Fado

Fado

Aprecio
74
64%
Faço alergia
28
24%
Desconheço.
14
12%

Total de votos: 116

Phobia
Participante Compulsivo(a)
Registado: quarta mar 09, 2005 9:58 pm

Re: Fado

Mensagempor Phobia » sexta ago 22, 2008 10:56 am

IgnotoDeo Escreveu:
(...)

De qualquer das formas, gosto muito do fado, o verdadeiro e triste. Também gosto do fado à desgarrada, sem dúvida.
Não gosto desta moda da Mariza berrona, sem qualquer expressão e emotividade. Fado, acima de voz, é sentimento. Já vi vozes banais a arrepiarem-me e vozes virtuosas a deixarem-me com vontade de lhes bater com a cabeça na parede.
(...)

É exactamente isto, sem tirar nem por, o mesmo que eu sinto! Sempre me lembro de ouvir fado em casa, especialmente de uma das minhas avós e desde sempre até hoje que gosto imenso. Um grande amigo meu é dos gajos de guitarra portuguesa mais conhecidos/promissor no meio do fado neste momento e, assim sendo, conheço algumas pessoas do meio. E quem é old schooll, pelo que tenho visto, não é que não goste de "invenções" novas, não gosta é que lhe chamem fado e que encham o peito para o dizer!! E Mariza para eles é o mesmo que zero... Fado é que ela não canta, de certeza lol Pode ter uma voz assim e assado e lotar o Pavilhão Atlântico mas é para os fadistas (e eu concordo) o que nós chamamos de poser: canta sem sentimento! Esse mesmo meu amigo tem uma casa de fados em Alfama e já lá derramei muita lágrima a ouvir cantar gente vestida de calças de ganga, sem maneirismos e poserismos, novos e velhos, mas com uma voz com tanto sentimento que não dá hipótese... Fado, com este nome, para mim é o à moda antiga e mais nada... Cenas novas, com fusão de outras coisas e etc, posso ouvir e até gostar, mas não ouço com ouvidos de fado.

Conversa que eu assisti numa festa:

Gajo não do fado: "pah outro dia ofereceram-me um cd da Mariza..."
Gajo do fado: "E não dá p'ra trocar?!"

Ahahahah :metal:
http://www.myspace.com/avainferi

Doom over the world... eternal will be our mission!

skorzen
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda fev 06, 2006 5:03 pm

Mensagempor skorzen » sexta ago 22, 2008 11:00 am

Gosto de algumas coisas, embora seja um bocado ignorante no assunto.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta ago 22, 2008 3:45 pm

Phobia Escreveu:Gajo não do fado: "pah outro dia ofereceram-me um cd da Mariza..."
Gajo do fado: "E não dá p'ra trocar?!"

Ahahahah :metal:

Se não der sempre pode por no espelho retrovisor... Pro estilo :)
Imagem

Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am

Mensagempor Adinatha » sexta ago 22, 2008 9:38 pm

Gosto, principalmente de fado de Coimbra. Agora "Marizas" e assim... dispenso.Também gosto muito dos novos prjectos,fado ou fusões, como Deolinda, Donna Maria,A Naifa...
Imagem
Imagem

Eddie The Head
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 25, 2008 8:24 pm

Mensagempor Eddie The Head » sexta ago 22, 2008 9:58 pm

Fado em si nao gosto muito,aprecio sim mas é toda a sua musicalidade e instrumentalidade unica do fado,estando mesmo a referir-me á guitarra portuguesa.
Acho que a guitarra portuguesa se for bem tocado e executado,pode ser um meio bastante cativante para o fado,bom exemplo disso é o mitico carlos paredes que aliou,o seu genio musical,a um instrumento que na minha opiniao é unico,por exemplo a "movimento perpetuo" acho que é um grande temaa,e já vi a ser interpretado em guitarra electrica e acustica,e é simplesmente fenomenal,se bem que tocado na guitarra portuguesa confere outro impeto a essa musica.Inflizmente acho que nao há tantas pessoas a tocar esse instrumento,como deveria haver,eu pessoalmente tenho ideias de me iniciar ao instrumento,mas só depois de dominar bem guitarra electrica!
"A time to keep, and a time to throw away!"

Imagem

Neblina
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo mar 16, 2008 11:22 pm

Mensagempor Neblina » sexta ago 22, 2008 10:01 pm

Abstive-me de votar.
Porque não faço grande questão de ouvir... Não aprecio, não faço alergia e conheço bem alguns fados.
Aprecio por ser parte da cultura portuguesa e por transmitr tão boa sabedoria dos antigos...
hun?

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta ago 22, 2008 10:53 pm

Eddie The Head Escreveu:Fado em si nao gosto muito,aprecio sim mas é toda a sua musicalidade e instrumentalidade unica do fado,estando mesmo a referir-me á guitarra portuguesa.
Acho que a guitarra portuguesa se for bem tocado e executado,pode ser um meio bastante cativante para o fado,bom exemplo disso é o mitico carlos paredes que aliou,o seu genio musical,a um instrumento que na minha opiniao é unico,por exemplo a "movimento perpetuo" acho que é um grande temaa,e já vi a ser interpretado em guitarra electrica e acustica,e é simplesmente fenomenal,se bem que tocado na guitarra portuguesa confere outro impeto a essa musica.Inflizmente acho que nao há tantas pessoas a tocar esse instrumento,como deveria haver,eu pessoalmente tenho ideias de me iniciar ao instrumento,mas só depois de dominar bem guitarra electrica!

São é muito caras... Mas podes atirar-te às duas ao mesmo tempo ora, não tem nada a ver a forma como são tocadas...
Imagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » quarta ago 27, 2008 9:55 am

Eddie The Head Escreveu:Fado em si nao gosto muito,aprecio sim mas é toda a sua musicalidade e instrumentalidade unica do fado,estando mesmo a referir-me á guitarra portuguesa.

concordo plenamente... a guitarra portuguesa é um instrumento que me fascina bastante... talvez um dia tente aprender, mas a música é um universo tão vasto, pessoalmente se começar a fazer uma lista com tudo o que gostaria de aprender no universo musical, nunca mais saía daqui, mas certamente que a guitarra portuguesa viria em nos 3 primeiros lugares (guitarra electrica, baixo electrico, guitarra portuguesa)... Carlos Paredes, pouco conheço da sua obra conheço apenas o que vai passando por aí, uma falha que já está a ser colmatada... por fim, uma que todos conhecem, mas que não resisto em deixar aqui...

ainda me lembro, em 10 segundos, pela primeira vez que a ouvi, esta musica conseguiu arrumar-me para canto :mrgreen: ... e ainda hoje, poucos mais segundos são precisos para o mesmo acontecer :lol: ...

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » quarta ago 27, 2008 11:28 am

Sou tuga e gosto de fado. para bem ou para mal, inspira-me, identificou-me as vezes com alguns fados...e tem 1000 x mais espírito do que qql kizombada que a new generation não metalica ouve.

Carlos Paredes rocka!!! :jam: :jam:
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Ricardo91
Participante
Registado: quarta ago 27, 2008 12:36 am
Contacto:

Mensagempor Ricardo91 » quarta ago 27, 2008 7:17 pm

Gosto bastante. Mas prefiro sem voz, tipo Carlos Paredes.

Simplesmente o melhor "shredder" português que já existiu :mrgreen:
Imagem
"By the turnstile beckons a damsel fair, the face of Melinda neath blackened hair."
Imagem
Imagem

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sexta ago 29, 2008 1:23 am

Zé Metal & Company
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta dez 12, 2007 3:29 pm

Mensagempor Zé Metal & Company » domingo set 07, 2008 12:20 pm

Bem eu acho que o fado e bairrista seja o castiço .corrido e até em desgarradas ,como gosto bastante de fado ,porque sempre esteve presente em miudo e o meu pai foi colega de Fernando Maurício e portanto eles lá cantavam até as tantas na nossa vivenda de madeira :D
Fado pra mim é ao vivo com bastante vinhaça ,bacalhau assado ,chouriço ,uma bruta sopa e uma boa dose de sentimentalismo ,sim porque o fado é cantado com um feeling incrivél :jam:
Pra mim guardo estes como sendo uns grandes senhores que toda a vida ouvirei quando tiver com disposiçâo
Manuel de Oliveira
António Severino
Camané
Alfredo Marceneiro
Artur Batalha(amigo pessoal )
Fernando Farinha (miudo da bica )
José Manel de Castro (amigo pessoal)
Joâo Rosa
Severa
Argentina Santos
Amália
Lenita Gentil
Vasco Rafael
Tony de Matos (o destino marca a hora)
Maxmiano
António Mourão( a minha mãe trabalhou em casa dele como cozinheira)
António Calvário
José Cálvario
Carlos Ramos
E mais uns quantos fadistas que adoro ouvi-los

Tudo isto é triste ,tudo isto é fado.
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ataegina
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo fev 04, 2007 11:46 pm

Mensagempor Ataegina » domingo set 07, 2008 2:36 pm

Não gosto.