoes da sociedade a tal, e temos que acarretar com as mesmas...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quinta mai 13, 2010 8:06 am

8)
uma colega minha tinha 14 anos,eu tinha 16,iamos para a noite sempre quase todos os fins de semana(ja foi ha muito tempo lol ),vinhamos sempre a grandes horas,saiamos de casa as 22h e chegavamos de dia,tipo 11h da manha,os pais dela confiavam em mim 8) e nela também :wink:
eu tratava-a muito bem 8)

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quinta mai 13, 2010 8:17 am

Eu nao tenho e nem tensiono ter filhos,por isso estou me marinbando ao que os putos façam ou deixem de fazer :roll:

diabox
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor diabox » quinta mai 13, 2010 8:44 am

... isso e usar bem o portugues :|
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » quinta mai 13, 2010 9:43 am

metalfreak Escreveu:Eu nao tenho e nem tensiono ter filhos,por isso estou me marinbando ao que os putos façam ou deixem de fazer :roll:

deve ser a melhor decisao que tomaste relativamente ao teu contributo para a preservação da especie..
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta mai 13, 2010 11:24 am

LeadAether Escreveu:
OrDoS Escreveu:E para o LeadAether, eu concordo que as crianças deviam ficar na escola toda, já expus a minha opinião no tópico da política pois já se abordou lá este assunto por umas vastas páginas, no entanto, seria preciso mudar bastante o sistema de ensino, repensá-lo, e investir no mesmo. Com pais cada vez mais ocupados, o lugar da criança é na escola e esta devia ser a extensão da educação em casa, não a principal educadora (das boas maneiras, do saber estar, do respeito para com a figura do professor/contínuo/director/etc...), mas sim como a responsável pela integração social e pelos valores de comunidade, cultura e aprendizagem.

A Escola - que ainda é dos poucos sítios onde há alguma liberdade - é que se vai moldar aos ritmos da escravidão moderna? Não devia ser ao contrário? Começar a exigir menos tempo de trabalho para que todos tenham trabalho e melhores condições de vida e possam passar mais tempo com os seus filhos? Tu queres imaginar um filho teu a entrar às 8 da manhã numa escola e sair às 8 da noite? Ajuda-lo a crescer quando? aos fim-de-semana e depois da telenovela? Sabes que muitos problemas de comportamento vêm da conjugação destes factores: aulas de 90 minutos, aulas de substituição e sobrecarga horária? Já nem têm tempo de libertar energias... Se a Escola se submete à lógica da escravidão moderna então é que vamos todos pelo esgoto. É preciso é começar a pôr em causa as ideias feitas, tais como esta história que temos todos de nos matar a trabalhar. Que merda é esta?

Atenção que eu não disse o contrário, concordo perfeitamente contigo ;) Além disso, eu não disse que o tempo seria todo ocupado com AULAS, mas sim com actividades LÚDICAS (tipo desporto-escolar, "clubes", etc...), e algum tempo de estudo, tipo para fazer os TPCs, estudar para exames.
Eu também acho que não devíamos MESMO trabalhar mais de 8h por dia (o ideal, seriam 7h), exactamente para termos tempo para nós, para a família, etc.
Mas é como afirmei, para isso acontecer, tem de se revolucionar (ou será evoluir?) o sistema que temos hoje em dia, TODO ele.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » quinta mai 13, 2010 6:40 pm

Isso implicaria reformular todo o currículo, contratar assistentes sociais/psicólogos/etc e muitos mais auxiliares educativos. Mas eles não têm dinheiro por isso a tentação é vender tudo ao privado. E depois vai ser só para quem tem $ e adeus "Escola Pública, Democrática e Universal". Sinceramente mais vale irmos todos para a selva de novo. Ainda me ia rir quando um partido qualquer apresentasse uma solução do género: obrigar os patrões a contratar mais gente para trabalhar meio dia apenas. É que já todos deixamos de questionar a velha regra do capitalismo: "o patrão contrata só aqueles de que precisa para fazer lucro". Ou seja, pode estar tudo a cair aos bocados que eles nunca deixarão de fazer lucro - lá se adaptam um bocadinho para ali ou para aqui, mas no essencial a filosofia não muda. E assim estamos todos feitos.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » quinta mai 13, 2010 7:59 pm

LeadAether Escreveu:Isso implicaria reformular todo o currículo, contratar assistentes sociais/psicólogos/etc e muitos mais auxiliares educativos. Mas eles não têm dinheiro por isso a tentação é vender tudo ao privado. E depois vai ser só para quem tem $ e adeus "Escola Pública, Democrática e Universal". Sinceramente mais vale irmos todos para a selva de novo. Ainda me ia rir quando um partido qualquer apresentasse uma solução do género: obrigar os patrões a contratar mais gente para trabalhar meio dia apenas. É que já todos deixamos de questionar a velha regra do capitalismo: "o patrão contrata só aqueles de que precisa para fazer lucro". Ou seja, pode estar tudo a cair aos bocados que eles nunca deixarão de fazer lucro - lá se adaptam um bocadinho para ali ou para aqui, mas no essencial a filosofia não muda. E assim estamos todos feitos.

Dinheiro há! Mas não é canalizado para o que é realmente importante, ou seja, aquilo para qual o Estado existe e o Governo gere, que é garantir a nossa qualidade de vida!

Maldiva
Participante
Registado: quinta abr 29, 2010 2:34 pm
Contacto:

Mensagempor Maldiva » sexta mai 14, 2010 12:33 pm

Vou contar uma situação a que assisti recentemente:
Costumo frequentar um café que tem uma cave com mesas de snooker e uma daquelas máquinas de lançar dardos. Entra, por volta da meia-noite, um grupo com um casal que tem um filho com mais ou menos 3 anos. O miúdo era um autêntico bicho: gritava, subia para cima das mesas, incomodava as outras pessoas. A mãezinha da dita criança senta-se a conversar com a amiga e o pai vai jogar snooker com os amigos. A mãe, como queria conversar com a amiga vai buscar uma caixa que continha os dardos e um alicate para dar à criança (com 3 anos e a brincar com dardos e alicates). Chega, no entanto a funcionária do café e, logicamente tira aquilo das mãos do miúdo. E lá vai ele correr e gritar e subir para as mesas. Até que vai buscar um taco de snooker, e é vê-lo a andar com o taco a razar a cabeça das outras pessoas que lá estavam. A partir daí foi ver o pai a tirar o taco ao míudo e a mãe (assim que o pai virava as costas) a devolver-lhe o taco. O pai a exercer autoridade, mas a não se preocupar muito, a mãe a desautorizar o pai à frente da criança. Isto não sei quantas vezes até se irem embora, já passava das 2 da manhã (Isso é lá hora para uma criança daquela idade estar acordada e num café??)

Esse vai ser daquilo tipo de miúdos que chega à primária sem a mínima noção do que é educação e regras e vai depois passar os anos a ser chamado à atenção pelos professores para, de seguida, gozar com eles. E quando isso acontecer, se calha haver um professor que lhe dê um puxão de orelhas ou que fale num tom mais alto, lá irão os pais à escola ameaçar o dito professor com polícias e processos, isto se não o tentarem agredir primeiro.
Última edição por Maldiva em sexta mai 14, 2010 12:50 pm, editado 2 vezes no total.

diabox
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor diabox » sexta mai 14, 2010 12:35 pm

Maldiva Escreveu:Esse vai ser daquilo tipo de míudos que chega à primária sem a mínima noção do que é educação e regras e vai depois passar os anos a ser chamado à atenção pelos professores para, de seguida, gozar com eles. E quando isso acontecer, se calha haver um professor que lhe dê um puxão de orelhas ou que fale num tom mais alto, lá virão os pais à escola ameaçar o dito professor com polícias e processos, isto se não o tentarem agredir primeiro.

oh so true... and so sad...

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » sexta mai 14, 2010 3:00 pm

Bruna, professora responsável pelas Actividades Extra-Curriculares (AEC) na escola de Torre de Dona Chama, no concelho de Mirandela, corre o risco de ser despedida depois de ter aparecido na edição de Maio da revista Playboy em poses ousadas com outra mulher.

O director do Agrupamento de Escolas da Torre de Dona Chama, José Pires Garcia, garantiu que pediu à Câmara Municipal que tome “uma atitude”.”Mal tive conhecimento do assunto, há poucos dias, contactei a autarquia por correio electrónico”, uma vez que a contratação dos professores das AEC é da responsabilidade do município e não da escola, disse ao JN.

A celeuma aconteceu após a troca de fotos entre os alunos quer via telemóvel quer via papel, comprando a revista – que esgotou em Mirandela – ou mesmo trocando fotocópias. A escola não gostou e quer dispensá-la.

Bruna participou no reality show da TVI “Pedro, o milionário”, em 2006, que consistia em seduzir um milionário para depois casar com ele.

A professora tem 25 anos e ao que contaram os vizinhos ao JN terá feito um implante mamário no ano passado.

Escola quer despedir professora que posou para a Playboy

Won't somebody please think of the children?

Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Mensagempor Audiokollaps » sexta mai 14, 2010 3:52 pm

OrDoS Escreveu:
LeadAether Escreveu:

Atenção que eu não disse o contrário, concordo perfeitamente contigo ;) Além disso, eu não disse que o tempo seria todo ocupado com AULAS, mas sim com actividades LÚDICAS (tipo desporto-escolar, "clubes", etc...), e algum tempo de estudo, tipo para fazer os TPCs, estudar para exames.
Eu também acho que não devíamos MESMO trabalhar mais de 8h por dia (o ideal, seriam 7h), exactamente para termos tempo para nós, para a família, etc.
Mas é como afirmei, para isso acontecer, tem de se revolucionar (ou será evoluir?) o sistema que temos hoje em dia, TODO ele.

Sou totalmente contra esta visão/modelo do ensino.
Saudável e ter tempo para brincar com os amigos (não me refiro aos colegas de Escola), com a familia, ter todo tipo de actividades fora da escola.
Um miúdo que passe 95% do seu tempo na Escola e a dormir será sempre um Ser formatado, condicionado, escravizado... Vejam o exemplo (pelos piores motivos) do sistema educativo japonês, criaram bons robots, boas máquinas de produção, bons executantes.... e o resto?

(P.S. - Eu trabalho numa Unidade de Autismo, onde os miúdos entram as 8h20m e saem as 17h30m, 5 dias por semana, sem direito a férias do Natal, Páscoa e Verão)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » sexta mai 14, 2010 4:47 pm

Audiokollaps Escreveu:
OrDoS Escreveu:
LeadAether Escreveu:

Sou totalmente contra esta visão/modelo do ensino.
Saudável e ter tempo para brincar com os amigos (não me refiro aos colegas de Escola), com a familia, ter todo tipo de actividades fora da escola.
Um miúdo que passe 95% do seu tempo na Escola e a dormir será sempre um Ser formatado, condicionado, escravizado... Vejam o exemplo (pelos piores motivos) do sistema educativo japonês, criaram bons robots, boas máquinas de produção, bons executantes.... e o resto?

(P.S. - Eu trabalho numa Unidade de Autismo, onde os miúdos entram as 8h20m e saem as 17h30m, 5 dias por semana, sem direito a férias do Natal, Páscoa e Verão)

Eu não sei quanto a ti, mas os meus melhores amigos na vida real até ao 9º ano sempre foram os meus "colegas de escola", e o "brincar" está inserido nas actividades lúdicas. Eu gostaria de saber que o meu filho estaria ocupado a fazer aquilo que gosta e a socializar com os amigos e professores/educadores.
No entanto, também é verdade que existem OTLs e outras ocupações fora da mesma, e eu tb cheguei a andar nesses, mas já agora, diz-me lá para onde mandarias os teus filhos se eles saíssem às 13h da tarde e não tivesses ninguém em casa para cuidar deles? Deixavas os putos à mercê deles próprios até chegares a casa? Ou punhas os miúdos a fazer actividades? :roll:

Quando me refiro a ocupar-lhes o tempo na escola, não seria obrigatório para todos! Seria, claro, para dar mais hipótese a quem não pode para manter o filho ocupado e sob uma vigilância responsável. Isso da escravidão é relativo, os miúdos que andam nos privados, cujos pais podem pagar uma boa escola dessas e só os vão buscar lá pras 18:30/19:00, ficam lá quase o dia todo e têm o tempo muito bem ocupado, nunca vi ninguém dizer que era anti-pedagógico ou que os filhos eram infelizes e não tinham amigos.

Mas podes dar exemplos, gostaria de saber a tua opinião.

Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Mensagempor Audiokollaps » sexta mai 14, 2010 4:53 pm

A Escola que tu sonhas não existe no Ensino Público português.
Não estarás à espera que os professores, para além de dar aulas e estar atulhados em burocracia, fiquem na escola a fazer de terapeutas ocupacionais, educadores, babysiters, psicólogos, vigilantes, intermediários de socialização, animadores sócio-culturais, etc etc...

Tudo isto custa dinheiro (que o Estado não está a disposto a gastar), logo a alternativa é sempre pagar para tomarem conta do meu filho (colégios privados).

Pois tu acabaste de confirmar a minha visão: levantar para trabalhar das 9h até as 19h e arranjar um "contentor" para despejar os filhos, para que alguém olhe por eles enquanto os pais trabalham.

P.S. - Eu só tinha Escola de manhã, não andei em OTL´s, ia para casa da minha avó, de familiares ou ficava só em casa, brincava com primos, vizinhos, amigos.... Mas hoje em dia os putos não podem ficar sós, não sabem ocupar-se, nem sabem brincar!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes