Uso de samples de filmes/séries em músicas

Apolinario
Participante
Registado: quarta fev 24, 2010 1:36 am

Uso de samples de filmes/séries em músicas

Mensagempor Apolinario » quarta fev 24, 2010 1:44 am

Boas,

alguém aqui já usou um sample de um filme/série nalguma música?
Se sim, como é que procederam para obter a permissão? É preciso pedir sempre permissão, independentemente da duração do sample?

Talvez seja importante referir que o sample em questão tem apenas voz (nada de música).

Desde já, obrigado!

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Re: Uso de samples de filmes/séries em músicas

Mensagempor Sobral » quarta fev 24, 2010 1:09 pm

Isso vai sair num lançamento mainstream, que vai aparecer na SIC e em revistas?
Se não, esquece as autorizações, ninguem vai reparar...
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » quarta fev 24, 2010 4:29 pm

Consulta o código de direitos de autor.....
Geralmente existem direitos de autor mas, muita gente não liga nenhum....

Alvin Karpis
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado nov 03, 2007 9:23 pm

Mensagempor Alvin Karpis » quarta fev 24, 2010 5:24 pm

Já havia por aí um tópico sobre isto mas...
Sobral Escreveu:Isso vai sair num lançamento mainstream, que vai aparecer na SIC e em revistas?

Apolinario
Participante

Mensagempor Apolinario » quarta fev 24, 2010 7:13 pm

Sobral Escreveu:Isso vai sair num lançamento mainstream, que vai aparecer na SIC e em revistas?

Não. Vai ser um lançamento bem underground... Duvido que vá aparecer na SIC ou assim... mas gostava que alguém notasse no meu trabalho ao ponto de ser feita uma review numa revista (ou webzines)... Obrigado!
JVELHAGUARDA Escreveu:Consulta o código de direitos de autor...
Geralmente existem direitos de autor mas, muita gente não liga nenhum....

ok, tenho de ver isso... Obrigado!
Cataclysmic Abyss Escreveu:Já havia por aí um tópico sobre isto mas...

eu encontrei um tópico sobre "direitos de autor"... não sei se é deste que falas (http://www.metalunderground.org/viewtopic.php?f=2&t=24671&hilit=direitos+de+autor#p885238). Se não for este, indica-me qual é se faz favor. Não "postei" nesse porque achei que não era bem a mesma coisa... Thanks anyway!

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta fev 24, 2010 7:38 pm

Apolinario Escreveu:

Não. Vai ser um lançamento bem underground... Duvido que vá aparecer na SIC ou assim... mas gostava que alguém notasse no meu trabalho ao ponto de ser feita uma review numa revista (ou webzines)... Obrigado!

Pois, mas não é a referencia em revistas que vai fazer com que se note num pequeno sample, era um modo de falar.
O código de direitos de autor de certeza que diz que tens de contactar o proprietário desses mesmos direitos e pagar a comissão pedida, mas duvido que alguem se vá mexer num caso desses.
Partindo do principio que não vais retirar um sample de 20 mns, o unico problema que talvez encontres é na fabrica, que se pode recusar a duplicar os discos por conter samples, mesmo assim pode ser que ninguem te diga nada.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Apolinario
Participante

Mensagempor Apolinario » quarta fev 24, 2010 8:50 pm

Sobral Escreveu:
Apolinario Escreveu:

Pois, mas não é a referencia em revistas que vai fazer com que se note num pequeno sample, era um modo de falar.
O código de direitos de autor de certeza que diz que tens de contactar o proprietário desses mesmos direitos e pagar a comissão pedida, mas duvido que alguem se vá mexer num caso desses.
Partindo do principio que não vais retirar um sample de 20 mns, o unico problema que talvez encontres é na fabrica, que se pode recusar a duplicar os discos por conter samples, mesmo assim pode ser que ninguem te diga nada.

O sample é pequeno... deve ter uns 12/13 segundos...

Adinatha
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 16, 2005 1:48 am

Mensagempor Adinatha » quarta fev 24, 2010 10:51 pm

Tenta contactar alguém do trance, esses usam samples de filmes praticamente em tudo quanto é tema :p
Imagem
Imagem

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » quinta fev 25, 2010 12:39 am

O outro tópico só vi por alto mas, parece destacar outra coisa que é o licenciamento de espectáculos e spa.
Um sample tão pequeno de 13 segundos, procura no google, CÓDIGO DO DIREITO DE AUTOR E DOS DIREITOS CONEXOS e deves ter vários resultados ou compra o livro mas, por um sample tão pequeno não justifica. O ideal é trabalhar sempre com cenas originais e assim ninguém te chateia, tenta dar a volta a esses 13 segundos e vê se justifica usares esse som ou não.
O que geralmente acontece é que se esse som se destacar de alguma forma e se alguém reconhecer essa parte podem exigir algo de futuro.

Vê se estes dois links ajudam
http://www.dgpj.mj.pt/sections/leis-da- ... de-autor-e
http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat ... sterCat=56
[ Codigo do Direito de Autor e Direitos Conexos ] Aviso já que tens muito que ler, é a parte seca da coisa, dai dizer vê se esses 13 segundos valem mesmo a pena....

Apolinario
Participante

Mensagempor Apolinario » quinta fev 25, 2010 10:46 am

Adinatha Escreveu:Tenta contactar alguém do trance, esses usam samples de filmes praticamente em tudo quanto é tema :p

:) se eles usam assim tanto, duvido muito que andem a perder tempo com autorizações... hehehe
Mas não sei... Um gajo envolvido em projectos de hip hop disse-me uma vez que até 15 segundos era na boa... Não me lembro se ele se referia a samples com dialogos tirados de filmes/séries, ou se se referia a samples de outras músicas. Suponho que sejam duas coisas com tratamentos distintos... no hip hop abunda a 2ª hipotese...

JVELHAGUARDA Escreveu:O outro tópico só vi por alto mas, parece destacar outra coisa que é o licenciamento de espectáculos e spa.
Um sample tão pequeno de 13 segundos, procura no google, CÓDIGO DO DIREITO DE AUTOR E DOS DIREITOS CONEXOS e deves ter vários resultados ou compra o livro mas, por um sample tão pequeno não justifica. O ideal é trabalhar sempre com cenas originais e assim ninguém te chateia, tenta dar a volta a esses 13 segundos e vê se justifica usares esse som ou não.
O que geralmente acontece é que se esse som se destacar de alguma forma e se alguém reconhecer essa parte podem exigir algo de futuro.

Vê se estes dois links ajudam
http://www.dgpj.mj.pt/sections/leis-da- ... de-autor-e
http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat ... sterCat=56
[ Codigo do Direito de Autor e Direitos Conexos ] Aviso já que tens muito que ler, é a parte seca da coisa, dai dizer vê se esses 13 segundos valem mesmo a pena....

Também sou dessa opinião, o melhor é mesmo trabalhar com cenas originais. Mas, (para mim) o sample acrescenta muito à música... o problema é que demorei muito tempo a acabar de compor a música, e desde o inicio que tinha em mente usar o sample... Fiquei habituado à música desta forma; acho que a música vai perder algo se tirar o sample. Anyway, muito obrigado pela ajuda! Já li umas coisas assim por alto, e parece-me que é como outro user dizia...é preciso contactar o proprietário desses mesmos direitos... Não falam em excepções à regra por ter menos de x segundos ou algo do género...

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quinta fev 25, 2010 12:16 pm

Tendo em conta que se fosse aplicado rigorosamente, o direito de autor dava para o Bergman (ou neste caso os filhos) comprar uma ilha com os samples que as bandas de metal sacam dele, podes ir à confiança.

Inversamente, o Arioch de Funeral Mist tinha de ter uma fortuna para pagar todos os samples que usa em Funeral Mist e Marduk.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Waltheer
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado jan 14, 2006 1:13 pm
Contacto:

Mensagempor Waltheer » sexta fev 26, 2010 1:59 am

Conhecendo a SPA, são tipos para implicar com tudo ou nada.

existe, especialmente nos estados unidos o conceito de "fair use", embora o mesmo tenha sofrido algumas alterações nos últimos anos.

http://wapedia.mobi/pt/Fair_use - tens aqui toda a informação, achei ser demasiado longa para estar a postar. tem também a lei portuguesa, no artigo da limitação dos direitos de autor.

eu uso e abuso de samples, na sua maioria de obras registadas nos E.U.A., Não existindo representação dos direitos desse autor em portugal, a probabilidade de ter chatices é pequena.
Com os filmes, o stress é maior, porque as grandes produtoras têm representação legar em todos os paises (ou quase).

O caso dos samples pequenos, prende-se com o fair use e também com a dificuldade de identificá-los. Se tirares uma frase de um filme, talvez 90% de quem ouvir o sample não reconheça a sua origem...
Creio contudo que a lei é mais severa se alterares a parte que pedes "emprestada"...

Só uma vez pedi para usar um sample. e foi aos gorgoroth. A resposta foi: "o Gaal está preso e eu não quero saber".
Nail Your God Down

Apolinario
Participante

Mensagempor Apolinario » sexta fev 26, 2010 11:13 am

Grimner Escreveu:Tendo em conta que se fosse aplicado rigorosamente, o direito de autor dava para o Bergman (ou neste caso os filhos) comprar uma ilha com os samples que as bandas de metal sacam dele, podes ir à confiança.

Inversamente, o Arioch de Funeral Mist tinha de ter uma fortuna para pagar todos os samples que usa em Funeral Mist e Marduk.

Eu penso que eles preocupam-se mais com os casos de artistas muito conhecidos que vendem muitos discos. Mas não sei... alguém conhece alguma banda de metal, ou uma banda de outro estilo qualquer não muito conhecida que tenha sido punida por uso de samples de filmes/séries?

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » sexta fev 26, 2010 11:20 am

Never Fail, banda de Hardcore :arrow: http://www.myspace.com/neverfailhc

Podes mandar uma mensagem a perguntar-lhes. :wink:

Só na musica For The Glory, o sample tem mais de 1:30.

Edit-----------------------

Não sei se pediram autorização ou não.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Apolinario
Participante

Mensagempor Apolinario » sexta fev 26, 2010 11:36 am

Waltheer Escreveu:Conhecendo a SPA, são tipos para implicar com tudo ou nada.

existe, especialmente nos estados unidos o conceito de "fair use", embora o mesmo tenha sofrido algumas alterações nos últimos anos.

http://wapedia.mobi/pt/Fair_use - tens aqui toda a informação, achei ser demasiado longa para estar a postar. tem também a lei portuguesa, no artigo da limitação dos direitos de autor.

eu uso e abuso de samples, na sua maioria de obras registadas nos E.U.A., Não existindo representação dos direitos desse autor em portugal, a probabilidade de ter chatices é pequena.
Com os filmes, o stress é maior, porque as grandes produtoras têm representação legar em todos os paises (ou quase).

eu posso ter percebido mal o que li no link que me deste, mas logo à partida, parece-me que o "fair use" não se aplica no meu caso. Pelo que percebi, o "fair use" aplica-se caso o sample fosse usado para fins de crítica, comentário, reportagem de notícias, ensino (incluindo múltiplas cópias para uso em sala de aula), ou investigação...

Waltheer Escreveu:O caso dos samples pequenos, prende-se com o fair use e também com a dificuldade de identificá-los. Se tirares uma frase de um filme, talvez 90% de quem ouvir o sample não reconheça a sua origem...

hmmmm... fiquei com uma pequena dúvida, por teres referido o pormenor de um sample ser identificável ou não... antes de ter criado este tópico, pensei que, mesmo que não pedisse autorização para usar o sample, uma coisa que tinha mesmo de fazer era indicar no booklet que na música x uso um sample da série y. Portanto, mesmo que as pessoas não reconhecessem o sample, ficariam a saber que aquele sample foi retirado da série y. É preferível não fazer isto? Eu ia fazê-lo por uma questão de respeito... no fundo era a minha forma de dizer que estou a usar um sample que não me pertence...
Waltheer Escreveu:Só uma vez pedi para usar um sample. e foi aos gorgoroth. A resposta foi: "o Gaal está preso e eu não quero saber".
:D muito cuidado com esse gajo! Se ainda estás vivo é porque ele ainda não sabe de nada... hehehe

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante