Lei anti-tabaco - mais repressão para os fumadores

És a favor desta lei?

Sim
150
81%
Não
36
19%

Total de votos: 186

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sábado jan 05, 2008 6:13 pm

Também se estás a enrolar é natural que ela vá pensar que vás fumar.
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado jan 05, 2008 6:15 pm

Inmist Escreveu:Guerra!!! :twisted:

É verdade. Parece que devemos algo aos não fumadores. Ontem acabo de lanchar e pego na minha onça para enrolar o meu cigarro e sou advertido logo com cara de má pela dona da pastelaria... Ao qual respondo com a pergunta se era proibido enrolar cigarros dentro de espaços fechados...
:roll:
enfim, parece que qualquer coisa é motivo para pegar e reclamar

E pelos vistos foste "advertido" pela dona, logo, parece-me que os donos realmente se preocupam com a lei :)
Também não é por um aviso que vais morrer, e é como se tem dito nestas 50 páginas, nos primeiros tempos vai ser mesmo assim, mas depois de se tornar rotina pouca gente vai realmente reclamar :P
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 6:17 pm

Se for estúpida é natural. Podia perguntar se eu estava a pensar em fumar dentro do café ou se estava so a enrolar para fumar ao sair, em vez de ter logo induzido que sim e falado logo com modos menos convencionais...
Eu acho que os fumadores percebem o tipo de modos a que me refiro
"Hate the ones who bring you down"

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sábado jan 05, 2008 6:18 pm

Se calhar até podes ser daqueles que enrolou só para ver a reacção da pessoa. Não sei. . .

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 6:19 pm

:lol: :lol: :lol: Não foi, mas podia claro... os não-fumadores dão boas ideias, tenho que fazer isso em todos os café a que vá... :D

alcore
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça ago 02, 2005 11:44 am
Contacto:

Mensagempor alcore » sábado jan 05, 2008 6:44 pm

AnCaLaGoN Escreveu:
alcore Escreveu:
Joe Escreveu:Não sei se é coincidencia ou não, mas ontem há noite fui com os amigos a uma cervejaria que é habitual frequentarmos. Tem um espaço considerável tanto no interior como na esplanada cá fora, e ontem lá dentro não havia praticamente ninguém e cá fora estava bastante composto e agradável.
A minha opinião sobre a lei já a dei mais atrás, apenas achei curioso este facto, até porque nunca tinha visto o interior da cervejaria assim vazio numa sexta feira.

Same here!

Nos 2 cafés que costumo frequentar, um tem sala de fumo, o outro não.
O que não tem, esta semana esteve a metade do rendimento; o outro tem 3 áreas mais esplanada (semi-rígida) e a únicas áreas com gente eram a de fumo e a esplanada, mas aqui o número de clientes não diminuiu, até ver aumentou... quando chega a horinha de comer alguma coisita toca a ir para sala smoke free que se tornou mais agradável!

Cena estranha. Vou dar o exemplo aqui da terrinha.

As duas pastelarias passaram a ter mais gente à porta e mais pais com crianças pequenas lá dentro a tomarem um lanchezinho a meio da tarde em vez de fugirem com as crianças por causa do fumo.

No café onde o pessoal costuma ver a bola ontem o Toni do café fez uma coisa muito simples: Virou a televisão para a entrada e os fumadores puderam ver o jogo enquanto se levantavam pa fumar um cigarro.

Enquanto isso a segunda televisão estava ocupada lá dentro pelo pessoal que não fuma e não tem necessidade de se levantar.

A unica diferença que vi é que o pessoal fumador leva mais casacos pa ficarem quentinhos.

Agora deixem-se de historias da carochinha e coitadinhos dos cafés que agora tão vazios que eu em Aveiro inteiro e Ilhavo ainda não vi nada vazio à custa desta lei. Notei sim foi um decrescimo do uso da minha bomba de asma enquanto estou dentro dos cafés.

Depois de analisar melhor a questão acho que vai dar para os 2 lados, ninguém vai perder:
- um café que permita fumar, vai ganhar novos clientes;
- um café que não permita vai ser igual;
é uma questão de permuta...

É a chamada Lei da Mobilidade Especial que o Governo tanto desejava! 8)

Mas que ontem custou ter que vir para rua espevitar uns durante uma jantarada bem regada, custou!!! :oops:
Don't waste my time...

Boogeyman
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado jan 13, 2007 12:53 pm
Contacto:

Mensagempor Boogeyman » sábado jan 05, 2008 10:07 pm

esta lei só vem fazer com que mais espaços comerciais entrem em falência..é as medidas que o nosso governo toma pa combater o défice!..
ontem fui a uma zona em que tem 3 bares,todos bem juntinhos.. o 1º, k é o melhorzinho, costumava estar sempre "à pinha"..como não se podia fumar lá, tava vazio!! os outros dois, a zona de não fumadores estava também vazia..agora passei ás salas onde se é permitido fumar, senti-me num autocarro em lisboa em hora de ponta..mal nos podiamos mexer..engraçado tambem ver situações do tipo uns cafés num dia não se pode fumar, depois no dia seguinte já têm o distico pa fumadores, depois voltam a trocar.. que confusão!!
agora ao inverso de ir pro café ler o jornal, tomar o meu cafézinho e fumar o cigarro, fico em casa. e pelo que vejo não sou o unico..
Deus Vive, Satã também!

Fear_Of_The_Daylight
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta out 11, 2007 6:58 pm
Contacto:

Mensagempor Fear_Of_The_Daylight » sábado jan 05, 2008 10:10 pm

Pois é parece k se divide as opiniões mas num entanto um país k não se quer discriminação sinto-me mais discriminado k qualquer outra raça , desde k entrou em vigor esta dita lei de mrd só hoje fui a um café e claro tive de fumar o meu cigarro ca fora e parece k tou a fumar uma ganza ou algo parecido pk fica sempre alguém a olhar de lado como os burros, centros comerciais da minha parte só la entro se for rapido o k tenha a fazer, passar uma tarde a beber jolas e na palheta em um café nunca mais .
vale mais a pena andarem garrafas de vidro espalhadas na rua fica mais bonito não sei , sim pk tmb não as vou coleccionar em casa e separar para reciclagem é para esquecer se já pago por os sacos em alguns supermercados tenho de poupar em algum lado :evil:

DITADURA A RULAR YHEEE :x
If three people tell you that you are dead, You better lie down.
Imagem

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » sábado jan 05, 2008 10:14 pm

Clap, clap...
Lá fui eu com chuvinha em cima, quando chego perto do café, tava fechado.
Ia comprar tabaco. :cry:
O café supostamente era para ainda estar aberto...
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado jan 05, 2008 10:35 pm

Vão choramingar para outro lado. Façam-se homens e aprendam a ver a realidade como ela é em vez de usarem retóricas demagógicas ao chamar ditadura só porque não gostam.

Como se pôde ver nos últimos 34 anos de Democracia neste país, na ausência de lei, os donos da generalidade dos espaços abertos ao público não proíbem ninguém de fumar nos seus espaços com o legitimo receio de perder clientes para espaços que não os proíbam de fumar.
Como consequência, os espaços livres de fumo são raros e as pessoas não têm opção a não ser ficar em casa ou sujeitar-se ao fumo.

Portanto, esta lei vem finalmente garantir espaços livres de fumo, obrigando os espaços maiores a ter espaços livres de fumo e obrigando os espaços menores a investir monetariamente se quiserem deixar fumar.

E se se sentem incomodados e discriminados por atitudes mais patetas de alguns, aproveitem e passem a ouvir um género de música mais mainstream, deixem as botas e os patches em casa e vão contar os vossos problemas ao psicanalista.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Heart Of Winter
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta jan 25, 2007 6:44 pm

Mensagempor Heart Of Winter » sábado jan 05, 2008 10:39 pm

Sabe tao bem deixar mais um dia de trabalho no cafe sem vir para casa cheirar a fumo :D

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 10:49 pm

Generalizações a mais... há quem fume unicamente por prazer sem estar viciado.

E é este tipo de bocas que irrita, como se os fumadores agora fossem culpados de tudo e mais alguma coisa que está mal no país. Ninguem fala dos aumentos dos preços dos transportes, do encerramento de urgencias, dos preços da comida e bens essenciais, disto e daquilo. As atenções estão todas viradas para os "assassinos psíquicos", os "anormais" que não conseguem ter uma vida sem a "droga". Em vez de se olhar para o que está mal, olha-se para uma lei que veio "amansar" os portugueses na luta pelos seus direitos, e pela sua liberdade.

Em suma, política anti-anti-governo. Uma coisita "boa", porque a lei tem mais aspectos positivos que negativos, para virar as atenções todas para os "culpados do país estar como está - fumadores".... "Agora sim, as coisas vão melhorar, já não se pode fumar em locais públicos" - Mas se alguem tiver um ataque qualquer a meio da noite em certos locais do país, olha, desemerdem-se, a urgência fechou

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » sábado jan 05, 2008 11:15 pm

Inmist Escreveu:Em suma, política anti-anti-governo. Uma coisita "boa", porque a lei tem mais aspectos positivos que negativos, para virar as atenções todas para os "culpados do país estar como está - fumadores".... "Agora sim, as coisas vão melhorar, já não se pode fumar em locais públicos" - Mas se alguem tiver um ataque qualquer a meio da noite em certos locais do país, olha, desemerdem-se, a urgência fechou

Ironicamente, tu é que estás a desviar a atenção da questão ao puxares para o barulho o estado do país e afirmando que isto é só uma lei para distrair as atenções dos cidadãos.

Enfim, são os argumentos que há quando não se têm outros.
Leiam o que os outros escrevem. Respondam-lhes com argumentos racionais em vez de debitar os mesmos lugares comuns sobre o estado do país e etc.
Evoluam em vez de fazer figura de asnos.
When in doubt, ban!

Inmist
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Inmist » sábado jan 05, 2008 11:41 pm

Desculpa? :?
Asno?
Asno estas a ser tu, que nem te deste ao trabalho de leres os meus posts anteriores, para saberes o que penso acerca desta lei.

Fui claro - A lei não me incomoda, porque, como referi antes neste tópico, só fumo quando vejo que não estou a incomodar alguém, seja em local público fechado, ou em local público aberto.
O que me incomoda é a progressiva perca da liberdade em Portugal, é esta nova moda de culpabilizar fumadores por outros males (embora indirectamente).

Se chamei outros assuntos para o tópico, não foi para contestar a lei, foi sim para tentar mostrar como é que o governo põe fumo à frente dos olhos dos portugueses, retirando outro fumo. Retira-se o fumo "mau" e tapa-se os olhos e a capacidade de pensar ao povo.

Mas pronto, liberdade? Para quê? O Povo até pensa que o povo realmente gosta do Salazar só porque foi o povo que o "escolheu" como maior português de sempre...

Ancagalhon, que porcaria estás a dizer? Sabes ler? Ou quando aprendeste tal coisa, aprendeste-o a fazer apenas na diagonal?

raxx7
Administrador

Mensagempor raxx7 » domingo jan 06, 2008 1:18 am

Eu li uma série de posts teus neste tópico. Creio que foram todos mas como o tópico é enorme não to posso garantir.
Mas como os outros já lá vão e a ideia geral é a mesma, citei aquilo.

Inmist Escreveu:O que me incomoda é a progressiva perca da liberdade Note-se que não está a impor-te restrições na privacidade do teu lar mas sim a impor restrições àqueles que desejam ter um establecimento aberto ao público.
Em quase todos os aspectos da regulação do comércio e demais serviços, pode-se argumentar que é desnecessário e limitador e os clientes podem simplesmente votar com a carteira: ir só a estabelecimentos sem fumo. Na prática, isso nem sempre funciona porque em certos casos os clientes não têm opções viáveis.
Este era um desses casos: em teoria os clientes tinham a liberdade de só frequentar espaços livres de fumo mas na prática esses espaços quase não existem.

Em casos como este, é frequente o Estado (neste caso, a UE) chamar a si a responsabilidade de regulador e impor mínimos de modo a assegurar que há opções que satisfaçam mínimos.

Ver isto como uma perca de liberdade é não compreender o principio de que a liberdade de um tem de terminar onde começa a do próximo ou não ver que na prática, a opção de evitar espaços com fumo era quase inexistente.

Quanto ao hábito dos portugueses de culpar certos e determinados grupos por tudo e mais alguma coisa que está mal, infelizmente não é novo. Na verdade, é quase uma tradição nacional.
Esta lei chamou-lhe a atenção para os fumadores e infelizmente vão ter de suportar umas atitudes patetas durante uns tempos.
Contudo, se fizermos ou deixarmos de fazer coisas só porque uma parte dos cidadão vão ser uns imbecis, ai é que este país não mexe mesmo.

Se chamei outros assuntos para o tópico, não foi para contestar a lei, foi sim para tentar mostrar como é que o governo põe fumo à frente dos olhos dos portugueses, retirando outro fumo. Retira-se o fumo "mau" e tapa-se os olhos e a capacidade de pensar ao povo.

Devo dizer-te que falhaste redondamente em tentar demonstrar que esta medida tem como objectivo distrair os cidadãos.
Esse argumento podia-se aplicar a qualquer medida mediática. O que é que o torna verdade neste caso?
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes