Toretto Escreveu:Enigma Escreveu:Toretto: só por curiosidade, geralmente quantas vezes precisas de ouvir um álbum para ter uma opinião "definitiva" (nunca é definitiva, daí as aspas, mas acho que se percebe a ideia - assimilar o álbum devidamente) sobre o mesmo?
Depende. Se o álbum me começar a aborrecer ao fim de 3/4 audições, geralmente já não volto lá. Se não me despertar um mínimo de curiosidade logo à primeira, fico logo por aí. No entanto, se à partida tive interesse nesse álbum, normalmente oiço sempre uma vez até ao fim, mesmo que me esteja a parecer uma merda desde o primeiro minuto. Às vezes há músicas dentro de álbuns que à partida não me agradam mas que fazem click e muda tudo.
Agora, opinião definitiva, geralmente é com o tempo. Número de vezes para achar um álbum bom? Às vezes bastam duas ou três audições. A música boa (ou aquela que me agrada) não tem de ser toda complicada. Se há álbuns que só vão parecer bons à décima audição, então não são para mim. Não consigo estar a ouvir algo consecutivamente sem me dizer nada e à espera que fique bom.
Mas aqui entra outra coisa a que me referia antes. Se calhar, nas bandas mais conhecidas, até se dão mais de dez audições, se for preciso, só para ver se é bom. Se for uma banda nova, se calhar ouvem-se duas ou três músicas e as conclusões são muito mais rápidas.
De qualquer forma, quantas audições achas que são precisas para se achar um álbum mau? É o reverso da questão. Se para assimilar um álbum devidamente (e classificá-lo como bom) são precisas, à partida, muitas audições, porque é que para considerar um álbum mau não são necessárias as mesmas audições?
A tua questão tem toda a pertinência e era precisamente aí que queria chegar. Uma coisa é ouvir-se um álbum uma vez, não se gostar, e nunca mais lhe pegar. Agora, com base numa audição dizer que um álbum é mau, não me parece muito correto. E isto leva-me à segunda questão: todos esses álbuns que tens na lista do last.fm ouviste pelo menos as vezes suficientes para avaliares se é ou não bom? No meu caso, apenas coloco álbuns que tenha ouvido suficientes vezes para o considerar bom ou não.
Já agora, aqui fica o meu top30 de 2012: http://www.lastfm.com.br/user/rui_santo ... ms_of_2012
Para finalizar, concordo plenamente contigo quando dizes que se deve procurar para além do óbvio, e que o que não falta por aí, são grandes tesourinhos deprimentes, utilizando a designação da Loud!. Agora, na minha opinião (e é o que faço) é preciso haver um equilíbrio sob pena de ficares a conhecer apenas vagamente as bandas. Não sei se o fazes, mas eu quando gosto de um álbum de uma banda vou logo descobrir o resto da discografia.