E se os downloads de repente "acabassem"?

Vooder [RIP 2011/01/03]

E se os downloads de repente "acabassem"?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quarta jul 22, 2009 11:26 am

E se de repente tivéssemos de pagar pelos downloads?
Ao ler que o Pirate Bay se prepara para ser legalizado, ou seja, começar a cobrar pelos downloads, pode ser que com os grandes a mudar de política seja mais fácil para as editoras/justiça agarrar os pequenos, incluindo blogs que disponibilizam música por exemplo através do rapidshare.

Parece-me é que já existe uma nova realidade instalada, e quer-se queira quer não existe um grande decréscimo da venda de música em formato físico. Como seria se mudasse tudo de repente?

Eu próprio, que até há bem pouco tempo evitava "sacar", já não passo sem o fazer, sendo que depois acabo por comprar o que gosto, mas sabemos que não é assim que procede a maioria das pessoas, algumas até acham chocante gastar dinheiro em cd's :shock:

Parece-me também que se perdeu um bocado a magia de descobrir x albúm quando se compra o cd, ou a magia de ler uma crítica daquele album que se ansiava, quando já o sacámos hà semanas atrás... mas também já existe o hábito de ouvir antes e agora seria no mínimo difícil voltar-se ao antigamente.

Os próximos tempos vão ser interessantes...
Já li algures que uma das soluções para a transmissão livre de mp3 seria fazer a partilha apenas por e-mail, que aí sim seria completamente legal.

Pessoalmente nem 1 pintelho com chatos dava por um mp3.

Que pensam disto tudo?

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Re: E se os downloads de repente "acabassem"?

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » quarta jul 22, 2009 11:35 am

Não saco nada há muitos meses. Acho que não me queixava.
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta jul 22, 2009 11:36 am

Vooder Escreveu:E se de repente tivéssemos de pagar pelos downloads?
Ao ler que o Pirate Bay se prepara para ser legalizado, ou seja, começar a cobrar pelos downloads, pode ser que com os grandes a mudar de política seja mais fácil para as editoras/justiça agarrar os pequenos, incluindo blogs que disponibilizam música por exemplo através do rapidshare.

Parece-me é que já existe uma nova realidade instalada, e quer-se queira quer não existe um grande decréscimo da venda de música em formato físico. Como seria se mudasse tudo de repente?

Eu próprio, que até há bem pouco tempo evitava "sacar", já não passo sem o fazer, sendo que depois acabo por comprar o que gosto, mas sabemos que não é assim que procede a maioria das pessoas, algumas até acham chocante gastar dinheiro em cd's :shock:

Parece-me também que se perdeu um bocado a magia de descobrir x albúm quando se compra o cd, ou a magia de ler uma crítica daquele album que se ansiava, quando já o sacámos hà semanas atrás... mas também já existe o hábito de ouvir antes e agora seria no mínimo difícil voltar-se ao antigamente.

Os próximos tempos vão ser interessantes...
Já li algures que uma das soluções para a transmissão livre de mp3 seria fazer a partilha apenas por e-mail, que aí sim seria completamente legal.

Pessoalmente nem 1 pintelho com chatos dava por um mp3.

Que pensam disto tudo?

Há algum tempo atrás, sacava alguns álbuns, mas a dada altura aborreci-me porque não tinha a caixinha, mais o booklet e essas mariquices... Depois também me acobardei quando começaram a sair aquelas notícias de que ia tudo ser apanhado, que quem sacava devia quase ser fuzilado e mais não sei o quê (como scare tactic, acho que foi bastante eficaz... :roll: ) e pura e simplesmente deixei de sacar...
Entre comprar albuns aos MUsers ao preço da chuva, uma ou outra coisa que se compra na net e as promoções que de vez em quando aparecem na FNAC, por exemplo, basta juntar uns trocos de vez em quando e ter alguma contenção para não estoirar tudo...

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 22, 2009 11:37 am

Mas como o pessoal apenas saca para conhecer e depois apaga se não gostar, podem ouvir no myspace (que 99.9% das bandas hoje em dia tem) e não há problema.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 22, 2009 11:40 am

Vooder Escreveu:Já li algures que uma das soluções para a transmissão livre de mp3 seria fazer a partilha apenas por e-mail, que aí sim seria completamente legal.

Explica lá essa?!?
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Sayer
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » quarta jul 22, 2009 11:44 am

Legal não é de certeza, qualquer tipo de distribuição não autorizada é ilegal.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta jul 22, 2009 11:49 am

o pessoal continuava a passar musica uns para os outros...
por mails (que é o que faço com amigos meus quando lhes quero mostrar coisas novas), ftps e cenas do género. a grande diferença poderá vir a estar no contacto das pessoas. hoje em dia quando sacas musica limitas-te a faze-lo sem saber de onde a estás a sacar e sacas mais indiscriminadamente. Caso os downloads desenfreados acabem terá que haver mais contactos entre as pessoas e trocar de álbuns e coisas do género.
mas depois como é que os ISPs vendem upgrades à largura de banda e isso? não creio que fechem a torneira aos DLs assim tão facilmente.
Tanto que bandas mais pequenas acabam por ganhar mais exposição com o cenário actual (quantos de vós não têm um arrependimento de não ter comprado um álbum qualquer no passado porque optaram por comprar um CD de uma banda mais conhecida)

PS: não estou aqui a defender os DLs, nem piratarias nem nada!
god's business, witchfinding!

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » quarta jul 22, 2009 11:54 am

Sobral Escreveu:
Vooder Escreveu:Já li algures que uma das soluções para a transmissão livre de mp3 seria fazer a partilha apenas por e-mail, que aí sim seria completamente legal.

Explica lá essa?!?

Deve ter a ver com o facto se tratar duma transmissão directa sem hipótese de partilha com outras pessoas. Coisa que não acontece com rapidshare por exemplo, já que basta a arranjar o link para divulgar ao mundo.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 22, 2009 12:09 pm

Sir Sardine Escreveu:
Sobral Escreveu:

Explica lá essa?!?

Deve ter a ver com o facto se tratar duma transmissão directa sem hipótese de partilha com outras pessoas. Coisa que não acontece com rapidshare por exemplo, já que basta a arranjar o link para divulgar ao mundo.

Mas como é que isso torna a coisa legal?
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Sir Sardine
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 21, 2007 9:03 pm

Mensagempor Sir Sardine » quarta jul 22, 2009 12:12 pm

No fundo é como emprestar um CD a alguém em especifico, e não a uma comunidade. Estou a mandar hipóteses para o ar, não sei se será ou não por isto.

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » quarta jul 22, 2009 12:13 pm

Obviamente que por mail continua a não ser legal. Passaria a ser mais difícil de controlar mas, nesse aspecto, também duvido que os servidores de email permitissem tal coisa, tal seria o tráfego gerado.

Mas se os downloads acabassem de repente, provavelmente eu deixaria de comprar os meus 2/3 cd's por mês para começar a comprar 1 de 3 em 3 meses, quando saíssem álbuns das minhas bandas preferidas. E nem me passaria pela cabeça comprar álbuns de bandas estreantes com apenas uma música disponível no myspace, a menos que as lojas começassem a aceitar devoluções.
Imagem

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 22, 2009 12:18 pm

Tens de ouvir um CD do principio ao fim para te decidires? Andas a ouvir as bandas erradas...
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta jul 22, 2009 12:32 pm

Toretto Escreveu:Obviamente que por mail continua a não ser legal. Passaria a ser mais difícil de controlar mas, nesse aspecto, também duvido que os servidores de email permitissem tal coisa, tal seria o tráfego gerado.

Mas se os downloads acabassem de repente, provavelmente eu deixaria de comprar os meus 2/3 cd's por mês para começar a comprar 1 de 3 em 3 meses, quando saíssem álbuns das minhas bandas preferidas. E nem me passaria pela cabeça comprar álbuns de bandas estreantes com apenas uma música disponível no myspace, a menos que as lojas começassem a aceitar devoluções.

ora nem mais... junta a isso o facto que deixavas de descobrir novas bandas preferidas. Ou seja, ficavas "preso" ao que já conheces ou ao que te dão. imagina que daqui a 20 ou 30 anos começavas a descobrir novas coisas, e chegavas á conclusão que o cd que compravas de 3 em 3 meses afinal é uma merda comparado com coisas que nunca tinhas ouvido falar na vida. não começavas a desvendar essas coisas novas e cagavas na merda que te vendiam? pois é isso que se passa. essa história de "cada vez se vendem menos CD's" é uma enorme treta. cada vez se vendem menos CD's das majors, dos meninos que durante décadas dominaram a industria e os média e de repente apareceu uma nova realidade que os desarmou. As vendas das majors é que cairam, as editoras independentes têm volumes de negócio que há décadas atrás eram impensáveis.

É assim um enorme drama a Britney Spears vender 2 milhões de discos em vez de 5 milhões? Só porque há 3 milhões de pessoas que se estão a cagar para a música em si e preferem sacar a música da moda em vez de darem quase 20 euros por algo que tem uma duração de uso menor que um par de cuecas? Mas uma banda nova, que até tem um som engraçado, pode vender 500 discos em vez de vender 50 discos aos amigos e vizinhos.

Os downloads estão a salvar a musica, e quanto mais depressa os derem de borla, ou os vendam a preços consentaneos com o que são melhor. As editoras em vez de andarem com merdas do "perigo dos downloads", se investissem em descobrir boas bandas faziam melhor.

não tenho nada contra pagar downloads, caso me ofereçam escolha, variedade e qualidade. Quer se queira quer não, num site pago há muita maior variedade, eu encontro coisas no emusic que nem que me cagasse todo nunca encontraria nem na net nem em nenhuma loja, virtual ou não...
Imagem

Toretto
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm

Mensagempor Toretto » quarta jul 22, 2009 12:34 pm

Sobral Escreveu:Tens de ouvir um CD do principio ao fim para te decidires? Andas a ouvir as bandas erradas...

Sim, porque com uma música boa é logo lógico que todo o álbum é bom. O que há mais são bandas que conseguem uma música decente e têm a capacidade visionária de a escolher como single e depois o álbum é uma fonte de desinspiração total.
Uma coisa é certa, não é terminando os downloads que me convencem a comprar mais música. Aliás, até foi com os downloads que passei a comprar mais.

Depois há que ter em consideração que, provavelmente, a oferta nunca foi tão grande como é hoje e por vezes os ouvintes têm de optar entre a e b em detrimento de c e d, porque o dinheiro não chega para tudo.
Imagem

Evoked

Mensagempor Evoked » quarta jul 22, 2009 12:40 pm

Se acabasse, acabava..não podíamos fazer nada.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes