IgnotoDeo Escreveu:
(...)
De qualquer das formas, gosto muito do fado, o verdadeiro e triste. Também gosto do fado à desgarrada, sem dúvida.
Não gosto desta moda da Mariza berrona, sem qualquer expressão e emotividade. Fado, acima de voz, é sentimento. Já vi vozes banais a arrepiarem-me e vozes virtuosas a deixarem-me com vontade de lhes bater com a cabeça na parede.
(...)
É exactamente isto, sem tirar nem por, o mesmo que eu sinto! Sempre me lembro de ouvir fado em casa, especialmente de uma das minhas avós e desde sempre até hoje que gosto imenso. Um grande amigo meu é dos gajos de guitarra portuguesa mais conhecidos/promissor no meio do fado neste momento e, assim sendo, conheço algumas pessoas do meio. E quem é old schooll, pelo que tenho visto, não é que não goste de "invenções" novas, não gosta é que lhe chamem fado e que encham o peito para o dizer!! E Mariza para eles é o mesmo que zero... Fado é que ela não canta, de certeza lol Pode ter uma voz assim e assado e lotar o Pavilhão Atlântico mas é para os fadistas (e eu concordo) o que nós chamamos de poser: canta sem sentimento! Esse mesmo meu amigo tem uma casa de fados em Alfama e já lá derramei muita lágrima a ouvir cantar gente vestida de calças de ganga, sem maneirismos e poserismos, novos e velhos, mas com uma voz com tanto sentimento que não dá hipótese... Fado, com este nome, para mim é o à moda antiga e mais nada... Cenas novas, com fusão de outras coisas e etc, posso ouvir e até gostar, mas não ouço com ouvidos de fado.
Conversa que eu assisti numa festa:
Gajo não do fado: "pah outro dia ofereceram-me um cd da Mariza..."
Gajo do fado: "E não dá p'ra trocar?!"
Ahahahah