Trabalho

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Re: Trabalho

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » quarta fev 10, 2010 8:34 pm

Este é provavelmente um dos melhores tópicos do MU. Gostei muito do que li até agora, até dos posts da Ig :mrgreen:

Sem me alongar muito, penso que um dos sistemas de gestão mais reveladores dos problemas que o entrevistado apresenta, é o sistema utilizado nos call centers. Quem teve a oportunidade de trabalhar num call center encontrou de certeza parecenças com o dispositivo Panóptico de Michel Foucault, descrito no livro Vigiar e Punir.

É um sistema de vigilância, hoje aplicado em muitas empresas, que implementam um conjunto apertado de regras baseadas precisamente numa "produção total", que colocam os funcionários numa posição em que, por um lado, estão permanentemente focados em atingir os objectivos propostos (nos call centers istos é chamado de "formação contínua"), leia-se percentagens, números, TMA's (tempo médio de atendimento) e por outro, implicitamente ligado a estes objectivos, está a precariedade dos contratos de trabalho temporário (renovados mensalmente e com base nos objectivos atingidos).

É óbvio que em todos os trabalhos a avaliação é feita com base na produção do trabalhador, contudo, o que me parece que acontece actualmente, é que as empresas exigem máxima e perfeita produtividade aos seus funcionários, levando-os muitas vezes ao limite, com condições de trabalho que os mantêem focados em:
1º alcançar os objectivos traçados
2º para manter os seus postos de trabalho, tendo ainda por cima a consciência da sua própria precariedade, do crescente desemprego e da situação económica global, que ainda pode ser usada como pretexto para cortar despesas.

Isto para não falar da natureza do própria trabalho, das condições, funções, etc..

O resultado deste tipo de sistema, implementado pelas empresas, para extraír do trabalhador o máximo ao mínimo custo, ameaçando-o subtilmente (ou não) com o desemprego através da sempre presente precariedade, podem ser precisamente patologias crónicas (depressões, etc...) e em situações extremas como o suícidio, como o entrevistado esclarece.

Penso que actualmente não se trata bem da forma como o sistema é implementado, trata-se das próprias condições externas, leia-se economia, às empresas que as condicionam e claro, dos próprios objectivos das mesmas: fazer dinheiro. Aliem a necessidade de uma grande empresa fazer dinheiro, a uma clima economicamente desfavorável, e adivinhem o resultado..

Reforço que vejam o filme Nas Nuvens do Jason Reitman que está a agora no cinema, que foca o desemprego e a implementação de despedimentos por call center (o quão desumano é isto??) nos EUA.
Última edição por paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] em quarta fev 10, 2010 8:53 pm, editado 2 vezes no total.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quarta fev 10, 2010 9:21 pm

paulo figueiredo Escreveu:Reforço que vejam o filme Nas Nuvens do Jason Reitman que está a agora no cinema, que foca o desemprego e a implementação de despedimentos por call center (o quão desumano é isto??) nos EUA.

Já vi, é um filme simples, directo e eficaz na mensagem que passa, também impressiona o facto de mostrar outra face, o facto de se passar a vida a viajar na solidão, tal como muitos americanos fazem no dia-a-dia (e não só). Tendo eu passado quase 1 ano num ritmo menos alucinante (fiz à volta de 120.000-130.000 milhas num ano), sei que do lado do personagem principal também se tem uma vida "sofrível" sem se saber, sem contacto humano real.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Void
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo ago 10, 2008 8:18 pm

Mensagempor Void » quinta fev 11, 2010 8:57 pm

A pressão do trabalho em si é um dos maiores problemas, basta ver a quantidade de suicídios na psp nos últimos anos.
em todos os sítios que trabalhei apenas um me deu maiores dores de cabeça por causa de receber o ordenado em atraso.Não houve casos de suicídios, mas sei quem ficou com problemas, chegando até a passar fome para conseguir pagar as contas mensais, e acabando por ter problemas do foro mental.
Não chegou ao suicídio, mas pensou nisso.

ps: acima foi falado do Japão, nesse país a questão de honra ainda é levada a sério. daí a taxa de suicidio ser alta, perder o emprego ou estar muito tempo sem trabalhar pode levar a esse final, por causa da questão de honra pessoal. Não só de trabalho leva a esse fim, desde casos amorosos até de amizades terminadas por algum factor que fizesse questionar a honra pessoal.
www.myspace.com/officialtrevas

Disharmony's Den - Gore - Sex - Extreme Music

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » quinta fev 11, 2010 10:15 pm

Não vales nada quando tás a trabalhar
A fazer tudo que o patrão mandar
Não vales nada porque estás a sofrer
Toda a vida até morrer

Não vales nada quando não podes falar
Sobre tudo que tu pensas
Estão-te sempre a criticar
Com medo que tu venças

Não vales nada se não lutares para ganhar

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » quinta fev 11, 2010 10:51 pm

Antes de falarem do sistema de valores e suícidios e what not do Japão, já perderam um minuto que fosse para entenderem que isso é capaz de vir também do facto que está em crescimento nulo há cerca de duas décadas (e tudo o que daí advém)?

Experimentem procurar "japan" "200%" e "debt" no google. Assim também eu já me tinha mandado de uma ponte abaixo e nem precisava de ter tido um tetra-avô Samurai. Gastar-o-que-não-se-tem FTW.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » quinta fev 11, 2010 11:34 pm

Sobre o tema do Japão, gostaria só de referir a noção que um japonês têm de "Pátria/ nação".O trabalho é em nome da empresa e a empresa representa a imagem do país ( mentalidade de colmeia). Lembrem-se sempre que foi o único país até à data a levar com duas nukes em cima e, em 40 anos tornar-se numa potência mundial, não pela acumulação bélica (como USA e URSS) mas pelo desenvolvimento económico e tecnológico, não mexendo quase um milímetro no seu sistema de crença. Um sentimento análogo ao que os russos tinham com o "mother Rússia".
Nail Your God Down

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » quinta fev 11, 2010 11:44 pm

Um dos problemas cá em Portugal, não o principal causador de suicidios, mas talvez um dos factores responsáveis por graves problemas de saude, stress, tromboses, enfartes, etc etc é tudo aquilo por que um empresário portugues passa para aguentar o seu ganha pão nos dias de hoje. E um empresário em portugal não é aquele senhor que se vê todo bem vestido ao volante de um porshe cheio de notas nos bolsos. Um empresário hoje em dia vê-se aflito para aguentar as despezas da empresa porque as entidades para quem estes fazem os seus trabalhos simplesmente NÃO PAGAM. Nota-se muito em empresas de construção civil ou ligadas ao ramo. Empresas essas cujo seu lucro depende dessas outras maiores que necessitam dessas empresas para fazer o trabalho.

O que se passa é que o trabalho fica feito, mas depois, ou o dinheiro chega aos poucos, ora chega atrasado, ora nem chega a vir. E claro, as empresas endividam-se mais porque precisam de cobrar as suas despezas, sejam elas manutenção de máquinas, ordenados dos trabalhadores, e mais não digo. Depois são as finanças, o fisco, e essa cambada toda a cair em cima, as empresas deixam de ter possibilidade de fazer investimentos porque o dinheiro simplesmente não circula... e ainda muita gente não sabe da missa metade. :roll:

Fico espantado é que muitos desses "engenheiros" que não pagam o que devem a ninguem normalmente comem todos os dias no restaurante e passeiam-se de grandes carrões e fatinhos pela rua..

Há aqui qualquer coisa que não funciona.

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sexta fev 12, 2010 12:54 am

Venøm Escreveu:Há aqui qualquer coisa que não funciona.
Gastar mais dinheiro do que aquele que se tem/cria? Bem-vindo a Portugal.

Quanto aos coitadinhos dos empresários do sector da construção/imobiliário, depois da bolha da última década e meia ou por volta disso era esperado o quê?
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

Venøm
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Venøm » sábado fev 13, 2010 1:39 pm

Brilhando Escreveu:

Quanto aos coitadinhos dos empresários do sector da construção/imobiliário, depois da bolha da última década e meia ou por volta disso era esperado o quê?

Faz uma empresa em portugal (Uma PME) e depois vem falar comigo. Quero ver se te aguentas emocionalmente(Não estou a falar concretamente do nivel financeiro que não é assunto do tópico!).

Não é uma questão de se gastar mais do que se tem, neste momento és forçado a gastar mais do que tens em alguns casos. Para investires tens de gastar, se não investes não recebes...

Mas não é esse o assunto do tópico.

Dei esse exemplo porque é um que tenho presente na família, e não me pronuncio mais sobre o assunto porque essas pessoas não são para aqui chamadas.

O mau disto é aguentar as empresas. Todos os dias o desespero de aguentar um negócio cada vez mais fragilizado ao qual o estado assiste sereno. Ter consciência que qualquer erro pode fazer com que se perca tudo. A casa, os bens... etc. E ninguem merece trabalhar debaixo dessa pressão. De chegar a casa e nem ter disposição para estar com a família, nunca ter férias. Todos os dias a pensar na merda do trabalho que nunca melhora nem pode melhorar. É uma vida infernal para muita gente, não sei como aguentam. :?

Vinho Tinto
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta jan 18, 2008 6:55 pm

Mensagempor Vinho Tinto » sábado fev 13, 2010 4:40 pm

Eish tanto pseudo-cromo que sabe bués do mercado de trabalho!
Alguns até falam de "sistemas de gestão integrada"..!

:beer: Peace!
Dessa água não beberei...mas se tiveres um bagaçito...

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » sábado fev 13, 2010 4:56 pm

Venøm Escreveu:
Brilhando Escreveu:

Faz uma empresa em portugal (Uma PME) e depois vem falar comigo. Quero ver se te aguentas emocionalmente(Não estou a falar concretamente do nivel financeiro que não é assunto do tópico!).

Não é uma questão de se gastar mais do que se tem, neste momento és forçado a gastar mais do que tens em alguns casos. Para investires tens de gastar, se não investes não recebes...

Dei esse exemplo porque é um que tenho presente na família, e não me pronuncio mais sobre o assunto porque essas pessoas não são para aqui chamadas.

O mau disto é aguentar as empresas. Todos os dias o desespero de aguentar um negócio cada vez mais fragilizado ao qual o estado assiste sereno. Ter consciência que qualquer erro pode fazer com que se perca tudo. A casa, os bens... etc. E ninguem merece trabalhar debaixo dessa pressão. De chegar a casa e nem ter disposição para estar com a família, nunca ter férias. Todos os dias a pensar na merda do trabalho que nunca melhora nem pode melhorar. É uma vida infernal para muita gente, não sei como aguentam. :?

Não precisas de mencionar nomes, mas podias explicar a situação, seria interessante...

Vinho Tinto Escreveu:Eish tanto pseudo-cromo que sabe bués do mercado de trabalho!

Eish, tanto pseudo-cromo neste fórum que manda postas sem nexo e não diz nada nas intervenções só para fazer posts++ e/ou se ficar a pensar que deves perceber imenso do assunto :|

:roll: peace...

Vinho Tinto

Mensagempor Vinho Tinto » sábado fev 13, 2010 5:00 pm

OrDoS Escreveu:
Venøm Escreveu:
Brilhando Escreveu:

Não precisas de mencionar nomes, mas podias explicar a situação, seria interessante...

Vinho Tinto Escreveu:Eish tanto pseudo-cromo que sabe bués do mercado de trabalho!

Eish, tanto pseudo-cromo neste fórum que manda postas sem nexo e não diz nada nas intervenções só para fazer posts++ e/ou se ficar a pensar que deves perceber imenso do assunto :|

Por acaso até percebo, só não sinto a necessidade de vir para aqui mostrar...
:lol:

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » sábado fev 13, 2010 5:22 pm

Vinho Tinto Escreveu:
OrDoS Escreveu:
Venøm Escreveu:Faz uma empresa em portugal (Uma PME) e depois vem falar comigo. Quero ver se te aguentas emocionalmente(Não estou a falar concretamente do nivel financeiro que não é assunto do tópico!).

Eu não disse que não percebias, mandaste foi um post de encher chouriços que não trouxe nada de útil à thread, não acrescentaste nada de novo, não corrigiste ninguém, mais valia não teres gasto energia a teclar, quando não justificas a tua intervenção com algum conteúdo mínimo. Na prática, só insultaste e afinal deixaste claro que tiveste a necessidade de encher o peito, dizer que percebes do assunto e andar :|

Que eu saiba, um fórum é um local de discussão, onde as pessoas expressam a sua opinião. Eu pelo menos, quando vejo que alguém não está a dizer coisa com coisa, tento corrigir da melhor forma, como também gosto de ser corrigido quando digo asneira.

Vinho Tinto

Mensagempor Vinho Tinto » sábado fev 13, 2010 6:28 pm

OrDoS Escreveu:
Vinho Tinto Escreveu:
OrDoS Escreveu:
Venøm Escreveu:Faz uma empresa em portugal (Uma PME) e depois vem falar comigo. Quero ver se te aguentas emocionalmente(Não estou a falar concretamente do nivel financeiro que não é assunto do tópico!).

Eu não disse que não percebias, mandaste foi um post de encher chouriços que não trouxe nada de útil à thread, não acrescentaste nada de novo, não corrigiste ninguém, mais valia não teres gasto energia a teclar, quando não justificas a tua intervenção com algum conteúdo mínimo. Na prática, só insultaste e afinal deixaste claro que tiveste a necessidade de encher o peito, dizer que percebes do assunto e andar :|

Que eu saiba, um fórum é um local de discussão, onde as pessoas expressam a sua opinião. Eu pelo menos, quando vejo que alguém não está a dizer coisa com coisa, tento corrigir da melhor forma, como também gosto de ser corrigido quando digo asneira.

Pois...

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » sábado fev 13, 2010 8:27 pm

Vinho Tinto Escreveu:
OrDoS Escreveu:Eu não disse que não percebias, mandaste foi um post de encher chouriços que não trouxe nada de útil à thread, não acrescentaste nada de novo, não corrigiste ninguém, mais valia não teres gasto energia a teclar, quando não justificas a tua intervenção com algum conteúdo mínimo. Na prática, só insultaste e afinal deixaste claro que tiveste a necessidade de encher o peito, dizer que percebes do assunto e andar :|

Pois...

Bem me parecia... :roll:

:arrow:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes