Combustíveis - Soluções e alternativas?

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Re: Combustíveis - Soluções e alternativas?

Mensagempor Sir Sardine » sábado mai 17, 2008 7:30 pm

Inmist Escreveu:Além disso, velocidade +/- constante é muito eficaz, por evitar-se aceleramentos, que é o que mais consome gasolina, assim como o arranque.

Há teorias que dizem que o arranque é um aceleramento.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado mai 17, 2008 7:36 pm

Sim. A lógica da batata também diz isso, não é preciso ir a teorias da física mecânica.

O "assim" está a mais... mais alguma picuinhice?
"Hate the ones who bring you down"

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » sábado mai 17, 2008 7:41 pm

Captain Obvious is now in thy interwebs.

:?

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sábado mai 17, 2008 7:43 pm

"picuinhice"...?

O Ordos subiu no meu ranking de Nerdness. :metal:
Só resta dizer que engatado e sem acelerar, qualquer carro com o mínimo de electrónica (>1997) gasta 0L a não ser que a rotação esteja perto do ralenti.
Última edição por Postmortem em sábado mai 17, 2008 7:57 pm, editado 1 vez no total.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado mai 17, 2008 7:55 pm

"mas vocês não morrem? :| "

O MU cada vez mais me faz lembrar o filme "Star wars: Ataque dos clones" Foda-se para tanta fotocópia :roll:
"Hate the ones who bring you down"

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sábado mai 17, 2008 8:13 pm

Vamos fazer a diferença!
Isto tem que começar por algum lado!
Vamos passar a palavra e não ser indiferentes, temos que fazer com que
as coisas mudem!
A subida vertiginosa dos preços dos combustíveis tem que parar e temos
que fazer com que baixem!
Para tal vamos combinar três dias nacionais seguidos de
NÃO ABASTECIMENTO NA BP, GALP, REPSOL!

Esses dias serão o 1 -2 -3 de Junho que vem!
VAMOS FAZER A DIFERENÇA!
Nesses dias abasteçam em outros postos de combustíveis tais como a
Esso, Total, Continente (antigo Carrefour), Intermarché, Jumbo e
Eleclerc!

Juntos teremos força para baixar os lucros destes gigantes!
Agora é só passar a palavra com urgência!
Estou farto de ser levado na hora de pagar!
CHEGA!
SEJAMOS UNIDOS PORTUGUESES E TODOS OS QUE TENTAM SOBREVIVER EM PORTUGAL!

NÃO ESQUEÇAM 1 - 2 - 3 de JUNHO que vem Não Abasteçam na BP, GALP e REPSOL!
FORÇA PORTUGAL!

:awesome:

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sábado mai 17, 2008 8:42 pm

OrDoS Escreveu:
Inmist Escreveu:É andar sempre em mudanças mais altas... se o carro pede uma 2ª, mete-se a 3ª, se pede 3ª mete-se 4ª, desde que não morra

Sim, na prática é um pouco isso, sempre sem a necessidade de se dar um cheiro forte de acelerador. Eu se conduzir assim o meu, gasto menos de 5l aos 100 (diesel) :)

Não é bem assim. O ideal será manter o motor o mais possível no regime de rotações em que disponibiliza mais potência, e está portanto a fazer uma utilização mais eficiente do combustível.

Quem conduz usando mudanças mais altas do que as que o carro "pede" com o intuito de poupar combustível acaba muitas vezes por gastar mais ainda, porque raros são os carros que usam eficientemente o combustível a baixas rotações; acabam por esforçar muito mais o motor para conseguir a mesma potência, coisa que só se consegue de um modo, que é o de carregar mais no acelerador.

Ou seja, descubram como funcionam as curvas de potência dos vossos carros, e façam por conduzir o mais possível no ponto em que o motor gera mais potência por unidade de combustível consumida. Conduzam durante um par de meses um carro com computador de bordo que vos mostre os consumos instantâneos, e verão se não é como digo.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado mai 17, 2008 9:11 pm

Já agora, sugiro http://www.maisgasolina.com/

Para os que moram perto da fronteira, há um site semelhante para Espanha mas não me recordo do link.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Postmortem
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mar 15, 2005 10:27 pm

Mensagempor Postmortem » sábado mai 17, 2008 10:34 pm

Gornoth Escreveu:Não é bem assim. O ideal será manter o motor o mais possível no regime de rotações em que disponibiliza mais potência, e está portanto a fazer uma utilização mais eficiente do combustível.

Também não me parece bem assim Gornoth, automóveis a gasolina chegam a ter a potência máxima acima das 5000 rotações. E um carro com uns 200cvs a 5000 rotações numa mudança alta deve andar a uma velocidade um tudo-nada ilegal... :awesome:

Não há grande fórmula para a poupança, imo. Além de conduzir a rotações baixas, velocidades no intervalo 90/110 km/h é onde há mais eficiência na relação resistência do ar/energia consumida/distancia percorrida, logo a aerodinâmica interessa bastante. Também há a questão dos pneus, se tiverem mais pressão -> menos atrito -> menos consumo. É preciso ter em conta que é mais perigoso e que é preciso redobrar cuidados ao volante.

Mas depende sobretudo do carro/motor.
Soul of Darkness Escreveu:Pessoalmente, não gostaria que o mundo acabasse

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » domingo mai 18, 2008 12:07 am

Postmortem Escreveu:
Gornoth Escreveu:Não é bem assim. O ideal será manter o motor o mais possível no regime de rotações em que disponibiliza mais potência, e está portanto a fazer uma utilização mais eficiente do combustível.

Também não me parece bem assim Gornoth, automóveis a gasolina chegam a ter a potência máxima acima das 5000 rotações. E um carro com uns 200cvs a 5000 rotações numa mudança alta deve andar a uma velocidade um tudo-nada ilegal... :awesome:

Expliquei-me mal nesse parágrafo, e melhor um pouco depois. Não estava obviamente a sugerir que andassem sempre em cima da redline para tirar o máximo partido do motor, mas sim que descobrissem onde é que o motor é mais eficiente em relação à quantidade de combustível que está a gastar a um dado momento, e conduzir em concordância.

Na minha experiência, isso nem sempre se coaduna com a ideia de simplesmente usar uma mudança mais alta que o costume - antes pelo contrário, dependendo das condições do sítio onde estou e, obviamente, do carro, dou por mim a conseguir consumos mais baixos em certas circunstâncias trocando por exemplo para quarta já nos 80/90 e para quinta nos 120/130, ou seja perto das 4000RPM, que fazendo uma condução que à primeira vista seria muito mais económica, com passagens de caixa muito mais cedo.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo mai 18, 2008 1:41 am

Gornoth Escreveu:
Postmortem Escreveu:

Expliquei-me mal nesse parágrafo, e melhor um pouco depois. Não estava obviamente a sugerir que andassem sempre em cima da redline para tirar o máximo partido do motor, mas sim que descobrissem onde é que o motor é mais eficiente em relação à quantidade de combustível que está a gastar a um dado momento, e conduzir em concordância.

Na minha experiência, isso nem sempre se coaduna com a ideia de simplesmente usar uma mudança mais alta que o costume - antes pelo contrário, dependendo das condições do sítio onde estou e, obviamente, do carro, dou por mim a conseguir consumos mais baixos em certas circunstâncias trocando por exemplo para quarta já nos 80/90 e para quinta nos 120/130, ou seja perto das 4000RPM, que fazendo uma condução que à primeira vista seria muito mais económica, com passagens de caixa muito mais cedo.

Não é por nada, mas eu controlo os consumos do carro desde que o comprei, tenho CB e já fiz diversas experiências, posso dizer-te que no meu carro a diferença de andar a uma média de 100km/h e de 120km/h em 5ª é de +/- 1 litro dependendo depois se estás em auto-estrada e se é um percurso com muitas subidas ou mais descidas, etc... Em 4ª o intervalo de velocidade ideal que encontrei é entre os 60-70 (em rectas e descidas) e os 70-90 (em subidas). O carro numa subida já com alguma inclinação, se for em 5ª a 80 já começa a cair para a zona de relanti e aí reduzo para 4ª mas desço praí pros 70.

Por acaso é uma luta engraçada esta da poupança, dá um certo "gozo" a quem aprecia este tipo de brincadeiras :D

E já agora, deixo-vos a notícia de um carro a.... imaginem... ar comprimido, muito eficiente e baratíssimo, chama-se AirCar e vai ser fabricado pela Tata Motors.

http://www.theaircar.com/acf/

"Um abastecimento de 340 Litros de ar comprimido custará 2 dólares que dará para andar 1000km a uma media de 100km/h! O Preço estimado para o carro é cerca de 17800 Dólares americanos."
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

neo
Turista
Registado: sábado mai 17, 2008 11:03 pm

Mensagempor neo » domingo mai 18, 2008 1:41 am

Isto não é um problema exclusivamente Nacional, estamos a sentir o peso da globalização onde todas as camadas de venda entre a produção e o consumidor final, estão a gerar riqueza à custa de um mercado de especulação.
Obviamente que no meio disto temos o governo e as gasolineiras, mas o problema não é aqui que começa, como podem calcular o aumento do custo do barril de petróleo não é definido pela nossa economia local, é algo que é gerado pelos países produtores de petróleo. Os argumentos para aumentar os preços são dos mais variados e ridiculos, umas vezes são as reservas, outras são ataques a uma base petrolifera, invasão de países produtores de petroleo (Iraque), enfim, é um sem número de desculpas para a população mundial.

Não é com boicotes ou a recorrer a transportes publicos que vamos assistir a uma viragem, as coisas só vão mudar quando o crescimento do petroleo começar a atingir um valor insustentável que leve a uma ruptura da economia mundial. Hoje em dia dependemos do petroleo para quase tudo, seja para nos mobilizarmos, para produzir energia, como para transportar os bens de importação e exportação dos quais as economias dependem. Qualquer aumento deste custo, por razões lógicas tem de se reflectir nos custos dos bens essenciais e de todos os outros de consumo.
A economia foi talhada para o crescimento, pelo que quando se entra num periodo de estagnação começam a surgir fenomenos que provocam um crash e forte declineo para voltar a fomentar um crescimento elevado nos anos seguintes. Se olharmos para a curva da economia, vão facilmente conseguir identificar que os fenomenos de guerra são aqueles que provocavam este tipo de alterações. O que acontece é que o mundo da informação cada vez mais presente trouxe consigo o maior inimigo das grandes potencias mundiais, chama-se a isto a "opinião publica". Como é lógico torna-se mais dificil provocar uma guerra para fazer um abanão na economia, pelo que começamos a assistir às mudanças economicas através do meio da especulação.

Isto começa a ser grave porque a especulação agora começa também a virar-se para a produção de cereais, dos quais depende grande parte da nossa cadeia alimentar. Este constante aumento de preços a todos os níveis irá trazer consigo dentro de 5 a 10 anos uma grave resseção economica a nível mundial.

A única forma que temos de combater ou minizar isto, é tentar procurar primar o nosso consumo pelos bens mais baratos. Experimentem começar a comprar tudo no Lidl e Mini Preço em vez do Continente, Jumbo ou Feira Nova, atestem o deposito na Total ou outros postos que praticm valores 3 a 5 centimos mais baratos que a Galp e BP, procurem comprar carros que tenham o menor consumo possível de combustivel (se possível hibridos). As grandes potencias economicas dependem do nosso gasto e aumento de consumo para poderem crescer, pelo que podem ter a certeza que só através do nosso abrandamento no consumo e redução nos gastos de aquisição é que os vai fazer mudar, e isto é possível porque serão obrigados a nivelar a sua oferta ao que é mais barato para se manterem competitivos.

Da minha parte não posso mudar o posto de abastecimento porque tenho cartão Galp Frota da empresa, por uma questão de consciência tento moderar cada vez mais a minha condução para gastar menos combustivel, mas não tenham dúvidas que poupo 100 a 150 euros por mês fazendo todas as minhas compras no Lidl com excepção de alguns produtos de higiene que não são ali vendidos. Algumas marcas não são conhecidas mas são de qualidade. Sigam este tipo de exemplos para os vossos gastos de consumo e vão ver que todos juntos podemos provocar um safanão naqueles que nos pisam todos os dias.

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo mai 18, 2008 1:00 pm

OrDoS Escreveu:"Um abastecimento de 340 Litros de ar comprimido custará 2 dólares que dará para andar 1000km a uma media de 100km/h! O Preço estimado para o carro é cerca de 17800 Dólares americanos."

Uhm..

Consideremos um carro como o GM EV1
Imagem

Para percorrer 1000km a 100km/h, este veiculo gasta 510 kWh só para o atrito aerodinâmico.
Em condições ideiais, armazenar essa energia em 340l requer uma pressão de cerca de 5700 bar, o que é ligeiramente complicado por assim dizer e à tarifa normal da EDP (0,11 €/kWh), custa 56,07 EUR encher o tanque.
When in doubt, ban!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » domingo mai 18, 2008 2:01 pm

raxx7 Escreveu:
OrDoS Escreveu:"Um abastecimento de 340 Litros de ar comprimido custará 2 dólares que dará para andar 1000km a uma media de 100km/h! O Preço estimado para o carro é cerca de 17800 Dólares americanos."

Uhm..

Consideremos um carro como o GM EV1
Imagem

Para percorrer 1000km a 100km/h, este veiculo gasta 510 kWh só para o atrito aerodinâmico.
Em condições ideiais, armazenar essa energia em 340l requer uma pressão de cerca de 5700 bar, o que é ligeiramente complicado por assim dizer e à tarifa normal da EDP (0,11 €/kWh), custa 56,07 EUR encher o tanque.

Não percebi a tua "consideração"... o outro que mencionei é a ar comprimido, esse é o automóvel eléctrico da GM de que se fala no filme "Who killed the Electric Car" e cujo abandono do projecto gerou muita polémica... Entretanto a GM já iniciou outro projecto desses, mas com o conceito de híbrido agarado também, que é o Chevrolet Volt: http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Volt

Informações sobre carros movidos a ar comprimido (AirCar incluído): http://en.wikipedia.org/wiki/Compressed_air_car
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo mai 18, 2008 2:30 pm

Piois..

A minha consideração é que, mesmo ignorando as diversas ineficiências, fazer 1000km a 100km/h requer uma quantidade considerável de energia só para compensar o atrito aerodinâmico. E mesmo em condições ideais, armazenar essa energia num tanque de 340l de ar comprimido requer uma pressão nada prática e essa energia custa bastante mais que 2 USD.

Escolhi o GM EV1 porque é um veiculo com uma constante de drag (Cd*A) bastante baixa mas sem ter um formato disparatado.
Os valores que ali escrevi derivam apenas do Cd*A do veiculo, não têm nada a ver com o motor.

Ficou mais claro?
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes