Metal (em Portugal) 2010

ALVES134
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta dez 23, 2009 11:33 am

Re: Estado do Underground Metálico Português

Mensagempor ALVES134 » sexta abr 02, 2010 9:31 am

Já ando nisto há alguns anos e pra mim a culpa será sempre das editoras e promotoras que chupam as bandas até ao osso pra engordarem como porcos.

Acho bem que as bandas tenham caché porque para além de estarem ali por amor à camisola trata-se tb do esforço e suor deles, só não aprovo é o oportunismo desses parasitas que por x nos chulam um preço exagerado pelo bilhete e as bandas acabam por não receber cheta. É triste e completamente deplorável.

Viva os posers que usam umas t-shirts e vestem a rigor mas nunca saberão o que é o metal na sua verdadeira essencia.
    CDs, LPs - Metallica, Amorphis, My Dying Bride, Mão Morta, Cancer,etc.
http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=49&t=29565

Sothis
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta set 17, 2004 5:51 pm
Contacto:

Mensagempor Sothis » sexta abr 02, 2010 9:55 am

Tópico interessante.
Muito do que se passa actualmente no underground nacional é ridiculo. Já aqui foi dito por algumas pessoas que uma grande parte do pessoal se está a cagar para a banda que está a tocar, preferindo ficar pelo bar a beber uns copos, mas há mais factores que levam algumas pessoas, como é o meu caso, a afastarem-se do circuito de concertos:
1º-Infelizmente, há algumas pessoas que apenas vão para os concertos para arranjar confusão, lembro dois casos em concertos em que participei, um deles organizado por mim, e que algumas pessoas deste forum estavam presentes, na fabirca do som num fest que organizei com Scarificare, Nihilum, Tumulum, Inverno Eterno e Infernüs, a noite acabou com cenas de pancadaria. Pouco tempo depois, no metalpoint num concerto com Nuklear Goat, Scarificare, Celtic Dance e InThyFlesh, o concerto de Celtic Dance foi interrompido a meio pois houve um anormal que decidiu laçar gás pimenta lá dentro. Poderia falar aqui de mais algumas situações a que assisti em vários concertos, pois estas não foram as únicas.
2º-Muitas vezes os promotores dos concertos, repetem constantemente os cartazes, por muito boa que uma banda seja, já não há paciência para num curto esaço de tempo ver a mesma banda a tocar várias vezes.
3º-Alguns organizadores querem que as bandas toquem de borla, fui tocar a um concerto em que apenas me deram uma mistela ranhosa para jantar. cinco cervejas e cinco euros para a ajuda da gasolina, quando tinhamos feitos bastantes Km, e fomos do porto carregados com grande parte do material que iria ser utilizado nesse concerto.
Infelizmente este tipo de coisas ocorre cada vez com mais frequência, e muitas vezes as bandas são acusadas de serem vendidas quando apenas pedem que pelo menos as despesas de deslocação lhes sejam pagas.
Enqunto as mentaliddes não mudarem, o underground nacional não se desenvolve.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » sexta abr 02, 2010 10:25 am

Acho que está bom e de saúde. E por alguns comentários e conhecimento de algumas pessoas até está underground demais! :twisted:

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta abr 02, 2010 11:35 am

Acho que o maior problema é haver demasiadas bandas, quando metade delas deveriam apenas divertir-se nos ensaios com os amigos e nos concertos da zona, organizados pelas próprias bandas, sem bares e cafés a explorar, por puro divertimento e convivio.
Todos querem ser rockstars e isso gera concorrencia entre bandas, o que desvaloriza o preço que uma promotora pagaria a uma banda por um concerto. Se o leque de possibilidades for menor, as bandas valorizam e podem ser mais bem remuneradas pelos seus concertos. E isto é como em tudo, não só em relação a concertos.

Mas hoje em dia, basta 4 pessoas ou menos saber dar uns acordes básicos ou fazer pum psha na bateria e já pensam que sabem tocar alguma coisa e deveriam ser pagos pelos seus concerto... :roll: Para muitos músicos reflectirem: acham mesmo que aquilo que tocam vale algum dinheiro nos dias de hoje, havendo tantas coisas melhores?

Mas repetindo o que disse logo no inicio do meu post: "deveriam apenas divertir-se nos ensaios com os amigos e nos concertos da zona, organizados pelas próprias bandas, sem bares e cafés a explorar, por puro divertimento e convivio."
"Hate the ones who bring you down"

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » sexta abr 02, 2010 12:12 pm

Inmist Escreveu:Mas hoje em dia, basta 4 pessoas ou menos saber dar uns acordes básicos ou fazer pum psha na bateria e já pensam que sabem tocar alguma coisa e deveriam ser pagos pelos seus concerto... :roll: Para muitos músicos reflectirem: acham mesmo que aquilo que tocam vale algum dinheiro nos dias de hoje, havendo tantas coisas melhores?

É uma das principais razões de tanto bashing no tópico de Bandas Nacionais, há bandas que não têm a mínima noção da sua qualidade (neste caso falta de) musical, começam a dar a conhecer a sua musica sem terem algum tipo de experiência (falo a nível de composição e arranjos) e maturidade (musical). Há bandas que chegam ao ridículo de terem uma Intro no player do myspace, como se uma Intro fosse o suficiente para termos uma percepção do estilo musical e da qualidade da banda. Não digo para estas bandas desistirem, mas que tenham mais calma, tentem evoluir, explorem bem as vossas capacidades, e só depois de terem algo com que estejam realmente satisfeitos, aí sim, dêem a conhecer a vossa musica.

Inmist Escreveu:Acho que o maior problema é haver demasiadas bandas, quando metade delas deveriam apenas divertir-se nos ensaios com os amigos e nos concertos da zona, organizados pelas próprias bandas, sem bares e cafés a explorar, por puro divertimento e convívio.

Para isso, também é necessário algum apoio (logístico, financeiro, etc).
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sexta abr 02, 2010 12:18 pm

Morke Keiseren Skagh Escreveu:Há bandas que chegam ao ridículo de terem uma Intro no player do myspace, como se uma Intro fosse o suficiente para termos uma percepção do estilo musical e da qualidade da banda.

Já sei em que foruns andas :P
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sexta abr 02, 2010 12:20 pm

Temos por exemplo os clubes recreativos que costumam ceder ou alugar em conta os seus espaços para actividades culturais da freguesia e os concertos inserem-se nisso. Se as bandas tiverem mesmo vontade de tocar, chegam-se à frente e tomam a iniciativa.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Kustu Rica » sexta abr 02, 2010 1:04 pm

Lapeno Enriquez Escreveu:
Morke Keiseren Skagh Escreveu:Há bandas que chegam ao ridículo de terem uma Intro no player do myspace, como se uma Intro fosse o suficiente para termos uma percepção do estilo musical e da qualidade da banda.

Já sei em que foruns andas :P

Não é preciso ser clarividente. 8) Por aqui também já aconteceu, mas com o nome de Sample, e há X bandas a fazer o mesmo sem terem cá um tópico.

Inmist Escreveu:Temos por exemplo os clubes recreativos que costumam ceder ou alugar em conta os seus espaços para actividades culturais da freguesia e os concertos inserem-se nisso. Se as bandas tiverem mesmo vontade de tocar, chegam-se à frente e tomam a iniciativa.

Mais uma vez, é necessário €€€, alugar o espaço, mesmo que seja cedido, alugar o PA, colunas, etc... Envolve investimentos.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sexta abr 02, 2010 1:09 pm

Claro, depende dos espaços. Com sorte, alguns têm isso tudo, bastando ser sócio para usufruir das coisas... mas as receitas vão para o bar. :D

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)

Re: Metal (em Portugal) 2010

Mensagempor Kustu Rica » sexta abr 02, 2010 1:24 pm

Karamazov Escreveu:
Morke Escreveu:Não percebi, que mal é que tem um festival de hip-hop? Estes gajos ao menos mexem-se para fazer qualquer coisa de útil, seja workshops, seja concertos/concursos de graffiti inseridos na semana da juventude de cada câmara municipal. Há bem mais união do que no metal, aqui é só novelas, malta com a mania que o estilo musical que ouvem é melhor, que as bandas "modernas" ou "old school" não valem nada, guerrinhas entre bandas, elementos de bandas que nem ficam a ver as actuações das restantes bandas que tocam no mesmo cartaz, and so on...

Creio que estás certo em tudo o que disseste menos aqui. No hip-hop também há de certeza dessas telenovelas, desuniões, gente com a mania que é superior e guerrinhas entre bandas, tal como há em praticamente em todo lado, digo eu, não confirmo porque não estou dentro do estilo.

Sim, também deve haver, é igual em todo o lado, mas daí a rebaixar o hip-hop só porque não se gosta/compreende, e dizer que o underground está ao mesmo nível de qualquer festival de hip-hop na Cova da Moura é entrar pelo mesmo caminho do estereótipo do típico metaleiro, mas neste caso está-se a estereotipar o hip-hop.

VHLopes
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: quarta jan 13, 2010 11:10 pm

Mensagempor VHLopes » sexta abr 02, 2010 3:24 pm

Respondendo ao topico. Acho que o underground nao esta assim tao mau, e ja nao ha a mania de que os metalheads têm de ter cabelo comprido, a roupa preta, etc. Num concerto de metal ha muito pessoal com o cabelo curto e sem a roupa e ninguem faz caso disso, nem as bandas se preocupam com isso.
Se o pessoal nao vai ver essas bandas underground é porque tocam longe e nem toda gente tem carro, ou carta e dinheiro. Eu gostava muito de ver Switchtense, Prayers of Sanity, W.A.K.O., entre outras, mas nunca veêm ca a minha cidade e eu nao posso ir longe pra os ver. Depois a questao do alcool, eu tambem gosto de beber uma ou duas imperiais, e muitas outras pessoas tambem, e isso nao tem problema nenhum, se a banda for boa vejo do principio ao fim na boa. Por fim dizer que o pessoal nao sabe o que é metal acho isso errado, posso nao ter CDs originais, tambem nao tenho dinheiro pra os comprar, mas o importante é que gosto mesmo da musica e acho que é isso que é importante.
Respondendo as perguntas:
:arrow: Acho mal as bandas tocarem por muito, muito pouco, elas merecem pelo menos dinheiro suficiente pra pagar as despesas de deslocaçao, etc.
:arrow: Toda a gente quer lucrar, so acho é que nao devem ser assim tao ganaciosos, que acabam por fazer nada de jeito.
:arrow: Outra vez a questão do dinheiro, ja tenho aqui no forum concertos que custam 5€/10€ a entrada, acho isto um preço muito bom e justo, mas por vezes há a tal questao da deslocação que é o que lixa tudo.
:arrow: Depende do cachet, se pedirem o tal dinheiro justo pra pagar as despesas e ficarem com um pouco pra eles têm todo o direito de pedir, agora também não podem abusar.
:arrow: A mesma coisa de cima.

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » sexta abr 02, 2010 4:48 pm

No fim destes anos pouco mudou....

As bandas nacionais que são aos montes agora, tocam em qualquer sitio por um punhado de trocos e umas cervejas e as internacionais por um cachet às vezes digno outras vezes duvidoso...
Antes havia poucas bandas mas, boas, que quando tocavam era dia de festa, toda a gente convergia para o mesmo espaço, claro que também havia alguns grupos duvidosos e no mosh as cenas azedavam às vezes mas, no geral o espírito era de união...
Agora é diferente, por fim de semana, a oferta é muita e os preços alguns exorbitantes, bandas atropelam-se nas datas e na tentativa de se afirmar, que em muitos casos é supérflua, assiste-se cada vez mais às mesmas bandas a tocarem nos mesmos sítios repetidamente, e isso cansa mas, no geral a união tem-se mantido, o que já é bom.

Divido por fases finais de 80 - anos 90, penafiel, cascais, johnny guitar, comix, palha d´aço, etc...
Depois primeiras excursões aos festivais no estrangeiro pela Halloween, dynamo, wacken, entre outros...
Fase Hardclub, para mim a melhor de todas, don´t stop le metal, pavilhão atlântico...
Afirmação e queda de alguns festivais, vilar de mouros, barroselas, ermal, caos, rock in rio, etc..
E actualmente corroios, metalpoint, side b, panoias, coliseus e sá da bandeira....

Muito pessoal desapareceu em deixar rastro, outros aparecem só de vez em quando, outros que eram publico agora organizam concertos e os restantes mantém-se publico na mesma, com uma injecção de malta nova....

Para mim, uma das coisas que desequilibra é que cada vez à mais festivais, com uma lógica de venda de produtos sem interesse nenhum, com cartazes repetitivos e duvidosos e com promotores gananciosos à espera de lucro fácil e isso não tem nada a ver com o metal...

Mas enfim, o que é bom, é que há oferta para todos os gostos e que cada um pode decidir por si, há alguns anos atrás não era assim, a fase do vinyl, tapes e vhs já lá vai e agora é tudo do bom e do melhor, poder de compra inclusive, por isso as desculpas começam a escassear, se optam por ficar em casa ou beber copos é convosco, logo que haja boa musica, uma boa roda de mosh, mulherio, e superbock!!!! já esta a festa feita para mim, o resto são fait divers....

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » sábado abr 03, 2010 12:45 pm

Karamazov Escreveu:Bottomline: Caguem para isso tudo. Se vocês compram os CDs, ou vão a concertos e os assistem sem fazer figuras tristes, participam ou contribuem activamente de alguma maneira para que as bandas honestas, editoras/labels fiáveis e os organizadores não-chulos possam continuar a fazer música e a organizar concertos interessantes, mesmo que vocês não sejam reconhecidos por isso, já é motivo para estarem de consciência tranquila e não perder sono algum. Para mim actualmente, é para o lado em que eu durmo melhor...

Isto.

Perde-se muito tempo a teorizar sobre isto e aquilo, mas no fim todos acham que têm direito a tudo, dando pouco em retorno, incluindo alguns fans, alguns promotores e algumas bandas...
Quando houver mais gente a ter uma visão mais consciente do trabalho do trabalho dos outros, o trigo separar-se-á do joio.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » sábado abr 03, 2010 5:16 pm

Eu penso que o que falta é as bandas ganharem auto-estima.
Se todas as bandas se recusassem a tocar em locais sem condições, sem cache, em "festivais" que enfim, talvez as coisas melhorassem. Sei que as bandas o que querem é concertos, mas às vezes mais vale perder mais tempo a compor na sala de ensaio e só tocar em locais que realmente valham a pena, mesmo que isso signifique dar 5/6 concertos ano. Se todos pensassem assim os concertos às molhadas, para meia dúzia de pessoas (muitas das vezes amigos das bandas) em locais do medo, iriam acabar.
Os festivais, eventos, com qualidade e estrutura iriam ser altamente beneficiados bem como as próprias bandas. As pessoas, não estando saturadas de tantos eventos, deslocavam-se mais facilmente ao concerto, para além de não estarem cansadas de verem banda X, que já viram 10 vezes no último ano.

E acho que se está a mal tratar demais a componente social que, penso, ser fundamental. Pelo menos para mim. Não é o mais importante: bom cartaz e boas condições são essenciais. Mas a componente de convívio, troca de impressões, experiência, conversa da treta é essencial para um comunidade "underground" se manter viva.

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sábado abr 03, 2010 7:14 pm

Pedrocore Escreveu:Nos em Portugal temos muito talento nas nossas bandas, mas infelizmente o talento nao lhes é reconhecido. Acho que o caché devia ser mais elevado, e o pessoal devia apoiar o mais possivel, porque o primeiro passo para o reconhecimento das bandas começa em nós. Se nao formos nos a apoiar o que é nosso, quem o fará? Va la, os Moonspell por exemplo ja se safaram, porque lhes reconheceram o talento no estrangeiro...

Pondo Moospell à parte, vendo o underground há 10 anos (qdo comecei a ouvir música), e vendo-o agora vejo que agora existem mais concertos, mais álbuns e mais digressões. Acho que o meio, neste momento, está porreiro. Espero não estar a ferir susceptibilidades.
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes