Cúlinária (o que sabem fazer?) receitas e dicas

ratatapumparapapum
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm

Re: Cúlinária (o que sabem fazer?) receitas e dicas

Mensagempor ratatapumparapapum » domingo abr 18, 2010 9:05 pm

alexmgarcia Escreveu:
Diaaabo Escreveu:Strogonoff de frango e cogumelos

Vaca com molho de ostras e arroz basmati

E a receita, é possível partilhar? :)

Strogonoff é aquela cena!

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » segunda abr 19, 2010 2:45 pm

Indo por partes: massa de quiche, tenho em casa, depois digo-te ;) mas essa foi comprada já feita :roll:

Strogonoff: cortar o frango aos bocados, temperar com alho picado, sal e (bastante) pimenta. Botar pra frigideira, saltear num pouco de margarina ou manteiga, botar os cogumelos laminados e quando estiver, juntar um pacote de natas e uma colher de sopa ou duas de sopa de rabo de boi daquelas de pacote e tá a andar :metal:

Vaca com molho de ostras: picar uma chalota ou duas (se não houver, cebola will do it), cortar a carne às tiras, saltear no wok bem quente num pouco de óleo de sésamo/amendoim/girassol se não houver outro (NUNCA AZEITE!!!!!); juntar um pouco de molho de soja e carradas de molho de ostra e assim que começar a ferver, tirar logo do lume e servir. Não é preciso sal, mas quem gostar de picante pode juntar umas gotas de tabasco.
- O que é que se faz nas piscinas?
- Nada...

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » segunda abr 19, 2010 3:13 pm

GEMADA

É feito com ovo, açúcar e vinho. Bate-se o ovo com açúcar adicionando-se de seguida o vinho. A gemada não se deve comer em jejum porque é muito forte.

SOPA DE CAVALO CANSADO

Leva-se ao lume numa panela, vinho e água. No fim de quente deita-se num prato com pão cortado em fatias. Adoça-se a gosto e está pronto a ser servido. Costumava-se antigamente dar esta sopa, como merenda ao pessoal que trabalhava na agricultura

QUEIJO E ALMECE

O complexo processo de fabricação do queijo começa, primeiramente, pela ordenha do leite para o ferrado.

De seguida côa-se através de um pano de linho, o “coadeiro”, para um vaso. Leva-se o leite a ferver, o chamado queijo atabafado. Adiciona-se o cardo moído ou coalho. Desta operação resulta a coalhada, que vai ficar em repouso aproximadamente 30 minutos. Vai-se deitando a coalhada num cincho que por sua vez é espremida à mão.

A libertação do líquido (soro), vai tornando a massa compacta, que fica a enformar nos cinchos aproximadamente duas horas. É colocado sal sobre os queijos que de seguida serão postos à venda (queijos frescos), ou irão para a queijaria a fim de serem secos, na queijeira, sendo colocados sobre uma caniçada.

O leite de cabra se não for fervido, após a coalhada irá dar origem ao almece, produto que é dado aos animais como alimento. No caso do leite de ovelha o almece é utilizado pelos humanos na sua alimentação. Do leite de ovelha o almece é utilizado pelos humanos na sua alimentação. Do leite de ovelha é ainda retirado o requeijão, produto bastante utilizado na doçaria regional, nomeadamente da feitura das queijadas de requeijão.
Última edição por Vooder [RIP 2011/01/03] em segunda abr 19, 2010 3:24 pm, editado 1 vez no total.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda abr 19, 2010 3:15 pm

Vooder Escreveu:GEMADA

É feito com ovo, açúcar e vinho. Bate-se o ovo com açúcar adicionando-se de seguida o vinho. A gemada não se deve comer em jejum porque é muito forte.
.

Um dos principais motivos porque gostava de ir a casa da minha avó quando era pequeno... :lol:

Zelo
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta abr 30, 2008 12:26 am

Mensagempor Zelo » segunda abr 19, 2010 3:29 pm

BIFE COM BATATAS FRITAS

INGREDIENTES
Bife
Batatas em palitos ou rodelas, como preferirem

MODO DE PREPARAÇÃO
Deixar a grelhar o bife até ficar com uma cor pretendida (conforme se prefira bem ou mal passado) e dar um cheirinho de sal.
Fritar as batatas até ficarem bem douradinhas.

Uma prato à mestre da culinária!

ratatapumparapapum
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda abr 06, 2009 1:41 pm

Mensagempor ratatapumparapapum » segunda abr 19, 2010 3:55 pm

Diaaabo Escreveu:Vaca com molho de ostras: picar uma chalota ou duas (se não houver, cebola will do it), cortar a carne às tiras, saltear no wok bem quente num pouco de óleo de sésamo/amendoim/girassol se não houver outro (NUNCA AZEITE!!!!!); juntar um pouco de molho de soja e carradas de molho de ostra e assim que começar a ferver, tirar logo do lume e servir. Não é preciso sal, mas quem gostar de picante pode juntar umas gotas de tabasco.

Já tenho jantar!

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » segunda abr 19, 2010 4:08 pm

Diaaabo Escreveu:Indo por partes: massa de quiche, tenho em casa, depois digo-te ;) mas essa foi comprada já feita :roll:

Strogonoff: cortar o frango aos bocados, temperar com alho picado, sal e (bastante) pimenta. Botar pra frigideira, saltear num pouco de margarina ou manteiga, botar os cogumelos laminados e quando estiver, juntar um pacote de natas e uma colher de sopa ou duas de sopa de rabo de boi daquelas de pacote e tá a andar :metal:

Vaca com molho de ostras: picar uma chalota ou duas (se não houver, cebola will do it), cortar a carne às tiras, saltear no wok bem quente num pouco de óleo de sésamo/amendoim/girassol se não houver outro (NUNCA AZEITE!!!!!); juntar um pouco de molho de soja e carradas de molho de ostra e assim que começar a ferver, tirar logo do lume e servir. Não é preciso sal, mas quem gostar de picante pode juntar umas gotas de tabasco.

Nunca azeite porquê? :o

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » segunda abr 19, 2010 4:21 pm

Vooder Escreveu:SOPA DE CAVALO CANSADO

:beer:
Wine, women and song.

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » segunda abr 19, 2010 5:16 pm

Os chineses nunca usaram azeite na vida :P tudo o que seja comida oriental, não uso azeite. Além deste princípio cultural, é uma questão de sabor. Experimenta saltear legumes em óleo com molho de soja e a mesma coisa feita em azeite. Ficam muito mais saborosos se for feito num qualquer óleo menos azeite. Também na comida chinesa é de evitar manteigas e margarinas e afins, novamente tanto por principio cultural como de sabor. Há paladares que não chocam bem, no fundo é isso ;)

EDIT: no caso do Strogonoff também não uso azeite por uma simples questão: vou usar natas e não quero que fiquem deslaçadas. Daí ter recomendado margarina ou manteiga, e nem é preciso muita.
- Nada...

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » segunda abr 19, 2010 5:25 pm

Porra eu devo ser a única pessoa no mundo que consegue misturar azeite e natas sem qualquer consequência nefasta. Aliás eu manteiga só uso nas torradas e óleo só para fritar batatas, rissóis e afins :| Sou maijómenos mediterrânica, não vivo sem o meu ajeite <3

Cthulhu_Dawn Escreveu:
Vooder Escreveu:GEMADA

.

Um dos principais motivos porque gostava de ir a casa da minha avó quando era pequeno... :lol:

Idem, só que a mim não me davam vinho :awesome:

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » segunda abr 19, 2010 5:55 pm

Se for pouco azeite e se as natas forem decentes, até não deslaça, mas mesmo assim... E atenção, apesar de eu ser pró-margarina vegetal e pró-óleo de sesamo, faço quase tudo com azeite! :P
- Nada...

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » segunda abr 19, 2010 5:56 pm

Eu não concebo margarina em nada da minha vida. É um elemento que excluí da "minha pessoa" desde que me lembro :lol:

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » segunda abr 19, 2010 5:59 pm

like wise.

Não dispenso azeite para nada, e se possível uso para tudo, mesmo nalguns fritos. Margarina nem pensar mesmo.

Diaaabo
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Diaaabo » segunda abr 19, 2010 6:08 pm

Torradas com azeite e alho :metal:

A margarina hoje em dia já é 100% vegetal, daí não ter problemas em usar. O que NUNCA me convenceu é aquelas pseudo-manteigas, tipo Becel e afins...
- Nada...

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » segunda abr 19, 2010 6:45 pm

Diaaabo Escreveu:Os chineses nunca usaram azeite na vida :P tudo o que seja comida oriental, não uso azeite. Além deste princípio cultural, é uma questão de sabor. Experimenta saltear legumes em óleo com molho de soja e a mesma coisa feita em azeite. Ficam muito mais saborosos se for feito num qualquer óleo menos azeite. Também na comida chinesa é de evitar manteigas e margarinas e afins, novamente tanto por principio cultural como de sabor. Há paladares que não chocam bem, no fundo é isso ;)

EDIT: no caso do Strogonoff também não uso azeite por uma simples questão: vou usar natas e não quero que fiquem deslaçadas. Daí ter recomendado margarina ou manteiga, e nem é preciso muita.

Por acaso no Strogonoff uso uma mistura de pouca margarina e azeite. Para a próxima vou usar só margarina, nisto, nada como experimentar para ver. Muito obrigado pela dica Diabooo
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes