Guitarra - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
SleepingGiAnT
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 11, 2006 11:48 am

Re: Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor SleepingGiAnT » terça mar 16, 2010 6:25 pm

Aproveito para mostrar dois excertos de uns textos que encontrei sobre feedback.

The layman's explanation of overdrive is that a signal is radically boosted in either the instrument, preamp, power amp, or speaker stage of the signal path (or any combination). The boosted signal is so strong that it overloads the following stage. This creates a compressed effect (sustain), and also emphasizes various overtones, thus "thickening" the sound.

The problem, however, is that when a signal is boosted like that, it is prone to feeding back... especially when you are playing at gig volume. The phenomenon of feedback may sound cool occasionally, but when it unintentionally sneaks in between the notes of your lead, it can be irritating.

If this is a problem for you, the obvious solution is not to use so much distortion. It's important to note that the distortion setting that sounds right in your bedroom is probably too much on stage. The reason for this is that when you play loud, the power tubes and even the speaker itself may be distorting. Therefore, you don't need to dial in so much at the pedal and/or preamp stage. Besides, extremely saturated tones may sound muddy in the context of a full band.

É exactamente este tipo de feedback que me acontece.
As minhas cordas também já estão mais para lá do que para cá. Será que isso contribui igualmente?

The first step is to turn down your treble on your amplifier. Too much treble invites feedback so don't have too much treble in your amplifier settings.

The second step is to turn the volume on your guitar up only 3/4. Don't turn your volume up full as this is invites huge feedback! Always leave a little room on your volume, so don't turn it up all the way. Only 3/4 and I guarantee you will reduce feedback at least 80% with this trick.

One other trick is to turn down the gain or distortion on your amp. When you play softly, you can turn your gain or distortion full. But when you start playing with some serious volume, turn your gain only 50%.

Não sei se esse truque do volume knob da guitarra ou não funciona, mas tenho uma ligeira ideia de que a "gritaria" é mais evidente quando tenho o knob no máximo.
A Morte de Narciso - Curta-metragem
http://www.youtube.com/watch?v=fjTywMnXeq0

Unidos Pelo Metal - Mini-documentário
http://www.youtube.com/watch?v=cGRyyS3-9j0

MasterOfGuitar
Participante Inspirado(a)
Registado: terça out 07, 2008 9:47 pm

Guitarra Eléctrica - (Tópico Oficial)

Mensagempor MasterOfGuitar » terça mar 16, 2010 8:36 pm

Cá para mim das duas, uma... Ou tens o amplificador a dar o berro ou então deve ser excesso de distorção.
Como tu descreves o problema parece ser aquele feedback que começa a aparecer quando se tem distorção excessiva.

Ou então pode mesmo ser problema de pickups. O pickup de graves duma guitarra que tenho ca em casa assobia baixinho quando se está tocar. O melhor e mesmo pores aí umas demos para se poder ouvir alguma coisa.

Assim a falar é tudo possível, é como se tivessemos a tentar descobrir um problema nas mamas de uma gaja vestida (islâmica) :evillol: . Pode ser valvulas também, sei lá..

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » terça mar 16, 2010 11:15 pm

MasterOfGuitar Escreveu:Cá para mim das duas, uma... Ou tens o amplificador a dar o berro ou então deve ser excesso de distorção.
Como tu descreves o problema parece ser aquele feedback que começa a aparecer quando se tem distorção excessiva.

Ou então pode mesmo ser problema de pickups. O pickup de graves duma guitarra que tenho ca em casa assobia baixinho quando se está tocar. O melhor e mesmo pores aí umas demos para se poder ouvir alguma coisa.

Assim a falar é tudo possível, é como se tivessemos a tentar descobrir um problema nas mamas de uma gaja vestida (islâmica) :evillol: . Pode ser valvulas também, sei lá..

Se está a dar o berro é defeito de fabrico, porque o amp é novo. Tenho que fazer uns testes e depois digo qualquer coisa.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mar 17, 2010 10:33 am

SleepingGiAnT Escreveu:
As minhas cordas também já estão mais para lá do que para cá. Será que isso contribui igualmente?

Sim!

SleepingGiAnT Escreveu:Não sei se esse truque do volume knob da guitarra ou não funciona, mas tenho uma ligeira ideia de que a "gritaria" é mais evidente quando tenho o knob no máximo.

Ele refere-se ao amplificador e não há guitarra. Tal como já te tinha sugerido antes experimenta reduzir o ganho no amplificador até essa situação desaparecer.

SleepingGiAnT Escreveu:
Se está a dar o berro é defeito de fabrico, porque o amp é novo. Tenho que fazer uns testes e depois digo qualquer coisa.

É Bugera por isso não seria nenhuma surpresa. Até porque as válvulas são uma m#$%&. E valvulas em maus estado podem gerar "microfonia" que gera um feedback insuportável. Como começas-te logo a descascar nos pickups da guitarra nem pensei nisto. Experimenta a tua guitarra noutro amp e outra guitarra nesse amp para tirares conclusões.

Good luck
Imagem

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » quarta mar 17, 2010 10:42 am

Arigato. Depois comunico.

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 29, 2005 5:42 pm
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » quarta mar 17, 2010 11:17 am

Tou aqui a lembrar-me de uma coisa que já me aconteceu...vai lá volta é o teu caso!

Já me aconteceu ligar a guitarra ao amp e ficar um feedback intenso, mas acho que isso foi por estar a pôr muito Gain!
Tenta utilizar um pedal de distorção e meter menos Gain no canal Clean (a distorção do Bugera é uma bela merda) ou então liga o jack no Low Gain e vê se resulta!

Boa sorte

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » quarta mar 17, 2010 11:26 am

Já agora, supondo que é um problema de válvulas do amp... é normalmente das válvulas do pré, do power, ou pode ser tanto de umas como das outras?

Já vi que tenho muitos testes para fazer.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mar 17, 2010 12:29 pm

SleepingGiAnT Escreveu:Já agora, supondo que é um problema de válvulas do amp... é normalmente das válvulas do pré, do power, ou pode ser tanto de umas como das outras?

Os Bugera não têm uma distorção de merda, quando estão bons. O problema é que há muitos clientes que por ignorância se deixam ficar com amps defeituosos pois pensam que é uma característica do amplificador. Porque é que não pegas no amp e levas à loja onde compraste para ver o que se passa?
A Bugera costuma substituir as válvulas, apesar de não serem obrigados dado que a lei de garantia para válvulas não é igual à do resto dos componentes.
Imagem

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » quarta mar 17, 2010 12:34 pm

Shore Escreveu:
SleepingGiAnT Escreveu:Já agora, supondo que é um problema de válvulas do amp... é normalmente das válvulas do pré, do power, ou pode ser tanto de umas como das outras?

Os Bugera não têm uma distorção de merda, quando estão bons. O problema é que há muitos clientes que por ignorância se deixam ficar com amps defeituosos pois pensam que é uma característica do amplificador. Porque é que não pegas no amp e levas à loja onde compraste para ver o que se passa?
A Bugera costuma substituir as válvulas, apesar de não serem obrigados dado que a lei de garantia para válvulas não é igual à do resto dos componentes.

Nós em Undersave temos 2 Bugera 6260 e não conseguimos tocar com a distorção daquilo :mrgreen: !

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mar 17, 2010 12:37 pm

Undersaver.nuno Escreveu:
Shore Escreveu:

Nós em Undersave temos 2 Bugera 6260 e não conseguimos tocar com a distorção daquilo :mrgreen: !

É mesmo para isso que serve a Garantia :wink:

Queres uma lista de bandas que tocam com a distorção "daquilo" ? :mrgreen:
Imagem

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » quarta mar 17, 2010 12:39 pm

Sinceramente acho que somos nós que não gostamos da distorção!

Mas já agora chuta ai as bandas!

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » quarta mar 17, 2010 12:51 pm

Undersaver.nuno Escreveu:Sinceramente acho que somos nós que não gostamos da distorção!

Mais facil ainda, compara com um 6505 da Peavey, se o som for parecido e não gostares, então não gostas mesmo do som do amp.
Se o som for muito diferente, está algo errado com os vossos amps.
E a lista do 6505 é demasiado longa :P
Imagem

SleepingGiAnT

Mensagempor SleepingGiAnT » quarta mar 17, 2010 12:56 pm

No que à distorção diz respeito nunca tive grandes queixas, é só uma questão de feedback que, como já aqui foi dito, pode ser de um milhão de coisas.

Comprei o amp no UK, pelo que se o custo de mudar uma possível válvula defeituosa compensar em relação à espera de estar a mandar para lá o amp, não tem problema. De qualquer maneira, tenho que fazer uma triagem e excluir hipóteses. Esta semana devo experimentar outra guitarra no amp e depois comunico. Se conseguir, gravo também qualquer coisa para poder mostrar.

Undersaver.nuno
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Undersaver.nuno » quarta mar 17, 2010 2:07 pm

Shore Escreveu:
Undersaver.nuno Escreveu:Sinceramente acho que somos nós que não gostamos da distorção!

Mais facil ainda, compara com um 6505 da Peavey, se o som for parecido e não gostares, então não gostas mesmo do som do amp.
Se o som for muito diferente, está algo errado com os vossos amps.
E a lista do 6505 é demasiado longa :P

Sim também me parece que é mais o caso de nós não gostarmos do som do amp.
Mas até já tocamos com a distorção deles ao vivo...
Mas mesmo assim tenho muito carinho pelo meu amp, é especial...eu a tocar no canal Clean com a distorção do pedal se por acaso rodar o Gain do Lead faz efeito...isto é normal Sr. Shore?

nazgul
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 20, 2005 12:39 pm

Mensagempor nazgul » quarta mar 17, 2010 2:39 pm

Vou meter a foice em seara alheia mas pronto:
se calhar o Shore está-se a referir à distorção em si, enquanto o nuno está a falar acima de tudo da equalização, e os Bugera/Behringer têm esse problema, a qualidade dos equalizadores não é a melhor, roda-se o botãozinho do grave/médio/agudo e de 0 a 10 mal se nota a diferença entre os valores.
Possivelmente pedal de equalização poderia minimizar o problema de modo a poder-se utilizar a distorção do amp.

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante