A Educação em Portugal

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Re: A Educação em Portugal

Mensagempor UnderØath » sexta mai 07, 2010 5:49 pm

curtia saber mais sobre essas pulseiras das cores....
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sexta mai 07, 2010 9:17 pm

OnStage Escreveu:Antigamente quando andavamos na escola os profs davam nos reguadas e essa geração era bem educada, não haviam alunos a mal tratar profs e nunca se ouvia falar em bullying!

Dasse!!! Levo o meu filho à escola todos os dias e, por enquanto posso entrar na escola para o levar à sala, este ano lectivo alguém se lembrou de meter os miudos + pequenos do quarto ano (a nossa antiga 4ª classe) num edificio na escola preparatória em conjunto até ao 9º ano!!! No percurso da porta da escola até ao final da mesma onde estão os edificios para os + pequenos, as conversas que se ouve, são as + variadas, ordinárias ou não, faltas de respeito entre colegas, etc.

Passo a citar a conversa que ouvi à uns tempos de uns miudos que, pelos manuais escolares, andam no 6º ano...

"Vai comer a Gisela porque ela vai a todos"

Entre outras coisas que nem vou transcrever para aqui!

A nossa geração com aquela idade não era assim, pelo menos não conheci ninguém que o fosse.

Agora eu pergunto; Será fruto de pais que cada vez mais, saem cedo e entram tarde em casa, deixando os filhos à sua sorte?! Pais permissivos demais na sua educação? Pais que pensam que a escola educa. Também educa, mas o principal objectivo é formar os estudantes a educação e os bons principios, quanto a mim são dados em casa!

E depois nas reuniões escolares, os pais estão se a c**** para os assuntos debatidos na mesma.

Os professores actualmente deixaram de ter poder para darem educação, é o que acho.

tirei o meu filho da escola onde ele foi pela primeira vez e, a meio do ano lectivo (1º ano) decidi muda lo de escola, a escola era paredes meias com um bairro social e, os miudos que não eram da mesma iam para lá ameaçar os mais pequenos com navalhas, inclusivé ameaçaram me a mim se contasse a alguém que tinha visto o que vi, miudos de 6/7 anos ARMADOS, porrada a toda a hora. Não havia segurança. A própria policia dizia que não se metia ali. É esta merda de educação/escolas/sistema que temos para quem TRABALHA UM DIA INTEIRO para poder dar aos filhos uma vida e formação e temos de levar com estas merdas que quem não quer fazer nenhum e ainda por cima é pago para tal?

Mas o que interessa mesmo é construir estádios de futebol, vias rápidas e o TGV até espanha, right! As prioridades primeiro...

A nossa geração também era muito rebelde.

Sim,havia respeito pelos prof's mas também eram mal criados para as raparigas,asneiras,apalpanços :evillol: ,fumar uma coisas dentro da escola,beber uns copos,etc....só asneirada. :mrgreen: ........queria lá saber da escola para alguma coisa.

Só acabei o 12 á noite e aos 29 anos. :lol:

A diferença estava somente no respeito aos prof's e ao pessoal mais velho.

Olha eu por exemplo acho muito mal esta nova lei que um gajo tem que andar na escola até aos 18?big big lol!!!!!
palhaçada,nem todos tem aptidão para a escola,será que aos 14 anos não podes começar a trabalhar se quiseres e acabar o liceu mais tarde? :?

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sexta mai 07, 2010 9:25 pm

ALVES134 Escreveu:Tudo começa nos pais que não dão educação aos meninos e dão-lhes tudo e mais alguma coisa.
Sou a favor de gramarem umas valentes chapadas na escola porque tenho quase a certeza que os professores não vão molestar os meninos do papá só porque lhes apetece.
Quando era puto andei numa primária que era o verdadeiro terror e no entanto os terroristas que que aterrorizavam o recreio na sala tinham respeito e muito pelo professor.

Hoje em dia os fedelhos até ameaçam os pais tipo se me bates vou à policia, mas estamos onde? Já têm a mania que são grandes e mitras.

É lamentavel ver cenas do tipo os pais irem às escolas tirar satisfações e partir a cara aos professores, onde é que já se viu, isto está mesmo a saque.

Há que pôr os putos na ordem e já agora esses moldavos, romenos e paquistaneses que estão a tomar o país de assalto e têm tudo à borla à custa dos nossos descontos e ainda por cima andam a pedir e a gamar.

Tudo começa em ter filhos.

Existe muito pessoal que não tem capacidade para ter filhos e não é financeiramente.

Eu por exemplo até tenho uma situação financeira que me permite ter filhos mas é mesma a única razão porque de resto nem pensar.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » sexta mai 07, 2010 11:29 pm

OnStage Escreveu:No further comments para asp eças que li nos V/ links................................ Surreal!!!!!!

Não é assim tão surreal. Alguns países usam castigos, tais como esse de isolar um aluno numa sala de aula o dia inteiro a estudar. Não vejo mal nenhum nisso, se o aluno for merecedor de um castigo. Fala.se tanto em castigar os alunos com mau comportamento, mas quando alguém faz algo nesse sentido, cai o "carmo e a trindade". Não é justo o resto da turma ser prejudicado por um elemento desestabilizador. Para além de que, quantas vezes os próprios pais não fazem o mesmo e castigam os filhos mandando-os para o quarto estudar?

OnStage
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jun 14, 2009 9:48 pm

Mensagempor OnStage » sábado mai 08, 2010 3:15 pm

Nevoeiro Escreveu:
OnStage Escreveu:No further comments para asp eças que li nos V/ links................................ Surreal!!!!!!

Não é assim tão surreal. Alguns países usam castigos, tais como esse de isolar um aluno numa sala de aula o dia inteiro a estudar. Não vejo mal nenhum nisso, se o aluno for merecedor de um castigo. Fala.se tanto em castigar os alunos com mau comportamento, mas quando alguém faz algo nesse sentido, cai o "carmo e a trindade". Não é justo o resto da turma ser prejudicado por um elemento desestabilizador. Para além de que, quantas vezes os próprios pais não fazem o mesmo e castigam os filhos mandando-os para o quarto estudar?

Acho que a solução não passa por castigar os alunos com mau comportamento. Castiga-se 1, 2, 3 ou + vezes e eles voltam ao mesmo.
No ano passado vi uma peça na TVI que uma escola de Lisboa, não me lembro muito bem onde, levava alunos "delinquentes", que andam a roubar e afins a passar um dia na prisão e, a conviver com essa realidade na primeira pessoa, eles foram para a prisão (penso que a de monsanto) na carrinha chegaram lá, entregaram tudo o que traziam, como se fossem verdadeiros condenados, passaram um dia na cela e conviveram com condenados reais, à saida os discursos já eram bem diferentes. Este tipo de projectos pode ser um começo. Digo eu.

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » sábado mai 08, 2010 3:29 pm

OnStage Escreveu:
Nevoeiro Escreveu:

Acho que a solução não passa por castigar os alunos com mau comportamento. Castiga-se 1, 2, 3 ou + vezes e eles voltam ao mesmo.
No ano passado vi uma peça na TVI que uma escola de Lisboa, não me lembro muito bem onde, levava alunos "delinquentes", que andam a roubar e afins a passar um dia na prisão e, a conviver com essa realidade na primeira pessoa, eles foram para a prisão (penso que a de monsanto) na carrinha chegaram lá, entregaram tudo o que traziam, como se fossem verdadeiros condenados, passaram um dia na cela e conviveram com condenados reais, à saida os discursos já eram bem diferentes. Este tipo de projectos pode ser um começo. Digo eu.

Será que isso resultaria? Para os jovens de hoje ser delinquente é fixe!
Faltar ao respeito é ganhar respeito. Mandam os próprios pais publicamente para o caralho e os pais ainda andam atrás deles e dar-lhes telemóveis, internet e roupas da moda. Quando era puto e fazia merda (e acreditem, fiz muita merda), ia logo de castigo à chapada.
Esse tipo de pedagogia no actual contexto social juvenil acho que não funcionaria. Os pais é que têm de ter mão mais pesada, para quando eles quiserem fazer merda, pensarem bem nas consequências.

Nevoeiro
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 05, 2006 6:07 pm
Contacto:

Mensagempor Nevoeiro » sábado mai 08, 2010 4:38 pm

paulo figueiredo Escreveu:
OnStage Escreveu:
Nevoeiro Escreveu:

Resultaria com alguns. Aparentemente aquilo é por níveis, o isolamento é só mais um. Quando todas as estratégias falham, a escola aparentemente tem liberdade para encaminhar o aluno para uma outra especificamente criada para alunos problemáticos.
Em todo o caso, em Portugal, vive-se uma cultura da mediocridade que é alimentada pela própria sociedade. Cá no burgo, tanto faz se um aluno tem bons resultados ou se termina o ano com níveis negativos elevados. O falhanço é socialmente aceite e desculpável, em alguns casos até é algo "fixe". Noutras culturas, esse falhanço ou laxismo leva à vergonha e socialmente é reprovável.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo mai 09, 2010 4:08 pm

LeadAether Escreveu:
REG Escreveu:Quanto aos nossos queridos professores (aos efectivos): deixem-se de paneleirices e trabalhem de forma a cumprirem horários, e a rambóia e as comprinhas de guarda-roupa ficam para o fim-de-semana, ah sim, ou para a folga da semana. Pena, é que a maioria dos Srs.Doutores só é professor porque o curso não deu para mais, porque jeito para crianças/jovens não têm! Raros são os que ensinam por gosto.

Os efectivos cumprem mais horários que o que devem cumprir, principalmente no 3º período. Quanto às comprinhas, é falso e preconceituoso. Por fim, quanto ao ensinar por gosto, é a maior bacorada que já ouvi. Ser professor é o mesmo que ser padre: há um chamado, uma inspiração qualquer que os leva a ensinar. No entanto, e como na igreja ou em qualquer outra arte, há melhores e piores. Se tivesses referido o superior, concordaria até certo ponto. Agora falar nos efectivos no geral é um erro crasso.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

REG [RIP 2011/01/28]

Mensagempor REG [RIP 2011/01/28] » domingo mai 09, 2010 7:04 pm

:mrgreen:

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » quarta mai 12, 2010 8:13 pm

Nevoeiro Escreveu:

Concordo, acho que devia começar logo na primária algo que não se faz em muitos locais de ensino. Uma reguada nas mãos ou ficar sem intervalo não é assim tão violento, todos nós levamos quando éramos miúdos e os nossos +país também e ninguém morreu por isso.O ensino nas escolas devia ser mais rígido até e com outras regras, para mim a nível de assiduidade e de avaliação.
O papel dos pais em casa devia ser mais activo mas nos nossos dias é cmplicado devido ao facto de nível de vida actual em que as pessoas saem de manhã e chegam à noite, fazem o jantar e querem é paz e sossego, e não acompanham os filhos.Actualmente os jovens e crianças passam mais tempo na escola que em casa, não tou afirmar para os professores tomarem papel de pais, mas deviam ter pelonos poderes para educar.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Xhara
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 25, 2008 9:59 pm
Contacto:

Mensagempor Xhara » quarta mai 12, 2010 9:10 pm

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... e-agressao

Se aquilo é agressão, toda a gente que seja pai com mais de 10 anos devia ir de cana :| Meninos de porcelana, irra...
E depois que tu morreste, dura em mim uma saudade sem idade, uma dor que não tem fim... Cada cicatriz, uma lembrança. Cada gume, um sentimento. Eu não me sinto daqui... Sou do passado, da idade do fim. Do passado... Da idade dos mortos.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » quarta mai 12, 2010 10:58 pm

Boa educação aprende-se em casa e não na escola.
Estudei numa altura em que levar umas reguadas e uns valentes puxões de orelhas era coisa normal, no entanto, isso não resolvia nada excepto nesse dia.

Na primária, sempre fui o menino bem comportado e era comum ver a fila de fuzilamento em frente ao quadro todos os dias (às vezes lá ira parar por tabela), e em regra geral, eram sempre os mesmos que lá estavam e não era por levarem reguadas que deixavam de se comportar mal. Simplesmente, fazia com que ganhassem mais raiva à professora.
Esses eram o meu grupo de amigos inseparáveis.

Na preparatória, fui para a escola mais perigosa da zona (camarinha) e a minha turma era a dos repetentes, tendo alunos com 14 anos e com um nível de violência bem alto. Porrada era coisa obrigatória diariamenta e roubar por onde passavam também era prática corrente, já para não falar de aulas inteiras de professores a jogarem "à apanhada" dentro das salas com esses mesmo vândalos. Lembro-me, de um professor ex-comando ter projectado um desses alunos para cima das mesas e o resultado ter sido ainda pior, já que esse mesmo aluno trepou para umas estruturas eléctricas que estavam presas ao tecto e ali ficou a fugir até tocar para a saída.
Para verem o nível da escola, como projecto área escola organizarem um torneio de artes marciais, o que resultou em muita porrada e muito sangue derramado. NUMA ESCOLA.
Resumindo, esses eram os meus amigos inseparáveis, e ainda hoje me ajudam a arrumar o carro na baixa de Setúbal em troca de uma moedinha!!

Na secundária, fui parar à escola da bela vista, mesmo no centro do bairro mais perigoso de Setúbal, e fiquei de boca aberta....os profs tinham um à vontade muito grande com os alunos e muito raramente vi faltas de respeito com os mesmos. Para isso, bastava entrar na onda do alunos...brincar quando era preciso e saber impôr limites sem excessiva autoridade!! Era um contraste muito grande, já que fora da escola a maioria desses alunos eram do pior que existia, e acredito, que hoje, muitos sejam uns autênticos criminosos.
Lá está, muitos deles eram meus amigos inseparáveis...

E com o meu percurso escolar, apenas tento defender que a nojenta geração que temos por aí deve-se à merda de pais que por cá habita. Pais esses que cresceram numa geração que se fartou de levar porrada na escola, que de pouco serviu, e alguns deles ainda passaram a ver os profs como inimigos, logo muitos apoiam os filhos a não respeitarem essa mesma classe.
Resumindo, a nossa boa educação depende do que nos é ensinado em casa e não escola....
C
omo vêem os meus amigos eram bastante problemáticos e sempre fui o bem comportatinho (q.b.)...porquê???...não por ter medo de uma reguada, mas sim, de ter medo que os meus pais viessem a saber que eu tinha feito merda...aí sim estava bem fodido, e olhem que até tive uns pais bastante permissivos.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quarta mai 12, 2010 11:42 pm

Gostava de deixar uma coisa que ainda ninguém falou.

A separação entre educação e o ensino propriamente dito. Sim, a educação parte principalmente do exemplo de quem é responsável pela criança/adolescente em casa, mas ela continua na escola. O ensino, ou seja, o sistema educacional gerido pelos sucessivos governos/estado é que está realmente a deixar o sistema de caixão à cova!

Como já aqui referenciaram, há dinheiro , para TGVs, aeroportos, pontes, balúrdios para santuários improvisados para o Papa, para AEs (e subsequente gamanço aos contribuintes), para obras públicas, altos carrões e despesas/regalias pagas a quem já de si recebe um alto salário e de produtividade só vê o país a cair em flecha. Mas não há dinheiro para pagar a professores, a contínuos, a segurança, nem para melhorar as escolas. Temos turmas de 20/30 alunos em vez de turmas de 10/15, temos professores cheios de trabalho e professores com horários por preencher, professores a perder tempo com trabalho burocrático quando devia estar concentrado em como ensinar, em preparar aulas, em gerir alunos. Como é possível tamanha protecção da criança sem que haja também uma igualdade na protecção do professor? Tal como os Enfºs e muitas outras classes, não lhes dão valor, não lhes pagam como devia ser, não existe (ainda) um sistema justo que equilibre isso tudo e faça realmente as pessoas serem felizes por fazerem aquilo que gostam, e consequentemente, fazerem-no bem e viverem bem sem terem de emigrar.

Como é que num país onde se aposta mais em material e não em pessoas, é possível um sistema de educação onde as coisas funcionem (já nem digo bem) correctamente??? Quando as carreiras públicas e a burocracia é toda uma pilha de desorganização, onde há leis a mais, mas esclarecimento, visão e pragmatismo a menos, pouca agilidade nos processos, pouco investimento, pessoas constantemente desmotivadas pelo mau funcionamento das áreas onde estão integradas, etc., etc., etc...

E para o LeadAether, eu concordo que as crianças deviam ficar na escola toda, já expus a minha opinião no tópico da política pois já se abordou lá este assunto por umas vastas páginas, no entanto, seria preciso mudar bastante o sistema de ensino, repensá-lo, e investir no mesmo. Com pais cada vez mais ocupados, o lugar da criança é na escola e esta devia ser a extensão da educação em casa, não a principal educadora (das boas maneiras, do saber estar, do respeito para com a figura do professor/contínuo/director/etc...), mas sim como a responsável pela integração social e pelos valores de comunidade, cultura e aprendizagem.

O Medina Carreira é que tem razão. Estes políticos deviam era passar 3 a 6 meses numas salas, fechados, a delinearem uma estratégia para um longo prazo em todas as áreas. Atacar a corrupção, agilizar a justiça e equilibrar o sistema público (educação, saúde, pessoas, departamentos, despesa pública).
Se calhar, esses subsídios de reinserção social (que me fazem uma imensa confusão a pessoas que têm corpinho para trabalhar e descontar), sejam dados a todos esses zégabundos que podiam estar a contribuir tal como nós e, tal como já foi aqui dito e bem, eu que trabalho e desconto, se tiver problemas e precisar mesmo do subsídio e de ajudas, é "difícil" recebê-los. Era difícil criar um sistema de prevenção à evasão fiscal para apanhar esses gajos todos que andam a fazer falcatruas a torto e a direito?? Enfim...

Não me quero dispersar demais, é que na minha mente, não é preciso mudar a educação, é preciso mudar todo o sistema e conjunto de valores, mudar as prioridades e passar a investir é nas pessoas e nas suas condições de vida, em vez de betão e nos bancos que passam a vida a lucrar e ainda recebem dinheiros para se manterem "vivos", quando deviam era pagar a quem lá tem os depósitos o que é seu e abrir falência, como qualquer outra PME ou empresa que se lixa! Bah, já me estou a dispersar outra vez, quando se começa a falar nestas merdas fico revoltado e a minha mente começa a andar a 1000 à hora! :?
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

VHLopes
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 13, 2010 11:10 pm

Mensagempor VHLopes » quinta mai 13, 2010 12:11 am

Brunhu Escreveu:Resumindo, esses eram os meus amigos inseparáveis, e ainda hoje me ajudam a arrumar o carro na baixa de Setúbal em troca de uma moedinha!!

Eras colega dos carochos da baixa? WOW :shock:

Enfim, dando a minha opinião sobre isto, acho que o problema é dos pais que não sabem ser firmes e meter respeito, e depois os professores como são tantos os delinquentes acabam por se fartar e desistir. Eu ainda só tenho 20 anos, e acho que a escola sempre foi assim, sempre havia um parvo ou outro, mas o mais parvo é que havia outros que o veneravam e isso acaba por ser o problema, gajos assim são o modelo dos mais novos e vai-se tornando num ciclo. Cada pai (e mãe) deve-se preocupar em dar uma excelente educação ao filho/a, não importa que se torne o melhor na escola ou coisa assim, mas que aprenda a respeitar os pais e os professores e lhe ensine o que tá correcto e o que tá errado, e se os outros tiverem mal, que se lixem.

LeadAether [RIP 2010/09/12]

Mensagempor LeadAether [RIP 2010/09/12] » quinta mai 13, 2010 1:33 am

OrDoS Escreveu:E para o LeadAether, eu concordo que as crianças deviam ficar na escola toda, já expus a minha opinião no tópico da política pois já se abordou lá este assunto por umas vastas páginas, no entanto, seria preciso mudar bastante o sistema de ensino, repensá-lo, e investir no mesmo. Com pais cada vez mais ocupados, o lugar da criança é na escola e esta devia ser a extensão da educação em casa, não a principal educadora (das boas maneiras, do saber estar, do respeito para com a figura do professor/contínuo/director/etc...), mas sim como a responsável pela integração social e pelos valores de comunidade, cultura e aprendizagem.

A Escola - que ainda é dos poucos sítios onde há alguma liberdade - é que se vai moldar aos ritmos da escravidão moderna? Não devia ser ao contrário? Começar a exigir menos tempo de trabalho para que todos tenham trabalho e melhores condições de vida e possam passar mais tempo com os seus filhos? Tu queres imaginar um filho teu a entrar às 8 da manhã numa escola e sair às 8 da noite? Ajuda-lo a crescer quando? aos fim-de-semana e depois da telenovela? Sabes que muitos problemas de comportamento vêm da conjugação destes factores: aulas de 90 minutos, aulas de substituição e sobrecarga horária? Já nem têm tempo de libertar energias... Se a Escola se submete à lógica da escravidão moderna então é que vamos todos pelo esgoto. É preciso é começar a pôr em causa as ideias feitas, tais como esta história que temos todos de nos matar a trabalhar. Que merda é esta?

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes