raxx7 Escreveu:Caro Não Músico Pedro Lopes,
sim o Gornoth e o Frozen Shadow são Músicos.
Gostaria é de saber é qual a divindade que lhe segredou que apenas e só os Músicos têm a Palavra sobre se colocar gratuitamente músicas para download é benéfico ou prejudicial.
Lamento muito (na verdade, não lamento nada mas a retórica é bonita) estilhaçar-lhe o seu mundo mas há uma série de problemas com a sua argumentação.
Antes de mais você, como muitos outros, parte da premissa que os downloads ilegais são responsáveis pelo declinio das receitas da indústria da música. Na verdade isso está longe de estar establecido e há várias outras causas possiveis e prováveis.
O outro grande problema é que não se pode discutir a indústria ou os consumidores como um todo.
É necessário separar casos como o seu, que escolhe a música ouve e que se presta a certos sacrificios para a adquirir da, perdoem-me a expressão, carneirada que é alimentada pelo biberão da MTV.
É necessário separar as "big five" das editoras independentes.
Meu caro Raxx7!
Parece-me evidente (e não preciso de nenhuma luz divina) que os musicos são os responsáveis por criarem aquilo que gostamos de ouvir e onde gastamos as nossas economias.
As opiniões dos "outros" não me interessam. A minha ética perante a musica reside no facto de eu respeitar o trabalho dos musicos e de achar que devem ser remunerados pelas suas criações.
Mas, se os próprios artistas me vierem dizer que são a favor de colocarem os seus trabalhos gratuitamente na internet e que não os incomoda o download ilegal então eu deixo-me estar caladinho e fico a aguardar que isso aconteça rapidamente num futuro próximo.
Só hoje e no fim de semana passado foram 101 euros em musica. Já esgotei o plafond para este mês e ainda me falta SIGH, AMORPHIS e o Single de Nightwish.
Por isso pedi a opinião dos musicos que por aqui andam já que as opiniões dos musicos mais conhecidos não estão a ser tomadas em consideração.
Afinal eu tinha a preocupação de comprar todos os albuns das bandas portuguesas porque sinto que devo apoiar o metal nacional quando o que eu tenho de fazer é sacar o disco da net gratuitamente comprar uma t-shirt e ir a um concerto.
O problema é se a maior parte do pessoal, saca o disco, borrifa-se na t-shirt e o concerto fica longe.
Já agora, e como entraste nesta troca de argumentações, quais são na tua opinião as causas das quebras na industria da musica?
Saliento ainda que não me preocupam estas quebras o que me preocupa são os ganhos de quem se borrifa na musica e que coloca os sites onde se fazem os downloads e a falta de respeito para com os musicos (pensava eu de que...mas aqui parece que estou errado).
Ficam então mais umas achas!
Abraços,